• Nenhum resultado encontrado

O Modelo de avaliação de desempenho em vigor é transversal a todas as Empresas do Grupo Média Capital e contempla três grandes áreas de avaliação de competências: competências chave, competências técnicas gerais e, exclusivamente para chefias, avaliação de competências de Gestão e Liderança.

Existe ainda uma quarta área de avaliação (de competências técnicas específicas) através das

quais se fará uma estreita ligação da avaliação às necessidades específicas de cada função, área profissional ou unidade de negócio.

A avaliação de competências técnicas específicas não deverá assim ser entendida como área de avaliação comum a todos os negócios do Grupo, mas sim, especifica para cada negócio.

AMBIENTE

As actividades desenvolvidas pelo Grupo Média Capital têm por definição um reduzido impacto a nível ambiental. No entanto, o Grupo tem vindo a implementar um conjunto de medidas que vão desde a reciclagem de papel, cartão, plástico, vidro e consumíveis informáticos (com taxas de

reciclagem entre os 85% a 100% dos materiais comprados/consumidos, no caso do papel/cartão e consumíveis informáticos e iluminação), à redução dos consumos de energia, tendo em vista minorar ainda mais o seu impacto.

EntretenimentoResponsabilid

adeSocialCoerênciaInformaçã

oProduçãoAudiovisualConteú

dosQualidadeMúsicaCompro

missoInternetIndependênciaR

ádioCulturaSolidezInovação

DISPOSIÇÕES LEGAIS

ResultadosCinemaEntretenim

entoProduçãoAudiovisualRes

ponsabilidadeSocialCoerência

InformaçãoTelevisãoConteúd

osQualidadeMúsicaCompromi

soInternetResultadosIndepen

dênciaRádioEntretenimentoP

roduçãoAudiovisualCinemaT

DISPOSIÇÕES LEGAIS

DISPOSIÇÕES LEGAIS

Acções próprias

Nos termos do disposto nos artigos 66.º e 324.º do Código das Sociedades Comerciais, informamos que durante o ano de 2008 não foram adquiridas ou alienadas acções próprias, pelo que em 31 de Dezembro de 2008 não eram detidas quaisquer acções próprias.

Anexo a que se refere o artigo 448º do Código das Sociedades Comerciais

Nos termos do artigo supracitado, comunicamos o número de acções detidas, a 31 de Dezembro de

2008, pelos accionistas que informaram ser titulares de, pelo menos, um décimo, um terço ou metade do capital: Vertix SGPS, S.A.: 80.027.607 acções representativas de 94,69% do capital social. Lista de Participações Qualificadas (conhecidas a 31 de Dezembro de 2008)

Nos termos e para os efeitos do disposto na alínea b) do N.º 1 do artigo 8º do Regulamento da CMVM N.º 5/2008, comunicamos a lista de participações qualificadas conhecidas a 31 de Dezembro de 2008:

Accionista Nº de acçõesdetidas Percentagem docapital social Percentagem dedireitos de voto

Vertix SGPS, S.A. 80.027.607 94,69% 94,69%

A Vertix SGPS, SA é detida a 100% pela sociedade Promotora de Informaciones., S.A.

Caixa de Aforros de Vigo, Ourense e Pontevedra 4.269.869 5,05% 5,05%

Valores mobiliários emitidos pela sociedade e detidos pelos órgãos sociais Nos termos e para os efeitos do disposto no art.

447º do Código das Sociedades Comerciais, e com referência a 31 de Dezembro de 2008,

comunicamos não existirem acções detidas pelos membros dos órgãos de administração e fiscalização da sociedade.

Membros do Conselho de Administração

Movimentos em 2008

Acções Nº Títulos31-12-08 Aquisições Alienações PreçoUnitário € Data

Joaquim Pina Moura 0

Manuel Polanco Moreno 0

Miguel Gil Peral 0

Juan Herrero Abelló 0

Juan Luis Cebrián Echarri 0

Javier Díez Polanco 0

Jaime Roque de Pinho d’ Almeida 0

Tirso Olazábal 0

José Lemos 0

Revisor Oficial de Contas

DISPOSIÇÕES LEGAIS

Relatório sobre o Governo da Sociedade

O Relatório sobre o Governo da Sociedade é apresentado em documento anexo ao presente relatório.

Proposta de Aplicação de Resultados

O resultado do exercício findo em 31 de Dezembro de 2008, nas contas individuais, preparadas de acordo com as Normas Internacionais de Relato Financeiro, tal como adoptadas pela União Europeia foi positivo em Euro 33.036.542 (trinta e três milhões, trinta e seis mil quinhentos e quarenta e dois euros).

O Conselho de Administração propõe que seja deliberado o seguinte:

a) Dando cumprimento ao disposto na lei e nos estatutos, seja transferido para reservas legais, o montante de Euro 1.651.827,10 (um milhão seiscentos e cinquenta e um mil, oitocentos e vinte e sete euros e dez cêntimos), correspondente a 5% do resultado líquido do exercício;

b) O remanescente do resultado líquido do exercício, no montante de Euro 31.384.714,90 (trinta e um milhões trezentos e oitenta e quatro mil setecentos e catorze euros e noventa cêntimos), seja transferido para Reservas livres;

c) Distribuição de dividendos provenientes das reservas disponíveis e constantes do balanço em 31 de Dezembro de 2008 no montante de Euro 19.438.031,40 (dezanove milhões, quatrocentos e trinta e oito mil e trinta e um euros e quarenta cêntimos). Esta distribuição

corresponderá a um dividendo bruto por acção de Euro 0,23 (vinte e três cêntimos).

A proposta de distribuição de dividendos, tem como objectivo ir de encontro às expectativas criadas junto dos investidores e accionistas, sem contudo, descurar a preocupação em manter o Grupo Média Capital dotado de liquidez necessária a eventuais oportunidades de negócio e/ou decorrente da actual conjuntura económica. Declaração de responsabilidade

De acordo com o disposto no artigo 245.º, n.º1 alínea c) do Código dos Valores Mobiliários, os membros do Conselho de Administração declaram que, tanto quanto é do seu conhecimento, a informação constante do Relatório de Gestão e dos demais documentos de prestação de contas foi elaborada em conformidade com as normas contabilísticas aplicáveis, dando uma imagem verdadeira e apropriada do activo e do passivo, da situação financeira e dos resultados da Sociedade e das empresas incluídas no perímetro da consolidação. Mais declaram que o relatório de gestão expõe fielmente a evolução dos negócios, do desempenho e da posição da Sociedade e das empresas incluídas no perímetro da consolidação, contém uma descrição dos principais riscos e incertezas com que se defrontam.

Agradecimentos

Não queremos terminar sem um agradecimento a todos que com a sua contribuição directa ou indirecta participaram no desenvolvimento deste Grupo.

Queluz de Baixo, 12 de Fevereiro de 2009 O Conselho de Administração,

Joaquim Augusto Nunes Pina Moura (Presidente) Manuel Polanco Moreno (Administrador Delegado)

Luis Miguel Gil Peral (Vogal) Juan Herrero Abelló (Vogal) Juan Luis Cebrián Echarri (Vogal)

Javier Díez Polanco (Vogal) Jaime Roque de Pinho D'Almeida (Vogal)

EntretenimentoResponsabilid

adeSocialCoerênciaInformaçã

oProduçãoAudiovisualConteú

dosQualidadeMúsicaCompro

missoInternetIndependênciaR

ádioCulturaSolidezInovação

GOVERNO DA SOCIEDADE

ResultadosCinemaEntretenim

entoProduçãoAudiovisualRes

ponsabilidadeSocialCoerência

InformaçãoTelevisãoConteúd

osQualidadeMúsicaCompromi

soInternetResultadosIndepen

dênciaRádioEntretenimentoP

roduçãoAudiovisualCinemaTe

GOVERNO DA SOCIEDADE

INTRODUÇÃO

A sociedade Grupo Média Capital, SGPS, S.A. (doravante designada igualmente por “Media Capital” ou “Sociedade”) optou por incluir em separado ao Relatório e Contas de 2008 um anexo inteiramente dedicado ao Governo da Sociedade,

nos termos do disposto no artigo 245.º-A do Código dos Valores Mobiliários e no Regulamento da CMVM n.º 1/2007 sobre o Governo das Sociedades Cotadas.