• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.1 Atividades nos Ecossistemas Comunicativos

5.1.1 Bioclick

Os termos Bio (do grego βιος – bios = vida) e Click (expressão trazida da língua inglesa utilizada para definir uma ação, como apertar, teclar, capturar, dentre outros sinônimos). Esta atividade pedagógica parte do conhecimento disciplinar das ciências

biológicas e as vivências dos educandos (as) com as TICs, TDICs e o ambiente natural de convivência local, ou seja, o projeto tinha como objetivo integrar o uso das tecnologias, máquina fotográfica do celular, as percepções e sentimentos ambientais a produção de imagens científicas, onde os participantes deveriam fotografar representantes da fauna, flora e corpos d´água local, em um tempo previsto, e apresentar ao moderador do trabalho para seleção da imagem e postagem, já que cada estudante só poderia concorrer com uma única imagem. As postagens na comunidade eram feitas pelo moderador, onde a foto tinha registrado sua autoria e havia uma descrição do objeto fotografado, onde, quando, como e informações da biologia.

Esta atividade se executou na forma de um concurso de fotografia científica, no qual as produções seriam votadas através de “Curtidas” no ambiente das redes sociais – o Facebook, sendo o vencedor aquele que recebesse o maior número de curtidas no período estimado do certame. Os educandos vencedores eram certificados, premiados e agraciados com certificados e livros, onde a fotografia que ganhasse a primeira colocação teria sua inscrição em um concurso de fotografia científica nacional que estava a se realizar.

A divulgação inicial aconteceu com cartazes (Figura 6) e no momento das aulas em toda a escola, nos turnos manhã e tarde. A motivação ainda visava à divulgação da fanpage “Rizoma de Canaan”, que também estava em construção. A chamada para participação foi aberta a todos os interessados, desde que tivessem uma câmera fotográfica, um celular com câmera, filmadora, tablete, ou qualquer outro aparelho fotográfico.

Para que a imagem fosse postada no perfil do Facebook, os estudantes entregavam suas produções ao moderador da página (educador/pesquisador) e este a publicava. Cada participante só poderia concorrer com uma única imagem, cujos temas poderiam ser: fauna, flora e corpos d´água locais (Figura 7). Para que o estudante curtisse a imagem e deixasse seus comentários era necessário que os mesmos tivessem conta nesta rede social.

O educador/pesquisador no uso de modalidades didáticas, como a aula expositiva, aula passeio, aulas práticas e assistência individualizada, instrumentalizavam com os educandos os conceitos técnicos da biologia, onde estes acoplavam os conhecimentos através da criação da captura dos momentos, nos saberes mobilizadores.

Figura 6: Cartaz de divulgação da fanpage – Rizoma de Canaan.

Junto a todos os participantes fazia-se o levantamento dos sentimentos mobilizadores da captura das imagens registrado em caderno de campo do pesquisador. O evento contou com a participação de todos os professores da Escola na página do perfil Rizoma de Canaan, sendo acompanhada sua adesão pelos próprios estudantes que contava com a contribuição do “curtir” do professor.

O evento foi potencializado, ou como afirma Deleuze (1992): “O conhecimento acontecer na sangria dos fatos”, com o encalhe de uma baleia Jubarte na praia de Flecheiras, em que educandos e professores se mobilizaram com maior ênfase para registrar os momentos do resgate e desencalhe. O evento foi vivenciado com postagens no Rizoma de Canaan, pela elaboração do noticiário televisivo, jornalísticos impressos e digitais, e nas redes sociais, além de contar, no resgate do mamífero, com a presença do governador do estado do Ceará.

Durante o período do projeto, que aconteceu de 10 de junho a 30 de agosto/2013, o perfil de comunidade Rizoma de Canaan recebeu 278 marcações na opção de “Curtir”, sendo estes os votantes na escolha das imagens vencedoras,

Figura 7: Cartaz de divulgação do concurso de fotográfica científica – Bioclick.

apresentando uma participação concentrada de um público jovem e em sua maioria do sexo feminino (Figura 8).

Quanto ao “Alcance” desta atividade, que é o acesso feito por desktops e celulares por usuários da rede; obtivemos uma visualização de pessoas em 15 países, de nove idiomas diferentes, e 19 cidades, dentre estas de seis estados diferentes (anexo C). Quanto as publicações, foram postadas 59 fotografias tiradas por alunos, seis de professores e dois de servidores. No decorrer da atividade foi coletado junto a sites de busca que o horário de maior acesso por usuários da rede social Facebook acontecia no horário entre 19h às 22h, fator que mediaram às postagens e compartilhamentos pelo moderador do perfil Rizoma, já que as atividades no “feed de notícias” dos usuários acontecem em tempo real.

Nota-se a relação quantitativa das publicações em função dos participantes da comunidade (59 publicações/278 participantes), fato que pode ter sido inibido pela postagem das imagens só acontecerem pelo moderador da comunidade (professor pesquisador da ação), pois apesar do caráter do perfil ser aberto para participação, as postagens de conteúdos somente aconteciam pelo moderador, evitando que o perfil tivesse uma linha do tempo longa com assuntos não relacionados ao trabalho da pesquisa. 0,00% 5,00% 10,00% 15,00% 20,00% 25,00% 14 - 17 19 - 24 25 - 34 35 - 44 45 - 54 55 - 64 65 + Faixa etária dos participantes (anos)

Porcentagem de "Curtidas" por gênero e faixa

etária dos participantes.

Feminino (60,7%) Masculino (39,3%)

Fonte: Construído a partir do Painel Administrativo da fanpage Rizoma de Canaan.

Figura 8: Porcentagem de “Curtidas” no período de Junho a Agosto.2013, do projeto Bioclick, com indicador de gênero e idade.

Foi observado que as opções de “curtir” e “compartilhar” só eram contabilizadas no perfil da comunidade se fossem visualizadas na página do Rizoma de Canaan, sendo o “alcance” por outras formas de perfil, registrados no painel administrativo. Este fator determinou o vencedor do evento, pois enquanto a foto mais visualizada alcançou 1.218 usuários da rede, a foto vencedora, na opção curtir, recebeu 65 “curtidas” até o encerramento do trabalho. Desta forma, a opinião dos integrantes da atividade, os próprios alunos da E.E.M. Pe. Rodolfo Ferreira da Cunha, teve maior peso.

O momento da entrega dos certificados foi de integração de estudantes e educadores, em que toda a escola estava presente e prestigiando o momento pedagógico (Figura 9), bem como suas produções (Figura 10).

Fonte: Fanpage Rizoma de Canaan.

Figura 9: Entrega de premiação aos vencedores do concurso de fotografia científica.

Figura 10: Galeria de fotografias participantes do bioclik.

Cada fotografia foi construída diante de sentimentos dos próprios educandos, acoplando as vivências com a disciplina e as tecnologias digitais. Estes fotografaram momentos de seres em seus ambientes naturais. No grupo focal os estudantes verbalizaram seus sentimentos diante de suas produções. Tais sentimentos refletem as relações destes com o meio ambiente, seus seres e situações do cotidiano. Algumas falas autorizam essa relação, como:

“Visitei o córrego da casa de minha avó e fotografei um anuro” (Aluno do 3º ano);

“Por várias horas esperei o urubu voltar ao ninho para fotografar” (Aluno do 2º ano);

“Tenho maior medo de cobras corais, matei antes de tirar a foto” (Aluna do 3º ano);

“Peguei a borboleta coletando néctar e polinizando a flor. A vida depende dessa relação harmônica” (Aluno do 2º ano);

“Muitos animais possuem hábitos noturnos e saem para capturar sua presa das mais variadas formas” (Aluno do 2º ano).

Nesses recortes do discurso observou-se os participantes mantendo as relações de acoplamento com a realidade (PELLANDA, 2009) e a autopoiesis de Maturana (1999), criando uma ontogenia dos processos de conhecimentos biológicos, sejam técnicos ou do senso comum. Através da fotografia científica houve uma aproximação desses sentimentos e dos conhecimentos de biologia, sendo que a publicidade de seus registros no facebook possibilitou a divulgação de suas preocupações com tais seres e sentimentos ecológicos, bem como o empoderamento da autoria de suas ações imagéticas e verbalísticas (SOARES, 2011; CITELLI; COSTA, 2011).

Quanto ao uso dos equipamentos técnicos, os educandos se sentiram confortáveis quanto a sua utilização, já que usam rotineiramente seus celulares para acesso e publicações. Mas, chamaram a atenção para que os professores utilizassem mais tais ferramentas e que desenvolvessem mais práticas pedagógicas que utilizasse a fotografia associada à publicação em redes sociais, acreditando que esses recursos e técnicas facilitam o acoplamento dos conhecimentos disciplinares aos de seu cotidiano. E ainda ressaltam o lado positivo e negativo, ou seja, assim como pode

ajudar, a atividades sem um acompanhamento adequado, pode deixar o estudante acomodado e cair na mesmice do “copia” (Ctrl+C) e “cola” (Ctrl+V).

Nesta ação, os professores da escola tiveram uma participação ativa, no sentido que acompanhavam as publicações, curtiam, faziam suas considerações e partilhavam em sua linha do tempo, fazendo a divulgação do trabalho em suas redes de amigos no facebook. Afirmam ainda que o facebook é a rede social que mais acessam e onde mais interagem com os educandos e amigos externos à Escola. No projeto consideram que as aulas passeios realizadas enriqueceram os conhecimentos para a disciplina de biologia, mas nota-se que a biologia animal ainda é a mais abordada, inclusive no Bioclick.

Documentos relacionados