• Nenhum resultado encontrado

Badges

No documento Rafael Cortat Coelho.pdf (páginas 111-117)

2 GEOLOCALIZAÇÃO

4.2 Elementos de recompensa do Foursquare

4.2.2 Badges

De acordo com a quantidade e a diversidade de check-ins, o usuário coleciona

badges, uma espécie de troféus. Dessa forma, ao competir com pontos e com badges, um ambiente competitivo se instaura. Para ser conquistada, uma badge

pode exigir que o usuário tenha feito um número mínimo de check-ins em uma determinada categoria de lugares ou que ele tenha feito o check-in em algum evento específico. Em outras palavras, o Foursquare fornece recompensas para aqueles que “jogam” regularmente. Já foram criadas mais de 250 badges, sendo que em torno de 150 continuam ativas e ainda podem ser conquistadas. As figuras (figuras 47, 48, 49) a seguir ilustram o conceito de badges, com exemplos das quais podem ser adquiridas no Brasil:

Figura 48: Exemplos de badges que podem ser adquiridas no Brasil.

Figura 49: Exemplos de badges que podem ser adquiridas no Brasil.

Em meados de novembro de 2011, entretanto, as badges evoluíram e passaram a contemplar mais detalhes sobre os check-ins dos usuários, a partir do momento em que ganharam níveis (figura 50). Fontes explica como se dá esse funcionamento, utilizando um exemplo:

O exemplo que eles dão é simples: você ganha a badge Swimmies de nível 1 para os cinco check-ins em um determinado local, ou 3 check-ins únicos na mesma categoria. Para partir para o nível 2, serão necessários mais cinco locais únicos, e para nível 3, mais cinco, e assim por diante. Na sua página do Foursquare, onde você vê suas badges, agora há uma opção chamada Expertise, relativa as badges que evoluem. A ideia do Foursquare é que agora quando você for olhar uma dica, poderá verificar o quão relevante é aquela dica, usando o exemplo de que é necessário escolher um bar, e você olha uma dica de alguém que tenha nível 1 na badge Wino e outra de um usuário nível 8 na mesma badge: é mais provável que o usuário nível 8 pode ter um conhecimento maior sobre isso do que alguém nível 1. (FONTES, 2011)

Figura 50: Exemplo de badge com nível.

Outra possibilidade oferecida pelo Foursquare por intermédio de badges é a parceria com empresas, que utilizam o recurso como estratégia de divulgação de produtos, serviços e/ou eventos. A ferramenta oferece às marcas algumas ferramentas como página corporativa acessível ao usuário, partners (badges personalizados, Tabela 9) e algumas formas diferentes de como usar as dicas deixadas por usuários.

Badge Nome Data de

Lançamento Descrição

2012 VMA

Moonman 17/8/2012

O usuário dá “like” em check-ins da rede de TV MTV e concorre a

bilhetes da cerimônia de premiação do VMA

London 2012

Join In 26/7/2012

O usuário deve seguir o perfil oficial das Olimpíadas de Londres 2012 e dar check-in em

onde acontece alguma prova

Fashion Editor 7/2/2013

Criada pelo site Daily Candy, o usuário deve seguir o perfil no Foursquare e dar check-in em

pelo menos dois lugares sugeridos pelos editores do site

Curiosity

Explorer 20/12/2012

O usuário deve seguir o perfil da Nasa e dar check-in em “lugares que geram interesse em ciência,

tecnologia, engenharia e matemática”

Panthers 9/9/2012

O usuário deve seguir o perfil do Carolina Panthers e dar check-in

em jogos do time. É um exemplo de bagde com nível,

que varia de acordo com o número de jogos assistidos

Be Robin Hood

#121212concert 12/12/2012

A cada um dos primeiros 25 mil check-ins dados em qualquer

lugar com a hashtag #121212concert a Samsung doará US$10 para a Robin Hood

Relief Fund, órgão que suporta mais de 100 instituições de caridade que ajudam vítimas do

furacão Sandy

Sem Fronteiras 31/7/2012

O usuário deve seguir o perfil da Tim no Foursquare e fazer check-in em pelo menos três lugares que “abram sua mente”

(locais em categorias relacionadas à arte, entretenimento, viagens, colégios e universidades). É o primeiro badge patrocinado

do Brasil Tabela 9: Exemplos de badges criadas em parcerias com empresas.

Em resposta ao sucesso das badges de cidades, originalmente restritas apenas aos Estados Unidos, o Foursquare ampliou o número de cidades contempladas. Para destravar esse tipo de badge, o usuário deve fazer check-in em pelo menos cinco lugares específicos de uma lista pré-definida pela ferramenta, localizados na cidade em questão. A figura a seguir (figura 40) mostra alguns exemplos de badges de cidades, criadas em junho de 2012: Caracas, Mumbai, Gante, Riga, Las Vegas, Portland, Kingston e Trois-Rivières.

Figura 51: Badges de cidades.

Antes dessa data, porém, a cidade de São Paulo já tinha o seu badge, unindo-se, na época, às cidades de Nova Orleans, nos Estados Unidos, Istambul, na Turquia, Londres, na Inglaterra, e Paris, na França. Depois de receber dicas dos próprios usuários do Foursquare, em dezembro de 2011, foram catalogados 54 locais específicos na cidade, nos quais são contabilizados os check-ins (mínimo de cinco) que qualificam o usuário a destravar a badge “Sampa”, que utiliza como símbolo a Ponte Estaiada (figura 52).

Segundo Ikeda (2011), os cinco lugares mais visitados dentre as 54 alternativas qualificantes para a badge Sampa são: Parque do Ibirapuera, Praça da Liberdade, Rua Oscar Freire, Aeroporto de Congonhas e Monumento às Bandeiras.

Cerca de seis meses depois, em maio de 2012, foi a vez da cidade do Rio de Janeiro ganhar sua badge, chamada de “Carioca” (figura 53). Ela foi a cidade de número 31 a ganhar uma badge no Foursquare.

Figura 53: Badge Carioca.

Para a cidade do Rio de Janeiro, foram catalogados 91 locais, entre os quais se destacam: Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Praia da Barra, Barcas, Praia Vermelha, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Armação dos Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande, Jardim Botânico, Praça da Apoteose (BARROS, 2012). De maneira análoga, o usuário deve fazer check-in em pelo menos cinco dos locais relacionados para destravar o badge.

No documento Rafael Cortat Coelho.pdf (páginas 111-117)

Documentos relacionados