• Nenhum resultado encontrado

4 A INTERNET E SEUS ESPAÇOS DE AUTORIA

4.3 Os espaços de autoria nos ambientes virtuais de aprendizagem

4.3.3 Blogs

Os blogs destinam-se à publicação de textos individuais, normalmente com espaço para inserção de comentários dos leitores. No ambiente virtual em estudo, os blogs só permitem a postagem pelo próprio autor, não havendo um meio de os visitantes inserirem comentários nos blogs dos colegas.

No quarto semestre do curso (2009/2), foi proposto aos alunos que publicassem no espaço do blog informações sobre si mesmos e sobre seus temas de pesquisa. Tal atividade teve continuidade nos dois semestres seguintes39, com o objetivo de tornar pública dentro de cada turma, a temática trabalhada em cada monografia. A orientação, tal como foi

39 Nos dois últimos semestres o trabalho com o blog não teve continuidade, pois com a troca

de versão do MOODLE, o conteúdo postado nos blogs não estava mais visível às turmas. O recurso estava disponível, mas seria necessário iniciar as postagens, o que não se justificava fazer no último ano do curso.

compartilhada pela coordenação à equipe de tutoria, está apresentada no Quadro 11.

Quadro 11 - Proposta e orientações à equipe de tutoria para a condução da atividade com o blog.

Proposta de atividade com Blog

• 1ª fase - agosto/09  Os alunos irão fazer uma retomada do memorial e do problema de pesquisa. Assim, poderão postar textos com:

– Uma apresentação de si

– Relatos de sua infância e processo de escolarização, fotos – Uma reflexão sobre a experiência de escrita do memorial – O problema de pesquisa / Seu tema de Monografia

• 2ª fase - a partir de setembro/09 Os alunos passarão a escrever sobre seu tema de monografia: o quê, por quê, para quê e como deseja pesquisá- lo, de forma que os textos postados ajudem a compor, até o final do

semestre, o próprio projeto de pesquisa.

• Assim, os alunos poderão inserir textos que discutam/apresentem os itens do projeto (introdução, questões de pesquisa, objetivos, justificativa, referencial teórico, procedimentos metodológicos, cronograma e referências).

Algumas orientações

• Construção socializada – se desejarem, os alunos podem visitar os blogs uns dos outros, trocar idéias, ajudando-se mutuamente.

• Blog do MOODLE (versão atual) – cada pessoa só consegue escrever no seu próprio blog. Se desejar comentar o blog de outra pessoa, deverá enviar uma mensagem individual e a pessoa publica a mensagem no blog. • O texto publicado no blog não será, necessariamente, o texto do projeto. No

blog, a pessoa pode apresentar idéias de forma mais breve e informal (―gênero blog‖), no intuito de facilitar a elaboração do projeto, sendo este último, um trabalho acadêmico, com suas especificidades.

• Poderemos criar um fórum pra discutir assuntos do blog e continuar a conversa sobre metodologia. Assim, os textos que os alunos forem criando nos blogs vão alimentando a discussão no fórum sobre metodologia.

Fonte: Curso de Pedagogia UAB/UFMG.

Também nos blogs realizamos observações ao longo do processo e, finalizado o semestre letivo, procedemos à coleta sistematizada dos dados, considerando os seguintes itens: a) ter conteúdo publicado; b) se esse conteúdo são relatos para o blog ou se são cópias de outros textos; c) os elementos que compõem as postagens - textos, imagens, fotografias, links e outros; d) se atingiram o objetivo proposto, e para tanto estabelecemos o critério mínimo estar explicitado no blog o tema da pesquisa de monografia. Organizados em arquivos de texto, por polo, os blogs somaram cerca de 800

páginas sendo que, naquele momento, 241 (68,1 %) alunos já haviam publicado textos em seus blogs e 113 alunos (31,9 %) ainda tinham os blogs vazios, conforme apresentado na Tabela 11.

Tabela 11- Quantidade de blogs construídos, por polo.

Polo Total de alunos Blogs com conteúdo vazios Blogs Total de páginas

AR 45 39 6 59 BU 40 9 31 103 CG 41 38 3 91 CL 43 39 4 243 CO 41 15 26 18 FO 36 29 7 108 GV 36 24 12 65 TO 33 30 3 89 UB 39 18 21 24 Total 354 241 113 800

Durante as observações, percebemos que o blog se prestou a um importante papel de registro: para o memorial da trajetória escolar vivida antes do ingresso no curso de graduação; para o relato das experiências vividas nos estágios curriculares em turmas da educação infantil e do ensino fundamental; para o percurso de construção do projeto de pesquisa; para a realização da pesquisa e elaboração da monografia. Destacamos a seguir as tendências observadas e que consideramos importante destacar em nossas análises sobre como esse espaço foi utilizado pelos alunos

 Um espaço para se dar a conhecer pelo outro - nesse grupo encontramos tanto aqueles que publicaram seus memoriais na íntegra, quanto os que selecionaram trechos do memorial para publicar no blog e ainda os que tomaram o blog como uma extensão do memorial e continuaram a registrar ali a sua trajetória de vida pessoal, familiar, acadêmica e profissional.

 O blog como ‗diário de bordo‘ – Foi o que percebemos nos blogs que traziam relatos sobre: a experiência de escrita do memorial,

com reflexões sobre o significado de relembrar o passado e registrá-lo; a definição do tema de pesquisa, explicitando as motivações e as dúvidas, as idas e vindas nas mudanças de temas; o estágio curricular, com narrativas de episódios vividos ou presenciados nas salas de aula, nas escolas; o processo de pesquisa, incluindo o estudo empírico e o referencial teórico, as dificuldades, os materiais encontrados. Em todos esses casos, são textos pequenos, anotações que foram sendo feitas dia após dia.  O blog como exposição da pesquisa – e aí vemos os blogs que

apresentam: textos copiados na íntegra, fichamentos de textos lidos, imagens, links para artigos ou notícias, todos relacionados ao tema que o sujeito escolheu pesquisar.

A seguir apresentamos alguns trechos de textos postados nos blogs e que exemplificam a caracterização exposta acima40.

Quando fui informada sobre o memorial,me assustei,e escrever então! Aí me perdi completamente,tentei colocar a mente para funcionar e fui buscar lá do fundo do baú,as minhas memórias.Isto foi um desafio, mas uma satisfação imensa; pois pude reelembrar as boas lembranças de um tempo que não volta mais... [sic] (Excerto do blog, Mariana, 21/10/2009).

Durante meu estágio observei muito,o que mais me chamou atenção na turma que estive tem uma aluna especial, apegada na professora e ela também com o maior afeto com aluna, num momento a professora pediu para um de cada vez fosse no quadro escrever seu nome, e não pediu a essa aluna especial, para minha surpresa e da professora ela insistiu, até que a tia deixou e ela conseguiu escrever seu nome na maior alegria, e eu comecei a chorar, sem que eles percebecem,pois sou muito emotiva.Eu entendi e a porfessora também deve ter entendido,que não devemos tratá-los com diferença por ser especial, devemos tratar todos com igualdade, pois a aluna provou que foi capaz de escrever seu nome no quadro. Devemos ter mais cuidado com eles, mas diferença nunca [sic] (Excerto do blog, Vilma, 04/10/2009).

40 Para ter uma visão mais ampla da escrita nesse espaço, o leitor encontra no APÊNDICE F

Ola colegas, estou estudando o tema de pesquisa que quero invetigar. São muitos os temas e, interessantes que me chamam a atenção, como estou vendo que muitos já se decidiram e estão a investigar. Estudando e colhendo informações sobre o "Dever de Casa", ou o "Para Casa", ou a "Lição de Casa", cada região nomeia de uma forma, mas todas com a mesma finalidade e, estou vendo que é um tema que muito me chama a atenção e, é o que vou investigar. O "Para Casa" é um meio para medir o aprendizado do aluno [sic] (Excerto do blog, Adriana, 27/08/2009).

Para além do registro, os blogs se mostraram como um espaço único de escrita autoral, de registro da trajetória de cada sujeito, de publicação, de socialização – do autor e de sua produção.

Observamos que, embora a orientação que os alunos receberam foram as mesmas em todas as turmas, o espaço do blog não foi usado homogeneamente: tivemos blogs com 4 ou 5 linhas de texto, tivemos blogs com alguns parágrafos e tivemos blogs com 30 páginas; havia blogs com textos somente e havia blogs com muitas imagens e links; havia textos sobre o curso, o memorial, o estágio, a monografia e havia orações, mensagens de autoajuda, depoimentos, fotos das férias com a família. Esse aspecto heterogêneo, demonstrando certa dispersão, também nos levou a perceber que os sujeitos estavam tomando o espaço mais como seu, ampliando a sua utilização, de certo modo transgredindo a proposta inicial, o que não se observou nos fóruns e nos wikis.

Por outro lado, explicitou-se também a não compreensão sobre o gênero textual característico do blog, já que muitos alunos copiaram e colaram em seus blogs, na íntegra, seus memoriais, projetos de pesquisa e até mesmo relatórios de estágio. A escrita no blog revelou-se, assim, ora com a estrutura formal característica de outros gêneros (fichamentos, projetos de pesquisa, etc), ora com total espontaneidade e informalidade, quando as pessoas se expuseram mais e dialogaram mais com os colegas.

Ao finalizar este tópico acerca da escrita no ambiente virtual de aprendizagem, apresentamos na Figura 12 um diagrama que caracteriza e

sintetiza nossas percepções e análises descritas até aqui, sobre onde, para quem, como, por quê e para quê nossos sujeitos escrevem:

Figura 12 - A escrita no ambiente virtual de aprendizagem.

Note o leitor que, ao tratar da escrita autoral em diferentes espaços no ambiente virtual de aprendizagem, estamos sendo levados a pensar sobre os gêneros discursivos que ali se constituem. Outros elementos que atuam na construção dessa escrita, como a presença de imagens e o próprio leiaute da tela tem nos chamado a atenção no sentido de compreender as escolhas que o sujeito é levado a fazer. No próximo capítulo tratamos, pois, de aprofundar em tais temáticas.

5 GÊNEROS, MULTIMODALIDADE E LETRAMENTOS