• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO MICRO-AMBIENTAL

No documento Plano SUL 20set 09 (páginas 53-58)

PARTE C ANÁLISE E SÍNTESE

XV. AVALIAÇÃO MICRO E MACRO-AMBIENTAL

15.1 AVALIAÇÃO MICRO-AMBIENTAL

A análise micro-ambiental identificou 29 (vinte e nove) elementos que caracterizam o destino turístico do Pântano do Sul. Estes elementos foram analisados e classificados como pontos fortes, pontos fracos e pontos neutros. Os pontos fortes e fracos foram ainda divididos em pontos fortes / fracos com importância e sem importância, para que fosse possível identificar os elementos mais e menos influentes no desenvolvimento do turismo da localidade.

Após esta classificação, todos os elementos foram também classificados em função de seu grau de importância, como forma de priorizar entre os diversos pontos fortes, por exemplo, qual a hierarquia de cada um deles. O mesmo aconteceu para os pontos fracos e neutros. (Ver tabela xx).

15.1.1 Pontos fortes

A partir do levantamento realizado no Distrito do Pântano do Sul (Ver figura xx), quatro aspectos foram identificados como forças importantes para a atividade turística: os atrativos naturais, a cultura local, os eventos esportivos e a organização da comunidade. Essas forças deverão ser tratadas com maior prioridade, por terem a capacidade de atrair turistas para a localidade.

Dentre esses aspectos, será dado destaque aos atrativos naturais, considerando que são os principais motivadores para o aumento da demanda na região. A região conta com inúmeros atrativos de hierarquia 3, dois atrativos de hierarquia 4, e dois atrativos de hierarquia 2, aos quais deverá ser dada maior atenção, já que entende-se que 2 destes atrativos (Ilha do Campeche e a Praia da Lagoinha do Leste) são atrativos com aspectos excepcionais em um país, capazes de motivar visitantes oriundos do próprio país ou mesmo de outros países, por si só, ou em conjunto com outros atrativos.

A cultura local (levando em consideração os usos e costumes) foi também analisada como uma força importante, por existir no Distrito do Pântano do Sul a última comunidade de pescadores artesanais de Florianópolis.

Outro aspecto importante é a existência de diversos eventos esportivos que ocorrem na região, tais como as corridas de rua, corridas de aventura e corridas de montanha, dentre outros esportes, razão pela qual os eventos esportivos foram considerados outra força importante. Os eventos esportivos costumam envolver inúmeras pessoas (competidores e suas famílias, patrocinadores, equipe de apoio, pessoas que acompanharão o evento, etc), divulgando a cidade, movimentando a economia local e conseqüentemente fortalecendo o turismo.

O último aspecto analisado como força importante foi a organização da comunidade. Uma comunidade organizada é a base para a organização da localidade, sendo que discute sobre a situação atual do Distrito e executa projetos para melhorias do mesmo. Não há como planejar o Turismo se não houver apoio da comunidade local e a comunidade do Distrito do Pântano do Sul já demonstra estar parcialmente organizada em forma de associações ou outros tipos de grupos.

Quadro 04. Identificação das Forças e Fraquezas do Distrito do Pântano do Sul

Desempenho Grau de importância Item Discriminação Força Força sem Neutro Fraqueza Fraqueza Alta Média Baixa

importante import. importante sem import.

1 Sistema de Segurança – Policial X X

2 Sistema de Segurança – Corpo de Bombeiros X X

3 Sistema de Tratamento de Esgoto X X

4 Sistema de Coleta de Lixo – sem coleta seletiva X X

5 Infra-estrutura dos atrativos Naturais X X

6 Gestão do turismo na localidade X X

7 Serviços de apoio ao turismo X X

8 Recursos Humanos que atuam nas empresas turísticas X X 9 Apoio da comunidade ao desenvolvimento do turismo X X

10 Divulgação da região X X

11 Acessibilidade X X

12 Infra-estrutura dos atrativos Culturais X X

13 Sistema de Abastecimento X X 14 Sistema Transporte X X 15 Correios X X 16 Atividades Econômicas X X 17 Sistema Educacional – Só EB X X 18 Atrativos Culturais X X 19 Gastronomia X X 20 Meios de Hospedagens X M X 21 A&B X X 22 Acesso N 405 – 6 X

23 Sistema de Comunicações (GERAL) X X

24 Sistema Médico-hospitalar X X 25 Sistema de Energia X X 26 Atrativos Naturais X X 27 X X 28 X X 29 Organização da comunidade X X M BR 101 e 282

Cultura local – usos e costumes (última comunidade de pescadores artesanais da Ilha)

Eventos Esportivos (surfe, corrida de rua e de montanha, corrida de aventura)

Além dos pontos fortes destaca-se que alguns aspectos foram identificados como pontos neutros, ou seja, aspectos que não criam uma vantagem e nem tampouco um obstáculo ao desenvolvimento da atividade turística na região. Com relação a estes aspectos pode-se comentar:

 Sistema Educacional - Escola Básica - As escolas da região estudada não prejudicam nem ajudam o turismo na região, porém a educação em qualquer área de atuação deve ser sempre foco de atenção, portanto aplica-se o grau de alta importância.

 Atrativos Culturais - Os atrativos culturais estão presentes na região, porém não possuem uma atratividade muito alta, fato que levou a classificação de quase todos os atrativos como atrativos de hierarquia 4.

 Gastronomia – Apesar de saber-se que a gastronomia é muito importante para o turismo e deve sempre ser trabalhando com seriedade e com a devida importância, o Pântano do Sul não possui uma gastronomia típica que motive um fluxo razoável de pessoas a visitar a região.

 Meio de Hospedagem - Os poucos meios de hospedagem dão conta hoje da demanda turística da região, mas devem ser monitorados e sempre analisados, pois um aumento no número de turistas no local pode gerar problemas, por esta razão classificou-se os meiso de hospedagens com o grau de alta importância.

 Acesso - A SC-405 ainda não é um ponto que impeça o acesso tranquilo ao sul da Ilha de Santa Catarina, tem condições adequadas e durante alguns anos ainda será uma rodovia consistente para a região, portando cabe a este ponto o grau de média importância.

 Sistema de comunicação - São raros os pontos que aparelhos celulares não funcionam na região. Como atualmente é primordial que a comunicação seja possível em praticamente todos os pontos, este fator não influencia no aumento no número de turistas, e nem na diminuição do mesmo. Por esses motivos foi aplicado o grau de média importância.

 Sistema Médico - Hospitalar - Com a construção da Unidade de Pronto Atendimento, esta questão saiu de uma possível avaliação de fraqueza e tornou-se um ponto neutro para o turismo na região. Deve- se a esse ponto o grau de média importância.

 Sistema de energia - São raras as ocorrências em que acontece a falta de energia elétrica na região, e está em andamento a ampliação da subestação sul da ilha, podendo assim atingir pontos da região que ainda sofram com quedas de energia, não interferindo no turismo. Portanto esse item recebe o grau de baixa importância.

15.1.2 Pontos fracos

Dentre os principais aspectos identificados como fraquezas importantes (Ver figura xx) do Pântano do Sul destacam-se:

 Sistema Segurança (policial) e Sistema Segurança (Corpo Bombeiros);  Sistema Tratamento Esgoto;

 Sistema Coleta de lixo (sem coleta seletiva);  Infra-estrutura dos atrativos naturais;

 Serviços de apoio turístico;  Gestão do turismo na localidade;

 Apoio da comunidade ao desenvolvimento do turismo; e  Recursos Humanos que atuam nas empresas turísticas.

De acordo com as informações levantadas, referentes ao Pântano do Sul, verificaram-se diversos pontos fracos que precisam ser levados em consideração para que possa ser promovida uma melhor organização do distrito.

Conforme informações adquiridas através das pesquisas, o conjunto de atividades realizadas dentro do sistema de segurança do distrito é precário, pois não atende as necessidades básicas dos habitantes da região, portanto, ela é de alta influência, pois se não suporta o atendimento dos moradores, não irá conseguir atender a demanda turística do local.

O Sistema de Saneamento do distrito é considerado ruim. As melhorias devem ser feitas de imediato, visando preservar ou modificar as condições do meio- ambiente com a finalidade de prevenir doenças, promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida tanto da população local como dos visitantes.

A coleta de lixo é feita três vezes por semana, número considerado suficiente para a necessidade de hoje, porém não é feita a coleta seletiva.

O distrito conta com diversos atrativos naturais, esses atrativos ainda se encontram com um grande déficit de infra-estrutura, e é de extrema urgência que seja resolvido esse problema.

A falta de serviços de apoio turístico é muito grande no distrito do Pântano do sul. Acredita-se que, com uma gestão melhor para o turismo na localidade, investidores de empresas de pequeno porte se interessem mais pelo local, assim, dando mais assistência nas carências que o local possui.

Ainda temos uma resistência da comunidade para o desenvolvimento do turismo no distrito do Pântano do Sul, porém deve-se promover a integração da mesma ao processo de desenvolvimento pois o apoio da comunidade é essencial para o desenvolvimento e aceitação do turismo no distrito.

Assim como outras carências que o distrito enfrenta, os recursos humanos que atuam nas empresas turísticas da localidade precisam estar mais instruídos para o processo de desenvolvimento dessa localidade, deixando dessa forma de ser uma fraqueza para o local.

Além dos aspectos citados acima, outros aspectos também foram classificados como fraquezas importantes, mas estes outros aspectos foram definidos como tendo médio grau de importância, já que não representam um obstáculo tão grande para o desenvolvimento da atividade turística. Entre estes aspectos destacam-se:

 Divulgação: A divulgação é considerada uma fraqueza pois ainda é escassa,

faltam melhores meios de divulgação pra região.

 Acessibilidade: O acesso a região é relativamente fácil e bem sinalizado, para

pessoas portadores de necessidades especiais, o acesso não é adaptado, fazendo com que uma pessoa portadora de necessidades, necessariamente esteja acompanhada para que possa se locomover.

 Infra-estrutura dos atrativos culturais: Os atrativos culturais da região são de

grande importância histórico cultural para a conservação da identidade local, sendo possivel notar, claramente, os traços do passado presentes nas ruas e lugares. Porém, para que a demanda turistica seja bem recebida, com uma boa infra-estrutura, são necessárias obras de melhoria e de adaptação para pessoas que possuem necessidades especiais.

 Sistema de abastecimento: O sistema de abastecimento de água atende toda

a comunidade, mas durante a alta temporada a demanda excede a capacidade de água na região, o que ocasiona a falta de água.

 Sistema de Transporte: O sistema de transporte faz parte do sistema

integrado da Grande Florianópolis. É importante pois é um meio de locomoção da comunidade e turistas para outros bairros da cidade, mas ainda há falha nos horários dos onibus e na integração destes nos terminais. Além do mais, são poucos os coletivos adaptados para pessoas portadoras de necessidade.

15.2 AVALIAÇÃO MACRO-AMBIENTAL

No documento Plano SUL 20set 09 (páginas 53-58)

Documentos relacionados