• Nenhum resultado encontrado

Parte I – Relatório de Estágio

5. Tarefas de Estágio de Relação Escola – Meio

5.2 Atividades na Escola

Atualmente pretende-se uma escola em que se desenvolva uma cultura de participação, que se saiba partilhar a educação com a família, com os trabalhadores não docentes, com a comunidade envolvente e assim todos possam contribuir para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos alunos, tornando-os cidadãos mais responsáveis e livres na sociedade. É este tipo de escola que é preconizada pela Lei de Bases (Lei nº 46/86, de 14 de Outubro, 1986).

25

Assim, e segundo Saraiva (2002), atualmente a escola exige novas posturas e responsabilidades de todos os grupos sociais que nela intervêm e colaboram para um desenvolvimento harmonioso e gradual, e acresce que “o papel do professor, como principal impulsionador e dinamizador será determinante para o sucesso”.

Foram várias as atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Física na Escola Secundária Morgado Mateus, nas quais a nossa participação foi necessária para a dinamização e desenvolvimento com sucesso das mesmas.

A título de exemplo, a nossa participação passou pelo desempenho de organização das tarefas, funções de arbitragem e intendência no torneio de Voleibol (realizado no mês de Dezembro), no torneio de Basquetebol (realizado no mês de Janeiro), no torneio de Badmínton (concretizado no mês de Abril), a Taça Morgado e Morgadinha (realizada durante o mês de Maio), a Caça ao Tesouro (no final do mês de Maio) e a Gala do Desporto (Junho).

Todo este envolvimento nas atividades contribuiu para o aumento do nosso reportório a nível de gestão, organização, arbitragem, regras e muitos outros conteúdos e funções que nos enriqueceram, oferecendo-nos experiência e contacto direto com tudo o que engloba a dinâmica da organização de uma atividade desportiva.

5.2.1 Desporto Escolar

A nível do desporto escolar, o nosso núcleo de estágio (juntamente com Professor Orientador Carlos Pires), encontrava-se encarregue pela equipa de juvenis de futsal masculino. Todas as quartas – feiras ao final da tarde, era dia de treino e preparação da equipa para os jogos do campeonato do Desporto Escolar.

Nos dias dos jogos, acompanhávamos a equipa ao local e assistíamos a todo o processo, intervindo sempre que possível e colaborando nas tarefas da atividade.

Apesar da equipa não ter conseguido chegar à final, consideramos que o trabalho foi profícuo e estruturado o melhor possível.

Fazer parte da preparação de uma equipa de futsal, permitiu-nos abranger o nosso leque de conhecimentos no que diz respeito à modalidade praticada, mas sobretudo a uma componente que se distância um pouco da essência das aulas de educação Física, que é a componente do treino.

26

Também o trabalho de secretaria, organização e documentação esteve presente no nosso quotidiano, respetivamente aos treinos e provas do Desporto Escolar da equipa de Juvenis de Futsal Masculino. Esta experiência permitiu-nos perceber a dinâmica necessária para a mobilização dos alunos/ atletas para as competições, uma vez que a preparação para as mesmas envolvia uma organização prévia de autorizações, equipamentos, equipa, deslocações, alimentação, regulamento, convocações, entre outros.

5.2.2 Taça Morgado e Morgadinha

Integrada no plano anual de atividades escolares, decorreu durante todas as quartas – feiras do mês de Maio 2013, nas instalações da escola secundária Morgado Mateus (pavilhão gimnodesportivo interior), a atividade de Futsal intitulada de “Taça Morgado e Taça Morgadinha”. Esta atividade tem vindo a ser desenvolvida e organizada ao longo dos anos letivos pelo Professor Carlos Pires e pelo Grupo de Educação Física/Núcleo de Estágio (2) de Educação Física, perfazendo assim com o ano decorrente, 11 edições da Taça Morgado (masculinos) e 9 edições da Taça Morgadinha (femininos).

Uma vez que a organização, divulgação, preparação e realização da atividade esteve inteiramente ao nosso encargo, foram muitos os passos a cumprir para que pudéssemos concretizar esta atividade com brio e sucesso.

As Taças Morgado e Morgadinha têm vindo a fomentar a continuidade desportiva dos alunos, tendo como principais objetivos dar prossecução ao processo de formação e competição das equipas de Desporto Escolar na modalidade de Futsal, fomentar o convívio da comunidade escolar, favorecendo o bom relacionamento interpessoal e de grupo, e promover o espírito de “Fair-Play” e ética desportiva através da atividade física.

Esta atividade destina-se a alunos do ensino básico, secundário e profissional que foram selecionados pelos professores de Educação Física (das turmas que lecionavam), bem como às Equipas do Desporto Escolar. A escolha dos alunos foi realizada tendo em conta o comportamento e aproveitamento escolar, sendo posteriormente integrados na seleção do seu respetivo ano escolar.

27

Para iniciar todo o processo de organização foi necessário reajustar o regulamento, sendo este posteriormente divulgado aos responsáveis pelas seleções, aos alunos e restante comunidade escolar.

Seguidamente a divulgação da atividade foi de extrema importância para que esta causasse o impacto necessário na comunidade escolar, despertando o interesse dos alunos e também a participação e apoio dos mesmos. Após conseguidas todas as autorizações necessárias por parte da direção da escola, demos início à divulgação que consistiu na afixação de cartazes em locais de passagem de público a anunciar a realização da prova, dias e hora dos jogos, jogadores e regulamento; vídeo e apresentação promocional do evento nos LCD’s do bar da escola.

Considerámos que no que respeita à divulgação da atividade, esta mostrou- se suficiente e apelativa, no entanto, o seu início deveria ter acontecido com maior brevidade, para que pudesse chegar ainda mais e em superior número à comunidade escolar.

Para melhor planeamento, elaboramos com a antecedência necessária toda a documentação a utilizar, deixando os boletins de jogo, folhas de chamadas e calendarização previamente preparados para a sua utilização durante todos os jogos e respetivo torneio.

Para a realização dos diversos jogos para apuramento das equipas que iriam disputar a final no dia 29 de Maio de 2013, foi realizada previamente uma escala com todas as tarefas a serem desenvolvidas individualmente nos respetivos jogos por cada elemento integrante da organização (núcleo 2 de estágio). Durante os dias dos jogos foram utilizados diversos materiais para o desenvolvimento da atividade tais como: mesas, cadeiras, bancos suecos, colunas estéreo, computador portátil, faixas do desporto escolar, boletins de jogo, coletes e bolas. O professor Carlos Pires e o Núcleo (2) de Educação Física asseguraram a organização da atividade, por isso, e através da referida distribuição de tarefas, consideramos que nada falhou e à hora do jogo estava sempre tudo pronto para dar início à atividade. Como responsáveis pelas equipas contámos com a presença de alguns professores de Educação Física bem como dois professores estagiários do núcleo (1) de estágio.

Durante as sessões/dias dos jogos, tudo correu como planeado, embora sejam de registar alguns atrasos no iniciar dos jogos, situação que deverá ser

28

alertada e prevenida aos responsáveis/treinadores das equipas, para que não aconteça de futuro.

Participaram nesta atividade cerca de 100 alunos dos níveis de escolaridade básico, secundário e profissional. Estiveram envolvidos alguns professores do departamento de Educação Física da escola, grupos de estágio e auxiliares de educação. De salientar também o envolvimento da comunidade escolar na atividade sendo que durante a realização da mesma, houve sempre público assistir aos jogos na bancada. Não podemos esquecer todas as equipas que fizeram desta Taça Morgado e Morgadinha mais um dos grandes momentos da Escola Secundária Morgado Mateus, tendo como vencedores da Taça Morgado a seleção do 11º ano, após vencer a seleção Desporto Escolar Juvenis por um resultado de 2 – 1; da Taça Morgadinha a Seleção Ti Zé, depois de vencer a Seleção Desporto Escolar Juvenis por 5 - 1.

Os vencedores da Taça Morgado e Morgadinha levantaram a taça no final do seu jogo, festejando assim a sua vitória. As respetivas medalhas vieram a ser entregues a cada jogador na Gala do Desporto e os seus nomes constarão desta forma para a posterioridade numa placa que embeleza as taças erguidas.

Relativamente ao trabalho desenvolvido, na nossa opinião todos que estiveram envolvidos cooperaram no decorrer das atividades, desenvolvendo as suas funções com profissionalismo. Podemos então concluir que o balanço da atividade foi muito positivo, decorrendo dentro da normalidade e dos parâmetros previamente estabelecidos.

5.2.3 Projeto “Grupo de Dança” – Gala do Desporto

A Gala de Desporto, realizada todos os anos (perto do final do ano letivo, em Junho), na Escola Secundária Morgado de Mateus, é organizada por um professor responsável pela atividade, contando no entanto com a colaboração de todo o grupo de Educação Física. Esta consiste num espetáculo / evento desportivo, onde são atribuídos prémios individuais a todos os alunos / atletas participantes no desporto escolar e atividades desportivas proporcionadas pela escola, contendo também durante a sua realização apresentações e demonstrações de diversas atividades e modalidades desportivas.

29

Neste âmbito, e uma vez que durante o ano letivo, lecionamos a modalidade de Dança em várias turmas, alguns alunos demonstraram interesse em participar na referida Gala do Desporto com uma demonstração desta mesma modalidade. Assim surgiu o projeto “Grupo de Dança”, que inicialmente se apresentou como um grande desafio, mas veio a tornar-se num grande sucesso e concretização pessoal.

Após realização de uma ficha de inscrição e de um apanhado geral dos alunos interessados em juntar-se ao grupo de dança, iniciou-se o projeto.

Inicialmente foram selecionados excertos de músicas de diferentes géneros e ritmos musicais, sendo numa fase posterior compilados numa faixa com a duração de aproximadamente 7 minutos, concretizando assim um Medley musical. Para cada excerto musical foi concretizada uma coreografia, com diversos passos, respeitantes a diferentes géneros de dança.

Uma vez que os vários alunos inscritos eram pertencentes a diferentes turmas e anos de escolaridade, a junção de todo o grupo nos ensaios era praticamente impossível, dado que os horários dos alunos e da disponibilidade do espaço para os ensaios não eram compatíveis. Como estratégia optou-se por realizar mais que um ensaio diário, dando assim hipótese a todos os alunos de concretizarem todos os ensaios possíveis, e pelo menos um ensaio diário. O tempo para a referida Gala do Desporto era escasso, e o trabalho teria de ser conseguido nas quase três semanas que precediam o evento. Para tal, a dedicação, o empenho, a persistência e a alegria teriam que ser uma constante para que o objetivo fosse alcançado com sucesso.

O percurso foi difícil e a coreografia teve que ser ajustada à capacidade dos alunos de modo a que o grupo prevalecesse unânime e coeso. Apesar do cansaço e horas de trabalho aplicadas neste projeto, a forte motivação dos alunos nunca vacilou e o resultado final foi promissor.

Quando chegada a hora da apresentação na Gala do Desporto, para toda a comunidade escolar, o nervosismo era patente nos dançarinos e também e nós. Não obstante, e ultrapassados os medos daquela hora e do público, a atuação foi um sucesso e o feedback dos alunos foi revigorante.

A nível pessoal, o sentimento foi de emoção, de orgulho e concretização. O facto de se ter criado um ambiente de amizade, companheirismo, dedicação e empenho nos ensaios, permitiu que todos evoluíssemos, e os medos e receios

30

fossem ultrapassados, permitindo assim que cada um dos participantes se superasse na sua tarefa.

Documentos relacionados