• Nenhum resultado encontrado

4.3 ROTEIRO METODOLÓGICO

4.3.3 Avaliação do Modelo Conceitual

Com base no conhecimento disponível na literatura, foram elaborados dois tipos de questionários, um para cada grupo de atores específicos (Especialistas e Gestores), conforme mencionados anteriormente, representantes de instituições que atuam na gestão hídrica e urbana, visando à avaliação desta pesquisa.

A Elaboração de Questionários contemplou questões diferenciadas para cada grupo de avaliadores, nas duas distintas fases. Na primeira fase, o questionário, elaborado para os especialistas, continha quinze questões fechadas, permitindo, complementarmente, que eles apresentassem suas opiniões/considerações a respeito de cada questão, ou sobre aspecto por eles próprios apontados, e quatro questões abertas. Essas questões objetivavam obter respostas sobre os seguintes itens: Procedimento Metodológico, Modelo Teórico–Conceitual desenvolvido, Método 5W1H utilizado e Instrumentos de Gestão selecionados.

A segunda fase, direcionada à avaliação dos gestores, visou verificar o potencial do modelo conceitual desenvolvido no apoio à integração das gestões. O questionário elaborado foi composto por seis questões fechadas e quatro abertas, sendo o gestor incentivado a emitir sua opinião e fazer contribuições, livremente, na ficha de avaliação.

Com uso de técnica apropriada para elaborar questionário, foi possível gerar conteúdo auto-explicativo, que incluiu informações sobre a temática, com um breve resumo, além de elementos de como entrar em contato com o responsável pela pesquisa, no caso de dúvidas.

A “Ficha de Avaliação do Procedimento Metodológico”, utilizada na pesquisa, encontra-se disponível nos Apêndices B e C.

Através da escala de Likert foi possível mostrar qual o grau de concordância e/ou discordância dos avaliadores em relação às questões fechadas apresentadas no

questionário. A amostra foi estruturada com um número limitado de avaliadores, perfazendo um total de sete questionários respondidos relativos às instituições pesquisadas.

A “Ficha de Avaliação do Procedimento Metodológico” foi respondida por conjuntos de especialistas e gestores que emitiam uma única resposta consensualizada de cada questão, por instituição, nas suas respectivas fases. Do total de instituições contatadas, responderam ao questionário sete organizações, representadas por doze atores.

O Quadro 4 mostra uma descrição das representações institucionais que participaram como avaliadores/respondentes das fichas de avaliação por instituição.

Área de

Atuação Instituição Participante Representantes Número de

Fase 1 - ESPECIALIST A S Gestão de Recursos Hídricos

IEMA - Instituto Estadual de Meio

Ambiente e Recursos Hídricos do ES

3 Representantes Poder Público Estadual - Executivo

CBHSMV- Comitê da Bacia Hidrográfica do

Rio Santa Maria da Vitória 1 Representante

Colegiado Deliberativo e Consultivo

Gestão Urbana

IJSN - Instituto Jones dos Santos Neves 4 Representantes

Poder Público Estadual - Executivo

AMUNES - Associação dos Municípios do

Espírito Santo 1 Representante

Associação Civil de representação dos Municípios Fase 2 - GESTORES Gestão de Recursos Hídricos

SEMA - Secretaria Estadual do Meio

Ambiente - RS DRH - Departamento de Recursos Hídricos 1 Representante Poder Público Estadual – Legislativo e Executivo

CBHJ- Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio

Jucu 1 Representante

Colegiado Deliberativo e Consultivo

Gestão Urbana

PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA

SEMMA - Secretaria de Meio Ambiente SEDUR - Secretaria de Desenvolvimento Urbano

SEMPLA - Secretaria de Planejamento SEDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico

1 Representante

Poder Público Municipal – Executivo

A aplicação deste questionário possibilitou um processo participativo, por meio da colaboração dos Especialistas e Gestores, assegurando, assim, um respaldo técnico mais significativo e abrangente dos temas em questão.

Nesta etapa da pesquisa, de construção conjunta, buscou-se a aplicação dos questionários. A apropriação das informações, desta pesquisa, pelos atores, ocorreu de forma gradual, em momentos diferentes e com diversos formatos, contemplando reuniões técnicas, entrevistas pessoais e seminários. A etapa foi concluída com a análise das respostas às fichas de avaliação.

A Apropriação das informações pelos atores foi realizada em diversas etapas, utilizando-se desde a realização de entrevistas individuais, numa fase inicial, até a sensibilização de alguns participantes que atuam na área da gestão de recursos hídricos e urbana, identificados e selecionados previamente.

Posteriormente, foram realizadas reuniões técnicas por instituições, com a colaboração de dezenove participantes para a entrega das Fichas de Avaliação. O objetivo destas reuniões foi subsidiar a aplicação do questionário, de forma a obter suas contribuições quanto à avaliação do estudo de aprofundamento de instrumentos e quanto ao modelo teórico-conceitual desenvolvido, bem como quanto à abordagem do trabalho e seu papel de suporte aos gestores.

Foi preparada apresentação para ser utilizada nas reuniões com os avaliadores, contendo informações gerais sobre a pesquisa, e foi elaborado material didático, de forma sintética, compatível, feito especificamente para eles, e entregue junto com as fichas de avaliação.

Para contextualizar a problemática e abordar as linhas iniciais desses encontros, foram apresentados os conceitos básicos de gestão integrada de recursos hídricos e gestão urbana e o estudo de Marinato (2008). Em sequência, os mecanismos identificados, os instrumentos de gestão de recursos hídricos e os grupos de instrumentos de gestão urbana, sistematizados por meio do método do 5W1H e os diagramas que representam a visualização da inter-relação entre os conjuntos de instrumentos e respectivos mecanismos associados.

Após as apresentações e discussões sobre o material, as “Fichas de Avaliação do Procedimento Metodológico” foram entregues, sendo estabelecido um prazo para a devolução do material respondido. Assim, os participantes puderam avaliar o modelo conceitual desenvolvido, conforme a percepção e conhecimento de cada um sobre as políticas apresentadas.

De maneira a consolidar a Avaliação do Modelo Conceitual retornou-se a cada instituição para esclarecer dúvidas de preenchimento, discutir as questões e ressaltar a importante contribuição da sua participação na pesquisa.

As sugestões e as contribuições dos avaliadores foram incorporadas ao trabalho — na seção 5.4.

Esperava-se com isso que a avaliação desenvolvida com base na opinião de um grupo de profissionais contribuísse para o aprimoramento do estudo, refletindo a opinião e a experiência de um conjunto maior de profissionais envolvidos com na gestão e que almejam a integração de ações, tornando sua atuação mais eficiente e eficaz.

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES