• Nenhum resultado encontrado

É atividade desempenhada pelos poderes públicos na aplicação de recursos para o cumprimento de suas finalidades.

5 QUESTÕES COMENTADAS DURANTE A AULA

III. É atividade desempenhada pelos poderes públicos na aplicação de recursos para o cumprimento de suas finalidades.

Página 118 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

Está correto o que se afirma APENAS em A) I.

B) II. C) III. D) I e III. E) II e III.

04) (CESPE/PGE-AL/Procurador/2008) O direito financeiro cuida a) da despesa feita pela administração pública, sendo que a receita arrecadada fica a cargo do direito tributário.

b) da receita, da despesa e do orçamento público e privado. c) de regulamentar a instituição de tributos.

d) do orçamento, do crédito, da receita e da despesa no âmbito da administração pública.

e) tão somente da receita e da despesa públicas.

05) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) Os Jogos Olímpicos transformaram o Rio de Janeiro, avalia o jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine, que lançou recentemente o livro Rio de Janeiro e os Jogos Olímpicos, uma cidade reinventada. Para o jornalista suíço, foram os Jogos que permitiram investimentos importantes na mobilidade urbana, na segurança, na saúde e na educação. Entre os projetos alavancados incluem-se a construção de quatro corredores de BRT e a expansão do metrô, embora tais projetos existissem desde a década de 60 do século XX; o crescimento das unidades de polícia pacificadora (UPPs), apesar de agora a política de segurança estar em declínio; e a ampla reforma urbana na região portuária, que, no entanto, ainda não conseguiu decolar a maior parte dos investimentos imobiliários

Página 119 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

previstos no Porto Maravilha. Valor Econômico, 26/7/16. Internet:

<http://www.valor.com.br> (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas, julgue o item a seguir, acerca das funções econômicas do Estado e de suas formas de atuação.

Por meio da implantação de UPPs em comunidades carentes dominadas pelo crime organizado, o Estado atuou no âmbito de sua função alocativa, garantindo a oferta do bem público segurança.

06) (CESPE/FUB/ADMINISTRADOR/2015) Acerca do orçamento público, julgue os itens subsecutivos.

O bem público resultante da função alocativa do orçamento caracteriza- se pela rivalidade em seu consumo e pela não exclusão do consumidor no caso de não pagamento.

07) (FCC/TCM-RJ/AUDITOR/2015) A função desenvolvida pelo Estado com o objetivo de assegurar o ajustamento necessário na apropriação de recursos na economia, visando a correção das imperfeições inerentes à própria lógica de mercado, denomina-se função a) normativa. b) distributiva. c) estabilizadora. d) administrativa. e) alocativa.

Página 120 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

08) (CESPE/TCE-PR/AUDITOR/2016) A função do orçamento público que visa melhorar a posição de algumas pessoas em detrimento de outras e, com isso, corrigir falhas do mercado é denominada função a) controladora.

b) alocativa. c) distributiva. d) estabilizadora. e) econômica.

09) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) Com relação à economia do setor público, julgue o item que se segue.

Entre as funções governamentais estabelecidas por meio da política fiscal inclui-se a função estabilizadora, a qual objetiva alterar o modo de distribuição da renda nacional.

10) (CESPE/FUB/ADMINISTRADOR/2015) Julgue:

O orçamento público possui três funções distintas que coexistem simultaneamente: alocativa, distributiva e estabilizadora.

11) (FGV/DPE-MT/ECONOMISTA/2015) Segundo muitos analistas, a economia brasileira apresentou um crescimento próximo de 0% em 2014. Aliado a uma taxa de inflação próxima de 6,5%, podemos dizer que a economia se encontra em um cenário de estagflação, mas ainda mantendo uma baixa taxa de desemprego. Nesse sentido, o governo não tem cumprido totalmente a sua função

a) alocativa, por meio da política fiscal.

b) distributiva, por meio da política monetária.

c) estabilizadora, por meio de uma combinação das políticas monetária e fiscal.

d) estabilizadora, por meio do melhor provimento de serviços públicos. e) alocativa, por meio da elevação das contribuições relativas a seguridade social.

Página 121 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

12) (CESPE/ENAP/ADMINISTRADOR/2015) Julgue:

A função econômica do orçamento corresponde ao controle do fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação da receita e pelos dispêndios gerados com as saídas de recursos para as despesas.

13) (FGV/DPE-RO/ANALISTA/2015) Em relação às funções do Estado, considere V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) ou F para a(s) falsa(s):

( ) Um candidato eleito que eleva os gastos com segurança pública, está exercendo a sua função alocativa.

( ) A implementação de um imposto sobre grandes fortunas e a redução daqueles cobrados sobre os extratos menores de renda estão relacionados à função distributiva.

( ) Políticas que reduzam os custos admissionais a fim de elevar o emprego estão relacionadas à função estabilizadora.

A sequência correta é: a) V – V – V; b) V – V – F; c) F – V – V; d) F – F – V; e) F – F – F.

Página 122 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

14) (FCC/TCE-CE/ANALISTA/2015) Dentre as funções econômicas do governo, a função:

(A) alocativa prevê ajustamentos na alocação de recursos com vistas à maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis na economia e refere-se à possibilidade de economias externas ou necessidades coletivas, como infraestrutura econômica.

(B) econômica moderadora do Estado atua por meio da expansiva criação de empresas estatais que substituem o setor privado quando o poder econômico deste último tende a violar os princípios de justiça social, no sentido de Pareto.

(C) distributiva do Estado, faz uso da política monetária para efetuar transferências de recursos entre contribuintes com diferentes níveis de conhecimento técnico e educacional, por serem estes os principais fatores condicionantes do sucesso econômico via mercado.

(D) estabilizadora faz uso das políticas fiscal e monetária para garantir o bom uso qualitativo dos recursos nacionais, direcionando o setor privado na produção de externalidades positivas e na mitigação daquelas de natureza danosa à eficiência econômica.

(E) econômica normativa do governo, decorre diretamente da possibilidade de violação dos princípios da economia pública, como a desigualdade social e elevação da criminalidade, bem como o descontrole do gasto público em esferas subnacionais.

Página 123 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

15) (ESAF/CGU/AFC) No tocante ao papel do Estado na atividade econômica, diz-se que o setor público deve cumprir, fundamentalmente, as três seguintes funções:

a) distributiva, fiscalizadora e alocativa b) distributiva, fiscalizadora e estabilizadora c) distributiva, alocativa e estabilizadora d) fiscalizadora, alocativa e estabilizadora e) fiscalizadora, normativa e estabilizadora

16) (CESPE/TRT10/ANALISTA/2013) Tendo em vista que o crescimento dos gastos públicos e o consequente aumento do peso do governo na economia tornam o planejamento da ação governamental cada vez mais importante, julgue o item subsequente, relativo à evolução do orçamento público e ao papel do Estado na economia. A alteração das preferências da sociedade é uma possível explicação para a mudança na forma de atuação do Estado na economia e a consequente expansão de suas funções.

17) (CESPE/FUNPRESP/ANALISTA/2016) Conforme números divulgados pelo Banco Central, nos últimos dois anos o resultado fiscal do setor público foi deficitário, o que resultou no aumento da dívida pública em termos de percentual do PIB. Julgue o item a seguir, com relação à dívida pública e à necessidade de financiamento do governo.

O déficit do governo pode ser medido pela variação da dívida pública. 18) (CESPE/TCE-SC/AUDITOR/2016) Com relação aos conceitos de contabilidade fiscal, julgue o próximo item.

O Tesouro Nacional aplica a metodologia “abaixo da linha” para obter o resultado fiscal decorrente das diferentes rubricas de despesas e receitas dos órgãos do governo.

Página 124 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

19) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017)

necessidade de financiamento

do setor público (%PIB)

Fonte: BCB. Elaboração: STN (com adaptações).

evolução recente do resultado primário e de juros nominais (%PIB)

Fonte: BCB. Elaboração: STN (com adaptações).

Os gráficos precedentes apresentam, como percentual do produto interno bruto (PIB), a evolução das necessidades de financiamento do setor público (NFSP), do resultado primário e da despesa com juros, conforme apuração do Banco Central do Brasil. A partir dessas informações e dos conceitos de contabilidade fiscal, julgue o item seguinte.

Os resultados primários, deficitários em 2014 e 2015, foram impactados pelo aumento da despesa com os juros incidentes sobre a dívida pública, que se elevaram por força de uma política monetária contracionista.

Página 125 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

20) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) Com base nos dados da questão anterior, julgue a assertiva abaixo:

A evolução das NFSP mostra como o efeito combinado dos juros nominais e do resultado primário foram relevantes para explicar o aumento da dívida líquida do setor público verificado em 2015.

21) (CESPE/FUNPRESP/ANALISTA/2016) Conforme números divulgados pelo Banco Central, nos últimos dois anos o resultado fiscal do setor público foi deficitário, o que resultou no aumento da dívida pública em termos de percentual do PIB. Julgue o item a seguir, com relação à dívida pública e à necessidade de financiamento do governo. O resultado operacional é o conceito fiscal mais amplo e representa a diferença, em determinado período, entre o fluxo agregado de receitas totais (inclusive de aplicações financeiras) e de despesas totais (inclusive despesas com juros).

22) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) No que se refere ao financiamento do déficit público no Brasil a partir da década de 80 do século passado e de sua relação com a inflação e o crescimento econômico, julgue o próximo item.

As receitas de senhoriagem, entre meados da década de 80 e da de 90 do século passado, contribuíram para o financiamento do déficit público, permitindo, em determinados períodos, a redução da dívida líquida como proporção do PIB.

Página 126 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

23) (FCC/SEFAZ-PI/ANALISTA/2015) A fixação dos limites globais para o montante da dívida consolidada dos entes federativos, o que inclui o Estado do Piauí, compete

a) à Secretaria do Tesouro Nacional. b) aos Tribunais de Contas.

c) ao Congresso Nacional. d) ao Senado Federal.

e) à Câmara dos Deputados.

24) (FCC/TCE-RO/AUDITOR-SUBST.-CONSELHEIRO/2010) Os Estados, Distrito Federal e Municípios podem adquirir empréstimos públicos mediante emissão de títulos. Dispor sobre os limites globais e condições para que estes empréstimos aconteçam é competência

a) comum dos entes federados envolvidos, mediante lei complementar. b) exclusiva da Assembleia Legislativa, Câmara Legislativa ou Câmara Municipal, mediante decreto legislativo.

c) exclusiva do Chefe do Poder Executivo, mediante decreto. d) exclusiva do Senado Federal, mediante resolução.

e) privativa do Congresso Nacional, mediante decreto legislativo. 25) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) No que se refere ao financiamento do déficit público no Brasil a partir da década de 80 do século passado e de sua relação com a inflação e o crescimento econômico, julgue o próximo item.

No Brasil, a inflação elevada da década de 80 do século passado ampliou as necessidades operacionais de financiamento do setor público, uma vez que as receitas tributárias eram estabelecidas em termos nominais e as despesas possuíam sofisticada estrutura de indexação.

Página 127 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

26) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017)

necessidade de financiamento

do setor público (%PIB)

Fonte: BCB. Elaboração: STN (com adaptações).

evolução recente do resultado primário e de juros nominais (%PIB)

Fonte: BCB. Elaboração: STN (com adaptações).

Os gráficos precedentes apresentam, como percentual do produto interno bruto (PIB), a evolução das necessidades de financiamento do setor público (NFSP), do resultado primário e da despesa com juros, conforme apuração do Banco Central do Brasil. A partir dessas informações e dos conceitos de contabilidade fiscal, julgue o item seguinte.

As dívidas dos estados e dos municípios não são consideradas no cálculo da dívida bruta do governo geral (DBGG), razão pela qual o indicador não é adequado para comparar a dívida do Brasil com a de outros países, por subestimá-la.

Página 128 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

27) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) Acerca de macroeconomia, julgue o item subsequente.

O conceito de dívida bruta do governo geral abrange o total de débitos do governo federal e os débitos de responsabilidade das empresas estatais da esfera federal.

28) (CESPE/TCU/AUFC/2015) A respeito do financiamento do setor público no Brasil, julgue o item a seguir.

Para que a condição de equilíbrio da relação dívida pública/PIB ocorra, a expectativa de um menor crescimento econômico do Brasil, nos próximos anos, ceteris paribus, exige uma geração de superávits primários maiores no período.

29) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) No que se refere às características e aos resultados dos planos de estabilização da economia brasileira a partir da década de 80 do século XX, julgue o item a seguir.

O Plano Cruzado pautou-se no diagnóstico de que a principal causa da inflação eram as cláusulas de indexação presentes na economia brasileira e resultou na adoção do congelamento de preços como parte da solução para o processo inflacionário.

Página 129 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

30) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) No que se refere às características e aos resultados dos planos de estabilização da economia brasileira a partir da década de 80 do século XX, julgue o item a seguir.

Diferentemente dos planos econômicos que o antecederam, o Plano Real conferiu menor importância à indexação no processo inflacionário brasileiro, tendo sido bem-sucedido por se pautar em um rigoroso plano de ajuste fiscal, que culminou com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal.

31) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) A propósito das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos e do comportamento recente da economia brasileira, julgue o item que se segue.

O primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caracterizou-se pela forte elevação das despesas do governo, principalmente com pessoal e programas sociais, o que reverteu a tendência de queda do endividamento público que vinha se consolidando desde a implantação do Plano Real, em 1994.

32) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) A propósito das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos e do comportamento recente da economia brasileira, julgue o item que se segue.

A política de desonerações tributárias, como estratégia de estímulo à economia em resposta aos efeitos da crise financeira internacional de 2008, marcou o primeiro mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, tendo impactado negativamente os resultados primários, principalmente com o arrefecimento do crescimento econômico.

Página 130 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

33) (CESPE/FUNPRESP/ESPECIALISTA/2016) Conforme

números divulgados pelo Banco Central, nos últimos dois anos o resultado fiscal do setor público foi deficitário, o que resultou no aumento da dívida pública em termos de percentual do PIB. Julgue os itens a seguir, com relação à dívida pública e à necessidade de financiamento do governo.

A relação dívida líquida-PIB registrou aumento contínuo a partir de 2003.

34) (CESPE/MRE/DIPLOMATA/2015) Acerca da economia brasileira na última década de 80, julgue (C ou E) o item subsequente.

O debate econômico da primeira metade da década de 80 resgatou uma interpretação estruturalista da inflação brasileira, especialmente quanto ao aspecto inercial da inflação, o que levou à tendência de adoção de estratégias mais defensivas para se antecipar à perda futura do poder de compra, com ajuste de preços não somente pela inflação passada.

35) (CESPE/BACEN/ANALISTA/2013) A respeito das crises financeiras internacionais ocorridas a partir de 2007, julgue os itens subsecutivos.

No auge da crise da dívida soberana dos países europeus, o Brasil apresentou a sua mais alta taxa de crescimento do produto interno bruto em relação a das últimas décadas.

36) (CESPE/PF/APF/2012) Julgue o item que se segue, a respeito da economia do setor público.

No final do século passado, apesar de o Brasil ter apresentado constantes superávits primários, ele não necessariamente pagou os juros da dívida pública acumulada em períodos anteriores.

Página 131 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

37) (CESPE/TCE-SC/AUDITOR/2016) Considerando as identidades macroeconômicas básicas e os conceitos relacionados ao balanço de pagamentos, julgue o item a seguir.

A poupança externa é igual à quantidade de recursos do país captados por meio de investimentos externos diretos.

38) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) No que se refere às relações comerciais e financeiras do Brasil com o resto do mundo, julgue o seguinte item.

O resultado final superavitário do balanço internacional de pagamentos indica ingressos líquidos de recursos, com aumento dos estoques de ativos externos do país.

39) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) No que se refere às funções do Estado como regulador da atividade econômica e produtor de bens e serviços, julgue o item subsecutivo.

A Lei Geral das Telecomunicações é um marco da transição do Estado da função de produtor para a de regulador do setor de telefonia.

Página 132 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

40) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017)

Fonte: IBGE, pesquisa nacional por amostra de domicílios 2004–2014 e projeção da população do Brasil por idade para o período 2030–2060 – revisão 2013.

O gráfico precedente mostra a distribuição e a projeção da população residente no Brasil, por grupos de idade. Com base nessas informações, julgue o próximo item.

O maior crescimento da população em idade ativa em relação ao da população economicamente ativa é benéfico ao país no caso de a postergação da entrada dos jovens no mercado de trabalho decorrer de um aumento do investimento das famílias em formação e qualificação. 41) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) Com base nos dados da questão anterior, julgue:

Os números projetados indicam que o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria pode contribuir para manter a razão de dependência em 2060 próxima daquela verificada em 2014 e, por consequência, permitir a redução do déficit previdenciário.

Página 133 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

42) (CESPE/TCE-SC/AUDITOR/2016) A respeito do mercado de trabalho e da previdência social no Brasil, julgue o item a seguir.

A redução da taxa de mortalidade — que implica aumento no nível do envelhecimento da população —, e a redução da taxa de fecundidade — que conduz a um número cada vez menor de pessoas para sustentar os sistemas previdenciários e um número cada vez maior de inativos — constituem características da tendência demográfica brasileira e mundial e tema privilegiado na pauta de discussões da reforma previdenciária.

43) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016)

Página 134 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

A partir da comparação entre essas pirâmides etárias, elaboradas pelo IBGE, julgue o seguinte item.

No sistema previdenciário brasileiro, em que se adota o regime de repartição simples, a mudança da estrutura etária do país estimada pelo IBGE acarretará pouco impacto nas despesas públicas com aposentadorias e pensões.

44) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) No período de 1980 a 2050, espera-se um crescimento, de 6,1% para 29,8%, da participação do grupo etário idoso (60 anos de idade ou mais) no total da população, o que enseja desafios para o financiamento do nosso sistema previdenciário. Em 1980, 9,2 indivíduos podiam gerar recursos para cada beneficiário da previdência, ao passo que em 2050 esse número cairá para apenas 1,9. Fabio Giambiagi e Paulo Tafner. Demografia: a ameaça invisível. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 94 (com

adaptações). Tendo como referência essas informações, julgue o item

subsecutivo.

Se hoje há déficit nas contas da previdência social, a tendência para 2050 será de superávit, de acordo com a proporção de indivíduos que potencialmente poderiam gerar recursos para cada beneficiário da previdência.

45) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) No período de 1980 a 2050, espera-se um crescimento, de 6,1% para 29,8%, da participação do grupo etário idoso (60 anos de idade ou mais) no total da população, o que enseja desafios para o financiamento do nosso sistema previdenciário. Em 1980, 9,2 indivíduos podiam gerar recursos para cada beneficiário da previdência, ao passo que em 2050 esse número cairá para apenas 1,9. Fabio Giambiagi e Paulo Tafner. Demografia: a ameaça invisível. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 94 (com

adaptações). Tendo como referência essas informações, julgue o item

Página 135 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

De acordo com os dados apresentados no texto, é correto inferir que o topo da pirâmide etária da população do Brasil em 2050 tende a ampliar.

46) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) Em relação ao perfil demográfico brasileiro e à evolução das contas previdenciárias, julgue o item que se segue.

A redução da taxa de fecundidade no Brasil e o aumento da expectativa de vida da população brasileira evidencia perspectiva positiva para o saldo das contas da previdência social no longo prazo.

47) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) Em relação ao perfil demográfico brasileiro e à evolução das contas previdenciárias, julgue o item que se segue.

Ainda que a expectativa de vida do brasileiro seja significativamente inferior à expectativa de vida de alguns países europeus, elevar a idade mínima de aposentadoria no Brasil não reduziria as assimetrias existentes entre os modelos de aposentadoria brasileiro e europeu. 48) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) Em relação ao perfil demográfico brasileiro e à evolução das contas previdenciárias, julgue o item que se segue.

A previdência social brasileira oferece menos benefícios do que planos de previdência existentes no mercado privado.

49) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) Com referência a mercado de trabalho, condições de emprego, renda e previdência social, julgue o item seguinte.

O fator previdenciário foi adotado a partir da reforma previdenciária do governo Lula.

Página 136 de 153 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

50) (CESPE/TCE-PE/ANALISTA/2017) Considerando as

disposições constitucionais e as normas gerais relativas ao direito financeiro, bem como os princípios orçamentários, julgue os itens a seguir:

Ao consagrar o modelo do federalismo dual, a CF, no que tange à distribuição de recursos orçamentários, assegurou maior grau de separação entre o poder central e as unidades federadas.

51) (CESPE/FUNPRESP/ANALISTA/2016) Acerca das funções do governo na economia, julgue o item seguinte.

Na execução de projetos que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o governo exerce diretamente função econômica distributiva.

52) (CESPE/FUNPRESP/ANALISTA/2016) Acerca das funções do governo na economia, julgue o item seguinte.

Ao desenvolver os programas Fome Zero, Bolsa Família e Bolsa Escola,