• Nenhum resultado encontrado

B OTÕES DA BARRA DE FERRAMENTAS F ORMATAÇÃO

No documento PowerPoint2000PORTOALEGRE2003 (páginas 164-199)

Assim como a barra de ferramentas Padrão, alguns botões da barra de ferramentas Formatação são da barra do PowerPoint e não são utilizados no gráfico como, por exemplo: os botões de alinha- mento ( ) que permanecem desativados.

Fonte

<Clicando> na seta ( ) do botão será exibida a lista de fontes para a formatação do texto do gráfico. Tamanho da fonte

<Clicando> na seta ( ) do botão será exibida a lista dos tamanhos de fontes para aplicarmos ao texto selecionado.

OBS: para aplicarmos o mesmo tipo de fonte e tamanho de fonte a todos os textos do gráfico deve- mos selecionar a área do gráfico. Mas, para formatarmos com fontes diferentes os textos dos eixos, da legenda, dos dados e do título devemos selecionar os itens separadamente.

Negrito

Ativa ou desativa o estilo negrito no texto selecionado. Itálico

Ativa ou desativa o estilo itálico no texto selecionado. Sublinhado

Ativa ou desativa o estilo sublinhado no texto selecionado. Estilo de moeda

Formata os números do eixo valores (eixo Y) e/ou os números digitados na planilha de dados com estilo de moeda, ou seja, acrescenta a unidade monetária e as casas decimais ao número.

Estilo de porcentagem

Formata os números do eixo valores (eixo Y) e/ou números digitados na planilha de dados com estilo de porcentagem, ou seja, acrescenta o símbolo de por cento (%) ao número.

Separador de milhares

Formata os números do eixo de valores (eixo Y) e/ou números digitados na planilha de dados com os símbolos separadores, ou seja, acrescenta o ponto a cada três casas numéricas e a vírgula nas casas decimais do número.

Aumentar casas decimais

Aumenta o número de casas decimais do número formatado pelo Estilo de moeda, Porcentagem ou Separador de milhares.

Diminuir casas decimais

Diminui o número de casas decimais do número formatado pelo Estilo de moeda, Porcentagem ou Separador de milhares.

Por exemplo:

Inclinar texto para baixo

Inclina o texto do eixo de valores ou do eixo de categorias para baixo.

Inclinar texto para cima

Inclina o texto do eixo de valores ou do eixo de categorias para cima.

A maior parte dos recursos de formatação de gráficos possuem atalhos nas barras de ferra- mentas, como acabamos de estudar.

Por exemplo:

Para modificarmos as características do tipo de gráfico escolhido, podemos acessar o menu

Gráfico da barra de menus e <clicar> no item Tipo de gráfico.

Ao ser acessada a caixa de diálogo Tipo de gráfico podemos escolher uma variação do tipo de gráfico atual, selecionando-a no item Subtipo de gráfico da guia Tipos Padrão. Ou, acessar a guia Tipos personalizados e mudar mais ainda a aparência do gráfico.

Para alterarmos os itens do gráfico como inserir Título e outros, podemos acessar o menu

Ao ser acessada a caixa de diálogo Opções de gráfico poderemos alterar os itens do gráfico através dos recursos disponíveis nas guias da caixa.

Se a área reservada ao gráfico for insuficiente, podemos aumentá-la para que o gráfico fique com uma aparência melhor no slide.

O procedimento para aumentarmos ou diminuirmos a área reservada ao gráfico é o mesmo utilizado no trabalho com as tabelas, como vimos anteriormente, ou seja, basta posicionarmos o mouse sobre uma alça de dimensionamento e arrastá-la até alcançar o tamanho adequado.

Ao terminarmos o trabalho com o gráfico de- vemos <clicar> fora da área reservada (num espa- ço do slide) para inseri-lo no slide.

O

RGANOGRAMA

O Microsoft Organization Chart é um aplicativo que acompanha o pacote Office 2000 e tem como objetivo auxiliar na criação de gráficos organizacionais, chamados de organogramas. Mantém interação não só com o PowerPoint mas, com todos os programas que compõem o pacote.

Para inserirmos um organograma no slide, primeiro será necessário criá-lo no Microsoft Organization Chart e depois anexá-lo.

Como já fizemos com o MS-Graph, podemos iniciar o MS–Organization Chart por dois cami- nhos:

Através da barra de menus <clicando> no item Inserir, apontando para o item Figura e depois <clicando> em Organograma;

Através do Layout do slide.

A

TRAVÉS DO

M

ENU

I

NSERIR

Como já fizemos anteriormente, antes de acessarmos o recurso para inserção do organograma, precisamos aplicar ao slide um layout que não possua área reservada para organogramas. Podemos utilizar o layout de slide em branco ou o layout de somente título.

Após termos definido o layout do slide, na barra de menus devemos <clicar> no item Inserir, posicionar o mouse sobre o item Figura e depois <clicar> em Organograma.

Ao acessá-lo, paralelamente estaremos abrindo um aplicativo cujas funções são independen- tes das do PowerPoint e será apresentado em sua própria janela.

A

TRAVÉS DO

L

AYOUTDO SLIDE

Para aplicarmos o layout de organograma ao slide basta acessarmos o recurso Layout do slide através da barra Tarefas comuns ou, na barra de menus <clicando> no item Formatar e depois <clicando> em Layout do slide.

Depois de selecionado é só <clicar> no botão que o slide terá a área reservada. Ao ser acessada a caixa de diálogo Layout do slide devemos <clicar> no layout que possui área reservada à organograma.

Para acessarmos o aplicativo MS Organization Chart deveremos executar um <duplo clique> sobre a área reservada.

O aplicativo Microsoft Organization Chart será executado em uma janela independente. Como padrão, é apresentado um modelo inicial de organograma com 4 caixas e formatadas com os mesmos padrões atribuídos aos objetos desenhados.

O organograma é formado por caixas ligadas por linhas. Estes objetos podem ser formatados individualmente ou em conjunto, dependendo da seleção.

As caixas possuem campos específicos onde serão digitadas as informações. Os campos são os espaços reservados e identificados por rótulos de campo. E, cada caixa possue 4 campos.

Os dois primeiros campos aparecem com uma instrução “Digite o nome aqui” e “Digite o título aqui” sugerindo o tipo de informação que deverá ser inserida.

CAMPO

RÓTULODE CAMPO

Para facilitarmos o nosso trabalho podemos maximizar a janela do MS Organization Chart. Podemos iniciar a montagem do organograma a partir do modelo padrão disponível ou esco- lher outro estilo de organograma.

Na barra de menus <clicando> no item Estilos poderemos selecionar o tipo de organograma mais adequado.

Para digitarmos na caixa devemos <clicar> sobre o campo onde o texto será inserido e digitar o conteúdo.

Para digitarmos no campo abaixo basta pressionarmos a tecla <Enter>. E, para digitarmos em outra caixa basta <clicarmos> sobre o campo correspondente.

OBS: caso não seja preciso utilizar o outro campo, apague a instrução deixando somente o rótulo do campo.

Para acrescentarmos caixas no organograma podemos recorrer aos botões da localizados abaixo da barra de menus.

A posição das caixas, no sentido horizontal, representam um nível dentro da estrutura do organograma.

Por exemplo:

Para inserirmos uma caixa abaixo de outra já existente, devemos <clicar> no botão e depois <clicar> sobre a caixa na qual a nova caixa ficará vinculada.

<Clicando> no botão será inserida uma nova caixa do lado esquerdo da caixa selecionada.

<Clicando> no botão será inserida uma nova caixa do lado direito da caixa sele- cionada.

<Clicando> no botão será uma nova caixa acima da caixa selecionada.

<Clicando> no botão será inserida uma nova caixa abaixo da caixa selecionada inserindo um novo nível no organograma.

Depois de montado o organograma, precisaremos dar-lhe uma aparência mais sofisticada. Podemos aplicar formatações ao texto inserido nas caixas, nas linhas que fazem a estrutura do organograma, nas caixas, no título do organograma e no fundo do organograma.

Para aplicarmos as formatações é necessário selecionar o item que será modificado

A seleção poderá ser individual – se formos aplicar formatação a um item – ou podemos selecionar um grupo – se formos aplicar a mesma formatação a vários itens.

„ Para selecionarmos uma caixa, basta darmos um <clique> sobre ela com a ferramenta Selecionar ( ) ativada.

„ Para selecionarmos o texto dentro da caixa, devemos arrastar o mouse sobre o texto mantendo o botão esquerdo pressionado.

„ Para selecionarmos várias caixas juntas, devemos arrastar o mouse ao redor de todas elas com a ferramenta Selecionar ( ) ou, <clicarmos> na primeira caixa da seleção e, mantendo a tecla <Shift> pressionada <clicar> nas próximas caixas.

Dica: Para selecionarmos as linhas podemos utilizar o mesmo procedimento de seleção das caixas. E, para formatarmos todo o texto de uma caixa, ou de várias caixas, podemos selecionar somente a caixa.

F

ORMATAR O

T

EXTO

Para formatarmos o texto inserido nas caixas, devemos selecionar o texto ou as caixas e, na barra de menus <clicar> no item Texto.

Para alterarmos o tipo de fonte, o estilo e o tamanho da fonte devemos <clicar> no item Fonte...

Após efetuarmos as alterações na caixa de diálogo Fonte basta <clicarmos>

no botão .

Para aplicarmos uma cor ao texto devemos <clicar> no item Cor...

E, na paleta de cores da caixa de diálogo Cor devemos <clicar> sobre a cor escolhida e depois <clicar> no botão .

Para aplicarmos um alinhamento ao texto, basta <clicarmos> no tipo de ali- nhamento disponível no item Texto.

ANOTAÇÕES

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

F

ORMATAR

C

AIXA

Para mudarmos a aparência das caixas do organograma, podemos selecionar uma ou várias caixas de acordo com o objetivo da formatação e, na barra de menus <clicar> no item Caixas.

Para aplicarmos uma cor de preenchimento à caixa devemos <clicar> no item Cor...

Na paleta de cores da caixa de diálogo Cor... devemos <clicar> sobre a cor escolhida e <clicar> no botão .

Para aplicarmos um efeito de sombra à caixa, deve- mos posicionar o mouse no item Sombra e, no submenu apre- sentado selecionar o tipo de sombra a ser aplicado.

Para alterarmos o estilo da linha de contorno da caixa, devemos posicionar o mouse sobre o item Estilo da Borda e, no submenu apresentado selecionar o estilo de linha a ser aplicado.

Para aplicarmos uma cor à linha de contorno da caixa, devemos <clicar> no item Cor da Borda...

Na paleta de cores da caixa de diálogo devemos <clicar> sobre a cor escolhida e <clicar> no botão .

Para alterarmos o estilo da linha devemos posicionar o mouse no item Estilo de linha da Borda e, no submenu apre- sentado selecionar o estilo a ser aplicado.

F

ORMATAR

L

INHAS

As linhas que ligam as caixas formando a estrutura do organograma também podem ser alte- radas. Na barra de menus <clique> no item Linhas.

Para alterarmos a largura das linhas selecionadas devemos posicionar o mouse no item Espessura e, no submenu apresentado sele- cionar a espessura a ser aplicada.

Para alterarmos o estilo da linha devemos posicionar o mouse so- bre o item Estilo e, no submenu apresentado selecionar o estilo de linha a ser aplicado.

Para alterarmos a cor das linhas selecionadas devemos <clicar> no item Cor... Na paleta de cores da caixa de diálogo Cor <clicar> sobre a cor escolhida e depois <clicar> no botão .

T

ÍTULODO

O

RGANOGRAMA

Para digitarmos o texto do título do organograma basta selecioná-lo – arrastando o mouse, com o botão esquerdo pressionado sobre o texto – e formatá-lo com os recursos disponíveis no item

Texto da barra de menus.

F

UNDO DO

O

RGANOGRAMA

Para aplicarmos um cor de fundo no organograma, na barra de menus devemos <clicar> no item Organograma.

Na paleta de cores da caixa de diálogo devemos <clicar> sobre a cor escolhida e <clicar> no

Quando o organograma estiver concluído o aplicativo deverá ser encerrado e o organograma inserido no slide.

Sendo assim, na barra de menus devemos <clicar> no item Arquivo e depois <clicar> em Sair

e Retornar “nome da apresentação”...

Será apresentada uma caixa de mensagem. A advertência informa que o objeto foi alterado e pede confirmação para que ele seja atualizado.

<Clicando> no botão a inserção do organograma no slide será confirmada.

O organograma inserido no slide é considerado pelo PowerPoint um elemento gráfico e, por isso poderá ser tratado como todos os objetos.

Poderemos alterar o tamanho do organograma através das alças de dimensionamento e tam- bém a sua posição na página.

Para alterarmos o organograma inserido basta darmos um <duplo clique> sobre ele para acessarmos novamente o Microsoft Organization Chart.

I

NSERINDO

M

ÚSICA

Além de desenhos, figuras, tabelas e outros elementos gráficos que ilustram a nossa apresen- tação podemos inserir arquivos de músicas que serão executadas durante a apresentação.

Podemos inserir:

Arquivo de música .mid ou .wav;

Uma faixa de música de CD.

Para inserirmos um arquivo de música devemos <clicar> no item Inserir da barra de menus e posicionar o mouse sobre o item Filmes e sons.

No submenu apresentado deveremos selecionar o item que corresponde ao tipo de arquivo que vamos inserir:

„ <Clicando> no item Som do Gallery será acessada a caixa de diálogo Inserir som do Clip Gallery – a mesma do recurso Inserir Figura Clip-Art.

Clip Gallery

O Clip Gallery possui uma variedade de figuras, fotografias, sons e videoclipes que podem ser inseridos nas apresentações. Porém, nem todos estão instalados e precisam ser acessados a partir do CD de instalação do software.

Os arquivos de som do Clip Gallery não são arquivos de músicas (.mid), ou seja, são sons de curta duração utilizados para a animação de objetos.

Se não encontrarmos nenhum clipe de som, podemos importar alguns arquivos da pasta \Windows\Media ou do Clip Gallery Live – um site da Web onde é possível fazer download de clipes de figuras, sons e filmes – e adicioná-los ao Clip Gallery.

„ <Clicando> no item Som do arquivo... será apresentada a caixa de diálogo Inserir som.

Na caixa de diálogo apresentada devemos selecionar no item Examinar o local (disco e/ou pasta) onde está armazenado o arquivo de música.

Selecione o arquivo na lista apresentada e <clique> no .

Antes de completar a inserção do arquivo no slide será apresentada a seguinte caixa de men- sagem.

Para configuramos as alternativas de execução do arquivo de música devemos selecionar o símbolo (com um <clique> sobre ele) e, na barra de menus <clicar> no item Apresentações e depois <clicar> em Personalizar animação.

OBS: ou, <clique> no botão (Efeitos de animação) da barra de ferra-

mentas Formatação. Será ativada a barra de ferramentas Efeitos de

animação. <Clique> no botão para acessar o comando Persona-

lizar animação.

„ <Clicando> no botão o arquivo será inserido já configurado com as alternativas padrões do PowerPoint, ou seja, a apresentação será pausada até a completa execução do arquivo de música.

OBS: se <clicarmos> no botão o arquivo será inserido sem configuração.

O arquivo de som inserido no slide será representado pelo símbolo e poderá ser configura- do para executar a música durante toda a exibição da apresentação ou, executá-la apenas em um

Ao executarmos o comando será apresentada a caixa de diálogo Personalizar animação, com a guia Configurações de multimídia ativada com as alternativas padrões.

Para que o arquivo seja executado do início ao fim da apresentação, sem pausá-la, deve- mos alterar os seguintes itens:

„ ativar o item para que a apresentação continue sendo exibida en- quanto o arquivo de música é executado.

„ ativar o item informando o número do último slide da apresentação.

„ para que o símbolo não apareça no slide durante a apresentação devemos ativar o item .

Ao inserirmos um arquivo de música na apresentação é preciso termos o cuidado de que a música seja executada durante o tempo de exibição da apresentação.

Poderemos controlar e configurar o tempo de duração da exibição da apresentação através do recurso Testar Intervalos que abordaremos mais adiante.

Já, o tempo de execução do arquivo de música inserido no slide, poderemos visualizar <clicando> no botão da caixa de diálogo Personalizar animação.

Caso o tempo de exibição da apresentação seja mais longo do que o tempo de execução do arquivo de música, podemos ativar o item . Assim, ao terminar o tempo de execução da música ela recomeçará, enquanto a apresentação estiver sendo exibida.

Para que o arquivo seja executado somente em um slide, deveremos alterar os seguintes itens:

„ ativar o item para que a apresentação continue sendo exibida en- quanto o arquivo de música é executado.

„ ativar o item informando o número do slide onde será executada a música.

„ para que o símbolo não apareça no slide durante a apresentação devemos ativar o item .

„ depois <clicar> no botão .

Neste caso, quando trocar o slide a música cessará.

OBS: podemos inserir vários arquivos de músicas diferentes. E, colocá-los em slides diferentes.

ANOTAÇÕES ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

„ <Clicando> no item Executar faixa de áudio do CD... será apresentada a caixa de diálogo Opções de filme e

som.

Para configurarmos a música de um CD é melhor tê-lo inseri- do no drive, pois facilitará a configuração.

As informações a respeito do conteúdo do CD de áudio aparecerão na caixa, como por exem- plo: o tempo total de execução do CD, o número de faixas existentes e o tempo de execução de cada faixa individualmente.

„ No item Início: devemos indicar o número da faixa do CD que deverá ser executada na apresentação.

Se, somente uma música for inserida na apresentação, no item Fim: devemos repetir o número da faixa do CD indicado no item Início:.

Se, durante a apresentação mais de uma música tiver que ser executada, indique o núme- ro da faixa final do CD no item Fim:.

„ Depois, é só <clicarmos> no botão . Será apresentada a caixa de mensagem:

<Clique> no botão . No slide aparecerá o símbolo que representa o áudio inseri- do.

Todos os recursos de configuração utilizados para o arquivo de música podem ser utilizados para a configuração da música do CD.

OBS: não devemos esquecer de colocar o CD no drive do computador sempre que formos executar a apresentação.

I

NSERINDO

F

ILMES

Também podemos inserir arquivos de filme (.avi) ou gifs animados em nossa apresentação, tornando-a interessante.

Os arquivos gifs animados são arquivos de figuras com animação.

Para inserirmos um arquivo de filme devemos <clicar> no item Inserir da barra de menus e posicionar o mouse sobre o item Filmes e sons.

No submenu apresentado deveremos selecionar o item que corresponde ao tipo de arquivo que vamos inserir:

„ <Clicando> no item Filme do Gallery será acessada a caixa de diálogo Inserir filme do Clip Gallery – a mesma do recurso Inserir Figura Clip-Art e que tratamos no capítulo anterior.

Assim como os arquivos de músicas, os arquivos de filmes também precisam ser importados. Mas, caso tenhamos arquivos de filmes de outra origem poderemos inseri-los na apresentação.

„ <Clicando> no item Filme do arquivo... será apresenta- da a caixa de diálogo Inserir filme.

Na caixa de diálogo apresentada selecione no item Examinar o local (disco e/ou pasta) onde está armazenado o arquivo de filme.

Selecione o arquivo na lista apresentada e <clique> no .

Antes de completar a inserção do arquivo no slide será apresentada a seguinte caixa de men- sagem.

„ <Clicando> no botão o arquivo será inserido já configurado com as alternativas padrões do PowerPoint, ou seja, a apresentação será pausada até a completa execução

No documento PowerPoint2000PORTOALEGRE2003 (páginas 164-199)