• Nenhum resultado encontrado

4.3 ROTEIRO METODOLÓGICO

4.3.2 Desenvolvimento do Modelo Conceitual

• Identificação do Contexto para Integração

A partir dos subsídios gerados na etapa anterior, foram buscadas interfaces com o estudo científico de Marinato (2008), propiciando a análise daquele trabalho com objetivo de levantar elementos para auxiliar a seleção de instrumentos. No exame do referido estudo, observaram-se os aspectos de abrangência, relevância, objetividade e similaridade em relação à presente pesquisa.

Em seguida, foi realizada Avaliação Comparativa entre os instrumentos de gestão identificados e os instrumentos utilizados pela autora, tendo em vista subsidiar a definição dos instrumentos de potencial integração da gestão hídrica com a gestão das cidades, a serem aprofundados.

Assim, foi possível fazer a Seleção dos Instrumentos de Gestão a fim de compor grupos que, a partir da organicidade dos instrumentos, permitissem estruturar um modelo conceitual voltado à integração.

A Definição da Metodologia para operacionalização das inter-relações entre os instrumentos de gestão das políticas hídricas e urbana e estruturá-las num modelo necessitava de método que permitisse o aprofundamento do conhecimento dos instrumentos de gestão. Buscou-se, então, ferramenta do ciclo de gestão PDCA (planejar, desenvolver, controlar e ajustar), que respondesse de forma adequada aos objetivos da pesquisa e orientasse a realização das próximas etapas.

Em face da complexidade da interação do gerenciamento integrado de recursos hídricos e da gestão urbana, indaga-se como analisar tais temas? Como sistematizá-los objetivamente, de forma clara e simples, e que permita a apropriação pelos gestores? Qual ferramenta utilizar?

Na tentativa de encontrar as respostas para estas questões, optou-se por utilizar a análise sistemática, denominada 5W1H, apresentada na seção 3.5.1.

Como já mencionado, esse método é um tipo de lista de verificação utilizada para informar e assegurar o cumprimento de um conjunto de planos de ação, podendo auxiliar na análise de problemas complexos, diagnosticar um problema e planejar soluções.

A escolha do método 5W1H foi fundamentada na literatura e sua aplicação na área de meio ambiente e recursos hídricos, mencionada na seção 3.5.1, corrobora com a definição do uso desta ferramenta.

Assim o referido método foi adotado para identificar e organizar as principais características de cada instrumento de gestão, descrever suas particularidades, conforme uma estrutura metodológica que proporcionasse a fundamentação da identificação dos mecanismos e orientasse um plano de ação para efetivar a integração.

Contudo, para ser utilizado na estruturação do modelo, foram necessárias adequações no método 5W1H, direcionando a abordagem das perguntas para os seguintes aspectos: objetivo/finalidade (O quê), espacial – local/área (Onde), institucional – instituição/ator e competência/ação (Quem), temporal (Quando) e diretriz/procedimento (Como) requisito/necessidade/dificuldade (Por que).

Buscou-se a Identificação dos Atores Estratégicos para participar como avaliadores do presente estudo, em duas fases distintas: a primeira levou em consideração especialistas vinculados às instituições que atuam na gestão hídrica e na urbana; e a segunda considerou dirigentes de Comitê de Bacia Hidrográfica de dirigentes do Poder Executivo Municipal, visando à participação no processo de avaliação do modelo.

Por se tratar de uma pesquisa científica, a indicação dos participantes foi amostral, contemplando pelo menos um representante de cada instituição das respectivas gestões supracitadas, destacando-se a necessidade imprescindível da participação de representantes com ponto de vista institucional.

Para a escolha do grupo dos contribuintes que apoiaram este estudo utilizou-se os seguintes critérios: representatividade, diversidade, proximidade e facilidade de acesso aos participantes e disponibilidade de tempo. Buscou-se a diversidade entre os participantes, entendendo que a complementaridade proporcionada pelas diferentes perspectivas e experiências desses profissionais enriqueceria a pesquisa e possibilitaria conhecer com profundidade necessária o problema a ser analisado.

Foi contatado um total de dezenove atores, sendo treze especialistas e seis gestores, pertencentes a dez organizações, com atuação no sistema de gestão das referidas políticas, constituídos por instituições governamentais, colegiados, organização da sociedade civil e acadêmica.

• Estruturação do Modelo Conceitual

O Método de Estruturação de Problemas Complexos com objetivo de estruturar e sistematizar informações compiladas em etapas anteriores, referentes a cada um dos cinco instrumentos de gestão de recursos hídricos e dos trinta e quatro da gestão urbana, utilizou-se da ferramenta 5W1H adaptada (Quadro 3), relacionando os instrumentos de gestão às seis perguntas-chave, quais sejam:

Portanto, a aplicação dessa ferramenta gera resposta ao questionamento do 5W1H, visando identificar as condições de contorno do problema estudado, realizando o mapeamento dos instrumentos de gestão, relativos à política de recursos hídricos e urbana.

Assim, a aplicação do método ajuda reunir e organizar as informações em matrizes (Instrumento X Respostas 5W1H), de forma estruturada e orientada, para sua utilização nos sistemas de gestão pesquisados, contribuindo para o processo de discussão e norteando a proposição de mecanismos.

Ressaltam-se algumas vantagens do método adotado, como: permitir uma avaliação ampla, evitando parcialidade e orientar para uso de ferramenta decisória. E ainda, a sistemática de perguntas e respostas facilita o entendimento das questões complexas e a divulgação e difusão da informação entre os participantes, colaborando para a apropriação de conhecimento e metodologia da pesquisa por eles.

Com objetivo de facilitar o processo de análise das possibilidades de integração entre os instrumentos das diferentes políticas e, ainda, proporcionar organicidade e maior visualização das principais características dos grupos de instrumentos de gestão de recursos hídricos e urbana, foram elaborados quadros constituídos de síntese dos agrupamentos com base no método 5W1H, visando apresentá-los de forma mais abreviada.

A busca para se compreender melhor os instrumentos da gestão de recursos hídricos e urbana, com relação ao aspecto legal, impeliu a Definição de Elementos

O QUE? ONDE? QUANDO? QUEM? COMO? POR QUÊ?

Objetivo e/ou Finalidade do instrumento de gestão Local / Área de aplicação ou abrangência do instrumento Temporalidade / Período e /ou Prazo para cumprir o objetivo Responsável compreendido por instituição (ator) e atribuição/ competência (ação) Método, Forma, Procedimen- to Diretriz. Entender a necessidade, causa, dificuldade, os fatores que impedem ou condicionam a aplicação ou os requisitos necessários a implementação Quadro 3 - Método adaptado 5W1H

Complementares, induzindo à nova sistematização das informações, com

introdução dos elementos: marco legal, caráter normativo e natureza de cada um deles, permitindo, assim, inferir a correlação dos mecanismos com os conjuntos de instrumentos de gestão.

Assim, foram elaborados os quadros sínteses das informações concernentes aos instrumentos de gestão, respectivos elementos complementares e mecanismos correspondentes a cada uma das políticas que os regem.

Para melhor visualizar as conexões entre os conjuntos de instrumentos foram elaborados diversos diagramas como a Representação Gráfica das Inter-relações dos instrumentos da gestão das águas com a urbana, a partir da proposta de Marinato (2008) e Marinato, Teixeira e Rangel (2008).

Portanto, o diagrama elaborado, representando as inter-relações e as possibilidades de articulações por objetivo (O quê) dos instrumentos de gestão estudados, foi o ponto de partida para se agregar a este esquema a espacialidade/territorialidade (Onde), a temporalidade (Quando) e o arranjo institucional (Quem), advinda das respostas obtidas da aplicação do método 5W1H adaptado.

Por fim, elaborou-se o desenho da interação entre os mecanismos e os seus correspondentes instrumentos das duas políticas, concluindo a representação esquemática do modelo conceitual, voltado a subsidiar a integração da gestão das águas com a urbana.

As técnicas e método utilizados para estruturação do modelo tiveram como objetivo a construção de modelo conceitual com as seguintes características resultantes: • simplicidade;

• fácil operacionalização; • sustentação teórica;

• compilação e organização das informações, sistematicamente;

• favorecimento da análise e interpretação dos resultados, de forma abrangente e integrada;

• favorecimento da proposição de planos de ação, operacionalizando, assim, a implementação de políticas públicas;

• promoção da democratização das informações e divulgação dos instrumentos de gestão relativos a ambas as políticas.