• Nenhum resultado encontrado

4. Cenário do projeto e atores envolvidos

4.1. Cenário do projeto: a Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e

4.1.5. Atores envolvidos, as escolas participantes

Para a implementação do trabalho de Comitês Mirins de Bacias Hidrográficas, foram escolhidas as escolas municipais limeirenses que estavam situadas no

território da bacia hidrográfica do Ribeirão do Pinhal ou que estavam fora, mas que recebiam os alunos residentes nesta região.

Assim, foram escolhidas quatro escolas municipais, bem como suas unidades vinculadas. Estão neste projeto 2 Centros de Ensino Infantil e Fundamental (CEIEF) e 2 Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF). A diferença entre uma CEIEF e um EMEIEF, é que na CEIEF há o ensino infantil desde o Berçário, que recebe crianças com meses de vida e na EMEIEF a entrada se dá na 1ª etapa do ensino infantil quando a criança completou ou está para completar 4 anos de idade.

Quatro unidades vinculadas também participaram, sendo 2 unidades de cada EMEIEF. Essas unidades vinculadas são unidades descentralizadas em regiões rurais onde poucas salas estão em funcionamento e cujo objetivo é aproximar as escolas das residências para que as crianças não passem muitas horas em deslocamento diário. A Figura 23 apresenta a dispersão das unidades escolares, bem como suas unidades vinculadas dentro do território. A área zoneada em verde representa o MZPM – Macrozoneamento de Proteção do Manancial do Ribeirão do Pinhal e abrange a maior parte do território da micro bacia hidrográfica do Ribeirão do Pinhal dentro do município de Limeira.

Figura 23. Unidades escolares participantes do projeto.

Fonte: Adaptado pelo autor a partir do Mapa de Macrozoneamento do Plano Diretor da Prefeitura de Limeira, 2016

Fizeram parte deste trabalho as escolas:

1. CEIEF “Professor Deovaldo Teixeira de Carvalho”: localizada no Bairro Nova Limeira e recebe crianças provenientes deste bairro e também da região rural do Pinhal. A escola teve sua primeira parte inaugurada, área do ensino fundamental em 1984, sendo que houve importante reforma construindo a ala do ensino infantil em 2009. Ela possuía em 2016, 227

alunos dos ensinos infantil e fundamental contando com uma equipe escolar de 14 professores, 12 monitores e 8 funcionários. Ela possui uma diretora e uma vice-diretora e duas coordenadoras pedagógicas, sendo uma para o infantil e uma para o fundamental. Esta escola, em 2016, não participou do Projeto da Escola em tempo Integral.

2. EMEIEF “Martim Lutero”: localizada no bairro rural dos Pires, bairro de origem na imigração alemã luterana que aconteceu em Limeira no séc XIX, e tem como alunos moradores de propriedades agrícolas da região e também, nos últimos anos, têm recebido alunos que vieram da zona urbana para residir nas chácaras de recreio existente em grande quantidade na região. A escola possui 2 unidades vinculadas: Alfredo Sthalberg (a) e Zé Carioca (b), ambas em área rural mais afastada da região do Pinhal. A Escola possui 1 diretora e 1 vice-diretora. Há 2 coordenadoras pedagógicas, sendo 1 para o Ensino Regular e 1 para o Ensino Integral. A unidade Martim Lutero possuía 16 professores, a unidade Alfredo Sthalberg possuía 10 educadores e a Zé Carioca possuía 4 educadores. A escola possuía em 2016 no Ensino Integral 5 turmas totalizando 100 alunos.

3. CEIEF “Professora Maria Paulina Rodrigues Provinciatto”: Esta unidade foi inaugurada em 2007 e está localizada no Jardim Novo Horizonte, região Leste, bairro urbano, mas que também recebe alunos da região rural do bairro dos Loyolas. No passado, a região dos Loyolas possuía escolas vinculadas, sendo que foram fechadas e os alunos encaminhados para a unidade principal. A unidade possuía 1 diretora, 1 vice-diretora e 1 coordenadora pedagógica e 58 educadores. Em 2016, a escola possuía 519 alunos matriculados, sendo que no Ensino Integral possuía 4 turmas com 80 alunos matriculados.

4. EMEIEF “Tenente Aviador Ary Gomes de Castro”: Esta unidade fica no bairro rural do Tatu, que foi o único distrito do município a não se emancipar de Limeira (IBGE, 1948). Possui, assim como a Escola Martin

Lutero, duas unidades vinculadas: Ângelo Biazotto (c) no bairro rural do Jaguari e Bairro dos Lopes (d), no bairro de mesmo nome.

A unidade possui 1 diretora e 1 vice-diretora. Há 2 coordenadoras pedagógicas, sendo 1 para o Ensino Regular e 1 para o Ensino Integral. A unidade Tenente Aviador possuía 16 professores, a unidade Bairro dos Lopes possuía 6 educadores e a Ângelo Biasotto possuía 3 educadores. Em 2016, possuía no Ensino Integral, 4 turmas, totalizando 80 alunos.

Das quatro unidades escolares, três estavam com turmas de alunos no sistema de ensino em tempo integral, onde as crianças possuem carga horária de pelo menos sete horas diárias e cujo complemento pedagógico é realizado com reforço de ensino de matemática e língua portuguesa e atividades complementares nas áreas sociais, esportivas, culturais e ambientais. Apenas a CEIEF Prof. Deovaldo Teixeira de Carvalho não recebeu até 2016 o programa de Ensino Integral. A garantia da Educação em Tempo Integral em Limeira está regulamentada por meio do Decreto nº 18 de 25 de janeiro de 2015, sendo que ela contempla a realização de diversas ações, havendo destaque para este trabalho a ação que visa a conscientização ambiental, novas tecnologias e comunicação social (LIMEIRA, 2015). O processo pode contar com apoio interssetorial, sendo que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é a secretaria que mais Plano de Ação Conjunto possuía com as escolas, já que foi formalizada a parceria com 11 das 31 escolas participantes em 2016, inclusive 3 escolas participantes deste projeto, sendo elas a EMEIEF Martim Lutero, EMEIEF Tem. Av. Ary Gomes de Castro e CEIEF Prof. Maria Paulina Rodrigues Provinciatto.

A Tabela 5 apresenta uma síntese das quatro escolas participantes do Projeto.

Tabela 5. Quadro comparativo das escolas participantes do Projeto Comitês Mirins de Bacias Hidrográficas.

Características 1 2 3 4

Número de alunos 227 342 519 191

Número de Professores 14 30 58 25

Localização Urbana Rural Urbana Rural

Possui unidades vinculadas Não Sim Não Sim

Ensino Integral Não Sim Sim Sim

Alunos no Integral - 100 80 80

IDEB 2013 5,6 5,5 5,2 5,3

IDEB 2015 * * 5,7 *

Data do HTPC de adesão 08/03/16 15/03/16 28/03/16 07/03/16 Legenda: 1. CEIEF Prof. Deovaldo Teixeira de Carvalho; 2. EMEIEF Martim Lutero; 3. CEIEF Prof. Maria Paulina Rodrigues Provinciatto; 4. EMEIEF Ten. Aviador Ary Gomes de Castro. / *. Escola não avaliada no IDEB em 2015 por ter menos de 20 alunos matriculados na 5ª série.

Fonte: Adaptado pelo autor, conforme Relatórios de Aplicação enviados pelas escolas e Prefeitura Municipal de Limeira.