• Nenhum resultado encontrado

2. CRÉDITO AGRÍCOLA: EVOLUÇÃO RECENTE

2.2 INICIATIVAS COMERCIAIS E DE MARKETING

2.2.5 Campanhas de Marketing

No âmbito do plano de Marketing de 2017, realizaram-se quatro campanhas de marketing dirigidas aos segmentos prioritários da Agricultura, Pequenas e Médias Empresas, Empreendedores e Comércio e Serviços, cada uma com uma duração de 10 semanas.

Estas campanhas tiveram como objectivo principal a captação de crédito, a subscrição de capital e angariação de novos Clientes e Associados e o incremento da oferta complementar, nomeadamente, produtos de Seguros Vida e Não Vida direccionados para os segmentos em foco, o que contribuiu para a vinculação e fidelização de Clientes actuais e novos.

Estas campanhas contribuíram de forma significativa para o aumento do Crédito de boa qualidade, contribuindo para o incremento do produto bancário do Grupo.

Segmento Agricultura

A campanha da Agricultura atingiu no Crédito a Empresas um Grau de Realização do Objectivo (GRO) de 93%, correspondendo a cerca de 323,3 milhões de euros. Nos produtos complementares da oferta atingiu-se um GRO de 186% e 167%, em produtos de Seguros Vida e em produtos de Seguros Não Vida, correspondendo a 183,7 mil e a 344 mil euros, respectivamente

CRÉDITO AGRÍCOLA – Caixa de Oliveira do Bairro Página 39 de 169

Segmento Pequenas e Médias Empresas

Seguindo a estratégia de posicionamento, o Crédito Agrícola assumiu a capacidade para apoiar as empresas nas suas estratégias de investimento, de internacionalização e de inovação. Afirmando “Se a sua empresa precisa, Estamos CÁ” propôs-se dotar as empresas de soluções financeiras para competir com os seus concorrentes em território nacional ou qualquer outro de oportunidade para os seus bens e serviços.

Os resultados alcançados evidenciam o forte contributo dado ao crescimento da rúbrica de crédito às Empresas e ainda para a captação de novos Associados e Capital Social das Caixas de Crédito Agrícola, cumprindo assim os principais objectivos da campanha.

Segmento Empreendedores

O apelo à irreverência do Jovem Empreendedor que emerge em todas as regiões do país foi o móbil para a campanha dirigida a este segmento que decorreu sob o mote “Se tens ideias diferentes, precisas do banco que te acompanha”.

Poder contar com o apoio de um banco próximo para criar um negócio que nem sempre é percebido, é a barreira que o Crédito Agrícola pretendeu esbater através desta campanha propondo-se ser capaz de acompanhar quem tem uma visão diferente de negócio e de sucesso.

O Crédito agrícola faz um apelo aos Empreendedores a quem se propõe responder com soluções focadas nas necessidades financeiras de quem pretende concretizar projectos de negócio.

A campanha contribuiu de forma esperada para o crescimento do crédito às Pequenas e Micro Empresas e aos ENI e ainda para a captação de novos Associados e Capital Social das Caixas de Crédito Agrícola, cumprindo assim os principais objectivos.

Segmento Comércio e Serviços

A Campanha dirigida ao segmento do Comércio e Serviços, que é o sector de actividade com maior representatividade de Clientes, só termina em 2018 e mostra uma tendência em que se perspectiva que os objectivos sejam atingidos ou superados, com um volume de crédito a atingir 208 milhões de euros. Nos produtos complementares os TPA atingiram o objectivo, o Seguro Não Vida Comércio e Serviços alcançou os 77% de GRO e o Seguro Vida CA Negócios cerca de 52%.

Macrosegmento Particulares

No âmbito do Plano de Marketing de 2017, realizaram-se oito campanhas

de marketing destinadas ao macro segmento de Clientes Particulares, cada uma com uma duração de 6 semanas.

CRÉDITO AGRÍCOLA – Caixa de Oliveira do Bairro Página 40 de 169

Segmento Jovem

A campanha para o subsegmento dos Jovens entre os 13 e os 17 anos teve como oferta a Poupança Futuro, o Cartão GR8 e os Seguros CA Acidentes Pessoais Protecção Jovem e o CA Protecção Universitário (nas vertentes Protecção e Capital), utilizou na comunicação a imagem dos Youtubers Paulo Sousa e Angie Costa.

A campanha contou ainda com a inovação criada na proposta de valor do Programa de Fidelização designado CA Faz Por ti – School Leader VID e deu-se continuidade a mais uma edição do Programa CA Nota 20.

Em termos de resultados foram abertas 1.000 novas contas de Poupança Futuro em Clientes novos. O Seguro Não Vida CA Acidentes Pessoais atingiu um GRO de 154%, o Seguro Vida CA Universitário e o Cartão GR8 obtiveram uma concretização menos relevante.

Esta campanha contribuiu de forma significativa para a melhorar o objectivo estratégico do rejuvenescimento da carteira de Clientes através da captação de novos Clientes neste segmento.

A campanha dos Juniores, subsegmento para Clientes até aos 12 anos, deu sequência à promoção da mascote Cristas e à oferta do mealheiro Cristas e, por cada reforço adicional nas novas ou nas actuais Poupanças Cristas, foi oferecido “ o Baralho de Cartas do Cristas”, que é um jogo educativo, relacionado com a tabuada, que estimula a criança para o ensino da Matemática. Adicionalmente foram ainda oferecidos como acessórios os óculos ou a prancha do Cristas.

Na campanha foi igualmente comunicado as novas funcionalidades do “Clube do Cristas”, uma aplicação digital onde os representantes legais e os nossos Clientes mais novos (até aos 12 anos) podem registar-se para acederem a um conjunto de áreas com diferentes temas de interesse como, por exemplo,

jogos do Cristas, agenda cultural de eventos, espectáculos e outras iniciativas para os mais jovens.

Esta campanha ultrapassou mais uma vez as expectativas, os resultados actuais mostram um GRO médio superior a 100%, tendo sido angariados cerca de 10.Milhões de euros na Poupança Cristas e abertas aproximadamente 4.000 novas contas. A oferta de seguros para jovens obteve um melhor desempenho em seguros não vida.

CRÉDITO AGRÍCOLA – Caixa de Oliveira do Bairro Página 41 de 169

Segmento Jovem Adulto, Vida Activa, Dedicado e CA 55+

A campanha de angariação de novas activações do serviço Online Particulares com comunicação digital foi dirigida ao macrosegmento particulares, mas com enfoque nos segmentos CA Jovem Adulto e CA Vida Activa, uma vez que são os Clientes mais propensos à utilização deste serviço. Foi promovida a oferta aos Clientes da primeira anuidade de uma apólice do Seguro de Responsabilidade Civil Familiar e de descontos nos prémios dos seguros de Protecção Hospitalar e Protecção família. Para dinamizar esta oferta foram realizados 2 sorteios publicitários com oferta de 6 iphones como prémio. Para a comunicação desta campanha foi utilizada a imagem da jovem Teresa Almeida, atleta patrocinada pelo CA, aumentando assim a notoriedade da comunicação.

Os objectivos da campanha foram atingidos em todos os produtos e serviços com um GRO de 124% no On-Line, com mais de 15.373 adesões, um GRO de 250% na Responsabilidade Civil Familiar e um GRO de 154% nos seguros Protecção Hospitalar e Protecção Família

A primeira campanha de crédito pessoal, destinou-se aos segmentos CA Jovem Adulto, CA Vida Activa e CA Dedicado.

Apresentou como oferta o Crédito Pessoal, os Seguros Não Vida CA Automóvel e CA Habitação e os Seguros Vida de Protecção ao Crédito Pessoal e CA Protecção Livre.

Nesta campanha foram concedidos cerca de 25 milhões de euros de crédito, que corresponderam a um GRO de 92%, no Seguro de Vida Protecção Crédito Pessoal e CA Protecção livre foi atingido um GRO de 176% e no Seguro Automóvel e CA Habitação um GRO de 101%.

A campanha de Crédito Habitação destinou-se aos segmentos CA Jovem Adulto e CA Vida Activa.

Teve como oferta o Crédito Habitação e os Seguros Protecção Crédito Habitação e CA Habitação.

Em termos de resultados o Crédito à Habitação obteve um GRO de 103%, com cerca de 60 milhões de euros concedidos e o Seguro Vida Protecção Crédito à Habitação e o Seguro Não Vida CA Habitação atingiram 227% e 86% de GRO, respectivamente.

CRÉDITO AGRÍCOLA – Caixa de Oliveira do Bairro Página 42 de 169

A campanha CA Protecção Família, destinada aos segmentos CA Jovem Adulto, CA Vida Activa e CA 55+, teve lugar em Julho e Agosto, e teve como oferta 3 Seguros de protecção (CA Protecção Hospitalar, CA Mulher e Seguro CA CliniCard).

O CA Protecção Hospitalar e o CA Mulher atingiram um GRO de 92%, com 83 mil euros, o Seguro CA CliniCard alcançou 260 mil euros e 75% de GRO.

A campanha de Crédito Pessoal realizada em Setembro e Outubro teve também como oferta o Crédito

Pessoal, os Seguros de Vida de Protecção ao Crédito e os Seguros Não Vida CA Saúde e Protecção Financeira CP, igualmente com condições especiais de subscrição para os Clientes.

Para os resultados da campanha em muito contribuiu o pricing muito atractivo do Crédito Agrícola na oferta de crédito.

Na campanha foram concedidos 22 milhões de euros de Crédito Pessoal, atingindo um GRO de 70%. Os Seguro de Vida Protecção Crédito Pessoal realizaram um montante de 181 mil euros, com um GRO de 173% e os Seguros CA Saúde e Protecção Financeira CP em conjunto realizaram 463 mil euros com um GRO de 156%.

A campanha exclusiva para o segmento CA Dedicado teve como foco o Investimento e a Protecção.

Na vertente de investimento a oferta integrava Fundos de Investimento e Fundos de Pensões.

Na vertente de protecção a oferta centrou-se nos Seguros Vida Risco e CA Saúde Particulares.

Os Fundos de Investimento atingiram um volume de cerca de 34 milhões de euros, com um GRO de 96%, Os Fundos de Pensões atingiram 2,6 milhões de euros com um GRO de 139%, o Seguro de Saúde obteve cerca de 430 mil euros, correspondendo a 101% de GRO e os Seguros de Vida Risco atingiram cerca de 130 mil euros e 103% de GRO.

Acções de Recuperação

Foram implementadas várias acções de recuperação para compensar o grau de execução dos objectivos comerciais anuais das CCAM em várias famílias de produtos.

As acções que foram realizadas englobaram a disponibilização de oportunidades de contacto às CCAM para uma abordagem eficaz aos Clientes com propensão para a aquisição dos vários produtos, tais como o Crédito Pessoal, o CA Clinicard, Crédito à Tesouraria, Crédito Habitação, Seguro CA Habitação e Fundos Mobiliários.

CRÉDITO AGRÍCOLA – Caixa de Oliveira do Bairro Página 43 de 169

Estas acções de recuperação contribuíram de forma muito relevante para a concretização anual alcançada nas principais variáveis nomeadamente no Crédito.

Desafios Comerciais

Em paralelo com as campanhas foi efectuada a dinamização do Desafio ao Cubo na aplicação do sistema de incentivos, utilizando os períodos que estavam planeados ao longo do ano e que coincidiam em geral com as campanhas de crédito.

Aproveitando a realização das Campanhas estes desafios permitem que um melhor desempenho dos comerciais em Crédito proporcionará um incentivo extra, que é a atribuição de cubos virtuais pelas vendas efectuadas, resultando da acumulação destes cubos uma classificação que elege os melhores para uma viagem anunciada.

Programas de Vinculação

Estes programas têm como objectivo conseguir um primeiro grau de vinculação de Clientes quando estes só têm uma Conta de Depósitos à Ordem, fomentando a venda dos produtos que integram a oferta CA Express.

Decorreram 2 programas ao longo do ano, com a duração de cerca de 13 semanas com a oferta dos Serviço On-Line e Mobile, um Cartão de Débito, o Seguro de Vida CA Express Vida e o Seguro Não Vida Acidentes Pessoais CA Vinculação.

Acções de Dinamização

Foram realizadas acções de dinamização de comercialização de OTRV, oferta pública de obrigações do tesouro de rendimento variável, em Março, Julho e Novembro com datas de reembolso previsto para Abril, Agosto e Dezembro de 2022. Para as duas últimas acções foram identificados segmentos de Cliente alvo mais propensos para a subscrição desta oferta.

Programa de Colocação de Cartões

Este programa teve início no último trimestre de 2017 e tem como objectivo o crescimento da carteira de cartões de crédito com atribuição de cartões com recurso a modelos de análise de risco que atribuem de forma automática o tipo de cartão e o respectivo limite, permitindo uma agilização do processo de atribuição de cartões e facilitando o trabalho processual. Os resultados obtidos neste Programa são evidentes e mostram que a atribuição de cartões, com risco controlado, pode ser efectuada com um ritmo de crescimento mais elevado que o verificado até agora.

CRÉDITO AGRÍCOLA – Caixa de Oliveira do Bairro Página 44 de 169

Retenção de Clientes

Esta acção teve como principal objectivo reter Clientes que já só tinham conta de depósitos à ordem sem movimentos no último ano, com saldo a zero. Para o efeito foram identificados os Clientes de segmentos prioritários que tínhamos como objectivo reter. Para poder reatar a relação com estes Clientes definiu-se uma oferta básica centrada no CA Express, com oferta da anuidade do Cartão de Débito. Deste modo, com esta oferta básica, simples e rápida, seria possível causar uma boa impressão nestes Clientes e por essa via facilitar o reatar do relacionamento permitindo posteriormente a colocação de outros produtos.

A retenção de Clientes ficou aquém das expectativas mesmo tendo em conta que se tratavam de Clientes que já não tinham produtos connosco

Documentos relacionados