• Nenhum resultado encontrado

Promoção de cultura, arte, educação e valorização do património

Fomento de voluntariado para apoio a causas sociais entre os colaboradores do Grupo

Para além da recorrente cedência de espaço publicitário em condições especiais para divulgação dos projectos apoiados, o Grupo Média Capital tem muitas vezes um papel extremamente activo no desenvolvimento dessas acções seja, entre outros, através do envolvimento de personalidades populares conhecidas do grande público, abordagens editoriais sobre os temas em causa ou envolvimento dos seus recursos humanos na angariação de fundos.

Solidariedade e projectos de apoio social

Ao longo de 2008 mantiveram-se iniciativas já existentes em anos anteriores, e desenvolveram- se novos formatos e campanhas de publicidade para se atingirem os objectivos propostos em cada

projecto, envolvendo geralmente as caras mais conhecidas do Grupo para aumentar a sua visibilidade e impacto.

“Natal Feliz” – iniciativa inédita, em parceria com o Banco Santander Totta, a favor do Instituto de Apoio à Criança (IAC). Em defesa dos Direitos da Criança e tendo como objectivo a sustentação das actividades diárias do Instituto, foi promovida a angariação de fundos a favor desta entidade na forma de donativos numa Conta Solidária e através de uma Linha de

divulgadas as várias problemáticas existentes na nossa sociedade (as crianças mal tratadas, vítimas de abusos, trabalho infantil, prostituídas, abandono escolar, mendicidade, desaparecidas), e os serviços de acção social desenvolvidos pelo IAC mais emblemáticos como o “S.O.S. Criança” e o “Trabalho com Crianças de Rua”, quer directamente através de apelos directos de

RESPONSABILIDADE SOCIAL

“Árvore Amiga” – projecto promovido pela TVI e desenvolvido em parceria com a Zon, com o objectivo de apoiar a ENTRAJUDA, uma instituição particular de solidariedade social, que visa apoiar outras instituições, com o objectivo de melhorar o seu desempenho e eficiência em benefício das pessoas carenciadas. Os fundos recolhidos aos balcões da BES e por Multibanco contribuíram para solucionar 4 casos difíceis de crianças carenciadas.

No seguimento de várias solicitações, a TVI colaborou e contribuiu para a concretização de vários projectos ligados à Associação Terra dos Sonhos, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal. Acreditando na força inspiradora e transformadora dos pequenos momentos únicos, como motor de melhoria da qualidade de vida das crianças e dos familiares e amigos que convivem de perto com estas realidades, colaboraram em nome da TVI a banda JUST GIRLS e o apresentador Manuel Luis Goucha através do programa “Você na TV”.

“Você na TV” e “As Tardes da Júlia” foram, entre outros, programas de entretenimento, a janela de inúmeras situações e tiveram um importante papel de divulgação, de apoio e de ajuda de várias instituições e famílias portuguesas. Em 2008, o jornalista Victor Bandarra foi galardoado com o Prémio “ Victor Cunha Rego”, na categoria “jornalismo e comunicação”, instituído pela Câmara Municipal de Gaia. No ano anterior tinha sido o jornalista Miguel Sousa Tavares a receber tal distinção.

No campo da Grandes Reportagens, destaque para o trabalho da jornalista Alexandra Borges com imagens de Júlio Barulho, no Lago Volta, no Gana, denunciando o tráfego de crianças, emitida com o título “Infância Traficada”, que ganhou o PRÉMIO AMADE 2008 de Direitos Humanos, patrocinado pela UNESCO, no Festival Internacional do Mónaco. A mesma jornalista da TVI foi galardoada ainda com prémios pelas suas reportagens “A Vida de Rita” (Prémio AMI) e “Pais Procuram-se” (Prémio “A Família na Comunicação Social” instituído pelo Instituto Comunicação Social e Ministério do Trabalho). Ainda em 2008, a jornalista Conceição Queirós foi distinguida com o Prémio de “Jornalismo, Direitos Humanos e Integração”, atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO à reportagem “O Mundo na Escola”. O tráfico infantil foi abordado de uma forma surpreendente, onde a TVI mostrou em directo a partir do Gana que em pleno século XXI existem crianças vendidas pelos próprios pais, traficadas e obrigadas a trabalhar 14h por dia, 7 dias por semana. Foram desenvolvidas ainda iniciativas de angariação de fundos através da edição de um livro “Filhos do Coração”, em que parte das receitas reverte a favor do resgate de mais crianças. A acrescentar a esta edição, foi ainda lançado com a Farol o CD “Filhos do Coração”, cujas receitas revertem

igualmente a favor das crianças no Gana. Esta acção é um excelente exemplo de como as empresas do Grupo Média Capital se mobilizam e desenvolvem conjuntamente projectos multi- disciplinares de sucesso e com origem dentro do Grupo. Como resultado desta acção, a Farol doou o valor resultante das vendas de livros e CD’s e dos valores resultantes dos direitos de autor que reverteram a favor da causa à Fundação Luís Figo, que por sua vez entregará à “Touch a Live Kids”, ONG, que se encarregará de

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ao longo do ano foram ainda apoiadas várias outras acções de responsabilidade social, durante os próprios programas da TVI, como por exemplo a abordagem de problemas como a esclerose múltipla, o cancro, a gravidez na adolescência, a bulimia, onde através de personagens criadas em programas de ficção, totalmente acompanhadas por entidades especialistas na matéria, se pretendia alertar para os respectivos problemas e orientar para as necessárias atitudes e comportamentos perante estas situações.

A Informação da TVI continuou a ser reconhecida pela sua independência, irreverência e credibilidade, colocando-se ao serviço da sociedade ao dar a conhecer à sociedade civil os problemas de cariz social e humanitário que lhe são inerentes mas que desconhece. Neste âmbito, pode-se constatar o excelente trabalho

desenvolvido pelos jornalistas da estação, cujos méritos foram reconhecidos em Portugal e no estrangeiro.

“Mexe-te…” – Projecto desenvolvido pela Rádio Cidade, inspirado no movimento “Stand up to Cancer”, visava chamar a atenção da população para a crescente problemática do cancro, detectando-o prematuramente e promovendo a mudança de hábitos de vida. Para além da informação em antena e no site da Rádio Cidade, os animadores da rádio surpreenderam o público na rua, tornando o impacto da acção ainda mais forte e extremamente positivo.

De uma forma diferente, a angariação de donativos através da prestação (por parte de colaboradores da rádio) de um dia de trabalho nas instalações da empresa benfeitora, foi uma iniciativa da Rádio Cidade que conseguiu, junto de empresas dos mais diversos sectores de actividade, dar um importante contributo à Ajuda de Mãe.

A Rádio Comercial organizou e divulgou uma campanha de angariação de fundos para reconstrução do campo de férias das Aldeias de Crianças SOS. Para além de participar na recuperação do campo de férias contribuiu com equipamento para as crianças, proporcionando um Verão diferente a crianças órfãs, abandonadas ou pertencentes a famílias de risco.

Fora das fronteiras geográficas de Portugal, o apadrinhamento de crianças em Moçambique foi uma causa apoiada – não só em termos de divulgação como da contribuição em donativo (apadrinhando crianças) – pela Rádio Clube Português.

O IOL desenvolveu com a “Ajuda de Berço” uma campanha de angariação de fundos para ajudar a Instituição a acolher crianças em risco. À semelhança de anos anteriores, esta campanha constituiu-se financeiramente como um incentivo relevante à manutenção deste projecto.

A Media Capital Edições apoiou a promoção de diversos eventos e instituições, tais como a AMI, Acreditar e a Laço, para divulgação das suas iniciativas.