• Nenhum resultado encontrado

Art. 3º - Poderão ser associadas desta associação as cidadãs maiores de 18 anos que desejam cooperar com os seus fins, aceite as disposições deste estatuto e residam no município de Igarapé-Miri-Pa.

Parágrafo Único – Poderão também ser associadas desta associação as mulheres maiores de 16 (dezesseis) anos, desde que, no momento da sua inscrição, seja assistida por sua mãe ou representante legal.

Art. 4º - Esta associação é constituída por número ilimitado de associadas, que compartilham dos mesmos objetivos e princípios, sendo distribuídos nas seguintes categorias:

I - Associadas fundadoras: Aquelas que participaram da Assembléia de fundação da associação, assinando a respectiva ata e comprometendo-se com as suas finalidades; II - Associadas efetivas: As que forem incorporadas pela aprovação da Assembléia Geral, a partir de indicação realizada pelas associadas fundadoras;

III - Associadas honorárias ou colaboradoras: Pessoas físicas ou jurídicas que, identificadas com os objetivos da associação, solicitem seu ingresso e, sendo aprovadas pela Assembléia Geral, contribuam com a entidade através de doações de bens materiais ou serviços.

Parágrafo Único – As Associadas ou associados colaboradores não terão direito a votar e ser votado nas eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal.

Art. 5º - Para ser admitida como associada desta associação as interessadas deverão participar das reuniões das associadas, como observadora, para ser avaliada, coso haja aquiescência da plenária à interessada será, de imediato, admitida como associada ou efetiva.

Art. 6º - São direitos das associadas fundadoras e efetivas: I - Tomar parte, votar e ser votada, nas assembléias;

II - Participar de todas as atividades desenvolvidas pela associação;

III – Ser informado de todos os serviços oferecidos pela associação, bem como, de todos os seus documentos e escrituração;

IV - Convocar a assembléia geral, desde que o interesse na realização da mesma, seja de pelos menos 1/5 (um quinto) das associadas em pleno gozo de seus direitos sociais; V - Solicitar esclarecimentos, por escrito ou verbal sobre as atividades da associação; VI - Propor ações que visem a melhoria do atendimento ou desempenho dos fins da associação.

Parágrafo Único – Nenhuma associada poderá ser impedido de exercer direito ou função que lhe tenha sido conferido, solvo nos casos e pela forma previstos em lei ou neste estatuto.

Art. 7º - São deveres das associadas fundadoras e efetivas:

I - Comparecer e participar das assembléias e acatar suas deliberações;

II - Cumprir o presente estatuto, as deliberações da assembléia geral e os encaminhamentos dados pela diretoria para melhor execução dos trabalhos e cumprimentos dos objetivos da associação;

III - Estar em dia com suas obrigações e contribuições aprovadas em assembléia geral; IV - Desempenhar com dedicação e honestidade os cargos para os quais for eleito; V - Zelar pelo patrimônio moral e material da associação.

Art. 8º - As associadas poderão ser demitidas ou excluídas do quadro social quando: I –Depredar ou extraviar qualquer bem ou patrimônio da associação;

II –Deixar de participar de 03 (três) assembléias consecutivas, sem motivo justificado; III –Atrasar sua mensalidade por mais de 90 (noventa) dias;

IV – Desrespeitar este estatuto ou a assembléia geral.

§ 1º - A demissão ou exclusão de associada será decidida pela diretoria, cabendo recurso, no prazo de 15 (quinze) dias, para a assembléia geral.

§ 2º - A associada demitida ou excluída poderá ser reintegrada ao quadro social, a juízo da assembléia geral ou quitando seus débitos, quando se tratar de atraso de mensalidade.

CAPITULO III DA ADMINISTRAÇÃO

Art. 9º - São órgãos deliberativos e administrativos desta associação: I - Assembléia Geral;

II - Conselho Deliberativo; III – Diretoria Executiva; II - Conselho fiscal.

SEÇÃO I

DA ASSEMBLÉIA GERAL

Art. 10 - A assembléia geral, composta por todas as associadas que estiverem quites com suas obrigações, é o órgão máximo de deliberação e soberano em suas decisões que não contrariem o presente estatuto.

Art. 11 - A assembléia geral reunir-se-á, ordinariamente, de seis em seis meses, e será convocada com antecedência mínima de (10) dez dias, através de edital de convocação. Art. 12 - A assembléia geral reunir-se-á, extraordinariamente, por convocação da presidente, da maioria da diretoria, do conselho deliberativo ou do conselho fiscal e ainda, por 1/5 (um quinto) de suas associadas quites com suas obrigações sociais.

Art. 13 - Quando a assembléia geral extraordinária for convocada por 1/5 das associadas quites, a presidente terá o prazo de 15 dias, a partir da data da entrada do requerimento na secretaria, para publicar o edital de convocação, caso não o faça, as requerentes publicaram o referido edital e realizarão a assembléia, a qual só poderá tratar dos assuntos constantes do edital.

Art. 14 - As assembléias gerais ordinárias ou extraordinárias iniciarão seus trabalhos, em primeira convocação, com metade mais um das associadas quites e em segunda convocação com qualquer número e poderão tratar de quaisquer assuntos constantes como ponto de pauta no edital de convocação, exceto quando se tratar de convocação para deliberação sobre destituição de diretores, alteração ou reforma estatutária e extinção ou mudança de objetivos da associação, que deverá haver maioria absoluta em primeira convocação e no mínimo 1/3 (um terço) das associadas nas convocações seguintes.

SEÇÃO II

Art. 15 – O conselho deliberativo será formado pela diretoria executiva mais uma representante de cada localidade ou núcleo, escolhida em assembléias ou reuniões setoriais antes de cada uma de suas reuniões.

Parágrafo Único – O conselho deliberativo se reunirá trimestralmente, convocado, obrigatoriamente, pela presidente, pela maioria da diretoria ou o do conselho fiscal, através de edital com antecedência mínima de 10 (dez) dias.

SEÇÃO III DA DIRETORIA

Art. 16 - A diretoria será eleita pela assembléia geral, em votação aberta ou secreta, conforme aprovado pela comissão eleitoral que será escolhida em assembléia geral, com a finalidade específica de conduzir o processo eleitoral e dar posse a nova diretoria. Art. 17 - A diretoria terá mandato de 02 (dois) anos e será formada pelos seguintes cargos: I - Presidente; II - Vice-presidente; III – 1ª Secretária; IV – 2ª Secretária; V – 1ª Tesoureira; VI – 2ª Tesoureira.

Parágrafo Único - É permitida a reeleição da diretoria, a destituição de um membro ou de toda a diretoria e a recomposição da mesma, desde que feito em Assembléia Geral convocada nos termos deste estatuto e expresso como ponto de pauta especifica no edital de convocação.

Art. 18 – Esta associação poderá se organizar nas localidades ou comunidades através de núcleos diretamente ligados a diretoria, com autonomia administrativa e não financeira, os quais poderão realizar assembléias ou plenárias setoriais.

§ 1º - Compete aos núcleos organizar e orientar suas associadas, encaminhando suas reivindicações para a diretoria, além da escolha da sua representante nas reuniões do conselho deliberativo.

§ 2º Os núcleos serão dirigidos por uma coordenação composta por uma coordenadora e uma vice-coordenadora, que serão escolhidas nas assembléias setoriais para um mandato de dois anos e serão regidos por seus respectivos regimentos internos.

SEÇÃO VI

DO CONSELHO FISCAL

Art. 19 - O conselho fiscal será eleito pela Assembléia Geral juntamente com a diretoria e terá mandato coincidente com o desta, sendo composto por três membros efetivos e três suplentes.

CAPITULO IV