• Nenhum resultado encontrado

Avaliação de Política, eficiência, eficácia e efetividade 1 Conceituando eficiência, eficácia e efetividade

As palavras eficiência, eficácia e efetividade têm todas a mesma raiz, de origem latina, com o significado de produzir um efeito. No português arcaico encontram-se apenas registros do vocábulo eficiência, e apesar dos dicionários da língua portuguesa apresentarem essas palavras, muitas vezes, como sinônimos, diversos autores técnicos têm lhes atribuído novos valores, o que pode gerar certa confusão.

Apresenta-se a seguir uma revisão do significado de cada um dos termos.

Eficiência

Eficiência – eficácia sf “eficiência”/ efficatia XV / do lat. efficacia-ae // afficaz XV /do lat. efficax-acis // efici ÊNCIA/ efficiencia 1813/ do lat. efficientia-ae // eficiente/ efficiente XVII / do lat. effciens-entis, part. pres. de efficère./ ença – encia, suf. nom. do lat. entia, que formam substantivos oriundos de verbos com o significado de ação ou o resultado da ação. 1813 data provável de sua primeira ocorrência na língua portuguesa; o fato, porém de haver atribuído uma data de primeira ocorrência para determinado vocábulo não significa, de modo algum, que essa data não possa ser recuada (CUNHA, 1986).

Eficiência é a virtude de produzir um efeito ao menor custo, diz o Aurélio; Ação, força, virtude de produzir um efeito, eficácia (HOLANDA, 1996).

Para Houaiss (2001), pode ser:

poder, capacidade de uma causa produzir um efeito real; qualidade ou efeito de ser efetivo; efetividade;

virtude ou característica de uma pessoa, máquina, técnica, empreendimento, etc. conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndio de energia, tempo ou meios;

Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG 46 produtividade econômica, rendimento; trabalho ou atuação realizados com pouco ou nenhum esforço perdido; e

adm. qualidade ou característica de quem ou do que, num nível operacional, cumpre suas obrigações e funções quanto à norma. Para Ballart (1992), é a medida dos custos em que se tem efetivamente incorrido para produzir os resultados pretendidos por um determinado programa.

Para Cohen e Franco (1993) a eficiência pode ser definida como a relação existente entre os produtos e os custos dos insumos, e o conceito de eficiência pode ser considerado a partir de duas perspectivas complementares: se a quantidade de produto está pré-determinada, procura-se minimizar o custo total ou o meio utilizado para a sua geração; se o gasto total está previamente fixado, procura-se otimizar a combinação de insumos para maximizar os produtos.

Last (2001) define eficiência como sendo o efeito ou o resultado encontrado em relação ao esforço desenvolvido em termos de recursos (financeiros e materiais) e tempo. O processo de fazer o melhor uso de recursos escassos.

Para Rico et al. (1998) nem sempre se pode utilizar os mesmos referenciais para o conceito de eficiência nos setores público e privado pois, muitas vezes nas políticas sociais há necessidade de incorporar subsídios.

[...] dado o objetivo de redução de desigualdades, justifica-se uma política de subsídios, o que não está de acordo com uma concepção de eficiência que busca apenas minimizar custos. No entanto, este instrumento não elimina a necessidade de aplicar uma política de subsídios com o maior grau de eficiência possível, eliminando custos desnecessários e não condizentes com o principio da eqüidade(RICO et al.,1998).

No conceito de eficiência o que é diferencial e já consagrado é a relação com recursos e tempo na obtenção dos mesmos resultados, o que também é ressaltado em alguns dicionários de língua estrangeira.

Efficiency – the quality of doing sth well with no waste of time or money; (technical) the relationship between the amount of energy that goes into a machine or an engine, and the amount that it produces (OXFORD, 2004).

Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG 47 [tradução: Eficiência-qualidade de fazer algo bem feito sem desperdício de tempo ou dinheiro; (técnico) a relação entre a quantidade de energia consumida por uma máquina e a quantidade que ela produz.]

Efficience – capacité de produire quelque effet; rendement satisfaisant imputable a une recherche systematique; l’efficience d’une thecnique, d’une enterprise (LARROUSSE, 1972).

[tradução: Eficiência - capacidade de produzir qualquer efeito; rendimento satisfatório verificável por pesquisa sistemática; a eficiência de uma técnica, de uma empresa.]

Efficient – qui contient de bons resultants; competent (LARROUSSE, 1972).

[tradução: Eficiente - que apresenta bons resultados; competente]. Na área ambiental, o termo eficiência é bastante utilizado para designar o desempenho de sistemas de controle como filtros ou estações de tratamento de efluentes, designando a capacidade das diversas tecnologias na remoção de poluentes. É sabido, por exemplo, que, no controle de emissões de partículas, os filtros de manga apresentam uma eficiência média de 90% e o tratamento primário de esgotos domésticos uma eficiência de cerca de 40% na remoção de DBO – Demanda Bioquímica de Oxigênio.

Eficiência de uma máquina ou de uma tecnologia é o rendimento apresentado para a

obtenção dos resultados.

No nível do esforço de trabalho o termo eficiência também é aplicado ao rendimento pessoal; assim, um técnico que analisa um número n de processos de licenciamento ambiental em um dado tempo t será considerado eficiente se as médias desses parâmetros, para análise em uma instituição forem, por exemplo, n/2 ou 2t, observada a qualidade dos resultados. Nesses casos, o técnico é considerado eficiente, competente.

Observa-se que há necessidade de um referencial, um padrão, para comparação, que tanto pode ser uma média, uma meta definida, ou o melhor desempenho conhecido, também denominado de benchmark.

O raciocínio pode ser análogo para as instituições, que também podem ser classificadas como eficientes quando produzem seus resultados operacionais reduzindo custos, recursos

Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG 48 humanos ou materiais, e/ou tempo; ou com os mesmos recursos e tempo produzem resultados aumentados. Nesses casos, a eficiência é uma medida de avaliação de um processo, ou de um conjunto de processos.

Na política pública a avaliação de eficiência deve ser a relação entre o esforço empregado na sua implementação e os resultados alcançados. (FIGUEIREDO e FIGUEIREDO, 1986).

Esse conceito é reforçado por Garcia (2001) ao propor que a eficiência é a relação existente entre o realizado e o programado, considerando os custos do realizado em relação ao custo total programado.

Mr Mr Tr Cr Mp Mr Tp Cp (1) Mp Tr Cr Mp Tr Cr Tp Cp Tp Cp = Ee = =

na qual: Mr são as unidades realizadas da meta programada;

Tr é o tempo real gasto para a realização das unidades da meta Mr;

Cr é o custo real da ação;

Mp é a meta programada;

Tp é o tempo planejado para realizar a meta total; e

Cp é o custo programado da ação.

Dessa forma, o método mais adequado para avaliação de eficiência de programas e ações de políticas públicas consistiria na obtenção do quociente entre o planejado e o executado, considerando os custos, conforme a equação (1).

Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG 49 Eficácia

Nos dicionários da língua portuguesa o termo eficácia significa a qualidade ou propriedade de eficaz; eficiência. Eficaz é o que produz o efeito desejado; que dá bom resultado. (HOLANDA, 1996).

Segundo Cunha (1986), Eficácia é:

virtude ou poder de produzir determinado efeito; segurança de um bom resultado;

real produção de efeitos; e

adm. qualidade ou característica de quem ou de que , num nível de chefia, de planejamento, chega realmente a consecução de um objetivo (há eficiência na ação do seu gerente, mas não eficácia); Eficácia, qualidade de eficaz, que produz efeito, que produz muito, que dá bom resultado.

No entender de Ballart (1992) a eficácia examina a medida da mudança que produz na direção desejada e enquanto, na visão de Cohen e Franco (1993), “operacionalmente, eficácia é o grau em que se alcançam os objetivos e as metas de um projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independente dos custos implicados.”

Efficacité – qualité de ce qui produit; l’effet qu’on attend; efficacité d’um moyen (LARROUSSE, 1972)

[tradução: qualidade do que é produzido; o efeito esperado; eficácia de um meio]

Efficacy – the ability of sth, specially a drug or a medical treatment to produce the results that are wanted; syn – Effectiveness (OXFORD, 2004).

[tradução: Eficácia - capacidade de alguma coisa, especialmente os resultados esperados de um medicamento ou de um tratamento médico; sinônimo: Efetividade]

Segundo Figueiredo e Figueiredo (1986), na área das políticas públicas, o mais usual são as avaliações de eficácia, pela facilidade e custos mais baixos. Esse tipo de avaliação verifica as metas ou instrumentos propostos e os efetivos atingidos ou empregados.

Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG 50 Segundo Rico et al. (1998) o avaliador compara as metas propostas e as atingidas, com base nas informações disponíveis, e conclui pelo sucesso ou fracasso da política.

Segundo Garcia (2001) “eficácia é o grau em que se atingem os objetivos e as metas de uma ação orientada para um alvo particular, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos nos quais se incorra.”

Mr Mr Tr Mp Mr Tp (2) Mp Tr Mp Tr Tp Tp = Ea = =

Ou seja, eficácia é o quociente entre os produtos (metas realizadas x tempo planejado) e (metas programadas x tempo realizado).

Se Ea > 1 a ação é mais do que o planejado (muito eficaz).

Se Ea = 1 a ação é como o planejado (eficaz).

Se Ea < 1 a ação é inferior ao planejado (ineficaz).

Entretanto para alguns autores eficácia refere-se aos resultados que um processo possa produzir. HARTZ (1997) considera que eficácia de um serviço de saúde é a capacidade desse serviço de modificar o estado de saúde de uma população.

Efetividade

Segundo Cunha (1986), Efetividade é:

caráter, virtude ou qualidade do que é efetivo (capaz de produzir um efeito real);

capacidade de produzir o seu efeito habitual, de funcionar normalmente;

capacidade d atingir seu objetivo real; realidade verificável; e

adm. qualidade do que atinge os seus objetivos estratégicos, institucionais, de formação de imagem etc.

Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG 51 Efetividade – qualidade do que é efetivo, que tem efeito real, verdadeiro, positivo, permanente; o que existe realmente. (HOLANDA, 1996).

Effectif – qui existe reellement (LARROUSSE, 1972) [tradução: Efetivo – que existe realmente]

Nos dicionários de língua inglesa pesquisados, effectiviness aparece sempre como sinônimo de efficacy.

Apenas no campo da Epidemiologia encontra-se uma conceituação distinta, em termos de avaliação, para efetividade, ao considerar que a eficácia é traduzida pelos resultados obtidos em condições ideais, num universo experimental controlado, e que a efetividade se refere aos resultados em circunstâncias reais, rotineiras. Por exemplo, a eficácia de um medicamento no tratamento de uma doença pode ser de 90% e sua efetividade, sob determinadas condições, de apenas 60%.

Transcreve-se a seguir a conceituação para eficiência, eficácia e efetividade segundo Last (2001).

Efficiency 1- the effects or end results achieved in relation to the effort