• Nenhum resultado encontrado

Antônio Jacob Renner foi quem começou a escrever a história do nome Renner. Descendente de alemães começou a trabalhar ainda menino na fábrica de banha da família em São Sebastião do Caí, RS. Em 1912, iniciou o grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegantes, em Porto Alegre, RS. Inaugurou em 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto-de-venda para a comercialização de artigos têxteis. Comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino – conhecidas como Capa Ideal –, resistentes ao frio, ao vento e às chuvas, tornando-se uma peça de roupa indispensável, tanto para o gaúcho da Campanha e caixeiros-viajantes, como também ao homem da cidade.

A partir de 1940, com a comercialização de um mix mais amplo de produtos, tornou-se uma loja de departamentos. Em 10 de junho de 1965, houve a constituição de Lojas Renner S.A., que a partir de 4 de maio de 1967, tornou-se uma empresa de capital aberto.

Ao final de 1991, a Companhia passou por uma completa reestruturação. O modelo de loja de departamentos completa foi substituído pelo conceito de loja de departamentos com especialização em moda.

A partir de 1994, iniciou-se o plano de expansão da Companhia. Plenamente reestruturada, a Companhia inaugurou lojas além das fronteiras do Rio Grande do Sul, passando então a atuar no estado de Santa Catarina. Em 1996, com o sucesso da iniciativa, a operação é estendida também ao estado do Paraná.

Em 1997, foi dado um outro grande passo: a entrada da Companhia no Estado de São Paulo, principal centro econômico do país. Em 1998, foram inauguradas mais três lojas, consolidando a atuação em São Paulo.

Em 22 de dezembro de 1998, foi transferido o controle acionário da Companhia para J. C. Penney Brazil, Inc., dos Estados Unidos, através de sua subsidiária, J.C. Penney Brasil Investimentos Ltda., que após reorganização societária, passou a ser denominada J. C. Penney Brasil Comercial Ltda.

Em 1999, começou um forte processo de expansão, entrando nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Em 2000, inaugurou uma loja no Estado de Goiás. Em 2003, 2004 e 2005, abriu filiais nos Estados de Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, respectivamente.

No dia 25 de maio de 2005, em Assembleia Geral de Acionistas, foi aprovada a conversão da totalidade das ações preferenciais em ações ordinárias. Também foi aprovado o grupamento de ações da Companhia. Essas alterações foram necessárias para que a Companhia passasse a fazer parte do segmento Novo Mercado, o mais alto grau de governança corporativa da BM&FBOVESPA,. Nesta mesma Assembleia, a Companhia incorporou seu acionista controlador JCPenney Brasil Comercial Ltda., ficando suas ações para a J.C.Penney Brazil, Inc. Em 1º de julho de 2005, a JCPenney Brazil, Inc.,vendeu todas as ações na BM&FBOVESPA, ficando a Companhia sem acionista controlador. Com 100% (cem por cento) das suas ações em circulação, a Companhia foi considerada a primeira corporation do Brasil (Fonte: Jornal Valor Econômico). Nesse mesmo dia, a Companhia passou a integrar o segmento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, o qual exige compromisso com práticas mais rigorosas de governança corporativa. Em 3 de outubro de 2006, em Assembleia Geral Extraordinária, foi aprovado o desdobramento de ações passando uma ação ordinária da Companhia a corresponder a cinco ações ordinárias, visando aumentar a liquidez das ações da Companhia, assim como facilitar o acesso, por pequenos investidores e/ou investidores não-profissionais, nas negociações envolvendo ações de emissão da Companhia em circulação no mercado.

Em 2006, dando continuidade ao seu processo de expansão, a Companhia inaugurou suas primeiras unidades na região Nordeste do País, nos Estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. Em 2007, inaugurou a primeira loja da região Norte, no Estado do Amazonas, bem como uma em Sergipe e outra na Paraíba. Em 2008, inaugurou uma loja no Estado de Rondônia, e em 2009 inaugurou lojas nos Estados do Rio Grande do Norte e Pará.

6.3 - Breve histórico

Em julho de 2009, a Companhia lançou três novas marcas próprias: “A Collection", dirigida ao público feminino adulto, a “Maternity Renner”, voltada para gestantes e a “Satinato”, primeira marca exclusiva de calçados da Renner, com modelos para o público feminino.

No ano de 2010, a Companhia foi inovadora ao lançar os cartões co-branded com Mastercard e Visa, sem o apoio de uma instituição financeira. A Companhia também lançou o projeto de lojas pequenas e vendas pela web e inaugurou lojas em mais dois Estados: Alagoas e Tocantins. Em 2011, a Companhia inaugurou loja nos Estados do Acre e do Maranhão.

Em 04 de maio de 2011, a Companhia adquiriu, por meio de uma subsidiária, a empresa Maxmix Comercial Ltda., nome fantasia Camicado, que atua no segmento de casa & decoração, com 27 lojas e um centro de distribuição. A aquisição foi aprovada pelos acionistas da Companhia em Assembleia Geral nessa mesma data.

Em 2012, a Companhia inaugurou, em agosto, o seu terceiro centro de distribuição, na cidade do Rio de Janeiro, com área de 50 mil m2, sendo único em termos de grau de automação no Brasil, devendo proporcionar ganhos de eficiência, com redução da necessidade de mão de obra e melhor aproveitamento do espaço físico. Também foi iniciada a implantação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Lojas Renner, que deverá consolidar e padronizar todos os processos de suporte das atividades, resultando em maior eficiência dos mesmos e no aprimoramento dos controles internos. Sua implementação se dará em três fases anuais, a serem completadas ao final de 2014. Em 2012, foi criado um inovador programa de relacionamento denominado Clube de Vantagens Renner, que prevê a oferta de uma gama de vantagens exclusivas para os usuários do Cartão Renner e do Meu Cartão.

Em 2013, a Companhia inaugurou loja nos Estados do Piauí e do Amapá. Ainda em 2013, foi lançada a Youcom, após período de testes com 4 lojas piloto usando a marca Blue Steel. Ao final de dezembro, contava com 15 lojas em

operação, com área média de vendas de 120 m2. A Youcom busca atender o público jovem de classe média, de 18 a 35

anos de idade, em um formato de loja especializada com ambiente diferenciado, ofertando produtos de qualidade a preços competitivos e com alto apelo de moda.

A Companhia atualmente é a maior varejista de moda no Brasil em termos de faturamento bruto e contava com 278 unidades de negócio em todo o Brasil, sendo 217 Renner, 15 Youcom e 46 Camicado, em 31 de dezembro de 2013, instaladas em Shopping Centers e em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste e ainda opera três centros de distribuição, localizados nos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A Companhia oferece também serviços financeiros através de parcerias, tais como vendas financiadas em 0+8 parcelas com encargos, empréstimos pessoais, títulos de capitalização e seguros através da rede de lojas e do cartão Renner.