• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 OPÇÕES METODOLÓGICAS

3.1 Natureza do estudo

3.3.1 Inquérito por questionário

3.3.1.2 Breve caracterização do ensino superior público em Portugal

O sistema de ensino superior em Portugal é constituído por um sistema público de ensino e um sistema privadolxv, sendo que cada um dos sistemas é composto por dois

subsistemas, o universitário e o politécnico.

Para efeitos da presente investigação, adotou-se a seguinte nomenclatura, definida pela DGEEC (2015)lxvi:

lxv Para efeitos desta investigação, apenas será considerado o sistema público de ensino superior. lxvi A DGEEC, criada pelo Decreto Regulamentar n.º 13/2012 de 20 de janeiro, é o órgão delegado do

Ensino Superior – Nível de ensino que compreende os ensinos universitário e politécnico, aos quais têm acesso indivíduos habilitados com um curso secundário ou equivalente e indivíduos maiores de 23 anos que, não possuindo a referida habilitação, revelem qualificação para a sua frequência através de prestação de provas.

Sistema de Ensino Superior – Conjunto organizado que compreende o ensino universitário e o ensino politécnico ministrados no ensino superior público e não público que visa garantir um ensino superior de qualidade e incentivar a sua frequência.

Ensino Superior Público – Ensino ministrado em estabelecimento de ensino superior tutelado pelo Estado, e que abrange os ensinos universitário e politécnico. A tutela do Estado pode ser compartilhada por mais do que um Ministério possuindo assim o estabelecimento dupla tutela.

Ensino Superior Politécnico – Ensino que visa proporcionar uma formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de atividades profissionais. É ministrado em institutos politécnicos e, nas áreas definidas por lei, em escolas politécnicas não integradas, de natureza especializada. Ensino Superior Universitário – Ensino ministrado em universidades e em escolas universitárias não integradas, que visa assegurar uma preparação científica e cultural e proporcionar uma formação técnica que habilite para o exercício de atividades profissionais e culturais, e fomente o desenvolvimento das capacidades de conceção, de inovação e de análise crítica.

De acordo com dados fornecidos no portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), o ensino universitário é ministrado em instituições de ensino universitário públicas e privadas, que incluem as universidades, os institutos universitários e outras instituições de ensino universitário e visa promover a investigação e criação do saber, garantindo uma sólida preparação científica e cultural, através de uma formação técnica que habilite para o exercício de atividades profissionais e culturais e fomente o desenvolvimento das capacidades de conceção, de inovação e de análise crítica.

Por sua vez, o ensino politécnico é ministrado em instituições de ensino politécnico também públicas e privadas, que incluem os institutos politécnicos e outras instituições de ensino politécnico, tendo em vista uma perspetiva de investigação aplicada e de desenvolvimento, dirigido à resolução de problemas concretos, que visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de atividades profissionais.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 37/2008lxvii, de 5 de março, os estabelecimentos de ensino

superior de natureza militar e policial que ministram o ensino universitário ou politécnico integram também a rede de instituições de ensino superior, sendo estas instituições que funcionam sob dupla tutela do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Defesa. A rede do ensino superior público universitário é constituída por 14 instituições (cf. Anexo X, p. 88A) e cuja distribuição geográfica é apresentada na Figura 3.3.

Figura 3.3 - Distribuição geográfica das instituições do ensino superior universitário (2013-2014)

Fonte: Elaboração própria

Embora os dados relativos às instituições de ensino superior público existentes tenham sido retirados do portal da DGES, os mesmos não se encontram devidamente atualizados, porque a DGES dá ainda indicação da existência de 15 instituições, quando na verdade, existem atualmente apenas 14 instituições, devido à fusão da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade de Lisboa, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 266-E/2012, de 31 de dezembrolxviii, passando a instituição a denominar-se Universidade de Lisboa.

No que diz respeito ao ensino superior público politécnico, a rede é constituída por 15 institutos politécnicos, 13 escolas de ensino politécnico integradas em 6 universidades e 5

lxvii Disponível em: http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/F4213181-E841-4148-B354-

921BBADF686E/5782/DL37_2008.pdf

escolas superiores não integradas (cf. Anexo X, p. 89A), cuja distribuição geográfica é apresentada na Figura 3.4.

Figura 3.4 - Distribuição geográfica das instituições do ensino superior politécnico (2013- 2014)

Fonte: Elaboração própria

Por sua vez, o subsistema do ensino militar e policial da rede do ensino superior público é constituído por 6 instituições (cf. Anexo X, p. 90A).

A partir das figuras que ilustram a distribuição geográfica de cada subsistema do ensino superior público, verifica-se que as instituições universitárias se situam, na sua maioria, na zona costeira de Portugal continental, nos centros urbanos com maior densidade geográfica, bem como nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Por sua vez, as instituições do subsistema politécnico encontram-se mais homogeneamente distribuídas por todas as regiões do país, o que permite a cada instituição criar uma ligação mais estreita com a região onde se situa e desta forma responder aos desafios específicos da sociedade que as rodeia.

3.3.1.3Breve caracterização dos docentes do ensino superior público em Portugal