• Nenhum resultado encontrado

4.4 Implicações para os processos de decisão de compra de calça jeans

4.4.5 Avaliação Pós-Consumo e Descarte

Esse estágio do processo decisório de compra apresenta o grau da satisfação do consumidor, a avaliação feita durante e após o consumo será destacado no pós- consumo (BLACKWELL; MINIARD; ENGEL, 2005). Os mesmo autores destacam que o descarte é ao último estágio e nesse estágio o produto pode ser descartado totalmente, reciclado ou revendido.

O pós-consumo é inevitável e ele será a consequência do consumo se ele for bem sucedido e ter alcançado os objetivos e as necessidades de compra, e que dificilmente ele não será positivo.

Em relação as atitudes de compra das universitárias, comprar calça jeans se tornou um hábito comum a elas, 71,1% das entrevistadas concordam com essa afirmativa. Como a compra de calça jeans é importante o pós-compra é fundamental para abrir caminho a ações de fidelização dos clientes.

As empresas devem estar atentas a esses fatores, a satisfação e insatisfação é uma realidade substancial no varejo brasileiro. Deve ser levado como necessidade de política de gestão, pois os caminhos são os processos que devem ser realizados com qualidade.Trata-se de um caminho de sucesso e faz com que o mercado do varejo fique mais qualificado e competitivo.

As empresas do varejo devem ficar atentas, pois a insatisfação dos produtos consumidos é importante para o crescimento da empresa.Caso contrário o declínio da é quase inevitável, em contrapartida o sucesso com a satisfação constrói e

estreita os laços de relacionamento com o cliente e tendem a criar um processo de fidelização.

Realizar pesquisas de satisfação das marcas das calças, sua durabilidade, se sua lavagem e cor permanecem adequadas e a propaganda feita, podem ser estratégias que além de manter um vínculo com o cliente, apontam alguns critérios a ser analisados a respeito de algumas marcas.

Em relação ao descarte, as entrevistadas guardam em média as calças jeans por 2 anos. O descarte das calças é também um fator que as empresas podem observar.Hoje a moda proporciona as empresas usarem sua criatividade, fazer uma linha de roupas descartadas, doadas e delas utilizarem para gerar outras peças de roupas, ou até mesmo doar para entidades para a criação de produtos que também podem ser reajustados e formarem outras peças.

Brechós também são opções caso as empresas queriam fazer um marketing para reciclagens.Peças usadas podem ser trocadas e vendidas, tendência de grandes centros que cada vez está mais perto das realidades regionais.

CONCLUSÃO

Este estudo buscou fazer uma avaliação sobre o comportamento, hábitos de consumo e atitudes de compra de calça jeans para universitárias. As teorias sobre o comportamento do consumidor serviu de guia para a realização deste trabalho, tendo o importante papel de analisar o comportamento de determinados consumidores, o que pensam como agem, bem como auxiliar na previsão de estudos futuros e direcionar algumas ações de marketing no varejo.

O estudo serviu para ampliar as investigações nos processos decisórios de compra e as preferências dos indivíduos, seus hábitos e atitudes e o envolvimento com a moda, utilizando as tendências atuais de consumo de calça jeans. Para isso foram feitas pesquisas qualitativas através de entrevistas e quantitativas, aplicação de um questionário.

As universitárias participantes da pesquisa revelam que os atributos que elas mais levam em consideração ao adquirir uma calça jeans são o conforto, a qualidade e o modelo da calça. As principais associações que fazem com calça jeans são o conforto, estilo, beleza e elegância, como a calça jeans é uma peça indispensável ela deve estar de acordo com as necessidades das consumidoras.

As universitárias dimensionam as atitudes no aspecto aparecere o intuito da compra de calça jeansna concordância quanto ao consumo por hábito que é comum as mulheres.Em seguida levam em consideração o aspecto de comprar calça jeans para conquistar, compramtambém para ser diferente das demais. Outra perspectiva com dimensões consideráveis no aspecto ser, é que as entrevistadas concordam que compram calça jeans para sentirem-se confortáveis, bem como sentir-se bonita usando uma calça jeans.

Quando se analisa o comportamento do consumidor é importante considerarmos que cada indivíduo pensa de uma maneira diferente. Sua história, seu meio, sua cultura faz com que a tomada de decisão seja algo individual.

Ao identificar as análises estudas e descobertas da triangulação do comportamento, hábitos e atitudes, com as análises de propagandas impressas. Pode-se perceber que as consumidoras pensam em sua satisfação pessoal, sentir-

se confortável e bonita são fatores que demonstram vaidade e preocupação com a roupa que vestem.

Ficou evidente nas análises que foram feitas das propagandas impressas, que as consumidoras buscam nas imagens aquilo que procuram para vestir, ou seja, evidenciam e apoiam-se nas campanhas que demostram conforto, beleza, elegância, moda e tendência. Que também formam as campanhas preferidas pelas entrevistas, aquelas que demostram todas essas características.

As constantes inovações e transformações acorridas no mercado varejista de vestuários e nas tendências da moda fazem com que as mulheres continuem buscando estar dentro do contexto. A moda continuará sempre se renovando e as mulheres cada vez mais vaidosas e com maior poder aquisitivo estarão comprando e consumido. Exigem do mercado varejista de vestuário entender o comportamento do consumidor.

Portanto fica a dica para as empresas do setor varejista entender que as informações são essenciais para desenvolverem estratégias para atrair e conhecer seu cliente, pois a demanda de produtos no setor de vestuário é variada e que as consumidoras levam em consideração fatores como o conforto, estilo, tendências atuais e beleza da peça.

Os objetivos desse trabalho foram cumpridos, podendo analisar os hábitos e atitudes de moda em relação ao consumo de calça jeans. Esta análise permitiu realizar as estratégias de mercado em relação ao processo decisório de compra, proporcionando maior satisfação e fidelizando seus clientes.

Como sugestões de estudos futuros, podem-se proporcionar as seguintes ideias:

• Dar continuidade ao estudo, mas focando serviços no segmento de consumo de vestuários, focando os hábitos e expectativas do segmento;

• O trabalho também sugere conhecer o perfil de outros públicos, qual a relação e o comportamento dos homens em relação aos hábitos, atitudes e consumo de calça jeans e analises de conteúdo em relação às campanhas de calça jeans. Comparando hábitos femininos X hábitos masculinos dos universitários;

• Entende-se que as oportunidades e possibilidades de desenvolvimento de novas pesquisas com relação aos assuntos abordados, certamente podem contribuir para um maior conhecimento do comportamento do consumidor, identificando maior crescimento, maiores oportunidades e competitividade.

REFERÊNCIAS

ABBAGNAGO, N. Dicionário de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. AAKER, David A; KUMAR, V; DAY, S George.Pesquisa de marketing.Tradutor Reynaldo Cavalheiro Marcondes.-2. ed. 3.reimpr.- São Paulo: Atlas, 2007.

BARDIN, Laurence. A Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2004

BARLLETA, M. Como as mulheres compram:marketing para impactar e seduzir a maior segmento de mercado. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

BAUDRILLARD, J. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BAUER, Martin, W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual Prático. Editora Vozes, 2008.

BERTAGLIO, Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2010.

BOONE, Louis E.; KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo.8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

BLACKWELL, Roger D.; MINARD, Paul W.; ENGEL, James F. O comportamento do consumidor. 9ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Laerning, 2005.

BUITONI. Dulcília Schroeder. Imprensa Feminina. São Paulo: Editora Ática, 1986. _______, Dulcília Schroeder. A mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summus, 2009.

CIAVATTA, Maria. O mundo do trabalho em imagens. A fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900 – 1930). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

COOPER, Donald R; SCHINDLER, Pâmela S. Métodos de pesquisa em Administração. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

DE TONI, D,; SCHULER, M. Gestão da imagem: desenvolvendo um instrumento para a configuração da imagem de produto. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 04. Out.-Dez., p. 131-151, 2007.

DISITZER, V.; VIEIRA, S. A moda como ela é: bastidores. Criação e profissionalização. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.

ECO, Umberto. O hábito fala pelo monge em Psicologia do vestir. 3 ed. Lisboa: assírio e alvim, 1989.

_______ECO, H. História da beleza. São Paulo: Record, 2004.

ENGEL, James F.; BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W. Comportamento do Consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

ETZEL, Michael J.; Walker J. ; STANTON, William J. Marketing. 11. ed. São Paulo: Makron , 2001

FONSECA, Virgínia. Indústria de notícias: capitalismo e novas tecnologias no jornalismo econômico. Porto Alegre: Editora da UFGRS, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GIGLIO, Ernesto. O Comportamento do Consumidor e a Gerência de Marketing. 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1996.

História do Jeans disponível em: <http://manequim.abril.com.br/moda/historia-da- moda/historia_da_moda_277858.shtml> Acesso em: 27 ago 2012.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010: Novas empresas geram um milhão de empregos assalariados em 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2 201&id_pagina=1>

KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. KIENTZ, Albert. Comunicação de Massa: análise de conteúdo. Rio de Janeiro: Eldorado, 1970.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LAS CASA, Alexandre L. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

LEITÃO, D. K.; LIMA, D. N. O.; MACHADO, R. P. Antropologia e consumo: diálogos entre Brasil e Argentina. Porto Alegre: AGE, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles. A Terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo. Campanha das Letras, 1997.

___________, Gilles. Império do efêmero: a moda e seus destinos nas sociedades modernas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

___________, Gilles. Os tempos hipermodernos.São Paulo: Barcarolla, 2004. LURIE, A.. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

MACHADO, Carlos Henrique. Autoconceito, estilo de vida e consumo de vestuário de moda feminina. Dissertação (Mestrado em Administração) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

MAFFESOLI, Michel. A parte do Diabo. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MAKEDESI, Marwan. A história do Jeans.

http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~17825~n~a+historia+do+jeans.htm acessado em 27 de agosto de 2012.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINS, Ana Luiza. História da imprensa no Brasil. In: LUCA, Tania Regina, MARTINS, Ana Luiza. São Paulo: Contexto, 2008.

MATTAR, FauzeNajib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. São Paulo: Atlas, 1994.

MCCARTHY, E. Jeromi; PERREAULT JR., William D. Marketing Essencial: Uma abordagem gerencial e global. 1. ed. São Paulo:Atlas , 1997.

MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas: segmentação da cultura no século XX. São Paulo, O Olho d’água/Fapesp, 2001.

MIRANDA, Ana Paula Celso. Por um sentido na vida: Marcas de Moda e a Ralação Pessoa-Objeto. Rio de Janeiro: XXXI Encontro da ANPAD, 2007.

MIRANDA, Ana Paula Celso; GARCIA, Carol; LEÃO, André. Moda e Envolvimento: cada cabide, uma sentença.

MIRANDA, A. P. C.; MARCHETTI, R. Z.; PRADO, P.. Moda e autoconceito: produtos como símbolos do eu. ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EMADMINISTRAÇÃO - EnANPAD. Anais… Foz do Iguaçu/PR, set. 1999. CD-ROM.

MORGADO, Mauricio Gerbaudo. Marketing e Estratégias, In: Varejo: Administração de Empresas Comerciais. Mauricio G. Morgado, Marcelo N. Gonçalves (organizadores). São Paulo: Ed. SENAC. São Paulo, 1997.

MORIN, E. Cultura de Massas no Século XX: o espírito dos tempos. Rio de Janeiro: Forense, 1969.

MOUTINHO, R.M; VALENÇA, T.M. A moda no século XX. 3ª ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2003.

MOWEN, John C.; MINOR, Michael S. Comportamento do consumidor. São Paulo, Prentice Hall, 2003.

OLIVEIRA, Mônica Carvalho. A segmentação do mercado de revistas femininas: uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas / orientador: Virgínia Pradelina da Silveira Fonseca. – Porto Alegre: UFRGS Departamento de Comunicação, 2011.

PUBABRIL. Site Editora Abril: http://www.publiabril.com.br/tabelas- gerais/revistas/circulacao-geral, acessado em 27/05/2013.

PETTERLE, Andiara Pedroso. Mulher, sedução e consumo: representações do feminino nos anúncios publicitários / orientador: Everado Rocha. – Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Comunicação Social, 2005.

PINA, Cristina dos Santos. O Efeito Coorte e o Desenvolvimento das Preferências por Moda Feminina. Dissertaçãode mestrado (Mestrado em Administração). Faculdade e Administração. Pontifícia Universidade Católicado Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.

POPCORN, F.; MARIGOLD, L. Público-Alvo: mulher: 8 verdades do marketing para conquistar a consumidora do futuro. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

PORTAL BRASIL. A classe C passou a ser maioria da população brasileira em 2011. http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/03/22/classe-c-passou-a-ser- maioria-da-populacao-brasileira-em-2011 - acessado em 03/06/2013.

RIEPING,Maria.Consumidores hedonistas: que são e como compram. http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/consumidores-hedonistas- quem-sao-e-como-compram/62323/- acessado em 06/04/2013.

ROCHA, Everardo. Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio / Mauad, 2006.

______Magia e Capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS José Carlos de. Pesquisa de Marketing: conceitos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1997.

SANT'ANNA, D. B. Ética e Cultura Corporal: do culto ao corpo às condutas éticas. Disponível em < http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias>. Acessado em 03/06/2013.

SANTANA, Ana Lucia. História da calça

jeans.http://www.amejeanswear.com/2010/07/historia-da-calca-jeans.html. Acessado 27 de agosto de 2013.

SCHIFFMAN, Leon G; KANUK, LazarLeslie.Comportamento do Consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN.B.I.; Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, Michael. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo.5.ed.Porto Alegre: Bookman, 2008.

TORQUATO, Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, 1991.

UNDERHILL, Paco. Vamos às compras:a ciência do consumo. Rio de Janeiro: Campus, 1999 – Capítulos 8, 9 e 13.

VAL, André do. JEANSWEAR: pesquisa revela hábitos de uso e consumo de

homens e mulheres em 10 capitais brasileiras.

http://chic.ig.com.br/moda/noticia/jeanswear-pesquisa-revela-habitos-de-uso-e-

consumo-de-homens-e-mulheres-em-10-capitais-brasileiras. Acessado em 18/05/2013.

VENTUROLI, Thereza. A nova mulher da nova classe C.http://veja.abril.com.br/especiais/mulher/nova-mulher-nova-classe-c-p-076.html.- acessado em 14/05/2013.

ZAMBERLAN, Luciano; VIEIRA, Suzana L.; SPAREMBERGER, Ariosto; TEIXEIRA, Enise B.; FROEMMING, Lurdes M. S. Significados e Percepções no Consumo de Luxo: um estudo Exploratório. Área Temática: Marketing e Comunicação, artigo SEMEAD 2008.

ZAMBERLAN, Luciano. FROEMMING, Lurdes M.S.; PRÊTRO, Leneide F.; PRÊTO, Magali B. A perspectiva Hedonista no Consumo de Moda: Uma Investigação Coss-Cultural entre Brasileiros e Argentinos. Enanpad, 2010.

LISTA DE REVISTAS

Campanha Cool Denin. Revista Vogue Brasil. Editora Globo, ed. 414. Fevereiro 2013, p. 59.

Campanha Dimy Esculture Jeans. Revista Elle Brasil. Editora Abril, ed. 296. Janeiro 2013, p. 24,25

Campanha Megadose Moda Gestante. Revista estilo. Editora Abril, ed. 125. Fevereiro de 2013, p. 66.

Campanha Bobstore. Revista Elle Brasil. Editora Abril, ed. 291. Agosto 2012, p. 22,23.

Campanha Gata Bakana. Revista Elle Brasil. Editora Abril, ed. 291. Agosto 2012, p. 201.

Campanha Ellus Jeans Deluxe. Revista Elle Brasil. Editora Abril, ed. 298. Março 2012, p. 32, 33.

Campanha Diesel. Revista Marie Claire.Editora Globo, ed. 261. Dezembro de 2012, p. 7.

APÊNDICE A - Questionário estruturado aplicado na cidade de Santa Rosa/RS. COMPORTAMENTO FEMININO NA COMPRA DE CALÇAS JEANS

Este questionário tem como intuito avaliar o comportamento feminino na compra de calça jeans. As informações disponibilizadas serão avaliadas coletivamente.

Para efeito de pesquisa serão consideradas apenas calças jeans. Dados Pessoais

1. Idade: _______ 2. Curso _____________________________

3. Estado Civil 4. Renda Familiar

1.( ) Solteira 1.( ) Menor que R$ 1.500,00

2.( ) Casada/União Estável 2.( ) De R$ 1.501,00 a R$ 3.000,00 3.( ) Separada 3.( ) De R$ 3.001,00 a R$ 4.500,00 4.( ) Viúva 4.( ) De R$ 4.501,00 a R$ 6.000,00 5.( ) mais que R$ 6.000,00 5. Profissão ______________________________________________ Moda

Para as questões seguintes, utilize a escala de 1 a 5, onde 1 representa Discordo Totalmente (DT) e 5 Concordo Totalmente (CT).

1 2 3 4 5

Discordo

Totalmente parcialmente Discordo Indiferente parcialmente Concordo totalmente Concordo Você compra as calças jeans com o intuito de....

Aparecer DT CT 6. Ser diferente 1 2 3 4 5 7. Por hábito 1 2 3 4 5 8. Chamar a atenção 1 2 3 4 5 9. Conquistar 1 2 3 4 5 10. Indiferença 1 2 3 4 5 11. Ser extravagante 1 2 3 4 5 Ser DT CT

12.Demonstrar sua identidade 1 2 3 4 5

13. Sentir-se confortável 1 2 3 4 5

14. Evidenciar seu estado de espírito 1 2 3 4 5

Parecer DT CT 15. Ficar bonita 1 2 3 4 5 16. Sentir-se elegante 1 2 3 4 5 17. Sentir-se segura 1 2 3 4 5 18. Demonstrar vaidade 1 2 3 4 5 Idealizar DT CT

19.Demostrar uma imagem ideal 1 2 3 4 5

20. Representar indiferença 1 2 3 4 5

21. Mostrar competências 1 2 3 4 5

Inovar DT CT

23. Ser fashion 1 2 3 4 5

24. Se antecipar aos outros 1 2 3 4 5

O envolvimento e a Moda

Envolvimento DT CT

25. Tendências atuais influenciam a sua escolha na hora da compra. 1 2 3 4 5

26. Ter uma calça jeans exclusiva pode enaltecer o ego. 1 2 3 4 5

27. Fatores sociais/culturais podem influenciar na escolha de uma calça

jeans. 1 2 3 4 5

28. Calças jeans revelam desejos, anseios, comprometimento e humor. 1 2 3 4 5

O meu envolvimento com as calças jeans é tão grande que... DT CT 29. Se eu tenho algum dinheiro ao final do período de pagamento, eu tenho

que gastá-lo com jeans. 1 2 3 4 5

30. Já senti que outros ficariam horrorizados se soubessem dos meus

hábitos de compra de calças jeans. 1 2 3 4 5

31. Comprei calças jeans mesmo não tendo condições financeiras. 1 2 3 4 5

32. Comprei alguma calça para mim a fim de me sentir melhor. 1 2 3 4 5

33. Senti-me ansiosa e nervosa em dias em que não ia às compras. 1 2 3 4 5

Comportamento do Consumidor Feminino A mulher e a moda 34. Numere de 1a 8 em ordem de importância os

atributos que você considera mais importante ao adquirir uma calça jeans.

( ) Marca ( ) Preço ( ) Modelo ( ) Cor ( ) Qualidade ( ) Utilidade ( ) Conforto ( ) Versatilidade

35. Como você classificaria a sua última compra de calça jeans:

1.( ) Por impulso 2.( ) Planejada

36. Você já presenteou alguém com calça jeans? 1. ( ) Sim 2.( ) Não

37 .Quando você vai comprar uma calça jeans, você prefere ir:

1.( ) Sozinha 2.( ) Com Amiga(s)

3.( )Amigo(s) 4.( )Namorado/cônjuge/companheiro 5. ( ) Mãe 6.( ) Irmã(s)

38. Quanto custou a calça jeans mais cara que você comprou? ___________reais.

39. Quanto custou a calça jeans mais barata que você comprou? ___________reais.

40. Com que frequência você costuma comprar calça jeans? Uma vez a cada________.

41.Quanto tempo tem a sua calça jeans mais antiga?__________(aproximadamente)

42.Quanto tempo faz a sua última compra de calça jeans?___________(aproximadamente)

43. Marque as 4 principais associações que você faz com as calças jeans: 1.( ) Estilo 2.( ) Beleza 3.( ) Fantasia 4.( ) Poder 5.( ) Elegância 6.( ) Simplicidade 7.( ) Felicidade 8.( ) Conforto 9.( ) Funcionalidade 10.( ) Prazer 11.( ) Liberdade 12.( ) Cor 13.( ) Moda 14.( ) Autonomia 15.( ) Marca16.( ) Fetiche

44.Que modelo de calça jeans você prefere?

1.( ) Skinny 2.( ) Reta

3.( ) Pantalona 4.( ) Boca de sino 5.( ) Boyfriend 6.( ) Saruel 7.( ) Outros_________.

APÊNDICE B – Síntese dasentrevistas individuais aplicadas na cidade de Santa Rosa/RS.

Thaiana22 anos – Direto/ solteira Gabriele 18 anos – Direito/ solteira

Patrícia 23 anos – Administração/ união estável Neiva 42 anos – Administração/ casada

Tatiana 34 anos – Psicologia / casada Verônica 27 anos – Psicologia/ solteira ENTREVISTA 1 – THAIANA

Bianca: Dessas campanhas que eu te mostrei, qual que tu mais gostou? Entrevistada: Que eu usaria no dia-a-dia...

Bianca: Não, não tu vestindo, qual a campanha que tu mais gostou, a que mais te chamou atenção. Que tu achou interessante por algum motivo. Que teve um apelo né, que te agradou?

Thaiana escolheu a campanha da Roqueira - Diesel. Bianca: E por quê?

Thaiana: Por que eu acho que mostra bem o que tão usando agora, a moda em si não só do ano de 2013, mas o retro também. E é uma calça bonita e parece boa de vestir, confortável.

Bianca: Ta. E essa aqui? (mulher e homem, preto e branco – Cool Denin)

Thaiana: Essa daqui o apelo é mais sexual, que a mulher pode ficar no termo masculino “gostosa” com a calça jeans. Parecer todas as formas, as formas bem definidas da mulher.

Bianca: Uhum, ta.

Thaiana: Principalmente o bolso faca que ajuda a deixar a bunda mais... Bianca: Mais em cima?

Thaiana: Mais em cima.

Bianca: E esse aqui, o que tu achou? (mulher de costas deitada – Dimy Esculture Jeans)

Entrevistada: Esse aqui apesar de parecer também um apelo sensual, mais sensual, eu acho que também mostra o conforto da calça jeans. Parece que ela fica bonita no corpo, mas, também é confortável.

Bianca: E de todas essas campanhas aqui, o que tu me diz dessa campanha aqui? (da mulher grávida – Megadose Moda Gestante)

Thaiana: Eu acho que essa visa bastante o conforto. Bianca: Conforto, por quem?

Thaiana: Pela pessoa que esta usando, parece que ela esta grávida e que o jeans vai ficar confortável pra ela, vai poder usar e ficar elegante ao mesmo tempo.

Bianca: Ta, e essa aqui Thaiana, o que tu acha dessa imagem? (natureza – Bobstore)

Entrevistada: Essa passa tranquilidade, passa elegância. De novo os tons claros que combinam mais com a natureza, mais com o dia do que com a noite. Então passa, e agora esta em alta o branco. Acho que isso influencia bastante na hora da compra.

Bianca: E dessa aqui, o que tu me diz? (praia – Gata Bakana)

Thaiana: Essa aqui eu acho que visa bastante à sensualidade da mulher e a elegância. Por que ela pode ser sensual com uma calça jeans na praia e ficar bonita. Além da cor né.

Bianca: A cor, por que te chamou atenção a cor?

Thaiana: Por que o branco combina mais com praia do que um jeans azul, jeans escuro. Então ela esta leve pra ocasião.

Bianca: E esse aqui, essa imagem aqui? (presa – Ellus Jeans Luxure)

Thaiana: Essa daqui também é um apelo sexual na minha opinião, por que mostra a

Documentos relacionados