• Nenhum resultado encontrado

Avaliação processual e continuada – construção do Instrumento de Acompanhamento da

4. PROGRAMAÇÃO DE ENSINO EM DANÇA EDUCATIVA VOLTADA A CRIANÇAS

4.10 Avaliação processual e continuada – construção do Instrumento de Acompanhamento da

O Instrumento de Acompanhamento da Aprendizagem em Dança Educativa (IAADE) está relacionado com a programação apresentada no item 4.6 e foi desenvolvido especificamente para crianças com deficiência física, todavia, como apresenta ser de fácil aplicação, pode ser aplicado em outros tipos de população (com ou sem deficiências) e em diferentes fases do desenvolvimento.

Esse instrumento avalia a aprendizagem do participante sessão a sessão, envolvendo habilidades desenvolvidas durante todo o programa, sendo uma avaliação somativa. Por exemplo: na primeira sessão são propostas certas atividades que são avaliadas por uma parte do instrumento, tendo em vista que ele só será preenchido totalmente ao finalizar o programa e todo o conteúdo for desenvolvido junto aos participantes. Ao final da sessão, o professor preenche o IAADE e, mediante essa avaliação, consegue verificar o nível de aprendizagem dos participantes referente às habilidades desenvolvidas até o momento. Com a avaliação realizada, o professor efetua o planejamento e elabora as atividades para a sessão seguinte com diferentes graus de dificuldades com a finalidade de possibilitar a assimilação da aprendizagem e promover o ensino de novos conteúdos.

Esse instrumento auxilia o professor a verificar se os participantes compreenderam e aprenderam o conteúdo desenvolvido na sessão anterior, permitindo identificar e retomar as atividades que os participantes apresentaram dificuldades e, então, propor novas atividades e em diferentes graus de complexidade a cada sessão até o final do programa.

O IAADE somente será preenchido completamente quando todas as atividades envolvendo todas as habilidades a serem trabalhadas em todo o programa forem desenvolvidas. A figura 2 apresenta uma simulação do preenchimento das questões desse instrumento (eixo Y) relacionado ao decorrer das sessões do programa de dança educativa (eixo X), podendo inferir a possível evolução dos participantes.

Figura 2. Simulação entre a possível evolução dos participantes durante as sessões do

programa em relação ao instrumento.

Fonte: própria autora.

Como mencionado, esse instrumento está relacionado ao cronograma da programação em dança educativa como um todo, que está dividido em quatro momentos: 1) contato com o próprio corpo, 2) contato com o outro, 3) o corpo no espaço e 4) o corpo em movimento (descritos no item 4.6). Esses momentos são transferidos para o IAADE e descritos como aspectos avaliados durante o programa envolvendo várias habilidades.

Essa subdivisão entre aspectos avaliados e habilidades programadas foi organizada com o intuito de facilitar a avaliação sessão a sessão e verificar até qual momento do programa os participantes conseguiram avançar. Sendo assim, o aspecto “contato com o próprio corpo” envolve as habilidades acerca da lateralidade, ritmo, equilíbrio, etc. A seguir, o quadro 5 descreve os aspectos com suas respectivas habilidades:

Quadro 5. Descrição dos aspectos avaliados pelo Instrumento de Acompanhamento da

Aprendizagem em Dança Educativa (IAADE), das habilidades envolvidas e número de questões.

Aspectos Habilidades desenvolvidas N. de

questões “contato com

o próprio corpo

Controle corporal e postural na posição sentada e em pé, mobilidade articular, esquema corporal, lateralidade, ritmo e equilíbrio.

10

“contato com

o outro Contato físico e visual entre os participantes. 2 “o corpo no

espaço Deslocamento em pé e no chão pelo espaço, orientação espacial e fatores de movimento (tempo, espaço, peso e fluência).

8

“o corpo em

movimento Fatores de movimento em conjunto, criação e improvisação. 3 Fonte: própria autora.

No presente estudo, sugere-se que primeiro o participante deva “conhecer o próprio corpo”, para, então, conhecer o corpo do outro. A partir do contato com os outros corpos, então o participante poderá compreender como seu corpo se movimenta no espaço para assim ampliar seus movimentos corporais envolvendo todo o conteúdo aprendido.

A ordem das habilidades descritas no instrumento foi estabelecida pela pesquisadora, todavia, ressalta-se que, se por algum motivo, o equilíbrio tenha sido desenvolvido antes da lateralidade, não há comprometimento algum no processo de aprendizagem dos participantes, visto que o foco está no conteúdo como um todo e não ordem em que os participantes aprenderão cada habilidade. E também, nada impede que em pesquisas futuras sejam estabelecidas outras habilidades para serem desenvolvidas junto aos participantes, sendo este instrumento de observação flexível, adequando-se a organização da programação e as estratégias de ensino estabelecidas pelo profissional.

O IAADE deve ser utilizado ao final de todas as sessões para avaliar continuamente o processo de aprendizagem dos participantes durante o programa de dança educativa, permitindo também, verificar a evolução dos mesmos.

Esse instrumento, presente no Apêndice A, consiste em 21 questões que acompanham a aprendizagem desenvolvida e observada durante um programa de dança educativa. Cada uma dessas questões possui pontuação de um à cinco, sendo descrita como Insuficiente, Regular, Bom, Muito Bom e Ótimo. .

A título de exemplificação, será apresentada uma das questões correspondente ao aspecto “O CORPO NO ESPAÇO”, visando ilustrar a forma de detalhamento referente a determinados componentes da avaliação da aprendizagem.

17. Em relação à compreensão do termo FLUÊNCIA, a criança:

a) Não compreende o significado.

b) Compreende apenas a fluência livre, mas não compreende a fluência contida (ou vice-versa).

c) Compreende a fluência livre e consegue realizar movimentos com tal qualidade, mas não realiza movimento com a qualidade contida (ou vice-versa).

d) Compreende fluência livre e contida, realizando os movimentos com essas qualidades demonstrando insegurança.

e) Compreende a fluência livre e contida e realiza movimentos com tais qualidades demonstrando segurança.

Assim, cada questão será avaliada quando for iniciado o desenvolvimento do fator em análise, sendo que a letra A corresponde ao menor valor (insuficiente = um) e a letra E corresponde ao maior valor (ótimo = cinco), referente ao melhor desempenho.

Foi elaborada também, uma ficha de registro (APÊNDICE B), que deve ser preenchida individualmente para cada participante e compreende os seguintes itens: a numeração das 23 questões, uma breve descrição do que é avaliado em cada questão, a quantidade de sessões realizadas durante o programa, valor que o participante atingiu em cada questão de cada sessão (valor de um à cinco) e a somatória das questões por sessão. Desse modo, há a avaliação de cada questão, podendo verificar a evolução mediante cada habilidade e cada aspecto desenvolvido durante o programa e uma avaliação com a somatória de pontos, verificando a evolução do participante sessão a sessão. Ressalta-se que, quando as habilidades avaliadas ainda não foram desenvolvidas junto aos participantes, a questão é preenchida como NE (Não Ensinado).

A seguir, será descrito o método desenvolvido para a aplicação da programação, instrumento e estratégias em dança educativa propostas no presente estudo.