• Nenhum resultado encontrado

Conforme mencionado na Seção 3.2.1, as posições de segundo e terceiro nível das prateleiras do CD contêm apenas unidades de palete e palete fracionado (tipo PA2 ou PA3), restando ao primeiro nível disponibilizar as unidades referentes a separação de baixo nível (unidades tipo PA0 e PA1). Entre as finalidades de um estoque de alto nível, está o reabastecimento do primeiro nível. Sabendo disto, o WMS ao criar uma ordem de transporte, consulta a quantidade de itens estocados em cada posição de baixo nível a ser visitada e caso uma posição não contemple a quantidade de unidades necessárias para a OT, o software atribui uma posição de alto nível a essa SKU. Ao receber uma ordem contendo itens PA2 e/ou PA3 o operador que executa a separação de baixo nível deve dirigir-se até um operador de empilhadeira, para que esse colete e posicione as unidades de palete no piso, possibilitando que o operador de baixo nível colete as unidades tipo PA0 e/ou PA1 necessárias. Vale ressaltar, que caso a unidade de palete consista em um palete fechado, seu lacre é violado para coleta dos itens e, portanto, torna-se uma unidade de palete fracionado. Nota-se que a coleta de unidades ‘falso’ PA2 e PA3 para a separação de baixo nível podem reduzir a produtividade de seu operador, pois nesses casos é necessário: encontrar um operador de empilhadeira disponível e/ou esperar que este termine sua atividade atual, guiar o condutor da empilhadeira até a posição desejada e aguardar o processo de captura do palete.

Existem ainda outras características ou particularidades que podem ocorrer durante a execução de uma ordem, sendo elas pendências ocorridas e posições fracionadas. Ca- racterísticas de pendências, conforme discutidas na Seção 3.2.1, consistem em possíveis ocorrências na separação de um ou mais itens. Já as posições fracionadas compõe-se em locais de separação referentes ao primeiro nível subdivididos verticalmente, exemplo po-

Capítulo 4. Resultados 53

Figura 22 – Agrupamento de ordens por característica - Fonte autoral.

sição 04.12.01A e posição 04.12.01B, no entanto essas posições apesar de propiciar um melhor aproveitamento de seu espaço, dificultam a aquisição de suas unidades.

A Figura 22 apresenta uma distribuição das ordens de transporte (das duas primeiras semanas de Julho de 2019 e 2020) conforme suas particularidades/características. O grupo ‘Não é Primeiro Andar (G1)’ contempla ordens com uma ou mais posições fracionadas entre os locais de seus itens. Os grupos ‘Tem Pendência (G3)’ e ‘Necessita Empilhadeira (G4)’ referem-se a ordens que possuem, respectivamente, ao menos uma pendência e unidade tipo ‘falso’ PA2 e/ou PA3. Tem-se ainda outros agrupamentos adotados para melhorar a avaliação dos resultados, são eles: ‘Posição Não Encontrada’, que compõe quaisquer ordens com uma ou mais posições que não estão endereçadas na planta baixa do centro de distribuição e logo, impossibilitam de calcular sua produtividade; e ‘Separação válida’, diz respeito as ordens sem qualquer inconformidade ou pendência, sendo essas as ordens utilizadas para o cálculo de produtividade de cada operador. Por fim, tem-se os demais indicadores numéricos, os quais apresentam ordens com mais de uma característica citada. A exemplo, o grupo ‘G13’, que possui ordens com posições fracionadas e com alguma pendência ocorrida.

Nota-se que apesar do período referente a 2020 apresentar uma maior porcentagem de inconsistências (cerca de 55% de suas ordens), foi expedido 33, 18% de ordens a mais que o período referente a 2019. Logo, deve-se encontrar possíveis motivadores para tal disparidade.

A Figura 23 apresenta a produtividade média resultante de cada agrupamento, calcu- ladas conforme as equações desenvolvidas no Capítulo 3. Observe que o grupo ‘Posição Não Encontrada’ não é representado na figura, pois a produtividade das ordens que se

Capítulo 4. Resultados 54

Figura 23 – Produtividade média por agrupamento - Fonte autoral.

enquadram nessa categoria, não pode ser computada pela métrica proposta. Optou-se para esta apresentação de resultados, não segmentar ordens que possuem mais de uma característica. A exemplo, uma ordem que em Figura 22 pertencia a ‘G13’, na Figura 23 é considerada no cálculo de produtividade média dos agrupamentos ‘Não é Primeiro An- dar (G1)’ e ‘Tem Pendência (G3)’. Percebe-se que todos os agrupamentos apresentam sua produtividade média maior no período referente a 2020, justificando a disparidade encontrada no número total de expedições. Outro fator de influência, é o número total de horas dedicadas ao subprocesso de separação avaliado, pois ao realizar o somatório de T Etotal referentes as ordens recebidas, tem-se que Z funcionários destinaram 1954,05 horas ao subprocesso de separação de produto, entre os dias 1 a 15 de julho de 2019, e

Z + 1 funcionários consumiram 2300,73 horas entre 1 a 15 de julho de 2020.

Capítulo 4. Resultados 55

Após a obtenção dos resultados no comparativo apresentado, desejou-se relacionar a produtividade média encontrada para cada característica, com a porcentagem de ordens pertencentes aos grupos, identificando desse modo, quais características prejudicam mais a operação do CD. Como o grupo ‘Posição Não Encontrada’ impossibilita determinar sua produtividade, um terceiro arranjo dos agrupamentos necessitou ser realizado conforme as Figura 24. Em tal figura, por exemplo, G2 contempla apenas ordens com alguma pen- dência e G12 constitui-se de ordens que possuem ao menos uma posição fracionada e uma ou mais pendências. Nota-se nos gráficos na Figura 24, que todos os grupos que contém o índice 3 (Necessita de Empilhadeira) localizam-se na região de menor produtividade, além de todos os demais grupos (exceto Separação Válida) possuírem porcentagens muito próximas, todos menores que 20%. Sendo assim, indica-se para futuras melhorias reduzir a quantidade de unidades PA2 e/ou PA3 para a separação de baixo nível. Para isso, existe a opção de investimento em novas empilhadeiras, aumentando a frequência de reposição de estoque para posições de baixo nível e a utilização de algoritmos que gerenciem o nú- mero de reposições e a urgência das atividades dos operadores de empilhadeira conforme previsões do nível de estoque em cada posição.

Documentos relacionados