• Nenhum resultado encontrado

ATENDIMENTO AO ESTUDANTE

158 Prédio Pavimento Nº da

Sala Área (m2) Capacidade

(assentos) Equipamentos Fixos

2 Térreo 122,98 262

Ar-condicionado Central, Sistema de Som, Recursos Audiovisuais, Sala de Apoio, Recursos de Segurança Os alunos e docentes podem fazer uso dos ambientes supra descritos mediante a reserva prévia realizada a partir de contato com o auxiliar de curso ou com o coordenador do curso de Engenharia de Produção.

4.6 - Acessibilidade

O campus Dom Bosco e o acesso ao curso de Engenharia Civil possuem condições excelentes de acesso à pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Todos os prédios contam com rampas e elevadores, prontos para a utilização e mobilização de população com deficiência física.

De acordo com o parâmetro relacionado ao princípio da não discriminação, trazido pela Convenção da Guatemala, que vai de encontro aos ideais salesianos, tratamos igualmente os iguais e desigualmente os desiguais”, admitindo diferenciações com base na deficiência apenas para o fim de se permitir o acesso ao seu direito e não para negá-lo.

Se uma pessoa deficiente precisa de um computador para acompanhar as aulas, este instrumento será garantido para ela. É uma diferenciação, em razão da sua deficiência, para o fim de permitir que ela continue tendo acesso à educação como todos os demais. Segundo a Convenção da Guatemala, não será discriminação se ela não estiver obrigada a aceitar essa diferenciação.

Também é importante destacar que o UNISAL realiza esforço grandioso para impedir que qualquer tipo de exclusão ocorra. Para isso conta com uma profissional técnico intérprete de libras contratado para acompanhar alunos com deficiência.

159 No Centro UNISAL, todos os coordenadores de Cursos têm um perfil diferenciado, uma vez que faz parte de suas atribuições o atendimento personalizado ao aluno.

5.1 - Atendimento Psicopedagógico

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), com sala própria pode ser acessado pessoalmente, pelo site institucional ou pelo e-mail. Os programas do SAE estão voltados para a formação integral do aluno e para o desenvolvimento de habilidades que oportunizem a sua integração ao mercado de trabalho, além de propiciar a integração entre as oportunidades de estágios e à Instituição e realizar a divulgação do currículo dos alunos.

A Pastoral da Universidade (PdU) é fundamentada em princípios de antropologia religiosa e se realiza em sala específica para o atendimento espiritual. A PdU organiza celebrações ecumênicas semanais e cultos católicos (missas) diários. Esse órgão desenvolve projetos de grupo e individuais relacionados aos valores institucionais.

Como uma forma de qualificação profissional mais voltada para o mercado e para cultivar nos alunos uma visão empreendedora, humanista, cidadã e em consonância com as necessidades e desafios da realidade brasileira, o Centro UNISAL mantém a Empresa Júnior, vinculada aos cursos de graduação, o Núcleo de Práticas Jurídicas, relacionados com os Cursos de Direito e o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), vinculado aos Cursos de Psicologia. Todos esses órgãos orientam os alunos que deles participam para a realização de projetos sociais e vinculados ao Terceiro Setor de acordo com as diretrizes curriculares.

O Centro UNISAL desenvolve regularmente Programas de Nivelamento nas áreas de Português e Matemática, vinculados aos Programas de Monitoria e ao Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP).

5.2 - Programa de Nivelamento

O UNISAL possui um programa de nivelamento pela Unidade Virtual/EaD, a qual conta com uma Equipe Multidisciplinar formada por profissionais das áreas de educação, de tecnologia, design

160 gráfico e produção multimídia e gestão. Esses profissionais atuam desde a concepção de uma ação educativa, passando pela produção, desenvolvimento, implementação, acompanhamento e avaliação de todos os processos educativos a distância.

A Unidade Virtual/EaD conta com os tutores que são responsáveis pela presença salesiana nos ambientes virtuais e pelo acompanhamento dos participantes nas ações educativas, de modo a garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, que caracteriza a educação no UNISAL, e a formar seres humanos preparados para o novo contexto sócio histórico no qual vivemos.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do UNISAL se define por tecnologias que proporcionam a integração entre alunos, tutores e professores garantindo o desenvolvimento e a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

O AVA possibilita a interação virtual e permite ao participante organizar seus estudos com flexibilidade de horário, contando materiais didáticos e recursos multimídia, além do suporte e do compartilhamento dos conhecimentos.

5.2.1 - Programa de Reencontro de Fundamentos – Nivelamento

O programa contempla uma política de atendimento ao discente do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo identificar as dificuldades ou lacunas de conhecimento prévio dos estudantes, em relação à Educação Básica, para fornecer condições para que eles possam cursar o ensino superior em sua plenitude.

Esse Programa está organizado em três eixos: Exatas, Comunicação & Expressão e Formação Superior. Os dois primeiros eixos têm oito módulos e o terceiro eixo, seis módulos. O Programa é gratuito para todos os ingressantes em 2016 e ministrado na modalidade a distância, sob responsabilidade da Unidade Virtual/EaD.

5.2.2 - Funcionamento do Programa

Em cada um dos módulos dos eixos haverá uma atividade diagnóstica, a fim de identificar os conhecimentos já adquiridos pelo estudante e aqueles que ainda precisam de estudos. Para seguir a atividade do módulo seguinte é necessário atingir 60% de acertos.

161 Para aprofundar seus estudos, o estudante terá acesso aos conhecimentos e conteúdos dos módulos e contará com o apoio de tutores para orientação da aprendizagem. Ao realizar todas as atividades do Programa, ele poderá imprimir o certificado de participação e verificar junto ao Coordenador do seu Curso de Graduação quais são os procedimentos para utilizar as horas como Atividades Complementares.

5.3 - Política de bolsa

Com relação aos programas de apoio financeiro, pode-se destacar a adesão do UNISAL aos programas governamentais como o FIES (Programa de Financiamento Estudantil), o Programa Universidade para Todos – PROUNI, e, o Programa Escola da Família, no estado de São Paulo. O UNISAL faz parte do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica - PIBITI, ambos mantidos pelo CNPQ. A Instituição também mantém programas de apoio financeiro aos alunos, tais como: Bolsa Filantrópica, Bolsa de Iniciação Científica - BICSAL, Bolsa de Iniciação Tecnológica – BITSAL, Bolsa de Extensão, Bolsa de Monitoria e o Crédito Estudantil UNISAL.

Para terem acesso aos programas de apoio exclusivamente financeiros, os alunos são avaliados de acordo com o perfil socioeconômico por profissional específico da área de Serviço Social. Para as bolsas vinculadas às práticas de ensino, pesquisa e extensão, os alunos são selecionados de acordo com as características e exigências de cada programa ou por mérito, quando for o caso. Para desenvolvimentos dos programas descritos, o UNISAL disponibiliza 53 profissionais para apoio técnico-administrativo.

5.4 - Política de intercâmbio

A Unidade Americana recebe do UNISAL as propostas de intercâmbio para estudos em outras IES, com as quais o UNISAL mantém convênios firmados. A unidade conta com um representante da Comissão de Internacionalização do UNISAL.

162 Para o programa de intercâmbio de alunos de graduação do UNISAL, o aluno deve se orientar pelo regulamento específico do UNISAL, obtendo assim o direito ao reconhecimento de disciplinas cursadas por alunos UNISAL em IES Estrangeiras conveniadas ou não com o UNISAL.

É previsto na norma ser facultado ao aluno de graduação, regularmente matriculado em qualquer curso do UNISAL realizar disciplinas ou outras atividades em instituições de ensino superior estrangeiras, conveniadas ou não conveniadas com o UNISAL, durante um semestre, podendo ser prorrogado por mais um semestre.

Ainda, para participar dos editais dos programas de intercâmbio do UNISAL, o aluno deverá obrigatoriamente obedecer aos seguintes critérios:

a)Ter integralizado, no mínimo, 20% e máximo 90% do curso de graduação que está matriculado no UNISAL;

b)Demonstrar bom desempenho acadêmico (CR≥7,0);

c)Proficiência na língua do país de destino, de acordo com os critérios estabelecidos pelas instituições de destino;

d)Apresentar seguro de vida e saúde total com translado e repatriação do corpo em no mínimo 15 dias antes do embarque; e,

e)Ter aprovado o plano de estudos pela coordenação de seu curso.

O UNISAL garante aos candidatos, por intermédio do setor de Relações Internacionais, os contatos entre o UNISAL e as instituições estrangeiras, para o cumprimento dos programas de estudos propostos para intercâmbio.

Por sua vez, é facultado ao aluno de graduação, regularmente matriculado em instituições estrangeiras de ensino superior conveniadas ao UNISAL, realizar atividades de intercâmbio, durante o período máximo de dois semestres. Ao final do período de intercâmbio, o aluno estrangeiro receberá da secretaria do UNISAL seu histórico escolar.

A Unidade de Americana já acumula uma boa experiência em intercâmbio de alunos e docentes com instituições conveniadas, especialmente com as IUS – Instituições Universitárias Salesianas, presentes em diversos países da Europa e América.

163

Documentos relacionados