• Nenhum resultado encontrado

T RABALHANDO COM G UIAS

No documento PowerPoint2000PORTOALEGRE2003 (páginas 142-164)

As guias são linhas retas, tanto verticais quanto horizontais, usadas para nos auxiliarem no alinhamento de objetos.

Ao contrário das linhas da grade de desenho, as linhas guias aparecem no slide facilitando o nosso trabalho de posicionamento e alinhamento de objetos.

Para ativarmos as guias em um slide em uma apresentação, na barra de menus devemos <clicar> no item Exibir e depois <clicar> em Guias.

Após serem ativadas as linhas guias – uma vertical e uma horizontal – aparecerão centraliza- das no slide atual. O ponto central onde as duas linhas se encontram é o ponto zero.

OBS: para trabalharmos melhor com as linhas guias é aconselhável mantermos as réguas ativadas. Quando um objeto está junto a uma linha guia, o seu canto ou o seu centro – o que estiver mais perto – encaixa-se na linha.

Para movermos uma linha guia devemos arrastá-la com o mouse, mantendo o botão esquerdo pressionado, até a nova posição.

OBS: à medida que arrastamos uma guia é exibido o valor, em centímetros, do posicionamento da linha no slide. Por exemplo, um slide com 24cm de largura, terá 12cm para cada lado, a partir do centro (ponto zero).

Para adicionarmos uma nova linha guia, devemos arrastar uma linha – vertical ou horizontal – mantendo a tecla <Ctrl> pressionada.

Para excluirmos uma linha guia que tenha sido adicionada, devemos arrastá-la para fora do slide.

I

NSERINDO

T

ABELA

Muitas vezes as informações apresentadas em um slide ficam mais organizadas se colocadas em uma tabela – com linhas divisórias para colunas e linhas – ao invés de serem colocadas em tópicos.

Podemos inserir uma tabela no slide de três maneiras diferentes:

Através do Menu Inserir – Tabela;

Através do Layout do slide;

Através do botão de atalho da barra de ferramentas Padrão.

A

TRAVÉS DO

M

ENU

I

NSERIR

Antes de ativarmos o comando para inserir a tabela precisamos aplicar ao slide um layout que não possua área reservada para tabelas. Podemos utilizar o layout de slide em branco ou o layout somente título.

Após termos definido o layout do slide, na barra de menus devemos <clicar> no item Inserir e depois em Tabela.

A seguir será apresentada a caixa de diálogo Inserir tabela para digitarmos o número de colunas e o de linhas que desejamos para a tabela.

Após <clicarmos> no botão a tabela será inserida no slide e a barra de ferramentas Tabelas e bordas ficará ativa e flutuante.

De acordo com o número de linhas e colunas definidos, o PowerPoint define o tamanho da tabela e, conseqüentemente a área que ela ocupará no slide.

Enquanto estivermos trabalhando com a tabela, a barra de ferramentas Tabelas e bordas ficará ativada e flutuante e, a tabela ficará envolta por uma borda hachurada.

OBS: para posicionarmos a barra de ferramentas em outro lugar, basta arrastá-la com o mouse posicionado na sua barra de título.

Após inserirmos a tabela, o botão Desenhar tabela estará ativado e o cursor estará posicionado dentro da primeira célula.

Podemos desativar o recurso Desenhar tabela <clicando> no botão da barra de ferramentas

Tabelas e bordas.

A Tabela é uma grade formada por linhas e colunas. O ponto de inserção entre uma coluna e uma linha é chamada de Célula, que vemos como uma caixa.

CÉLULA

COLUNA

A

TRAVÉS DO

A

UTO

L

AYOUT

Para aplicarmos o layout ao slide basta acessarmos o recurso Layout do slide através da barra

Tarefas Comuns ou, na barra de menus <clicando> no item Formatar e depois <clicando> em Layout do slide.

Ao ser apresentada a caixa de diálogo Layout do slide devemos selecionar o layout Tabela e <clicar> no botão .

Para inserirmos a tabela deveremos executar um <duplo clique> sobre a área reservada. Assim, será apresentada a caixa de diálogo

Inserir tabela para definirmos o número de linhas e colunas.

OBS: a tabela será inserida na área reservada, como vimos anterior- mente, pelo procedimento de inserirmos a tabela através do Menu Inserir/Tabela.

A

TRAVÉS DO

B

OTÃO DE

A

TALHO

O procedimento de inserirmos uma tabela através do botão de atalho (Inserir tabela) da barra de ferramentas Padrão é semelhante ao executado através do Menu Inserir/Tabela, ou seja, não teremos uma área reservada à tabela e sim, um layout de slide Em branco ou layout de Somente título.

Ao <clicarmos> no botão (Inserir tabela) será apresentada uma grade onde selecionare- mos as colunas e linhas que deverão compor a tabela a ser inserida no slide.

Basta passarmos o ponteiro do mouse sobre as caixas que representam as colunas e linhas para selecioná-las e depois <clicar> no final da seleção para inserirmos a tabela.

D

IGITANDO

T

EXTONA

T

ABELA

Depois de termos inserido a tabela no slide – por qualquer um dos métodos descritos anterior- mente –, poderemos digitar os dados que deverão ser apresentados.

Ao digitarmos o texto da primeira célula devemos pressionar a tecla <Tab> para saltarmos para a célula seguinte e continuarmos a digitação. Proseguiremos pressionando <Tab> para passar de uma célula para outra até terminarmos a digitação dos dados.

OBS: mesmo que os dados não encaixem nas células, podemos alterar o tamanho da célula assim como das linhas, das colunas e da tabela, posteriormente.

Terminada a digitação, faremos a formatação do texto através dos mesmos recursos utilizados na formatação do texto dos slides.

Para aplicarmos formatação em uma tabela será necessário selecionar as partes que deverão ser alteradas, como:

„ Para selecionarmos uma linha, devemos posicionar o mouse dentro da primeira célula da linha e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arrastá-lo até a última célula da linha.

„ E, para selecionarmos mais de uma linha basta mantermos o botão pressionado e arrastar o mouse para baixo ou para cima, selecionando as outras linhas.

ANOTAÇÕES ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

„ Para selecionarmos uma coluna, devemos posicionar o mouse acima da primeira célula da coluna e dar um <clique>.

„ E, para selecionarmos mais de uma coluna basta mantermos o botão pressionado e arras- tar o mouse para o lado, selecionado as outras colunas.

„ Para alterarmos os atributos de uma célula, devemos posicionar o cursor dentro da célula.

„ E, para selecionarmos mais de uma célula poderemos utilizar o mesmo procedimento da seleção de linha.

Para alterarmos a aparência da tabela utilizaremos os recursos disponíveis na barra de ferra- mentas Tabelas e bordas.

Botões da barra de ferramentas Tabelas e bordas: Desenhar tabela

Quando ativado nos permite desenhar linhas divisórias para a criação de linhas ou colunas a mais na tabela. Para ativá-lo ou desativá-lo basta <clicarmos> no botão .

Borracha

Quanto ativado nos permite apagar as linhas divisórias de uma tabela. Para ativá-lo ou desativá-lo devemos <clicar> no botão .

Estilo de borda

<Clicando> na seta ( ) da caixa será exibida uma lista de estilos de linhas que po- dem ser aplicadas às bordas da tabela. <Clique> no estilo a ser aplicado nos itens selecionados.

Largura da borda

<Clicando> na seta ( ) da caixa para exibir uma lista de larguras de linha que podem ser aplicadas às bordas da tabela. <Clique> na largura a ser aplicada nos itens selecionados.

Cor da borda

<Clicando> sobre o botão será apresentado o submenu com a paleta de cores. <Clique> no quadrado correspondente à cor que deverá se aplicada nas linhas de borda selecionadas.

Tipos de borda

<Clicando> na seta ( ) da caixa será exibido o submenu com as alternativas de bordas a serem ativadas na tabela.

OBS: para definirmos a borda devemos executar os recursos na seqüência: estilo, largura, cor e tipo de borda. A borda escolhida será aplicada na tabela depois que definirmos o Tipo de borda.

Cor do preenchimento

<Clicando> na seta ( ) do botão será exibido o submenu com a paleta de cores. <Clique> no quadrado correspondente à cor que deverá ser aplica- da no interior das células selecionadas.

OBS: as linhas, colunas, células ou tabela que terão os atributos aplicados deverão estar selecionadas. Menu Tabela

<Clicando> na seta ( ) do menu serão exibidos os comandos do recurso Tabela, tais como: O item exibe a caixa de diálogo Inserir tabela para inserir

uma outra tabela no slide.

OBS: podemos manter a barra de ferramentas Tabelas e bordas ativa- da independente de termos uma tabela inserida. Basta ativarmos

a barra de ferramentas <clicando> no botão da barra de ferra-

mentas Padrão.

O item insere colunas à esquerda da coluna sele- cionada.

O item insere colunas à direita da coluna seleciona- da.

OBS: se tivermos mais de uma coluna selecionada, será inserida a mes- ma quantidade de colunas à direita ou à esquerda das colunas selecionadas.

O item insere uma linha acima da linha selecionada. O item insere uma linha abaixo da linha selecionada.

Por equívoco do software, o item citado acima aparece com o texto mas se refere ao comando de inserção de linhas.

OBS: se tivermos mais de uma linha selecionada, será inserida a mesma quantidade de linhas abai- xo ou acima das linhas selecionadas.

O item exclui as colunas selecionadas, inclusive o texto existente nas células das colu- nas apagadas.

O item exclui as linhas selecionadas, inclusive o texto existente nas células das linhas apagadas.

O item une as células selecionadas, tanto no sentido vertical (colunas) quanto no sen- tido horizontal (linhas), transformando-as em uma única célula.

O item divide uma célula em duas células menores sem alterar a largura da tabela e das outras céluas existentes na linha.

O item acessa a caixa de diálogo Formatar tabela.

Os itens disponíveis nas guias Bordas e Preencher podem ser executados através dos botões de atalho que vimos anteriormente. E, os itens da guia Caixa de texto se referem aos atalhos de alinha- mento que veremos adiante.

O item seleciona a caixa hachurada que envolve a tabela, selecionando toda a tabela. O item seleciona a coluna atual, ou seja, a coluna onde está posicionado o cursor. O item seleciona a linha atual, ou seja, a linha onde está posicionado o cursor.

Mesclar células

O botão Mesclar células une as células selecionadas transformando-as em uma única célula. É o atalho do comando disponível no Menu Tabela que acabamos de trabalhar.

Dividir células

O botão Dividir células divide a célula selecionada em duas células. É o atalho do comando disponível no Menu Tabela que acabamos de trabalhar.

Alinhar parte superior

Alinha o texto das células selecionadas na parte superior das células.

Centralizar verticalmente

Alinha o texto das células selecionadas no centro das células.

Alinhar parte inferior

Alinha o texto das células selecionadas na parte inferior das células.

ALINHADONAPARTE SUPERIORDACÉLULA ALINHADONO CENTRODACÉLULA ALINHADONAPARTE INFERIORDACÉLULA

Para alterarmos o tamanho da tabela ou trocarmos a sua posição no slide, podemos utilizar os mesmos procedimentos dos objetos desenhados.

Por exemplo:

Para alterarmos a largura da tabela:

„ posicionando o mouse em uma alça de dimensionamento vertical e arrastando- o até a largura desejada.

Para alterarmos a altura da tabela:

„ posicionando o mouse em uma alça de dimensionamento horizontal e arrastando-o até a altura desejada.

Para alterarmos largura e altura juntas:

„ posicionando o mouse em uma alça de dimensionamento diagonal e arrastando-o até o tamanho desejado.

OBS: ao alterarmos o tamanho de uma tabela, au- tomaticamente as colunas e linhas também serão aumentadas.

Para movimentarmos a tabela basta posicionarmos o ponteiro do mouse sobre a borda hachurada e arrastá-lo até a posição desejada.

Ao terminarmos o trabalho com a tabela de- vemos <clicar> fora da área reservada (num espa- ço do slide) para inseri-la no slide.

Dica: Para alterarmos a altura das linhas e a largura das colunas de uma tabela, basta arras- tarmos as suas linhas divisórias.

I

NSERINDO

G

RÁFICO

Algumas vezes, as informações numéricas são mais fáceis de serem entendidas se forem exibidas em forma de gráficos.

Podemos criar um gráfico no aplicativo MS-Graph que compõem o conjunto de ferramentas do pacote Office 2000 e inseri-lo no slide.

Para acessar o aplicativo temos três maneiras diferentes:

Através do Menu Inserir – Gráfico;

Através do Layout do slide;

Através do botão de atalho da barra de ferramentas Padrão.

A

TRAVÉS DO

M

ENU

I

NSERIR

Antes de acessarmos o recurso para inserção do gráfico, precisamos aplicar ao slide um layout que não possua área reservada para gráficos. Podemos utilizar o layout de slide em branco ou o layout de somente título.

Após termos definido o layout do slide, na barra de menus devemos <clicar> no item Inserir e depois <clicar> em Gráfico.

Logo após a execução do comando será exibida no slide, a área reservada ao gráfico com um gráfico-exemplo e a janela da Planilha de Dados com informações fictícias.

Enquanto estivermos trabalhando no gráfico, as barras de ferramentas do aplicativo MS-Graph ficarão ativas no espaço reservado às barras de ferramentas (Padrão e Formatação) do PowerPoint. OBS: se a barra de ferramentas Formatação do MS-Graph estiver compartilhando a mesma linha da

Ao digitarmos as novas informações na planilha de dados automaticamente o gráfico terá seus dados substituídos.

A

TRAVÉS DO

A

UTO

L

AYOUT

Para aplicarmos o layout de gráfico ao slide basta acessarmos o recurso Layout do slide atra- vés da barra Tarefas comuns ou, na barra de menus <clicando> no item Formatar e depois <clicando> em Layout do slide.

Ao ser acessada a caixa de diálogo Layout do slide podemos escolher três tipos diferentes de layouts que possuem área reservada à gráfico:

Depois de selecionado é só <clicar> no botão que o slide terá a área reservada ao gráfico definida.

Para criarmos o gráfico deveremos executar um <duplo clique> sobre a área reservada para que seja acessado o aplicativo MS-Graph.

O gráfico será inserido com a planilha de dados e as barras de ferramentas ativadas, como vimos anteriormente.

U

SANDOO

B

OTÃO DE

A

TALHO

O procedimento de inserirmos o gráfico através do botão de atalho (Inserir gráfico) da barra de ferramentas Padrão é semelhante ao executado através do Menu Inserir, ou seja, teremos um slide sem layout de gráfico.

Ao clicarmos no botão (Inserir gráfico) o gráfico-exemplo, a planilha de dados e as barras de ferramentas serão ativadas.

D

IGITANDOOSDADOSNA

P

LANILHADE

D

ADOS

O primeiro passo para inserirmos os novos dados será limparmos os dados-exemplos existen- te na Planilha de dados.

Então, devemos selecionar todas as células da planilha <clicando> no primeiro retângulo à esquerda.

Depois, na barra de menus <clicar> no item Editar, posicionar o mouse sobre o item Limpar, e no submenu exibido <clicar> em Tudo.

Na planilha de dados, os retângulos cinzas são como “placas de identificação” para as colunas e linhas da planilha e podem ser utilizados para a seleção delas.

As colunas são identificadas por letras – – e as linhas são identificadas por números – .

A grade branca é o espaço utilizado para a digitação dos dados. O encontro de uma linha com uma coluna – retângulo branco – é chamado de célula e, é onde digitamos os dados.

Na grade, a primeira linha e a primeira coluna são destinadas as informações referentes aos Títulos dos dados e, também serão os dados do eixo X e da Legenda do gráfico.

Para iniciarmos a digitação devemos <clicar> na célula onde vamos digitar o texto.

OBS: a célula selecionada ficará com uma borda preta.

Para passarmos para a célula abaixo podemos pressionar a tecla <Enter>.

Para passarmos para a célula ao lado podemos pressionar a tecla <Tab>.

Se o texto ultrapassar a largura da coluna depois poderemos aumentá-la mas, não é necessá- rio porque a planilha de dados não é inserida nem exibida no slide e os dados digitados são utilizados exclusivamente para compor o gráfico.

Dica: Podemos utilizar as teclas de direção no teclado para passarmos de uma célula para outra dentro da planilha de dados.

Depois de digitarmos todos os dados na planilha de dados, automaticamente o gráfico já esta- rá montado. Porém, estará com o formato padrão.

F

ORMATANDOO

G

RÁFICO

Para alterarmos o formato do gráfico inserido no slide podemos utilizar os recursos disponíveis nas barras de ferramentas Padrão e Formatação e nos menus do MS-Graph que substituírão, tempo- rariamente, as barras e menus do PowerPoint.

A partir deste ponto não precisaremos da planilha de dados, a não ser que haja necessidade de alterarmos os dados digitados. Então, podemos desativá-la <clicando> no botão (Exibir folha de dados) da barra de ferramentas Padrão.

OBS: devemos utilizar o mesmo botão ( ) para ativar a planilha de dados caso seja necessário.

Todos os itens existentes dentro da área reservada ao gráfico podem ser formatados individu- almente, por exemplo: podemos alterar as cores do gráfico, o texto dos eixos ou legenda e etc...

Devemos <clicar> sobre o gráfico para selecioná-lo e executarmos as alterações desejadas. BOTÕESDASBARRAS DEFERRAMENTAS PADRÃO

Os botões de atalho dos comandos Novo ( ), Abrir ( ), Salvar ( ), Recortar ( ), Copiar ( ), Colar ( ), Desfazer ( ), Desenho ( ), Imprimir ( ) e Controle de Zoom ( ) fazem parte da barra de ferramentas Padrão do PowerPoint.

Os botões a seguir compõem a barra de ferramentas Padrão do MS-Graph. São eles:

Objetos de Gráfico

Ao <clicarmos> na seta ( ) do botão é exibida a lista dos itens existentes no gráfico e que podem ser selecionados individual- mente para formatação. Basta <clicarmos> no nome do item a ser selecionado.

Formatar Área do Gráfico

A área do gráfico é o espaço dentro da borda hachurada, ocupada pelos itens que fazem parte do gráfico.

Ao <clicarmos> no botão é apresentada a caixa de diálogo Formatar área do gráfico com duas guias: Padrões e Fonte.

Na guia Padrões podemos definir um tipo de borda e uma cor para o fundo da área do gráfico. E, na guia Fonte podemos definir a formatação dos textos usado no gráfico.

Importar arquivo

Acessa a caixa de diálogo Importar arquivo para importarmos dados de arquivos de texto e de outros programas, tais como:

arquivos .txt – com texto separado por tabulações, espaços ou vírgulas;

arquivos .wks ou .wk1 – do Lotus 1-2-3;

arquivos .xls – planilha ou pasta de trabalho do Excel;

arquivos .xlw – pasta de trabalho do Excel 4.0;

arquivos .xlc – gráfico do Excel 4.0.

Exibir folha de dados

Ativa ou desativa a Planilha de dados para a digitação dos dados que irão compor o gráfico.

Por linha

Ativa a leitura dos dados da planilha por linha para a montagem do gráfico.

Neste caso, os títulos das linhas ficarão na Legenda e os títulos das colunas no eixo X do gráfico.

Por coluna

Ativa a leitura dos dados da planilha por coluna para a montagem do gráfico.

Neste caso, os títulos das linhas ficarão no eixo X e os títulos das colunas na Legenda do gráfico.

Tabela de dados

Ativa a colocação de uma tabela abaixo do gráfico. Esta tabela contém as informações digitadas na planilha de dados.

Tipos de gráfico

Ao <clicarmos> na seta ( ) do botão será exibido um submenu com os tipos de gráfico disponíveis para alterarmos o gráfico do slide.

Linhas de grade do eixo de categorias

Ativa ou desativa as linhas verticais da grade do gráfico. Linhas de grade do eixo de valores

Ativa ou desativa as linhas horizontais da grade do gráfico.

Legenda

Ativa ou desativa a exeibição da legenda do gráfico. Cor do preenchimento

Ao <clicarmos> na seta ( ) do botão será exibido o submenu com a paleta

No documento PowerPoint2000PORTOALEGRE2003 (páginas 142-164)