• Nenhum resultado encontrado

5 EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES

5.7 Execução da atividade gamificada

5.7.1 Atividade coordenada por Pedro e Célia

Como planejado, o último dia estava reservado inteiramente à execução das atividades desenvolvidas pelos participantes. A primeira equipe a se apresentar era composta por Pedro e Célia. Conforme os participantes, sua proposta era gamificar uma aula dos gêneros substantivos feminino e masculino, que tomou como modelo para gamificação o jogo da memória. Célia apontou inicialmente que a atividade poderia ter amplitude e extensão maiores, mas que, para o momento, a equipe havia optado por fazer um recorte.

Quadro 10 – Planejamento de atividade de Pedro e Célia

(continua)

Atividade com o gênero dos substantivos

Objetivo Identificar a correspondência entre feminino e masculino dos substantivos abaixo por meio de um jogo de memória.

Substantivos Ator - Atriz Barão - Baronesa Bode - Ovelha Esposo - Esposa Galo - Galinha Homem - Mulher Leão - Leoa Poeta - Poetisa Réu - Ré Touro - Vaca

Quadro 10 – Planejamento de atividade de Pedro e Célia

(conclusão)

Atividade com o gênero dos substantivos

Público-alvo Alunos das séries iniciais.

Duração 50 minutos.

Procedimentos metodológicos

- Dividir o grupo em equipes de três alunos; - Distribuir as cartas do jogo na mesa;

- Todas as cartas deverão ser apresentadas aos jogadores para que memorizem as palavras (30 segundos);

- Misturar todas as cartas;

- Virar todas as cartas e distribui-las em duas colunas, cada uma com dez palavras; - Inicia o jogo o participante que tirar o menor número em um dado, e assim

sucessivamente;

- O primeiro jogador retira duas cartas aleatoriamente para combinar os gêneros masculino e feminino;

- Se ele acertar, as cartas deverão ser retiradas, e ele ganhará 1 ponto;

- Se ele não acertar, devolverá as cartas ao lugar de origem, passando a vez para o próximo jogador;

- O jogo terminará quando todas as cartas forem combinadas corretamente, de acordo com a apresentação feita no início da atividade.

Fonte: Elaborado por Pedro e Célia (2015).

Pedro dividiu o espaço com duas mesas, cada uma com duas carteiras e com uma variedade de palavras escritas em quadrados de papel. Os outros participantes sentaram no entorno das mesas para vivenciarem a atividade. Pedro deu 30 segundos para que as pessoas memorizassem as palavras que faziam a correspondência entre os substantivos feminino e masculino. Em uma mesa, encontravam-se Borges e Beatriz; na outra, Marina e Leila. A equipe utilizou dados para definir qual das pessoas da dupla iria ter a chance de jogar primeiramente. Logo após isso, iniciaram. Adiante, elenco algumas imagens e diálogos que retratam tal momento.

Imagem 12 – Palavras sobre a mesa Imagem 13 – Equipe jogando

Célia: Certo. Como vocês já definiram quem inicia o jogo, então aqui, no caso, você

que vai começar. Qual é o procedimento? Você vai desvirar duas cartas do jogo, uma desse lado e outra do outro. Você deve pegar as palavras correspondentes ao masculino e ao feminino.

Marina: [Desvira a carta]. Pedro: Acertou?

Marina: Não.

Pedro: Então, você coloca de volta no lugar. Vai, Leila, agora você. Rápido, rápido.

Deu leão e leoa. Já é colocado para a Beatriz um ponto.

A atividade começou, então, a se desenrolar como de fato um jogo da memória. As duplas ficaram jogando, com Pedro mediando através da contagem de pontos e de uma certa narração da atividade, marcada por risos e por um clima competitivo. Ao final da contagem de pontos, Leila ganhou de Borges. Enquanto isso, Marina e Beatriz continuavam.

Célia: O jogo termina quando as cartas são retiradas.

Pedro: Claro que, para os alunos, nós colocamos 50 minutos, porque eles vão ter

mais dificuldade. As cartas vão estar plastificadas, então não vai dar para ver. Aqui está muito óbvio, porque não está plastificado.

Célia: Essa é basicamente uma atividade rápida, tranquila e simples.

Logo após a atividade, fizemos uma breve avaliação. Pedro indagou aos participantes se houve clareza, e eu perguntei como havia sido a experiência. Marina julgou que a atividade havia ficado clara, pautando-se na forma de um jogo sobre o qual todos já possuíam conhecimento. Perguntei quais elementos sobre os quais havíamos discutido relacionados à gamificação estavam presentes.

Leila: O placar. A orientação; na verdade, ele não fez o feedback, mas ele disse que tem que ter a mediação, para ele ir fazendo as indagações, as perguntas; no caso, quando o aluno erra, fazer as intervenções necessárias para saber se foi consolidada a aprendizagem que ocorreu na aula anterior.

Pedro: E o porquê do erro, né.

Leila: A integração também por causa do grupo que estava envolvido. Pesquisadora: Que mais? Alguém mais?

Marina: E a vontade de ganhar, né, a competição. A impressão que eu tinha é que

quem acertasse continuaria tirando até errar, mas não. Diferente do que eu já conhecia, do jogo de memória, quando a gente começa a ganhar, acertou e vai fazendo até acabar.

Pesquisadora: A regra era diferente.

Pedro: É porque, se fosse só a pessoa que acertasse, iria inibir a participação do outro. Marina: Ah, muito bem.

Pedro: E aí uma vez, um; uma vez, outro, todos participariam. Porque, se você tem

sorte, memória boa e sabe o assunto, você iria fazer vários, e o outro sempre errar. Então, você tinha o benefício de tentar. Vocês quase ficaram empatadas.

Marina: É, eu achei bom.

Indaguei-lhes também se o objetivo da atividade havia ficado claro.

Marina: Estava bem claro: era descobrir o feminino e o masculino da palavra. Célia: E aí a gente adentrou alguns substantivos, né. A atividade poderia também

gente não pensou assim. Então a gente pensou já em elencar dez substantivos de acordo com a atividade anterior, né, a respeito do gênero do substantivo. A gente elencou dez específicos para fazer esse trabalho a partir do jogo da memória.

Pedro: Se você quisesse aprofundar esse conhecimento todo, você poderia pedir que os

alunos fizessem o jogo da memória. Eles mesmos produziriam o jogo e eles mesmos jogariam, porque aí eles já teriam o conceito e partiriam para a atividade gamificada.

A atividade ocorreu rapidamente. Minhas reflexões em torno da atividade foram surgindo com o passar dos dias, conforme ia digerindo o processo, as quais compartilharei na análise subsequente e nas considerações finais.