• Nenhum resultado encontrado

Bater as pernas no estilo do nado crawl

1ª Aula

Nesta aula, todas as estratégias são iniciadas tendo os alunos na po sição de pé, dentro da piscina.

1. Segurando a borda da piscina com as mãos, os alunos colocam- se um ao lado do outro, distantes um metro entre si. Ao coman- do do profes sor, cada aluno bate as pernas no estilo do nado

Crawl. Quando o professor fizer soar um apito, o aluno, após

colocar o rosto dentro d’água, solta, simultaneamente, a borda sem interromper a pernada. Em seguida, voltando à posição de pé, segura novamente a borda, procedendo de forma idêntica, e assim sucessivamente, até que tenha repetido o exercício, pelo menos, três vezes.

2. Os alunos, formados em duplas, colocam-se um à frente do ou- tro. O componente de cada dupla, que está à frente, estica la- teralmente ao corpo um de seus braços, para que seu oponente, com os braços esti cados à frente da cabeça, apoie-se sobre ele, na altura do antebraço. Ao comando do professor, o componente da dupla que está sendo apoiado bate as pernas no estilo do nado Crawl até a borda oposta, seguido por seu companheiro que anda mais rápido ou deva gar, conforme o ritmo da pernada imposto pelo primeiro. Em seguida, repete-se o exercício, inver- tendo as posições das duplas.

3. Cada aluno é desafiado pelo professor a ir o mais longe que pu- der, batendo as pernas no estilo do nado Crawl, com o rosto dentro d’água, mantendo os braços esticados à frente da cabeça; 4. Os alunos formam-se em duplas. Um dos componentes de

cada dupla permanece junto à borda e seu oponente coloca- se de frente também na posição de pé, a cinco metros de dis- tância. Ao comando do professor, o componente de cada dupla que está junto à borda vai até seu oponente, batendo as pernas no estilo do nado Crawl, com o rosto dentro d’água e os braços

esticados à frente da cabeça. Em seguida, repete-se o exercício invertendo as posições das duplas.

2ª Aula

Nesta aula, com exceção da última estratégia, todas as demais são iniciadas tendo os alunos na posição de pé, dentro da piscina.

1. Os alunos colocam-se um ao lado do outro, distantes um metro entre si. A cinco metros de cada aluno, o professor coloca uma prancha de isopor. Ao seu comando, cada aluno tenta alcançar a prancha, batendo as pernas no estilo do nado Crawl com o rosto dentro d’água, mantendo os braços esticados à frente da cabeça. Em se guida dirige-se para a borda oposta.

2. Os alunos, formados em duplas, colocam-se nas bordas opos tas da piscina, de frente um para o outro. Ao comando do profes- sor, os componentes de cada dupla partem simultaneamente das duas bor das, batendo as pernas no estilo do nado Crawl com o rosto dentro d’água, mantendo os braços esticados à frente da cabeça, a fim de se encontrarem em algum ponto da pisci- na. À medida que os componen tes de cada dupla se encontram, colocam-se na posição de pé e diri gem-se para uma das bordas. 3. Os alunos, formados em duplas, colocam-se um à frente do outro.

Quando o professor fizer soar um apito, o componente de cada dupla que está à frente para em direção à borda oposta, batendo as pernas no estilo do nado Crawl com o rosto dentro d’água, mantendo os braços esticados à frente da cabeça. No momento em que esse aluno se distanciar um metro de seu oponente, o professor faz soar o apito novamente, para que este último parta correndo em perseguição a seu companheiro, até alcançá-lo. Em seguida, repete-se o exercício, in vertendo as posições das duplas. 4. Fora da piscina, partindo da posição de pé, na borda, cada aluno

é de safiado pelo professor a pular para dentro d’água. Batendo as pernas no estilo do nado Crawl, com o rosto dentro d’água e

mantendo os braços esticados à frente da cabeça, ele deve ir o mais longe que puder.

3ª Aula

Nesta aula, todas as estratégias são iniciadas tendo os alunos na po sição de pé, dentro da piscina.

1. Distante quatro metros da borda da piscina, o professor coloca- se de frente para os alunos, segurando um cano de PVC. Ao seu comando, cada aluno, em pé dentro da piscina, parte da borda batendo as pernas no estilo do nado Crawl, com o rosto dentro d’água, mantendo os braços esticados à frente, até alcançar o cano.

2. Os alunos colocam-se um ao lado do outro, distantes um metro entre si. Fora da piscina, o professor arremessa uma bola para dentro d’água, a mais ou menos cinco metros de distância dos alunos. No momento em que a bola cair na água, cada aluno parte em sua captura, batendo as pernas no estilo do nado Crawl com o rosto dentro d’água, mantendo os braços esticados à fren- te da cabeça e esforçando-se para ver quem primeiro consegue pegá-la.

3. Os alunos formam-se em duplas. Um dos componentes de cada dupla permanece junto à borda, e seu oponente coloca-se de frente para este último, na posição de pé, a cinco metros de dis- tância. Ao comando do professor, o componente de cada dupla que está na borda parte em di reção a seu oponente, batendo as pernas no estilo do nado Crawl, com o rosto dentro d’água e mantendo os braços esticados à frente da cabeça. Ao atingi-lo, assume a posição de pé e o outro prossegue de forma idêntica a seu companheiro, até atingir a borda oposta.

4. Distante quatro metros da borda da piscina, o professor coloca -se de frente para os alunos, segurando um bambolê na posição vertical, parcialmente imerso. Ao seu comando, cada aluno, em pé dentro da piscina, parte da borda, batendo as pernas no estilo

do nado Crawl com o rosto dentro d’água e, mantendo os braços esticados à frente da cabe ça, passa dentro do bambolê.

4ª Aula

1. Em pé, dentro da piscina, cada aluno, ao comando do professor, parte da borda batendo as pernas no estilo do nado Crawl, com o rosto dentro d’água, mantendo os braços esticados à frente da cabeça, em direção à borda oposta. Durante o percurso, cada vez que o professor fizer soar um apito, o aluno para, assumindo a posição de pé. No momento em que o apito for soado nova- mente, ele reinicia a pernada, procedendo de forma idêntica até atingir a borda oposta.

2. Dois pneus são colocados pelo professor no fundo da piscina, distantes três metros um do outro. Em pé, dentro da pis cina, cada aluno, ao comando do professor, parte da borda, batendo as pernas no estilo do nado Crawl com o rosto dentro d’água, man tendo os braços esticados à frente da cabeça, em direção à borda oposta. No momento em que passar pelo primeiro pneu, o aluno para, assumindo a posição de pé, sobre o pneu. Em se- guida, procede de forma idêntica até o segundo pneu e assim, sucessivamente, até atingir a borda oposta.

3. Em pé, dentro da piscina, junto à borda, os alunos formam- se em du plas, mantendo uma distância de dois metros entre cada uma. Um dos componentes de cada dupla permanece fora da piscina, na posição de pé. Ao comando do professor, o compo- nente de cada dupla que está dentro da piscina parte, andando em direção à borda oposta. No momento em que esse aluno se distancia dois metros de seu oponente, o pro fessor sinaliza para que os que ficaram fora pulem dentro d’água, ba tendo as pernas no estilo do nado Crawl, com o rosto dentro d’á gua e mantendo os braços esticados à frente da cabeça, perseguindo seus compa- nheiros até alcançá-los.

4. Em pé, dentro da piscina, distante cinco metros da borda, o pro- fessor co loca-se de frente para os alunos, segurando um cano de PVC. Ao seu comando, cada aluno, fora da piscina, partindo

da posição de pé na borda, pula para dentro d’água. Batendo as pernas no estilo do nado de Crawl, com o rosto dentro d’água e mantendo os braços esticados à frente da cabeça. Cada aluno vai até o cano, passa por cima dele e dirige-se, em seguida, para a borda oposta, procedendo de forma idêntica.

Documentos relacionados