• Nenhum resultado encontrado

O número de atividades organizadas pelo Grupo de Educação Física da escola é muito reduzido, e por diversas razões. Primeiro, por baixo investimen- to pela direção da escola no desporto. Toda a escola foi renovada em termos de instalações mas o Pavilhão Gimnodesportivo manteve-se na mesma no seu estado avançado de degradação assim como grande parte do seu material. E segundo, por guerras internas com as disciplinas de carater mais estrutural como Português e Matemática que não aceitavam perder aulas por causa da Educação Física, e tudo isto com a conivência da direção da escola.

Por estas razões o Grupo de Educação Física decidiu realizar no 1º Pe- ríodo o Corta-mato escolar para o 2º e o 3º ciclo, e um Torneio de Futsal para os alunos do 5º ano. No 2º Período foi organizada uma Marcha de Montanha destinada apenas a alunos convidados pelos professores de Educação Física e Ciências Naturais, e umas Miniolimpíadas organizadas pelo núcleo de estágio. No 3º Período foi organizado um Torneio de Futsal Feminino para o 5º, 7º e 8º ano, e uma Marcha de Montanha para os mesmos anos de escolaridade.

7.1.1. Torneio de Futsal Masculino/Feminino (5ºano)

Este foi o primeiro evento realizado durante o ano letivo por parte do Grupo de Educação Física da escola. Realizou-se na quarta-feira, dia 3 de Ou- tubro, o torneio masculino às 9:00 e o feminino por volta das 14:30. Este con- sistiu em 2 grupos de 5 equipas/turmas que numa fase inicial jogariam todos contra todos, de onde os 2 primeiros classificados de cada grupo se defrontari- am numas meias-finais, seguidamente os derrotados jogariam um jogo de atri- buição do 3º e 4º lugar, terminando o torneio com a tão desejada final.

O torneio decorreu dentro do que foi delineado desde início, e sem qual- quer problema ou imprevisto.

48

No torneio masculino apesar da baixa idade dos alunos conseguiu-se observar algum talento por parte de alguns jogadores. Em torneios neste esca- lão etário (9-11 anos) apenas se destacam valores individuais pois o jogo ba- seia-se no “eu e a bola”. Contudo, foi possível assistir a momentos de elevada qualidade.

Quanto à qualidade do torneio feminino sem dúvida que haviam apenas duas turmas que se destacavam em relação ao fraco jogo observado na gene- ralidade que eram o 5ºA e o 5ºJ. Entre estas que foram as duas equipas finalis- tas o 5ºA era a equipa mais equilibrada e inclusive tinha a melhor jogadora, a única que tinha capacidade para realizar mudanças de direção e de contornar as adversárias tendo esse fator feito completamente a diferença.

O meu papel na organização do torneio resumiu-se a apitar os jogos. Al- go muito simples, tendo em conta que os jogos eram de 7 minutos e que a bola passava um bom tempo fora do terreno de jogo.

7.1.2. Corta-Mato Escolar

Devido a fatores atmosféricos o Grupo de Educação Física decidiu, prin- cipalmente devido a condições de segurança de piso extremamente escorre- gadio, não realizar o evento. Assim, devido às razões anteriormente apresen- tadas o Grupo optou pelo simples cancelamento, em vez do adiamento.

7.1.3. Miniolimpíadas

O dia 14 de Março foi o escolhido para a realização da atividade cujo responsável pela organização foi o núcleo de estágio.

A Atividade consistiu em torneios de várias modalidades, como Basque- tebol, Atletismo, Futebol e Jogos Tradicionais. As equipas eram constituídas por 6 elementos (3 masculinos e 3 femininos), havendo, assim 2 equipas por turma, mas completamente independentes.

49

Tendo sido realizado o sorteio para as competições em pleno bar dos alunos 2 dias antes do evento, quando os alunos chegaram ao pavilhão duran- te essa manhã, já tudo estava pronto para o início das Miniolimpíadas.

A competição de Basquetebol correu na perfeição, conseguimos exce- lentes transições, ínfimas perdas de tempo, e uma excelente ação dos alunos que foram árbitros. Tendo em conta as condições do local, penso que seria muito difícil pedir que esta competição corresse melhor.

Os Jogos Tradicionais foram a competição seguinte que estaria dividida em 3 competições: tração de corda, corrida com os pés atados, e footbowling. A competição no seu geral correu muito bem, no entanto, as transições não puderam ser feitas de forma tão rápida como na competição anterior devido à montagem e preparação do material. Para esta competição talvez devessem ter sido realizados 3 sorteios diferentes, pois isso condicionou algumas equipas que ficaram, "condenados" a ficar sempre pela pré eliminatória. Certo que tudo ocorreu por sorteio, mas penso que se tivessem sido sorteadas todas as semi competições poderia ter dado mais hipóteses a algumas equipas.

Devido às transições mais lentas não foi possível realizar o Atletismo, e, assim deu mais tempo para a digestão do almoço aos alunos.

A competição de Futebol, tal como a de Basquetebol, correu lindamente, sem incidentes e com transições rápidas. À exceção de um grupo em que foi mais complicado desempatar. Mesmo assim foi encontrada rapidamente a so- lução para o problema. Como pontos a melhorar, penso que a ação dos árbi- tros, alunos do CEF, poderia ter sido muito mais ativa. No entanto, estes alunos eram os únicos que se encontravam lá de forma não voluntária pelo que ne- cessitavam de horas para cumprir calendário.

Concluindo, na generalidade o evento correu extremamente bem, os alunos sentiram-se bastantes satisfeitos e os professores não foram muito so- brecarregados, chegando ao fim com a consciência do dever cumprido.

50

7.1.4. Marcha de Montanha

As marchas de montanha realizaram-se a 15 de Março e a 12 de Junho. Como eram atividades de cariz facultativo para nós, professores estagiários, eu decidi participar na última para poder vivenciar mais uma atividade de um mun- do do qual irei fazer parte nos próximos anos.

As marchas de montanha consistem em caminhadas em caminhos tra- çados por entre montanhas e zona selvagem. A que tive o prazer de participar realizou-se na Reserva Botânica de Loendros.

A caminhada tinha um percurso muito acidentado com subidas e desci- das bastante ingremes e com uma extensão de 14 quilómetros, mas por outro lado tinha paisagens magníficas.

Em termos organizativos, na minha opinião, penso que não é a forma mais correta de realizar um evento deste género. A seleção dos alunos a parti- cipar foi feita por convite, não podendo todos os alunos participar na atividade, o que pode demonstrar uma certa preferência por certos alunos. O comporta- mento dos professores tendo em conta o número de alunos, na minha opinião não foi o mais correto, pois havia uma distância enorme desde o início da fila onde seguia um único professor que liderava e o fim da fila onde vinham os restantes 12. Por momentos parecia mesmo que a atividade era organizada mais para os professores do que propriamente para os alunos. Os locais e momentos escolhidos para paragem não foram os mais corretos, tendo em conta as temperaturas elevadas e as poucas sombras existentes, sobretudo na hora de almoço.

A nível pessoal não foi um dia mal passado, mas penso que quando se criam atividades destas e com a presença de alunos devem ser direcionadas para eles e eles devem ser o centro das atenções.

7.1.5. Torneio de Futsal Feminino (5º, 7º e 8 ano)

Este torneio realizou-se no dia 11 de Junho entre as 8:30 e as 13:00 no Pavilhão Gimnodesportivo.

51

O Torneio do 5º ano tinha a mesma estrutura do torneio realizado no 1º período, o Torneio de 7º ano tinha a mesma estrutura do anterior e o Torneio de 8º ano resumia-se a uma liga em que todas as equipas jogavam com as outras. Devido a realizarem-se dois jogos em simultâneo os jogos tinham di- mensões reduzidas (4X4) e tinham uma duração de 10 minutos e as meias- finais e finais de 15 minutos.

Desta vez o papel de árbitros foi entregue a alunos voluntários e o papel dos professores resumiu-se à contagem do tempo, apontamento dos resulta- dos e à logística em termos de entrega de coletes e preparação das equipas que iriam jogar o jogo seguinte.

Não houve registo de quaisquer incidentes, tudo decorreu com normali- dade e notou-se a satisfação dos alunos em participar em eventos organizados pelo Grupo de Educação Física.

Documentos relacionados