• Nenhum resultado encontrado

Introdução

No documento Rafael Cortat Coelho.pdf (páginas 126-131)

2 GEOLOCALIZAÇÃO

4.5.1 Introdução

A partir da oferta desses novos recursos, diversas empresas em todo o mundo começaram a oferecer novas experiências aos seus clientes no Foursquare. No começo, as iniciativas eram mais tímidas e de certa forma limitadas (até mesmo pela limitação também dos recursos da versão do Foursquare na época), mas ainda assim representavam um grande avanço na forma da empresa se relacionar com o cliente em ambientes digitais:

 Jornal The New York Times: direcionou seus seguidores no Foursquare para os melhores locais a serem visitados em Vancouver, nas Olimpíadas de Inverno 2010.

 History Channel: usou as dicas para distribuir curiosidades históricas em todo o país antes da minissérie America: The Story Of Us.

 CNN: apoiou um estilo de vida saudável com uma badge “Alimentação Saudável” para usuários que fizeram check-ins em mercados de produtores locais.

Toys’R’Us: criou uma medalha para recompensar compradores leais nos feriados, oferecendo descontos na Black Friday (Sexta-feira Negra, dia que sucede o feriado de Ação de Graças nos EUA).

Com o passar do tempo, as empresas amadureceram suas estratégias, incluindo iniciativas mais completas e inovadoras, como fez a Universidade de Harvard, conforme destaca Lewis (2011):

 Características

o primeira universidade a usar o Foursquare para auxiliar seus estudantes a explorar o campus e locais de interesse na redondeza; o usuários podem criar avaliações atualizadas de lojas, restaurantes e

diversos outros negócios em torno da Harvard Square;

o usuários podem acumular pontos e a cobiçada badge “Harvard” do Foursquare.

 Resultados

o instaurou um novo canal que auxilia estudantes e visitantes a explorar as redondezas da universidade;

o gerou “buzz” (boca-a-boca) entre estudantes e visitantes;

o propiciou o compartilhamento de dicas úteis entre a comunidade;

o incentiva seus estudantes e serem mais ativos na universidade, uma vez que eles tendem a explorar mais e melhor o campus a partir das dicas publicadas.

Também devem ser mencionadas as iniciativas adotadas pelas empresas Bravo, Zagat, MTV, New York Magazine e The History Channel, destacadas como as cinco melhores formas de marcas utilizarem o Foursquare, conforme escolha feita pelo

blog Mashable, com foco em mídias sociais, fundado em 2005 e que hoje conta com

cerca de 50 milhões de visitas por mês. Esse artigo foi publicado pelo Mashable em 2010, então sua análise corresponde, obviamente, apenas as ações em prática durante os dois primeiros anos do Foursquare, mas ainda hoje merecem reconhecimento e menção com riqueza de detalhamento um pouco maior que os exemplos citados anteriormente, pelo caráter de inovação que alcançou grandes resultados.

Bravo – Recomendações com Personalidade

Bravo foi uma das primeiras empresas do ramo de televisão a entrar para o Foursquare e hoje conta com 428.381 fãs (BRAVO, 2013). A programação do canal é um misto de gastronomia, moda, reality shows e celebridades que, por sua vez, são responsáveis por publicar recomendações no Foursquare.

As dicas de restaurantes, lojas e hotéis, dentre outras categorias, (figura 51) reforça a marca Bravo como uma rede de especialistas. O fato de suas personalidades serem os criadores de conteúdo a ser publicado na aplicação é, sem dúvida, um chamariz para os seguidores da página no Foursquare. Mashable (2010) diz, ainda, que os fãs não seguem a página do Bravo apenas por seguir, mas para descobrir onde as celebridades que participam de programas como Top Chef e Millionaire Matchmakers gostam de passar seu tempo livre.

Figura 62: Dicas deixadas por celebridades na página do Bravo no Foursquare.

Zagat – Críticas de Restaurantes

O grande trunfo da presença da Zagat no Foursquare não corresponde exatamente a uma inventiva forma de utilização da ferramenta, e sim pela utilização em si. Zagat é uma publicação com cerca de 30 anos de existência e por ser um canal originalmente tradicional merece destaque pelas diversas ações no ambiente online, inclusive (e principalmente) o Foursquare.

A publicação tira proveito da sua expertise e tradição em escrever críticas de restaurantes e hotéis, utilizando o Foursquare de maneira bem tradicional: escrever “tips” (dicas) na ferramenta (figura 63) sobre diversos locais ao redor de todo o mundo. Essa foi uma forma encontrada de reforçar a presença de uma marca de referência em críticas gastronômicas e de hotelaria e atrair um novo perfil de usuários, relutantes a, por exemplo, viajar com um guia impresso de dicas. Hoje, a página conta com 372.178 seguidores (ZAGAT, 2013).

Figura 63: Dicas na página da Zagat no Foursquare.

MTV – Celebrity Sway

A estratégia da MTV no Foursquare é semelhante à do canal Bravo, no que diz respeito a possibilitar que os fãs possam ter uma relação mais pessoal com os atores que fazem parte dos programas exibidos. São eles (os atores) que deixam dicas de locais a serem frequentados, com a diferença que, em comparação ao Bravo, até mesmo pela grande parcela de jovens entre o público do canal, as dicas têm uma natureza mais informal.

A empresa procura facilitar a vida dos fãs enlouquecidos por seus ídolos e mapear os locais favoritos por estes na cidade. É possível ver o que eles fizeram nesse local, curtiram e recomendam.

O Foursquare passa a permitir, dessa forma, que as celebridades do canal (em alguns casos, jovens talentos que ainda não se firmaram individualmente, mas que têm seu prestígio reconhecido por seus fãs) se alinhem em um mesmo direcionamento de comunicação, por meio de uma marca mais abrangente, como a MTV. O aspecto do “risco” de encontrar muitas dessas personalidades no bar que elas frequentam (e sobre os quais deixam dicas no Foursquare) é um apelo bastante grande na presença da MTV no Foursquare, que tem o slogan “Explore sua cidade com a MTV e o Foursquare” (figura 64). A empresa conta hoje com 970.108 seguidores (MTV, 2013) em sua página oficial no Foursquare.

Figura 64: Slogan “Explore sua cidade com a MTV e o Foursquare”.

New York Magazine – Explore NY com a NY Magazine

Apesar do clichê no slogan (figura 65), a proposta da New York Magazine vai além do óbvio e tem como objetivo abordar o público de uma maneira mais cultural, ao incentivar a visita a museus, bares e espaços públicos de cada região, por meio de dicas deixadas em lugares que fogem ao trivial. Essa presença tem grande integração com o Twitter, para uma cobertura mais detalhada sobre preços e promoções, características muito voláteis. Hoje, a empresa tem um total de 139.765 seguidores (NYMAG, 2013) em sua página no Foursquare.

Figura 65: Slogan “Explore New York com a New York Magazine”.

The History Channel – Cultura e dicas históricas

Bastante inteligente, a presença do History Channel no Foursquare não corresponde ao redirecionamento à página web da empresa ou a ações promocionais. Por meio de um marketing indireto (mas de alinhamento preciso ao núcleo do canal), são publicadas, pelo próprio canal, dicas e curiosidades sobre os locais onde outros usuários fazem check-in. É uma forma bastante diferenciada de agregar valor à marca e promover admiração aos seus produtos/programas.

Em complemento, a empresa criou uma bagde personalizada (figura 66), que pode ser destravada pelo usuário a partir do check-in em pelo menos dois locais dos quais o History Channel tenha publicado dicas históricas.

Figura 66: Badge personalizada do History Channel.

Com uma presença mais criativa e plural no Foursquare, a página do History Channel tem, hoje, 685.903 seguidores. (HISTORYCHANNEL, 2013)

No documento Rafael Cortat Coelho.pdf (páginas 126-131)

Documentos relacionados