• Nenhum resultado encontrado

Parte I – Relatório de Estágio

6. Tarefas de Estágio de Extensão à Comunidade

6.1 Organização do IV Congresso a Escola Hoje

Fazendo parte integrante da nossa formação em mestres no Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário a organização do 4º Congresso a Escola Hoje, com a participação de todos os mestrandos frequentadores do ano de estágio, este evento denotou-se de grande qualidade, quer nas intervenções do público e convidados a palestrar, quer na apresentação e defesa das preleções dos mestrandos.

Como referem os professores doutores Nuno Garrido e Ágata Aranha na introdução do Livro de Artigos (2013) resultante do referido congresso: “importa enaltecer o desafio para aquele que ensina e para aquele que aprende face a todas as contingências contextuais. Aos professores é pedido que criem formas para que os seus alunos aprendam melhor. Ensinar melhor não é igual a ensinar mais, assim como aprender mais não é igual a aprender melhor. O IV Congresso A Escola Hoje não vem apresentar respostas às ansiedades daqueles que já ensinam há alguns anos, daqueles que ensinam a ensinar, ou daqueles que estão a aprender a ensinar neste momento. Pretende, no entanto, dar um contributo face às questões que foram levantadas pelos Estagiários do curso de 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, durante o seu estágio pedagógico, tocando em questões atuais, pertinentes e sobretudo presentes na Escola hoje”.

Assim, todos nós tivemos um papel preponderante para que este congresso fosse o resultado do sucesso, transmitindo experiência e conhecimentos mútuos a todos os estagiários, professores e interessados.

À parte do trabalho individual, da realização de um estudo convertido a formato de artigo (que pode ser consultado na Parte II deste mesmo relatório de estágio), assim como da sua apresentação e defesa no referido congresso, a organização do mesmo esteve a cargo de todos (ou quase todos) nós. Inicialmente

31

foram distribuídas tarefas pelos organizadores, tendo sido atribuída a componente da divulgação e promoção ao nosso núcleo de estágio.

A falta de tempo e a excessiva carga de trabalho a registar na altura da organização do congresso, fez dele um desafio para nós, tendo vindo a ser necessária a elaboração de estratégias e a organização prévia e detalhada, para que se cumprissem os objetivos conjeturados com sucesso e atempadamente. Das estratégias, passamos pela realização inicial de um cartaz de divulgação provisório, para que, apesar de alguns pontos ainda não estarem definidos nessa altura, o público-alvo já pudesse contar com algumas informações e calendarizações para a presença e participação no evento. Do mesmo modo, realizamos um panfleto com o programa, também este provisório, que veio a tornar-se definitivo quando todos os temas e horários das preleções e participação de convidados ficaram definidos. Estas estratégias mostraram-se acertadas, pois a margem de manobra foi maior desta forma e a informação passou mais rapidamente para o exterior.

Considerámos que a nossa participação na organização/ divulgação no congresso foi relevante, não ficando esta restringida à divulgação e promoção do evento, mas também contanto com o nosso auxílio e predisposição em participar e trabalhar em todos os parâmetros necessários quer no planeamento do congresso, quer aquando a sua realização.

O balanço foi positivo, e a bagagem adquirida na experiencia de organização, dinâmica, desenvolvimento e participação no congresso, veio a denotar-se como essencial para a nossa evolução enquanto futuros professores e dinamizadores de eventos.

32

Bibliografia

Alonso, C.; Gallego, D.; Honey, P. (2002). Los estilos de aprendizaje:

procedimientos de diagnóstico y mejora. Bilbao: Ediciones Mensajero.

Amaral, S. F.; Barros, D. M. V. (2007). Estilos de Aprendizagem no contexto

educativo de uso das tecnologias digitais interativas. Consultado a 10 de Junho de 2013, disponível em:

http://lantec.fae.unicamp.br/lantec/portugues/tvdi_portugues/daniela.pdf

Aranha, Á. (2004). Organização, Planeamento e Avaliação em Educação Física.

Vila Real: UTAD.

Aranha, Á. (2005). Pedagogia da Educação Física e Desporto II – Sistematização

de Observação, Sistemas de Observação, Fichas de Registo – Compilação.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real: Sector Editorial dos SDE.

Aranha, Á. (2005). Pedagogia da Educação Física e Desporto II – Sistematização

de Observação, Sistemas de Observação, Fichas de Registo – Compilação.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real: Sector Editorial dos SDE.

Bento, J. (2003). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Livros Horizonte,

Lisboa, Portugal.

Carvalhinho, L. e Rodrigues, J. (2004). Formação Desportiva. Perspetivas de

Estudo nos Contextos Escolar e Desportivo. Lisboa: Edições FMH.

Estrela, A. (1984). Teoria e prática de observação de classes - uma estratégia de

formação de professores. Lisboa: I.N.I.C.

Frontoura, C. C. (2005). O estagiário em educação física no processo de estágio

pedagógico: A perceção das dificuldades dos estagiários da FCDEF-UC na fase inicial e na fase final do estágio pedagógico. Dissertação de mestrado. Faculdade de

Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

33

Januário, C. (1984). Planeamento em Educação Física. Conceção de uma Unidade

Didática. Horizonte, I, nº3, 91-95.

Onofre, M. S. (1996) A supervisão pedagógica no contexto da formação didática em

Educação Física. In: Carreiro da Costa, F. et al. Formação de professores em Educação Física: conceções, investigação, prática. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, 1996. p.75.

Pinto, C. (s/d.). A Formação continuada do Professor e o Sucesso do Processo

Ensino-Aprendizagem. Faculdade de Ciências em Educação. CEUB, Brasília.

Consultado a 16 de Junho de 2013, disponível em http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/face/article/viewFile/623/40 8.

Pires, G. (1995). Desporto - Planeamento e Gestão de Projetos. Edições FMH,

Lisboa.

Roldão, M. (1995). O Diretor de Turma e a Gestão Curricular. Editor: Instituto de

Inovação Educacional, 1ª Edição.

Ruas, P. (2001). Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica/estágio. Dissertação

de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Saraiva, D. (2002). Participação dos Professores na Escola [versão eletrónica].

Millenium – Revista do ISPV, 25. Consultado a 7 de Julho de 2013, disponível em http://www.ipv.pt/millenium/Millenium25/25_34.htm

Sena Lino, L. (2008). Apontamentos das aulas de Pedagogia do Desporto.

Licenciatura em Educação Física e Desporto, Universidade da Madeira.

Legislação Consultada

Assembleia da Republica (1986). Lei nº 46/86 de 14 de Outubro. Diário da Republica, 1ª série, nº 237

34

Outra Documentação

Livro de Artigos – 4º Congresso a Escola Hoje (2013). Editores: Nuno Garrido e Ágata Aranha. (Edição Exclusiva para o Congresso).

Programa de Educação Física Secundário – Ministério da Educação. Projeto Educativo da Escola Secundária Morgado Mateus 2009

35

Documentos relacionados