• Nenhum resultado encontrado

Flutuar em posição de decúbito ventral

1ª Aula

Nesta aula, todas as estratégias são iniciadas tendo os alunos na po sição em pé, dentro da piscina.

1. Segurando a borda da piscina, com as mãos, os alunos colocam- se um ao lado do outro, com um metro de distância. Ao coman- do do professor, todos os alunos, após uma profunda inspiração, colocam o rosto dentro d’água e, tirando os pés do fundo da piscina, flutuam.

2. Os alunos, formados em duplas, colocam-se de frente um para o outro. Ao comando do professor, um dos componentes de cada dupla, segurando as mãos do seu oponente com os braços esti- cados à frente, coloca o rosto dentro d’água e, tirando os pés do chão, flutua sem realizar mo vimentos de pernas.

3. Os alunos formam-se em duplas, dando uma das mãos. Uma a uma, aleatoriamente, as duplas escolhidas pelo professor, segu- ram um cano de PVC, mantendo cada um dos seus componentes os braços esticados à frente da cabeça e realiza a flutuação. 4. Os alunos, formados em duplas, colocam-se de frente para o ou-

tro, segurando uma prancha de isopor. Ao comando do professor, um dos componentes de cada dupla, após colocar o rosto dentro d’água, reali za a flutuação, mantendo os braços esticados à fren- te da cabeça. Seu oponente permanece na posição de pé, segu- rando a prancha na extremidade oposta. Em seguida, repete-se o exercício invertendo-se as posições das duplas.

2ª Aula

Nesta aula, todas as estratégias são iniciadas com os alunos na po sição de pé, dentro da piscina.

1. Dispostos à vontade, cada aluno é seguro pelo professor com uma das mãos na barriga e a outra na altura dos joelhos. Com os braços e as pernas esticados e separados, como se fosse um X o aluno flutua e o professor vai baixando as mãos, lentamente (diminuindo o apoio), até que perceba um grau adequado de se- gurança ou relaxamento do alu no.

2. Segurando a borda com uma das mãos, os alunos colocam- se um ao lado do outro, distantes um metro entre si. Ao comando do professor, cada aluno, com os braços e as pernas esticados e

separados, como se fosse um X, flutua. Em seguida, repete-se o exercício, invertendo-se a mão de apoio.

3. Os alunos formados em duplas colocam-se um de frente para o outro, segurando uma prancha de isopor. Ao comando do profes- sor, o componente de cada dupla segurando a prancha em extre- midades opostas realiza simultaneamente a flutuação, manten- do as pernas esticadas e separadas como se fosse um X.

4. Dispostos à vontade, dois a dois, aleatoriamente, os alunos es- colhidos pelo professor, segurando um cano de PVC, um de cada lado, reali zam a flutuação, mantendo os braços e as pernas esti- cados e separados como se fosse um X.

3ª Aula

Nesta aula, todas as estratégias são iniciadas tendo os alunos na po sição de pé, dentro da piscina, e dispostos à vontade.

1. Cada aluno possui uma bola. Ao comando do professor, o aluno, se gurando a sua bola com os braços esticados à frente da cabe- ça, reali za a flutuação, mantendo as pernas separadas como se fosse um X.

2. Aleatoriamente, o professor segura cada aluno pelas mãos de modo que ele mantenha os braços e as pernas esticados e se- parados como se fosse um X. A um sinal, o aluno coloca o rosto dentro d’água e flu tua. O professor vai soltando lentamente as mãos do aluno, a fim de que ele flutue de forma autônoma. 3. Cada aluno segura na borda com as mãos bem separadas. Ao

coman do do professor, o aluno, após colocar o rosto dentro d’água, tira os pés do fundo da piscina e, simultaneamente, solta as mãos da borda, flutuando. As pernas são mantidas esticadas e separadas como se fos se um X.

4. Cada aluno segura uma prancha de isopor com os braços estica- dos à frente da cabeça. Ao comando do professor, o aluno, após colocar o rosto dentro d’água, tira os pés da piscina e flutua, mantendo as pernas esticadas e separadas como se fosse um X.

4ª Aula

Similarmente, nesta aula, todas as estratégias são iniciadas tendo os alunos na posição de pé, dentro da piscina e dispostos à vontade.

1. Dois a dois, aleatoriamente, os alunos escolhidos pelo professor se guram, em lados opostos, uma boia circular. Ao seu comando, após co locarem o rosto dentro d’água, os alunos tiram os pés do fundo da piscina, realizando a flutuação e mantendo as pernas esticadas e sepa radas como se fosse um X.

2. Cada aluno segura uma prancha de isopor com uma das mãos. Ao comando do professor, os alunos, após colocarem o rosto dentro d’água, tiram os pés do fundo da piscina e flutuam. Os braços e as pernas são mantidos esticados e separados como se fosse um X.

3. Os alunos são desafiados pelo professor a flutuar de forma autô- noma, mantendo os braços e as pernas esticados e separados como se fosse um X.

4. Cada aluno segura um flutuador de braço com uma das mãos. Ao comando do professor, o aluno realiza a flutuação, manten do os braços eas pernas esticados e separados como se fosse um X.

Unidade V – Deslizar

1ª Aula

Nesta aula, com exceção da última estratégia, as demais são ini- ciadas tendo os alunos de pé dentro da piscina, junto à borda.

1. Os alunos colocam-se um ao lado do outro, mantendo uma dis- tância de um metro entre si. Ao comando do professor, cada aluno parte em direção à borda oposta, correndo. Durante o percurso, cada vez que o professor fizer soar um apito, o aluno deixa-se cair para frente, assu mindo a posição de decúbito ven- tral, mantendo os braços esticados à frente da cabeça e o rosto dentro d’água.

2. Os alunos, formados em duplas, colocam-se um de fren- te para o outro, dando as mãos. Ao comando do professor, o componente de cada du pla que está à frente puxa seu opo- nente pelas mãos até a borda opos ta. Este mantém o corpo esticado com os braços à frente da cabeça, sem realizar mo- vimentos de pernas durante o percurso. Em seguida, repete- se o exercício invertendo as posições das duplas.

3. Cada aluno possui uma prancha de isopor. Ao comando do pro- fessor, o aluno salta para frente, deixando-se deslizar, em de- cúbito ventral, sem realizar movimentos de pernas. Os braços são mantidos esticados à frente da cabeça, e o rosto permanece dentro d’água. Em seguida, voltando à posição de pé, o aluno salta novamente, procedendo de forma idênti ca e assim sucessi- vamente até atingir a borda oposta.

4. Em pé dentro da piscina, os alunos são dispostos à vontade. Aleato riamente, cada aluno escolhido pelo professor é seguro por ele que coloca uma das suas mãos na barriga e a outra na sola dos pés do aluno. Mantendo o corpo esticado na posição de decúbito ventral, com os braços à frente da cabeça, o aluno, ao seu coman- do, coloca o rosto dentro d’água e, nessa posição, é impulsionado para frente, pela sola dos pés, como se fosse um torpedo.

2ª Aula

Nesta aula, com exceção da primeira estratégia todas as demais são iniciadas tendo os alunos na posição de pé dentro da piscina, junto à bor da.

1. Em pé, dentro da piscina, distante quatro metros da borda, o pro- fessor co loca-se de frente para os alunos, segurando uma bola. Em pé, dentro da piscina, junto à borda, os alunos colocam-se um ao lado do outro, mantendo uma distância de um metro en- tre si. A um sinal, o professor joga a bola na direção de um aluno, a mais ou menos um metro na fren te dele. Então, ele salta para agarrá-la, como se fosse um golei ro no futebol. Em seguida, o

professor retoma a bola e procede de forma idêntica até que todos os alunos tenham realizado o exercício.

2. Os alunos, formados em dupla, colocam-se um atrás do outro. Ao co mando do professor, o componente de cada dupla que está atrás se gura seu oponente na altura da cintura, que o puxa, an- dando até a borda oposta. Durante o percurso, mantém o corpo esticado na po sição de decúbito ventral sem realizar movimentos de pernas, colo cando o rosto dentro d’água, pelo menos duas vezes. Em seguida, re pete-se o exercício, invertendo as posições das duplas.

3. Cada aluno com uma bola, ao comando do professor, joga sua bola para frente e salta em sua direção, deslizando em decúbito ven tral e empurrando-a com as mãos. Em seguida, voltando à posição de pé, o aluno retoma a bola, procedendo de forma idên- tica, e assim su cessivamente até atingir a borda oposta.

4. Cada aluno com uma prancha de isopor, ao comando do profes sor, segura a prancha com os braços esticados à frente da cabeça. Após colocar o rosto dentro d’água, impulsiona- se na parede da pis cina com os pés e desliza na posição de de- cúbito ventral, o mais lon ge que puder, sem realizar movimentos de pernas.

3ª Aula

1. A corda é estendida pelo professor, de um lado a outro da piscina, no sentido da largura. Em pé, dentro da piscina, junto à borda, o aluno segura em uma de suas extremidades e o professor, fora da piscina em pé na borda oposta, segura a outra extremidade. Com braçadas sucessivas, o aluno puxado pelo professor é levado a atravessar a pis cina na posição de decúbito ventral. Durante o per- curso, o aluno mantém o corpo esticado, segurando a corda com os braços à frente da cabeça, sem realizar movimentos de pernas. 2. Fora da piscina, partindo da posição de pé na borda, segurando

uma prancha de isopor, cada aluno é desafiado pelo professor a pular den tro d’água, o mais longe que puder, sem realizar mo-

vimentos de pernas, mantendo os braços esticados à frente da cabeça e o rosto dentro d’água.

3. Em pé, dentro da piscina, junto à borda, cada aluno segura uma pran cha de isopor com os braços esticados à frente da cabeça. Um a um, aleatoriamente, o professor puxa pela prancha, em direção à borda oposta, correndo. Durante o percurso, o professor pronuncia a palavra “torpedo” e o aluno, imediatamente, coloca o rosto dentro d’água. Em seguida, o professor solta a prancha, deixando o aluno deslizar, com o corpo esticado na posição de decúbito ventral, sem realizar movimentos de pernas.

4. Em pé, dentro da piscina, distante quatro metros da borda, o pro- fessor colo ca-se de frente para os alunos. Ao seu comando, cada aluno, em pé, dentro da piscina, junto à borda, segurando uma prancha de isopor com os braços esticados à frente da cabeça, após colocar o rosto den tro d’água, impulsiona-se na parede da piscina com os pés. Deslizan do em decúbito ventral, sem realizar movimentos de pernas, cada alu no tenta atingir o professor.

4ª Aula

1. Em pé, dentro da piscina, distante dois metros da borda, o pro- fessor co loca-se de frente para os alunos, segurando um bam- bolê na posição vertical, parcialmente imerso. Ao seu comando, em pé, dentro da pis cina, cada aluno parte da borda, impulsio- nando-se com os pés na pa rede da piscina e passa, em decúbito ventral, dentro do bambolê, sem realizar movimentos de pernas. Os braços são mantidos esticados à frente da cabeça e o rosto dentro d’água.

2. Fora da piscina, partindo da posição de pé na borda, cada aluno é de safiado pelo professor a pular para dentro d’água com os braços esti cados à frente da cabeça e, deslizando na posição em decúbito ven tral, com o rosto dentro d’água, sem realizar movi- mentos de pernas, deve ir o mais longe que puder.

3. Em pé, dentro da piscina, distante 2,5 metros da borda, o profes- sor coloca-se de frente para os alunos com as pernas abertas. Ao

seu co mando, cada aluno, em pé, dentro da piscina, parte da bor- da, imerso, impulsionando-se com os pés na parede da piscina e, em posição de decúbito ventral, passa por dentro de suas pernas. 4. Em pé, dentro da piscina, junto à borda, cada aluno segura uma

bola com os braços esticados à frente da cabeça. Ao coman- do do profes sor, o aluno, após colocar o rosto dentro d’água, impulsiona-se com os pés na parede da piscina e, sem realizar movimentos de pernas, desliza na posição de decúbito ventral, indo o mais longe que puder.

Documentos relacionados