• Nenhum resultado encontrado

DEFINIÇÃO DO PLANO FÍSICO, PLANO OPERACIONAL E PLANOS ALTERNATIVOS

No documento Plano SUL 20set 09 (páginas 71-76)

XVIII DIRETRIZES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 18.1 Sensibilização e conscientização turística da população

XIX. DEFINIÇÃO DO PLANO FÍSICO, PLANO OPERACIONAL E PLANOS ALTERNATIVOS

19.1 PLANO FÍSICO

DE ACORDO COM BOULLÓN (2002, P. 14), A MELHOR FORMA DE DETERMINAR UM ESPAÇO TURÍSTICO É ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO EMPÍRICA DA DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS E DOS EMPREENDIMENTOS PRESENTES EM UMA DETERMINADA ÁREA.

A análise dos atrativos e dos equipamentos turísticos da região do Pântano do Sul permitiu identificar os componentes turísticos da região sul da Ilha de Santa Catarina e desta forma propiciar a base para a elaboração de um plano físico de desenvolvimento turístico para a área.

A região, que compreende o distrito do Pântano do Sul, foi dividida horizontalmente em parte norte - Armação - e parte sul - Pântano do Sul. Em seguida foram identificados, em cada uma das áreas os seus respectivos atrativos turísticos, conforme pode ser observado no quadro 01.

Quadro 05. Relação de atrativos do Sul da Ilha de Santa Catarina

Fonte: Elaborado pelo autor Relação de Atrativos do Pântano do Sul

Armação Pântano

C1. Capela Sant´Ana C3. Igreja Pântano do Sul

C2. Colônia de Pesca da Armação C4. Colônia de Pesca Pântano do Sul C8. Sítio Arqueológico da Ilha do Campeche C5. Sítio Arqueológico do Morro do Cemitério N1. Praia do Morro das Pedras C6. Lanço de Tainha

N2. Trilha do Saquinho (Lagoa do Peri) C7. Festa do Padroeiro do Pântano do Sul N3. Mirante do Morro das Pedras N12. Praia da Lagoinha do Leste

N4. Parque do Peri N13. Lagoinha do Leste

N5. Trilha da Restinga (Parque do Peri) N14. Mirante da Lagoinha do Leste N6. Trilha da Gurita (Parque do Peri) N15. Praia do Pântano do Sul N7. Lagoa do Peri N16. Praia dos Açores N8. Cachoeira do Peri N17. Cachoeira da Solidão N9. Praia da Armação N18. Praia da Solidão

N10. Praia do Matadeiro N19. Trilha Saquinho - Naufragados N11. Trilha Matadeiro - Lagoinha N21. Trilha Pântano - Lagoinha N20. Ilha do Campeche

A região norte, formada por 15 (quinze) atrativos turísticos, foi caracterizada como uma Área Turística e nomeada Área Turística da Armação (Ver figura 06), pois apresenta, conforme definido por Boullón (2002 p. 83),

[pelo menos 10 atrativos turísticos] contíguos, [além] de uma infra-estrutura de transporte e comunicação que relacione entre si todos os elementos turísticos que a integram. Para que possam funcionar como um sub- sistema, requerem a presença mínima de um centro-turístico e (Boullón, 2002 p. 83).

De acordo com o mesmo autor (2002, p.84), o centro turístico, “é todo conglomerado urbano que conta em seu próprio território ou dentro de seu raio de influência com atrativos turísticos de tipo e hierarquia suficientes para motivar uma viagem turística”, conforme pode ser observado na área em questão (área que se estende do centro do bairro do Pântano do Sul ao centro do bairro da Armação).

Na Área Turística da Armação, se encontra um outro elemento do espaço turístico conhecido como Unidade Turística e que na região foi chamada Unidade

Turística da Lagoa do Peri, assim considerada por apresentar

[...] concentrações menores de equipamentos que se produzem para explorar intensivamente um ou vários atrativos [no caso a Lagoa do Peri] situados em junto do outro, ou, o que é mais exato, um dentro do outro, como é o caso de uma fonte de águas termais rodeada por uma floresta tropical habitada por aves de aspecto chamativo (Boullón, 2002 p. 95).

Finalmente, a Área Turística da Armação, apresenta um último elemento do espaço turístico conhecido como Conjunto Turístico, ao qual foi dado o nome de

Conjunto Turístico da Ilha do Campeche que, de acordo com Boullón (2002)

refere-se aos agrupamentos com menos de dez atrativos turísticos de qualquer hierarquia e categoria, que esteja conectado a uma rede de estradas, como acontece justamente com os atrativos localizados na Ilha do Campeche, que estão conectados a infra-estrutura turística do Ilha de Santa Catarina, através do acesso marítimo, via Armação do Pântano do Sul.

Já a região sul, composta por 14 (quatorze) atrativos, também foi definida como uma área turística, a qual foi chamada de Área Turística do Pântano do Sul.

Além dos atrativos turísticos, a Área Turística do Pântano do Sul é formada por uma série de equipamentos de infra-estrutura turística e de apoio ao turismo e apresenta, ainda, um centro turístico na região próxima a Praia do Pântano do Sul.

Esta área turística é formada, ainda, por um Conjunto Turístico, denominado

Conjunto Turístico da Lagoinha do Leste, e que é formado pelos atrativos da

Trilha da Lagoinha do Leste, Lagoinha do Leste, Mirante da Lagonha, Praia da Lagoinha do Leste e Trilha de Matadeiro à Lagoinha do Leste.

Juntas a Área Turística do Pântano do Sul e da Armação formam a Zona

Turística Armação – Pântano do Sul.

A zona turística é definida por Boullón (2002, p. 80) como

[...] a maior unidade de análise e estruturação do universo espacial turístico de um país [ou região]. [...] Sua dimensão mínima é imediatamente maior que a máxima alcançada por um complexo turístico (Boullón, 2002 p. 80).

Outra característica importante da zona turística é que ela deve contar com pelo menos 10 atrativos turísticos suficientemente próximos, independente de sua categoria.

A zona turística deve contar também

[...] com equipamentos, serviços turísticos e 2 [dois] ou mais centros turísticos, e estar provida de uma infra-estrutura de transportes e comunicações, que relacione entre si os dois principais elementos que a integram com outras zonas e elementos do espaço turístico (Boullón, 2002 p. 82).

19.2 PLANO OPERACIONAL

19.2.1 Definição dos Programas e projetos

19.2.1.1 Sensibilização e conscientização turística da população

a. Palestras de sensibilização e conscientização turística

b. Atividade extra-curricular para sensibilização e conscientização turística nas escolas básicas

19.2.1.2 Incentivo ao fortalecimento cultural da região

a. Incentivos financeiros para manutenção de barcos

b. Incentivo a realização de eventos e manifestações culturais típicas

19.2.1.3 Capacitação e valorização dos recursos humanos ligados ao turismo

a. Programa de capacitação para colaboradores das empresas turísticas b. Treinamento de Recursos Humanos

19.2.1.4 Formatação do produto turístico do Pântano do Sul

a. Valorizar as experiências culturais na concepção dos roteiros turísticos

b. Criar produtos turísticos integrados aos eventos esportivos realizados na região c. Valorizar a experiência de avistamento de baleias

d. Criação e captação de eventos durante a Copa do mundo

e. Formatação de roteiros integrados com produtos que fortaleçam a vivência do turista

f. Divulgação da cultura local e do Distrito do Pântano do Sul nos eventos

19.2.1.5 Implantação e melhoria da infra-estrutura urbana e turística no Pântano do Sul

a. Implantação de infra-estrutura adequada nos atrativos turísticos b. Melhoria da infra-estrutura urbana da região

c. PhotoSpot – Projeto de identificação de pontos para fotografias

19.2.1.6 Divulgação do produto turístico Pântano do Sul

a. Criação de comunidades virtuais (Orkut, Facebook, Twitter e etc) e blogs para apresentar ações em desenvolvimento e promover o turismo da localidade.

b. Produção de material promocional do Pântano do Sul (site, mapas e folders).

19.2.1.7 Articulação institucional para promover a gestão integrada do turismo no Distrito do Pântano do Sul

a. Fortalecimento do turismo através do elaboração de políticas públicas para o turismo na região

19.2.1.8 Certificação das empresas turísticas da região - PCTS

19.2.1.9 Incentivo a geração de empreendimentos turísticos e prestadores de serviços

No documento Plano SUL 20set 09 (páginas 71-76)

Documentos relacionados