• Nenhum resultado encontrado

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Um guia prático e crítico. Porto: Edições Asa.

Alarcão, I. (1996). Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Porto Editora.

Alarcão, I. (2000). Escola Reflexiva e supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto. Porto Editora.

Alarcão, I. e Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. (2ª ed. Revista). Coimbra: Almedina.

Alarcão, I. (2003). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora. Almeida, S.J.S.C.O. (2012). A ação do Diretor de Turma na promoção do trabalho colaborativo do Conselho de Turma (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa.

Alves, Ribeiro e Queirós: (2010), Supervisão, Formação de Professores e indisciplina Eduser: Revista de educação Vol 2 (1), Instituto Politécnico de Bragança.

Amaral, T.F.B. (2011) Práticas de Supervisão Pedagógica nas Actividades

de Enriquecimento Curricular. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Coimbra.

Boavista, C. e Sousa, O. (2013). O Diretor de Turma: perfil e competências. Revista Lusófona de Educação, 23, pp.77-93.

Boavista, M. C.L.F. (2010). Diretor de Turma - perfil e Múltiplas valências em análise. (Dissertação de Mestrado). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa. Canário (2007): A invasão da Escola pelos problemas sociais. Presidência do Conselho da União Europeia, Conferência Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa.

Clemente, F.M. e Mendes, R.M. (2013). Educação e Formação: perfil de liderança do Diretor de Turma e problemáticas associadas. EXEDRA, Revista Científica nº7, pp 71-78. Escola Superior de Educação. Coimbra.

Coimbra, Marques e Martins (2012). Supervisão: o que move os professores? Revista Lusófona de Educação, 20, pp.31- 46.

140

Correia, A.C. (2012). A supervisão da formação contínua de professores para o cumprimento das metas do projeto educativo. (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa.

Costa e Silva, A.M. (2000). A formação contínua de professores: uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Educ. Soc. vol. 21 nº. 72. Campinas.

Coutinho, M.S. (1194). O papel do Director de Turma na Escola Actual. Porto: Porto Editora.

Durão, R.L.S. (2010). Acolhimento dos alunos estagiários da formação inicial. Uma proposta de acolhimento e integração. (Dissertação de Mestrado).Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa.

Favinha, M. (2010, jan/jun) Gestão intermédia nas escolas portuguesas - o caso do Director de Turma e a mediação da coordenação curricular no Conselho de turma. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v.17, n.1,pp 177-201.

Fernandes, P, Leite, C. (2010). Desafios aos profissionais na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos? Educação, Porto Alegre, v.33,n.3,pp198-204,set/dez.

Ferreira, P. e. Fernandes, P. (2013). Supervisão Pedagógica em contexto de Formação Inicial de Professores: conceitos e perspetivas. Atas do XII Congresso Internacional Galego-

Português de Psicopedagogia pp.2621-2633. Universidade do Minho. Braga. Gomes, M.L.C.L.A. (2006). As práticas supervisivas no 3º ciclo do Ensino Básico e

Secundário na Região Autónoma da Madeira. (Dissertação de Mestrado). Universidade da Madeira.

Gonçalves, J.A. (2009) Desenvolvimento Profissional e Carreira Docente- fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo, Revista de Ciências de Educação, nº8, pp.23-36.Universidade do Algarve.

Gouvêa, M.G. (2008). Estágio, Supervisão e trabalho profissional. Serviço Social &

Realidade, Franca,v.17,n.1,pp.62-73. Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) São José dos Campos. Brasil.

Jacinto, M.,J.,P. (2006). Dinâmicas do Diretor de Turma na promoção do envolvimento da família na escola - um contributo para a diminuição da indisciplina - (Vol. I) (Dissertação de Mestrado). Universidade Aberta. Lisboa.

Leite, C. e Fernandes, P. (2010, set/dez). Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos?

141

Lima, L.C. (2001.). A Escola como organização Educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez Editora.

Lopes, I.,L.,B.,D.,P.,X., (2013). A supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo na promoção do desenvolvimento profissional dos professores do grupo de Física e Química. (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa.

Machado, S.M.A.R. (2012). As múltiplas funções do docente. (Relatório de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa. Porto.

Maia, I.M.A. (2013). O papel supervisivo do Diretor de Turma na promoção do trabalho colaborativo no Conselho de Turma do segundo Ciclo. (Trabalho de Projeto para a obtenção de Mestrado). Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa.

Maia, I.,M.O.G. (2003).Potencialidades e constrangimentos da reorganização curricular para o desenvolvimento profissional dos professores - estudo de caso (Dissertação de Mestrado). Universidade do Minho. Braga.

Maio, N., Silva, H:S e Loureiro, A. (2010). A Supervisão: Funções e competências do Supervisor. Eduser: revista de educação, Vol 2 (1). Instituto Politécnico de Bragança.

Marcelo, C. (2009, jan/abril).Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências de Educação,08, pp.7-12.

Marques, R. (2002). O Director de Turma e a relação educativa. Lisboa: Presença.

Martins, R.M.F. (2011).O Diretor de Turma como gestor curricular

(Elaboração/Implementação/Avaliação do PCT) (Dissertação de Mestrado).Instituto Politécnico de Bragança.

Meirinhos, M e Osório, A. (2011, 15 de julho). O advento da escola como organização que aprende: a relevância das TIC. Instituto Politécnico de Bragança.

Mendonça, C.F.G.C. (2009). O Director de Turma: líder e facilitador da relação educativa. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Algarve. Faro.

Moreira, M.A. (2009). A avaliação do (Des)empenho docente: perspetivas de Supervisão Pedagógica. pp 241-258. Universidade do Minho. Braga.

Moreira, M.A. (2009).O papel da Supervisão numa Pedagogia para a Autonomia,pp.133- 147. Universidade do Minho. Braga.

Moreira, M.A. e Vieira, F. (2011) Supervisão e avaliação do desempenho docente: para uma abordagem de orientação transformadora. Cadernos do Conselho Científico de Avaliação de

142

Moreira, M.J:M.B. (2011). A Escola de hoje e a formação inicial de professores de

Português. (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa.

Nóbrega, M.L.F. (2011). A cooperação na gestão escolar: implicações no processo ensino/aprendizagem. (Dissertação de Mestrado). Universidade da Madeira. Funchal. Nóvoa, A. (2007). O regresso dos professores.Presidência do Conselho da União Europeia, Conferência: Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa.

Nunes, M., Cipriano, P., Ribeiro, G., Melo, S., Alves, T., …Martins, E.,… (2009). Relação Escola-Família: mediação intercultural catálise da acção. Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia de Braga: Universidade do Minho, pp.2184-2197.

Oliveira-Formosinho, J. (2002). A supervisão na formação de Professores I. Da sala à escola. Coleção Infância. Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. (2002). A supervisão na formação de Professores II. Da organização à pessoa. Porto. Porto Editora.

Prates, M.L., Aranha, A. e A. Loureiro (2010). Liderança: supervisão e aprendizagem partilhada na escola atual. Eduser: revista de educação, Vol 2, pp 20-36.Instituto Politécnico de Bragança.

Ribeiro, M.C e Queirós, T. (2010). Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores estagiários. Eduser: revista de educação, Vol 2 (1), pp 81-103. Instituto Politécnico de Bragança.

Roldão, M.C. O Diretor de Turma e a gestão curricular. Cadernos de Organização e Gestão Curricular, pp 1-20. Instituto de Inovação Educacional. Ministério da Educação.

Roldão, M.C. (2007, out/dez): Dossiê trabalho colaborativo de professores. Noesis: Revista trimestral nº 71, pp.24-29. Ministério da Educação.

Roldão, M.C. (2007). Formação de professores baseada na investigação e prática reflexiva, Presidência do Conselho da União Europeia, Conferência: Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa. Roldão, M. C. (2012). Supervisão, conhecimento e melhoria - uma triangulação

transformativa na escola? Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Vol. 12, pp.7-28. Universidade Católica Editora. Porto.

Sá-Chaves, I. (2000). Formação, conhecimento e Supervisão: contributos nas áreas da formação de professores e de outros profissionais. Estudos temáticos I. Universidade de Aveiro.

143

Salgueiro, M. C. M. Silva V. (2012). A importância dos órgãos de gestão Intermédia no sistema educativo. (Dissertação de Mestrado).Universidade Católica Portuguesa. Braga. Santos, G.M.M.T. (2003). Desenvolvimento profissional de professores. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Coimbra.

Silva, M.I. C. (2007). O Director de Turma e a Gestão Curricular no Conselho de turma- Consenso ou Conflito? (Dissertação de Mestrado). Universidade Portucalense. Porto. Sá, V. (1996). Director de turma na escola portuguesa: da grandiloquência dos discursos ao vazio de poderes. Revista portuguesa de educação, 9 (1), pp.139-162. Universidade do Minho. Braga.

Trigo, J.R e Costa, J.A. (2008, out/dez). Liderança nas organizações educativas: a direção por valores. Ensaio: aval. pol. públ. Educ, Rio de Janeiro, v. 16, n.61, pp.561-582.

Soares, E.F. A Escola como organização educativa: gestão democrática e autonomia. Série Educação - nº 7 pp 143-156.

Torres M. D M G. (2007). O Papel do Director de Turma enquanto Mediador Sócio-cultural e Gestor Intermédio na Organização Escolar. (Dissertação de Mestrado). Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Porto.

Vieira, F. (2009, jan/abr). Para uma visão transformadora da Supervisão pedagógica. Educ Soc. Campinas, vol 29, n.10, pp 197-217.

Zenhas, A.M. (2004). A Direcção de Turma no centro da colaboração entre a escola e a família. (Dissertação de Mestrado).Universidade do Minho. Braga.

Web grafia

Antunes, M.C.S. A Escola como Organização: cultura, culturas e contextos, pp.1-5 www.dge.mec.pt/pensar-falar-fazer-educacao Consultado em 30/11/2014

Favinha, M. (2012). A importância do papel do diretor de turma enquanto gestor do currículo Revista Temas e Problemas, pp1-26

http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/8185/1/Artigo%20Revista%20Temas%20e%20 Problemas.pdf . Consultado em 09/01/2015

Ferreira, N.S.C.: Supervisão Educacional pp 1-5. www.gestrado.org . Consultado em 30/11/2014

144

Nóvoa, A. (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão. http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf.Consultado em 30/10 /2014. Patrício, M.F. A pertinência do papel do Diretor de Turma no nosso contexto

escolar.Resumo.pp-1-10.

http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/8196/1/ArtHip%C3%B3lita%2BMF.pdf Consultado em 9/01/2015

Soares, M: A Supervisão Pedagógica uma leitura dos tempos e-revista Ozarfaxinars, Nº 12 Supervisão Pedagógica, pp 1-12.

145