• Nenhum resultado encontrado

CAMPANHAS DE MEDIÇÕES DA TORRE EÓLICA

3 EXPERIMENTOS E ANÁLISES METODOLÓGICAS

3.10 CAMPANHAS DE MEDIÇÕES DA TORRE EÓLICA

O monitoramento envolveu a realização de 02 campanhas de medições dos pontos-objeto (pinos com superfície semiesférica, soldas transversais e adesivos refletivos) para compreender o comportamento da estrutura, sua geometria e verificar a existência de prováveis deslocamentos. Todas as campanhas foram compostas de acordo com as seguintes fases:

• Fase I – Nivelamento geométrico de alta precisão entre os pinos com superfície semiesférica implantados na estrutura da base da torre eólica Gravatá 02 e na base da torre eólica Gravatá 01;

• Fase II – Medições das soldas transversais e alvos refletivos por meio do método da irradiação tridimensional e as bordas das soldas transversais com o método da medição de bordas, sobre os pontos de referência L1, L2 e L3 em seus respectivos alinhamentos;

• Fase III – Continuidade das medições dos alvos refletivos e soldas transversais por meio do método da irradiação tridimensional e medição de bordas sobre os pontos de referência LP1, LP2, LP3, LP4, LP5 e LP6.

O monitoramento de possíveis movimentações verticais da torre éolica é o objetivo principal da fase I. A verificação de possível rebaixamento de toda a torre ou parte da estrutura é possível através do nivelamento geométrico de alta precisão, por meio de medições dos pinos com superfície semiesférica implantados na base. Os procedimentos para a determinação das dimensões, forma e posição da torre foram as principais finalidades das fases II e III.

3.10.1 Primeira Campanha de Medição

A campanha de medições geodésicas planialtimétricas para o início do monitoramento da torre eólica ocorreram nos dias 20/04/2018, 21/04/2018 e 22/04/2018.

No período vespertino da data de 20/04/2018 teve o início da fase I da primeira campanha de medição. O nivelamento geométrico ocorreu entre os pinos com superfície semiesférica localizados nas bases das torres eólicas, com o uso de visadas iguais e por nivelamento e contranivelamento, cumprindo o percurso descrito no item 3.9.2.1. A Figura 49 ilustra o circuito entre os pinos no entorno da torre Gravatá 02 e nivelamento partindo da RN02 até a RN04.

Figura 49 – Circuito no entorno da torre Gravatá 02 e o percurso do nivelamento geométrico entre a RN02 e RN04 da primeira campanha.

A realização do circuito entre os pinos da torre Gravatá 01 ocorreu no fim do período vespertino. O percurso do contranivelamento da RN04 até a RN02 foi realizado às escuras do período noturno, sendo auxiliado por lanternas de led e farol veicular. A Figura 50 mostra o percurso e as dificuldades apresentadas.

Figura 50 – Circuito no entorno da torre Gravatá 01 e dificuldades apresentadas no contranivelamento entre a RN04 e RN02 da primeira campanha.

Fonte: O autor (20/04/2018).

Em 21/04/2018, com início no período diurno e término no vespertino, foram realizadas as medições das soldas transversais e alvos refletivos, conforme a fase II. Os levantamentos foram prejudicados em consequência do mau tempo que dificultaram a visibilidade dos pontos-objeto, devido a neblina, as oscilações e vibrações provenientes da pressão que o vento exerceu sobre a torre. A Figura 51 ilustra as dificuldades apresentadas.

Figura 51– Dificuldades apresentadas durantes as medições do segundo dia da primeira campanha.

Foram realizadas medições dos alvos refletivos e soldas transversais possíveis, por intermédio dos métodos da irradiação tridimensional e medição de bordas em cada ponto referência do triângulo equilátero (L1, L2 e L3) em seus respectivos alinhamentos (cf. item 3.4), para compreender a "silhueta da torre", ou seja, precisar sua geometria. Devido à declividade do terreno em cada vértice, foram observadas as seguintes soldas transversais:

• Ponto referência L1: ST01 até ST22; • Ponto referência L2: ST02 até ST22; • Ponto referência L3: ST02 até ST26.

Em 22/04/2018 iniciou a fase III da primeira campanha de medição. O mau tempo perpetuou e prejudicou severamente as medições das soldas transversais ST1, ST2, ST3, ST4 e ST5, através dos vértices do hexágono. No entanto, foram realizadas as medições da irradiação tridimensional e medição de bordas sobre os pontos de referência LP1 e LP2, e apenas medições da irradiação tridimensional sobre os pontos de referência LP3.

A primeira campanha permitiu definir e averiguar uma metodologia de medição para a próxima campanha de medição.

3.10.2 Segunda Campanha de Medições

As medições referentes à segunda campanha nas torres eólicas aconteceram nos dias 01/09/2018, 02/09/2018 e 03/09/2018.

A fase I teve início em 01/09/2018. Diferente da primeira campanha, o nivelamento geométrico foi realizado por caminhamento duplo, ou seja, o nivelar simultaneamente dois caminhamentos entres dois pontos com auxílio de quatro sapatas. O percurso permaneceu conforme detalhado no item 3.9.2.1 e a Figura 52 descreve o nivelamento geométrico da segunda campanha.

Figura 52– Nivelamento geométrico da segunda campanha.

Fonte: O autor (01/09/2018).

O segundo dia de medições começou em uma manhã chuvosa do dia 02/09/2018 e término no fim da tarde, ilustradas na Figura 53. Os resultados dos levantamentos da primeira campanha ajudaram assimilar a geometria da torre e definir quais soldas transversais seriam necessárias para realizar as medições sem a necessidade de medir todas as soldas transversais. Foram definidas e observadas as seguintes soldas transversais: ST02, ST05, ST09, ST11, ST14, ST18, ST20 e ST22. Com a quantidade reduzida de soldas transversais a serem medidas, houve tempo para realizar medições parciais da fase II e fase III. As medições ocorreram sobre os pontos de referência L1, L2, LP1, LP2, LP4 e LP5 em seus respectivos alinhamentos por meio dos métodos da irradiação tridimensional e medição de bordas.

As chuvas no período da manhã dificultaram a visibilidade e possibilidade das medições dos pontos-objeto, mas no período da tarde teve predomínio do sol. A Figura 53 mostra as dificuldades apresentas durante o tempo chuvoso.

Figura 53 – Dificuldades apresentadas durantes as medições do segundo dia da segunda campanha.

As medições finais ocorreram na manhã do dia 03/09/2018. Seguindo os procedimentos do dia anterior, os métodos da irradiação tridimensional e medição de bordas foram realizados sobre os vértices L3, LP3 e LP6 resultando no fim das fases II e III. A Figura 54 expõe as medições finais da fase II e fase III da segunda campanha.

Figura 54 – Medições do terceiro dia da segunda campanha.

Fonte: O autor (03/09/2018).

3.11 PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DA