• Nenhum resultado encontrado

6. PRÁTICA LETIVA

6.6. Assistência às Aulas

6.6.3. Balanço

O processo de assistência às aulas foi um processo longo e demorado e que de acordo com a nossa ótica foi um processo fundamental para melhoria não só dos nossos processos de ensino como também para procurar solucionar e corrigir alguns dos problemas encontrados no contexto real de aula.

Em todas as observações realizadas, concretizaram-se reflexões da ação. Estas foram fundamentais na superação de situações problemáticas, permitindo ao professor criticar a sua compreensão inicial do fenómeno e construir uma nova teoria fundamentada na prática e no contexto real da aula.

Durante este processo foi visível a nossa evolução enquanto futuros docentes, onde a oportunidade de aperfeiçoar alguns dos erros iniciais foi tarefa cumprida com sucesso. Relativamente às observações, estas nem sempre são bem-vindas e ainda para mais quando são realizadas por docentes menos experientes em função dos mais experientes. Muitas das vezes são vistas como críticas, pelo que nunca foi esse o nosso propósito. Estas observações objetivaram sempre a melhoria das nossas habilidades onde o erro é fundamental para a aprendizagem. Reis (2011) afirma que à observação de aulas é fundamental a existência de uma colaboração entre os docentes, concretizada através do reforço, centrada no desenvolvimento pessoal e profissional.

A observação é fundamental pelo facto de que o observador tem outro campo de visão sobre a aula e sobre aquilo que está a decorrer na mesma com a possibilidade de perceção de fatores que o próprio docente a lecionar não tem perceção. Isto deve-se ao demasiado envolvimento do docente estagiário nas tarefas da aula e na procura de um ensino personalizado (uma das características do colega) e que suscitou por vezes algumas situações de imprevisibilidade que na maioria das vezes foram solucionadas.

Neste âmbito, a observação auxiliou-nos a direcionar e limitar o campo de observação, dos quais se destacamos a “atenção seletiva”. Conseguimos, após a concretização de várias observações, centrar as nossas atenções num aspeto específico do

67 professor, que foi previamente planeado ou objetivado pelo observado tendo em vista a melhoria do seu desempenho e das suas capacidades, em busca da melhoria do processo de ensino.

A observação ou assistência às aulas é uma prática que, para além de enfatizar a importância da seleção do objeto em estudo (a ser observado), não descarta um bom planeamento. Pieron (1996) refere como fundamental no processo de supervisão a competência dos supervisores em organizarem a sua intervenção e em prepararem o seu processo de ensino, isto é, em planearem as suas sessões de supervisão.

Portanto, é consensual, no âmbito investigativo, que a seleção e construção de um instrumento de registo é importante de modo a tornar a observação mais objetiva, seletiva e rigorosa. Após a nossa experiência, através da concretização da assistência às aulas e à utilização de diferentes metodologias de observação, foi possível aferir que, dependendo do objetivo e da intencionalidade podemos recorrer a diferentes formas de registo de observação. Em consonância, Reis (2011) afirma que existem diferentes formas de recolher dados durante a observação de aulas, permitindo, cada uma delas, reunir determinado tipo de informação e responder aos objetivos específicos das observações. Continuando, estes instrumentos devem ser transformados e adaptados de acordo com as utilizações que os professores lhes queiram atribuir.

A realização de observações e de um constante exercício reflexivo, em parceria com os nossos orientadores (científico e pedagógico) e com o colega de estágio, possibilitou melhorar a nossa capacidade de adaptação perante o surgimento e ocorrência de situações imprevistas. Segundo Watson-Davies (2009), a observação e a reflexão devem centrar-se em dois aspetos: (1) melhoria das competências do professor; (2) encorajar o professor a inovar através da adoção de uma nova abordagem, metodologia ou atividade.

Para realização da observação é fundamental ter em consideração o contexto onde a mesma está a ocorrer e sistematizar a mesma com o propósito de especificar os conteúdos em vez de generalizar.

Portanto, as observações funcionam como laboratório, onde existe a possibilidade de debater um problema, o foco é a sua solução através da utilização de diferentes metodologias, tendo por base as questões associadas à tentativa-erro.

68 Em relação às observações realizadas ao colega de estágio, foi possível verificar uma grande evolução ao longo do tempo, com melhorias associadas à instrução, à organização, aos feedbacks e à observação.

Relativamente aos pontos menos positivos, estes estão relacionados com a gestão dos tempos de aula. A resolução destes problemas foi resultado da constante procura por soluções, através da realização de observações mais seletivas e sistematizadas. Uma das soluções encontradas, em debate com o orientador pedagógico, por exemplo, foi a realização de instrução durante o aquecimento inicial de forma a evitar o prolongamento do tempo inicial de instrução e assim rentabilizar os tempos de aula.

Outro fator que importa salientar, durante o processo de observação, está diretamente relacionado com as diferentes matérias de ensino, as nossas observações foram realizadas nas diferentes matérias de ensino (Desportos Individuais, Desportos Coletivos, Desportos de Confrontação Direta, Desportos de Adaptação ao Meio, Desportos de Combate e as ARE). Assim, tentamos enquadrar as nossas observações de acordo com a matéria de ensino a ser lecionada e o contexto da aula.

Por fim, as observações realizadas aos professores mais experientes seguiram uma lógica inicial, através das quais foram registados os seus comportamentos em função do contexto da aula. Foram igualmente registados alguns exercícios que nos serviriam de auxiliar para abordagem de alguns conteúdos nas nossas aulas. Outro fator de importante referência trata-se da realização de reflexão e debate saudável com os mesmos após a realização da observação. Foram fundamentais, estas observações, pois estes professores detém maior experiência e maior capacidade de adaptação na resolução de problemas, fornecendo-nos algumas referências que serviram para aumentar o nosso background de experiências.

Documentos relacionados