• Nenhum resultado encontrado

O PÇÕES DA V ERIFICAÇÃO O RTOGRÁFICA

No documento PowerPoint2000PORTOALEGRE2003 (páginas 85-141)

Trabalhar com a Verificação Ortográfica é opcional, podemos desativá-la e utilizar o recurso quando o trabalho de digitação e formatação estiver concluído.

Para desativarmos a verificação ortográfica ou alterarmos algumas alternativas de execução, devemos acessar a caixa de diálogo Opções <clicando> no item Ferramentas da barra de menus e depois <clicando> em Opções.

Na caixa de diálogo apresentada devemos <clicar> na guia Ortografia e estilo para termos acesso às alternativas e Ortografia e de Estilos:

Para desativarmos (ou ativar) a Verificação Ortográfica Automática devemos <clicar> na caixa de verificação do item do grupo Ortografia.

Para ocultarmos os sublinhados das palavras não localizadas no dicionário, devemos ativar a alternativa <clicando> na caixa de verificação.

OBS: as linhas vermelhas ficarão ocultas sem desativar a Verificação Ortográfica.

Para desativarmos as sugestões exibidas, devemos <clicar> na caixa de verificação do item .

OBS: as sugestões de correções aparecem na caixa de diálogo Verificar ortografia e no menu de atalho da Verificação Automática.

Quando ativado o item , a verificação ortográfica não examina as palavras escritas em letras maiúsculas. Por exemplo: ÁGUA POTÁVEL.

Quando ativado o item , a verificação ortográfica não examina as pa- lavras combinadas com números. Por exemplo: ASA201.

No item do grupo Estilo, podemos manter ativado o recurso Verificador de Esti- los.

E, <clicando> no botão acessaremos a caixa de diálogo Opções de estilo para definirmos as características dos atributos aplicados na apresentação.

Na guia Maiúsculas/minúsculas e pontuação final podemos definir as características dos tex- tos digitados como título e como corpo de texto.

Assim como, definir a pontuação utilizada na apresentação.

Na guia Clareza visual teremos as alternativas que devem ser verificadas para que os slides não fiquem confusos.

Nos itens do grupo Fontes poderá ser definida a quantidade de fontes diferentes que poderão ser utilizadas na formatação dos textos e o tamanho mínimo da fonte aplicada aos títulos e ao restan- te do texto dos slides.

E, no grupo Legibilidade serão definidas as quantidades de símbolos por slides, linhas nos títulos e linhas nos parágrafos com marcadores.

V

ERIFICADORDE

E

STILOS

Através do recurso Verificador de Estilos podemos verificar a consistência de formatação aplicada ao texto da apresentação e, também pode ser verificada a clareza visual, ou seja, se foram utilizados muitos tipos de letras que podem causar “poluição visual” nos slides.

O verificador de estilos é representado por uma lâmpada que aparece no slide quando este contém atributos discordantes das opções definidas na caixa de diálogo Opções de estilo.

OBS: o verificador de estilos é executado somente quando o Assistente do Office está ativado. Para verificarmos os atributos identificados pelo verificador de estilos basta <clicarmos> sobre a lâmpada e os itens verificados serão apresentados pelo Assistente do Office.

A

UTO

C

ORREÇÃO

Além do recurso de Verificação Ortográfica, o PowerPoint tem um recurso chamado AutoCorreção que realiza a correção do texto automaticamente durante a digitação.

Para verificarmos as alternativas da AutoCorreção ou, até mesmo, acrescentarmos mais pala- vras ao recurso podemos acessá-lo através da barra de menus <clicando> no item Ferramentas e depois <clicando> em AutoCorreção.

Na caixa de diálogo apresentada poderemos identificar as atividades padrões que são execu- tadas pela AutoCorreção.

Com o item ativado, o PowerPoint vai corrigir as palavras que forem digitadas com as duas primeiras letras maiúsculas e as letras restantes minúsculas.

Com o item ativado, sempre que esquecermos de iniciar

uma frase com a primeira letra em maiúscula, o PowerPoint vai corrigi-la.

Com o item ativado, toda vez que digitarmos o nome de um dia da semana, o PowerPoint colocará a primeira em maiúscula.

Com o item ativado, o PowerPoint corrigirá a palavra que foi digitada com a primeira letra minúscula e as letras restantes maiúsculas e desliga a tecla Caps Lock. OBS: normalmente este erro é ocasionado pela tecla Caps Lock que ficou ativada mantendo o

teclado com as maiúsculas ativadas.

O item ativado executa a AutoCorreção, substituindo as palavras que foram digitadas erradas pelo forma correta, conforme está armazenado na lista apresentada abaixo do item.

Para acrescentarmos palavras na lista de AutoCorreção devemos digitar a forma errada no item e a forma correta no item , depois <clicar> no botão .

Por exemplo:

Para excluirmos uma palavra da lista basta selecioná-la e <clicar> no botão . Por exemplo:

I

NSERINDO

E

LEMENTOS

G

RÁFICOS

Uma apresentação repleta de textos e listas slide após slide causará cansaço na platéia. Va- mos incrementar os slides adicionando alguns Elementos Gráficos.

Os elementos gráficos são os objetos inseridos nos slides e podem ser:

Figuras,Desenhos e AutoFormas;

Tabelas e Gráficos;

Organogramas;

Sons e Músicas;

Filmes.

Alguns objetos podem ser inseridos diretamente nos slides ou através dos Layouts que foram definidos para os slides.

Por exemplo:

OBS: já vimos no capítulo “Escolhendo Layout” como aplicar um layout ao slide.

I

NSERINDO

C

LIP

-A

RT

Para inserir figura ClipArt podemos utilizar um dos layouts a seguir: SLIDECOM TABELA SLIDECOM GRÁFICO

SLIDECOM

ORGANOGRAMA

SLIDECOM

FIGURA CLIPART

Depois de aplicarmos o layout desejado ao slide, devemos executar um <duploclique> na área reservada ao objeto será inserido.

Em seguida, será apresentada a caixa do Microsoft Clip Gallery.

Para escolhermos uma figura devemos selecionar, primeiramente, uma categoria <clicando> sobre o desenho que a representa e, na mesma caixa de diálogo serão apresentadas as figuras.

Ao decidirmos por uma das figuras disponíveis devemos selecioná-la com um <clique> sobre o desenho que a representa.

No submenu exibido podemos <clicar> no botão (inserir clipe) ou no botão para que a figura seja inserida no slide.

Na caixa de diálogo apresentada, devemos localizar o disco/pasta no item Examinar: e o arquivo da figura que desejamos inserir na lista apresentada.

I

NSERINDO

F

IGURAS

Podemos também, inserir outros tipos de figuras nos slides, mesmo com layout aplicado. O PowerPoint aceita arquivos de figuras, tais como: .jpg, .tif, .cdr, .gif e .bmp.

Na barra de menus devemos <clicar> no item Inserir, apontar para o item Figura e, no submenu exibido <clicar> em Do arquivo.

Depois de selecionarmos o arquivo devemos <clicar> no botão .

A figura será inserida no slide fora da área reservada.

Com o mouse sobre a figura, arraste-a para cima da área reservada.

I

NSERINDO

W

ORD

A

RT

O WordArt é um dos muitos recursos que encontraremos no PowerPoint para ilustrarmos os slides das nossas apresentações tornando-as atrativas e interessantes.

Com o auxílio da ferramenta WordArt poderemos criar textos sombreados, curvos, inclinados que serão utilizados como títulos, logotipos, etc...

A partir do momento em que o texto se transforma em um objeto do WordArt, as formatações deverão ser efetuadas através dos recursos da barra de ferramentas Desenho, pois ele não será tratado como um texto comum e sim como um Elemento Gráfico.

OBS: o objeto do WordArt, inserido no slide, não é exibido quando ativamos o modo de exibição Estrutura de Tópicos, por isso não será possível incluí-lo na execução da Verificação Ortográ- fica.

Para iniciarmos o WordArt, na barra de menus <clique> no item Inserir, aponte em Figura e, no submenu apresentado <clique> em WordArt.

OBS: também podemos acessar o WordArt através do botão (Inserir WordArt) da barra de ferra-

mentas Desenho.

Ao ser acessado o WordArt, será exibida a caixa de diálogo WordArt Gallery com os modelos disponíveis de textos formatados.

Para selecionarmos um dos modelos disponíveis devemos <clicar> sobre a figura do modelo desejado e <clicar> no botão .

Ao ser exibida a caixa de diálogo Editar texto da WordArt devemos digitar o texto que será inserido no slide.

OBS: para digitar o texto em várias linhas use a tecla <Enter>.

Dica: Podemos alterar a aparência do texto nos itens Fonte:, Tamanho:, (Negrito) e (Itálico) existentes na parte superior da caixa de diálogo.

Após a digitação <clicando> no botão o texto será inserido no slide.

Como padrão, toda vez que o objeto de WordArt do slide é selecionado, a barra de ferramen- tas WordArt é exibida.

Dica: Caso a barra de ferramentas não seja exibida, <clique> com o botão direito do mouse sobre o texto formatado e, no submenu apresentado ative a barra de ferramentas no item Mostrar barra de ferramentas WordArt.

Para efetuarmos algumas modificações nos atributos do texto podemos utilizar os botões da barra de ferramentas WordArt.

Botões da barra de ferramentas WordArt: Inserir WordArt

Acessa a caixa de diálogo WordArt Gallery para a inserção de um novo objeto, usando o mesmo processo visto anteriormente. Neste caso ficarão dois objetos de WordArt no slide.

Editar Texto

Exibe a caixa Editar texto da WordArt para que o texto do objeto selecionado seja alterado.

OBS: para editarmos o texto podemos dar um <duplo clique> sobre o objeto para acessar a caixa Editar texto da WordArt.

WordArt Gallery

Acessa a caixa de diálogo WordArt Gallery para escolhermos outro modelo de texto formatado a ser aplicado ao objeto selecionado.

Formatar WordArt

Acessa a caixa de diálogo Formatar WordArt para alterarmos as cores, o tamanho, a posição e outros atributos do objeto selecionado.

Forma da WordArt

Acessa um submenu com formas diversas que podem ser aplicadas ao objeto selecionado.

Girar Livremente

Quando ativado este recurso, as alças de dimensionamento do objeto ser transformam em pequenos círculos verdes e, com o mouse podemos posicionar o ponteiro sobre um dos círculos e girar o objeto.

Mesmas alturas de letras na WordArt

Este recurso faz com que todos os caracteres do texto fiquem com a mesma altura independente de estarem maiúsculos ou minúsculos.

Texto vertical da WordArt

Este recurso faz com que todos os caracteres do texto fiquem no sentido vertical.

Alinhamento da WordArt

Acessa um submenu com alternativas de alinhamento para ajuste do texto dentro dos limites do objeto.

Alinhamento à esquerda Alinhamento centralizado Alinhamento à direita

Justificar palavra Justificar letra Alongar justificação

Por exemplo:

Espaçamento de caracteres da WordArt

Acessa um submenu com alternativas de espaçamento entre as letras do texto.

Por exemplo:

Muito afastado Muito justo

I

NSERINDO

D

ESENHOSE

A

UTO

F

ORMAS

Através dos recursos disponíveis na barra de ferramentas Desenho podemos criar desenhos usando formas simples como retângulos, linhas, setas ou círculos. Mas, podemos também optar por trabalhar com formas mais específicas como balões, estrelas, faixas, curvas e outros.

Inicialmente vamos rever os botões da barra de ferramentas Desenho.

LINHA SETA ELIPSE

MENU DESENHAR

MENUDE

AUTOFORMAS RETÂNGULO

INSERIR CLIP-ART INSERIR WORDART CORDO PREENCHIMENTO CORDA FONTE CORDA LINHA SELECIONAR OBJETOS CAIXADE TEXTO ESTILO DA LINHA GIRAR LIVREMENTE

ESTILODO TRACEJADO ESTILODA SETA SOMBRA 3D

Agora, começaremos o trabalho com as formas mais simples e, para facilitar os exemplos utilizaremos um slide em branco:

Com a ferramenta Linha podemos desenhar linhas verticais, horizontais e inclinadas.

Ao ativarmos a ferramenta, devemos posicionar o ponteiro do mouse ( ) no local onde será inserida a linha e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado arrastá-lo até definirmos o tamanho da linha.

Para desenharmos uma linha reta no sentido horizontal, vertical ou com ângulo de 45°, devemos manter a tecla <Shift> pressionada enquanto desenhamos a linha.

OBS: uma linha selecionada apresenta duas alças de dimensionamento ( ), uma em cada extremi- dade, para alterarmos o tamanho ( ). E, para movê-la basta posicionar o ponteiro do mouse

Com a ferramenta Seta vamos desenhar linhas com terminais em forma de seta. O procedimento para desenhar uma seta é o mesmo utilizado no desenho da linha.

OBS: podemos desenhar setas exatas – como as linhas –, mantendo a tecla <Shift> pressionada. Com a ferramenta Retângulo podemos desenhar retângulos e quadrados.

Para um retângulo, ao ativarmos a ferramenta devemos posicionar o ponteiro do mouse no local de início do desenho e arrastá-lo com o botão esquerdo do mouse pressionado até a definição do tama- nho desejado.

Ao terminarmos o desenho, o objeto ficará selecionado – apresentando as alças de dimensionamento – e com uma cor de preenchimento já definida.

OBS: a cor padrão utilizada pelo PowerPoint para o preenchimento dos objetos desenhados é a cor verde mas pode ser alterada.

Para um quadrado, ativamos a ferramenta Retângulo e, mantendo a tecla <Shift> pressionada, arras- tamos o mouse com o botão esquerdo do mouse pressionado.

Dica: As alças de dimensionamento de um objeto selecionado nos permite alterar o seu tama- nho e movê-lo para uma outra posição.

Com a ferramenta Elipse podemos desenhar elipses e círculos.

Para uma elipse, ao ativarmos a ferramenta devemos posicionar o ponteiro do mouse no local de início do desenho e arrastá-lo com o botão esquerdo do mouse pressionado até a definição do tama- nho desejado.

Para um círculo, ativamos a ferramenta Elipse e, mantendo a tecla <Shift> pressionada arrastamos o mouse com o botão esquerdo do mouse pressionado.

A ferramenta Caixa de Texto é uma combinação da ferramenta retângulo com as ferramentas de texto, ou seja, podemos desenhar retângulos ou quadrados e digitar texto dentro do objeto.

Ao ativarmos a ferramenta Caixa de Texto podemos desenhá-la em forma de retângulo usando o mesmo procedimento da ferramenta Retângulo. A diferença é que ao terminarmos o desenho o cursor ficará dentro dos limites do desenho indicando a posição para o inicio da digitação do texto.

As formas desenhadas – simples ou AutoFormas – podem receber atributos de cor para o preenchimento e para a linha de contorno mas não nos permitem a digitação de texto.

Neste caso, poderemos ativar a ferramenta Caixa de Texto sobre a forma desenhada que nos permitirá a inclusão de um texto sobre o desenho.

Após termos desenhado a forma desejada, basta ativar a ferramenta Caixa de Texto e dar um <clique> sobre o desenho.

Através do recurso de AutoFormas podemos desenhar objetos mais elaborados.

As formas estão divididas em categorias específicas e disponíveis no submenu do botão AutoFormas que é apresentado ao <clicarmos> na seta ( ) do botão .

Posicionando o ponteiro do mouse sobre uma categoria serão exibidas as formas disponíveis.

No submenu da categoria selecione a forma desejada <clicando> sobre o desenho que a representa. Depois de ativada, devemos posicionar o ponteiro do mouse no local de início do desenho e arrastá- lo com o botão esquerdo do mouse pressionado até a definição do tamanho desejado.

O botão Inserir WordArt, como vimos anteriormente, é o atalho para a inserção de texto com efeitos especiais.

O botão Inserir Clip-Art, também visto anteriormente, é o atalho para a inserção das figuras da Gallery Clip-Art nos slides.

T

RABALHANDOCOM

O

BJETOS

Após termos desenhado os objetos, podemos alterar algumas de suas características como:

cor de preenchimento e linha de contorno;

tamanho e posição.

A maioria dos recursos utilizados para estas alterações, possuem botões de atalho na barra de ferramentas Desenho.

Antes de alterarmos qualquer característica de um objeto é necessário selecioná-lo. Podemos

selecionar um objeto para alterá-lo individualmente ou selecionar vários objetos para que todos

tenham a mesma alteração.

Para selecionarmos somente um objeto, basta posicionar o ponteiro do mouse(formato cruz com 4 setas) sobre ele e dar um <clique> com o botão esquerdo.

Para selecionarmos vários objetos que es- tão próximos uns dos outros, podemos utilizar a ferramenta (Selecionar objetos), arrastando- a sobre os objetos a serem selecionados.

OBS: os objetos que não estiverem dentro dos limites (linhas pontilhadas) da ferramenta de seleção, não serão selecionados.

Para selecionarmos vários objetos que estão distantes, em locais aleatórios, podemos utilizar a tecla <Shift>. Para isto, devemos <clicar> sobre o 1º objeto e, mantendo a tecla <Shift> pressiona- da selecionar o 2º objeto, o 3º objeto, etc...

Quando um objeto está selecionado, são exibidas as alças de dimensionamento – quadrados brancos que aparecem nos cantos e ao longo das bordas do retângulo de seleção. Já, o retângulo de seleção é a caixa formada pelas alças de dimensionamento que aparecem ao redor do objeto seleci- onado.

Para alterarmos o tamanho de um objeto, podemos utilizar as alças de dimensionamento.

Por exemplo:

Para aumentarmos a largura do objeto selecionado devemos posicionar o ponteiro do mouse sobre uma das alças das bordas verticais – esquerda ou direita. E, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arrastá-la até o objeto atingir a largura desejada.

Para aumentarmos a altura do objeto selecionado devemos posicionar o ponteiro do mouse sobre uma das alças das bordas horizontais – superior ou inferior. E, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arrastá-la até o objeto atingir a altura desejada.

Para aumentarmos a largura e altura juntas do objeto selecionado devemos posicionar o pon- teiro do mouse sobre uma das alças dos cantos – diagonais. E, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arrastá-la até o objeto atingir o tamanho desejado.

Dica: Podemos aumentar o tamanho de um objeto através do mouse, mantendo a sua propor- ção, utilizando as seguintes combinações:

A partir de um canto do objeto, mantendo a tecla <Shift> pressionada enquanto arrasta uma alça vertical, horizontal ou diagonal.

A partir do centro do objeto, mantendo a tecla <Ctrl> pressionada enquanto arrasta uma alça vertical, horizontal ou diagonal.

Para alterarmos um objeto atribuindo-lhe um tamanho exato, podemos acessar a caixa de diálogo Formatar AutoForma.

A caixa de diálogo poderá ser acessada por três caminhos diferentes:

„ na barra de menus <clicando> no item Formatar e depois <clicando> em AutoForma;

„ com um <duplo clique> sobre o objeto selecionado;

„ no menu de atalho – acessado com um <clique> no botão direito do mouse sobre o objeto selecionado – <clicando> no item Formatar AutoForma.

Através do botão Cor de Preenchimento podemos aplicar cores e efeitos de cores no interior dos objetos desenhados.

O primeiro passo é selecionar o objeto e depois escolher o tipo de preenchimento. <Clicando> na seta ( ) do botão Cor do preenchimento ( ) será exibido o submenu.

Caso a cor desejada não esteja disponível na paleta, podemos escolher ou criar uma nova cor atra- vés do item Mais cores de preenchimento.

Ou, aplicar um preenchimento com combinações de cores e efeitos através do item Efeitos de preen- chimento.

Dica: As cores podem ser definidas através da caixa de diálogo formatar AutoForma acessada através da barra de menus <clicando> no item Formatar e depois <clicando> no item Cores e linhas...

Ao optarmos pelo item Mais cores de preenchimento será acessada a caixa de diálogo Mais cores.

Na paleta de cores, podemos selecionar a cor a ser aplicada <clicando> sobre o quadrado que a representa.

Na guia Padrão podemos escolher uma nova cor <clicando> na cor desejada dentro da colmeia. Depois de selecionar a cor <clicar> no botão .

Na guia Personalizada podemos modificar a cor selecionada na guia Padrão criando uma nova cor.

Arrastando a seta ( ) localizada ao lado do esquema de cores, podemos aumentar ou diminuir a intensidade da cor. Quando estiver definida, <clique> no botão .

No documento PowerPoint2000PORTOALEGRE2003 (páginas 85-141)