• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

3.5. Atividade 5 Análise de casos de estudo canadenses relacionados à prática de

Para a análise de casos de estudo canadenses em relação à realização da AIC sobre a

2 Para a busca na base Scopus, foram consideradas as seguintes palavras-chaves para os campos “article title, abstract, keywords”: “cumulative effects assessment” or “cumulative impacts assessment”. Foi selecionado o período de publicação de 1985 a 2019, delimitando a busca em artigos, artigos no prelo e reviews.

biodiversidade, foram selecionados quatro projetos que tiveram o processo de avaliação ambiental realizados no âmbito federal, por meio de indicação de especialistas. Para tal, foram enviados e-mails a 252 especialistas canadenses em avaliação de impacto, solicitando a indicação de projetos que conduziram a avaliação de impactos cumulativos sobre a biodiversidade de maneira adequada, ou que tiveram alguma consideração sobre componentes ambientais relacionados à biodiversidade. Os especialistas foram selecionados a partir da lista de participantes no evento 37thAnnual Conference of the International Association for Impact Assessment, promovido pela International Association for Impact Assessment, realizado no

período de 04 a 07 de abril de 2017, na cidade de Montréal, Canadá.

Como resultado, foram obtidas 39 indicações de projetos provenientes de 99 respostas. Sendo assim, os quatro projetos mais indicados foram selecionados para a análise documental (Quadro 3) do processo de AIC sobre componentes ambientais relacionados à biodiversidade.

Quadro 3. Características dos projetos canadenses selecionados para análise da avaliação de impactos cumulativos sobre a biodiversidade.

Caso 1: Joslyn North Mine Project (2006)

Descrição: O projeto de mineração “Joslyn North Mine” está localizado na municipalidade regional de Wood Buffalo, no noroeste da província de Alberta, aproximadamente a 70 km de FortMcMurray, e de responsabilidade da empresa Total E&P Canada Ltd (anteriormente

DeerCreek Energy Limited). As minas para extração de betume de arenitos betuminosos têm a

previsão de produção de 100.000 barris de betume por dia. O projeto abrange aproximadamente 5.400 ha, constituído principalmente dos seguintes componentes: poço, área de disposição externa, tanque de rejeito externo, instalação da planta e manutenção, e diversas outras instalações.

Tipo de avaliação: Environmental Assessment by Review Panel3. Autoridade federal responsável: Fisheries and Oceans Canada.

Caso 2: Jackpine Mine Expansion Project (2007)

Descrição: O projeto “Jackpine Mine Expansion”, de responsabilidade da companhia Shell Canada

Limited localizado a aproximadamente 70 km ao norte de Fort McMurray (Alberta), tem o propósito

de expandir as áreas de mineração e instalações de processamento associadas, utilitários e infraestrutura já existentes, possibilitando o aumento da produção de betume em 100.000 barris por dia.

Tipo de avaliação: Environmental Assessment by Review Panel (Joint Review Panel). Autoridade federal responsável: Canadian Environmental Assessment Agency.

3Environmental Assessment by Review Panel: um Painel de Revisão conduz o processo de avaliação ambiental

de um projeto, avaliando se um estudo de impacto ambiental preparado por um proponente é suficiente para proceder às audiências públicas. O Painel é formado por uma comissão de especialistas independentes, nomeado pelo Ministro de Meio Ambiente, podendo também ser formado em cooperação com outra jurisdição, denominando assim um Joint Review Panel.

Caso 3: Keeyask Generation Project (2011)

Descrição :O projeto “Keeyask Generation” consiste em uma usina hidrelétrica de 695 megawatts, bem como suas linhas de transmissão associadas, localizada no baixo do rio Nelson, aproximadamente a 180 km a noroeste da cidade de Thompson, na província de Manitoba. O projeto é desenvolvido e operado pela Keeyask Hydropower Limited, uma parceria entre a corporação Manitoba Hydro e quatro grupos First Nations: Tataskweyak Cree Nation, War Lake

First Nation, York Factory First Nation, e Fox Lake Cree Nation. O mesmo consiste de um

complexo de usinas, um vertedouro, barragens, diques, estradas de acesso, fontes de empréstimo e infraestruturas de apoio. Uma linha de transmissão será construída e operada pela Manitoba Hydro para fornecer energia para construção do projeto, bem como três novas linhas para transmitir a eletricidade a uma estação conversora existente para uso em Manitoba e mercados de exportação.

Tipo de avaliação: Transitional Comprehensive Study4.

Autoridade federal responsável: Fisheries and Oceans Canada.

Caso 4: Murray River Coal Project (2013)

Descrição: O projeto da HD Mining International Ltd. tem o propósito de construir, operar e desativar uma mina de carvão subterrânea, localizada a 12.5 km a sudoeste de Tumbler Ridge, na província de British Columbia, além de infraestruturas de apoio que inclui uma carga ferroviária de 5.8 km. A previsão é de produzir seis milhões de toneladas de carvão metalúrgico por ano, com uma estimativa de vida útil da mina em 25 anos.

Tipo de avaliação: Environmental Assessment by Responsible Authority5. Autoridade federal responsável: Canadian Environmental Assessment Agency. Fonte: Elaborado pela autora.

A análise não teve o intuito de avaliar a qualidade dos casos de estudo acerca da avaliação de impactos cumulativos conduzida, como realizado por Noble e Gunn (2013) e AURA (2016), por exemplo, mas foi orientada pelos elementos de boas práticas discutidos pela literatura acerca da AIC. Sendo assim, foi realizada uma descrição de cada caso na forma de narrativa acerca da consideração dos impactos cumulativos nos estudos, destacando os CASs selecionados, a abordagem metodológica e as principais lições aprendidas com cada caso, no mesmo sentido que apresentado por Hegmann et al. (1999), que identificou what has

been done em outros casos de estudo canadenses. Dessa maneira, as análises tiveram como

base as questões definidas na Figura 5.

4 Transitional Comprehensive Study: tipo de avaliação ambiental que se iniciou sob a antiga Lei e que estava em

andamento no momento em que as disposições da Canadian Environmental Assessment Act, 2012 entraram em vigor.

5Environmental Assessment by Responsible Authority: a avaliação ambiental é conduzida por uma autoridade

Figura 5. Questões norteadoras para a análise dos casos de estudo canadenses em relação à AIC sobre a biodiversidade.

Fonte: Elaborada pela autora com base em Hegmann et al. (1999).

Os documentos das avaliações ambientais foram coletados no website da CEAA, pelo

Canadian Enviromental Assessment Registry, como também pelo website do governo de

Alberta, além de outros pertinentes aos casos de estudo analisados para complementação dos documentos relacionados aos processos. A análise da consideração de impactos cumulativos sobre a biodiversidade se pautou nos Termos de Referência emitidos pela agência ambiental, Estudos de Impacto Ambiental, documentos sobre as decisões do órgão ambiental, bem como análises críticas dos painéis designados e outras independentes, quando existentes.

Etapa IV – Construção do quadro de referência para a AIC sobre a biodiversidade

A última etapa teve o propósito de construir um quadro de referência com diretrizes e recomendações de iniciativas para que facilite a integração da AIC para a biodiversidade nos processos de AIA de projetos submetidos ao licenciamento ambiental. Para tal, foi realizada uma integração e síntese dos produtos obtidos nas atividades anteriores, conforme explicitado no item a seguir.

Espera-se que o quadro de referência auxilie tanto o órgão ambiental licenciador, quanto as empresas de consultoria, a avançar nessa prática que ainda é muito incipiente no Brasil, tanto em termos de requisitos sobre a necessidade deste tipo de avaliação, como também na condução adequada da AIC nos estudos de impacto ambiental.

(a) Quais as exigências e diretrizes para a AIC? Descrição das exigências e diretrizes estabelecidas nos Termos de Referência, emitidos pela agência ambiental, para a condução da avaliação de impactos cumulativos nos estudos ambientais (b) Quais critérios foram empregados para a seleção dos

componentes ambientais? Identificação dos critérios utilizados na seleção dos componentes ambientais relacionados à biodiversidade para a realização da AIC nos estudos ambientais (c) Qual a abordagem metodológica adotada para a AIC? Descrição da abordagem empregada nos estudos ambientais para a avaliação dos impactos do projeto em combinação com outras atividades e projetos sobre os CARs selecionados relacionados à biodiversidade (d) Quais as lições aprendidas sobre a prática de AIC?

Listagem das lições aprendidas sobre o

processo de AIC para a biodiversidade

3.6. Atividades 6 e 7. Discussão de oportunidades e proposição de um quadro de