• Nenhum resultado encontrado

Bloquear a respiração voluntariamente

1ª Aula

1. Deitado em decúbito ventral à borda da piscina, cada aluno bate as pernas na água alternando batida forte, batida fraca, ao co- mando do professor.

2. Em pé dentro da piscina, os alunos são dispostos à vontade. A um si nal, o professor pega somente aqueles alunos que estejam com a cabeça fora d’água, incluindo os que não estiverem com a cabeça imersa por completo.

3. Cinco pneus são colocados em círculo no fundo da piscina pelo pro fessor. Ao seu comando, cada aluno, em pé dentro da piscina, parte da borda e vai andando ou correndo de encontro a um pneu por ele esco lhido, sentando sobre ele. Ao deixar seu pneu, o aluno dirige-se para a borda oposta.

2ª Aula

1. Em pé dentro da piscina, distante três metros da borda, o profes- sor co loca-se de frente para os alunos, segurando uma bola. Ao arremessar a bola junto à borda, cada aluno, sentado à mesma, bate as pernas na água fazendo com que a bola volte às mãos do professor.

2. Em pé dentro da piscina, distante três metros da borda, o profes- sor co loca-se de costas para os alunos segurando uma bola. Em pé dentro da piscina, os alunos colocam-se um do lado do outro, junto à borda. A um sinal, o professor arremessa a bola para trás, na direção dos alunos. Aquele em que a bola tocar imerge, sentando-se no fundo da piscina. Em seguida, o professor retoma a bola, procedendo de forma idêntica e assim sucessivamente, até que cada aluno tenha sido tocado pela bola.

3. Em pé dentro da piscina, os alunos, formados em duplas, colo- cam-se um de frente para o outro, de mãos dadas. Ao coman- do do professor, um dos componentes de cada dupla abaixa-se imergindo a cabeça por completo, enquanto seu oponente per- manece em pé na posição ini cial. Em seguida, repete-se o exer- cício, invertendo as posições das duplas.

4. Fora da piscina, partindo da posição de pé na borda, cada aluno pula para dentro d’água, ao comando do professor, sentado no fundo da piscina.

3ª Aula

1. Deitado em decúbito ventral à borda da piscina, cada aluno bate so mente uma das pernas na água, depois a outra e finalmente, as duas ao mesmo tempo, ao comando do professor.

2. Em pé dentro da piscina, junto à borda, cada aluno arremessa sua b bola para frente. Ao comando do professor, o aluno vai de encontro à sua bola andando ou correndo, conduzindo-a até a borda oposta, so mente com a cabeça.

3. Fora da piscina, partindo da posição de pé na borda, cada aluno é de safiado pelo professor a pular para dentro d’água o mais longe que puder, imergindo por completo em seguida.

4. Em pé dentro da piscina, os alunos, formados em duplas, colo- cam-se um de frente para o outro. Ao comando do professor, um dos compo nentes da dupla abaixa-se, sentando no fundo da piscina, à frente dos pés de seu oponente, que permanece em pé, na posição inicial. Em seguida, repete-se o exercício, invertendo as posições das duplas.

4ª Aula

Nesta aula, com exceção da primeira estratégia, as demais são ini ciadas tendo os alunos na posição de pé dentro da piscina.

1. Em pé dentro da piscina, distante três metros da borda, o profes- sor co loca-se de frente para os alunos segurando uma prancha de isopor. Ao arremessar a prancha para junto da borda, cada aluno, sentado nela, bate as pernas na água, fazendo com que volte às mãos do professor.

2. Dispostos à vontade, o professor passa andando entre os alunos e com a mão, toca um a um aleatoriamente. A cada toque recebi- do, o aluno abaixa-se imergindo a cabeça por completo.

3. Em pé dentro da piscina, os alunos, formados em duplas, colo- cam-se um de frente para o outro. Ao comando do professor, um dos componentes de cada dupla abaixa-se e quando imerso, toca as mãos nos pés de seu oponente, que permanece em pé na posição inicial. Em se guida, repete-se o exercício, invertendo as posições das duplas.

4. Em pé dentro da piscina, os alunos são desafiados pelo professor a imergirem, permanecendo mergulhados o maior tempo possível.

5ª Aula

Nesta aula, todas as estratégias são iniciadas tendo os alunos na po sição de pé, dentro da piscina.

1. O professor passa andando entre os alunos, tocando aleatoria- mente com a mão em uma de suas pernas ou nas duas simul- taneamente. Dei tados em decúbito ventral à borda, cada aluno

reage batendo na água somente com a perna que foi tocada ou, então, com as duas simulta neamente, quando for o caso.

2. Cada aluno solta sua prancha de isopor para que flutue livre- mente. Ao comando do professor, o aluno imerge, passando em- baixo da sua prancha.

3. Segurando uma prancha de isopor, com os braços esticados à frente da cabeça, cada aluno, após colocar o rosto dentro d’água, parte da borda, ao comando do professor, e vai andando ou cor- rendo, o mais longe que puder, sem respirar.

4. Os alunos imergem, ao comando do professor, quando este co- meça uma contagem. Quando emersos, cada aluno ouve um nú- mero. O pro fessor pergunta a cada um o número que ouviu, a fim de descobrir quem ouviu o maior número falado, isto é, o maior deles e, portanto, foi o que permaneceu maior tempo imerso.

Documentos relacionados