• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO ONZE WAKO K1 – RULES

Artigo 125.º - Definição WAKO K1 – Rules

1. Provém diretamente da arte tradicional Siamesa, através de Japão, país de onde é originário. Só difere no facto de:

a) Serem proibidas técnicas de cotovelo.

b) O Clinch ser limitado a 5 segundos. É permitido agarrar o pescoço ou ombros do adversário com as duas mãos para atacar apenas com um joelho.

c) Só é permitido um joelho por cada Clinch. 2. É proibido:

a) Fazer o Wai Kru, no início do combate.

b) Usar Mongkon, Prajiad ou qualquer símbolo tradicional de lutadores de Muaythai. c) Tocar a música de Muaythai durante o combate.

d) Agarrar a perna e atacar com punhos, joelhos ou pernas ao mesmo tempo.

3. WAKO K-1 é um desporto, como as outras disciplinas de Kickboxing, e requer o mesmo tipo de ringue, as mesmas categorias de peso e as mesmas regras gerais, assim como o mesmo tipo de comportamento dos atletas e treinadores que o exigido no Full Contact ou Low Kick.

Artigo 126.º - Áreas Legais de Ataque

1. As seguintes áreas do corpo podem ser atacadas usando as técnicas de combate autorizadas: a) Cabeça: frente, lado, testa e cimo da cabeça.

b) Tronco: frente e lado.

c) Pernas: qualquer parte e pode-se utilizar a tíbia. d) Pés: apenas varrimentos ao nível do tornozelo.

Artigo 127.º - Áreas Ilegais de Ataque, Técnicas e Comportamentos Proibidos 1. É proibido:

a) Atacar a garganta, baixo abdómen, rins, costas, pernas, articulações, virilha, parte de trás da cabeça e nuca ou pescoço e cimo dos ombros.

b) Cotovelos, cabeça, luva aberta e luva em cutelo, polegar e ombro.

c) Segurar o pescoço ou ombros só com uma mão quando atacam com técnicas de joelho. d) Varrimentos feitos acima do tornozelo.

e) Virar as costas ao adversário, correr, fugir, deixar-se cair, agarrar intencionalmente, técnicas cegas, lutar “wrestling” e baixar a cabeça abaixo da linha da cintura do adversário.

f) Atacar o adversário que está preso entre as cordas

g) Atacar o adversário que está a cair no tapete ou já está no tapete, ou seja, assim que uma mão ou joelho tocar no tapete.

h) Agarrar a perna e atacar com punhos, joelhos ou pernas ao mesmo tempo. i) Sair do ringue sem qualquer razão durante o combate.

j) Continuar a combater após a voz de comando "Stop" ou "Break" ou o fim do assalto ter sido dada. k) Untar a cara ou o corpo com óleo.

l) As violações das regras e regulamentos podem, dependendo da gravidade, levar a avisos, pontos negativos ou mesmo à desqualificação.

m) O atleta cuspir voluntariamente a proteção de boca. Quando um atleta cuspir a sua proteção de boca propositadamente, o Árbitro central deve parar imediatamente o combate e fazer uma contagem como numa situação de queda ao tapete. Se o atleta faz isso pela segunda vez, recebe um aviso oficial.

n) Ataques no tapete: um atleta não pode atacar um adversário no tapete. O Árbitro central é responsável por parar o combate imediatamente quando um dos dois atletas tocar o chão com qualquer parte do corpo que não os pés. Golpes à cabeça ou corpo a um atleta no tapete podem

65

levar a pontos negativos ou desqualificação (os Juízes decidirão por maioria).

o) Conduta antidesportiva: um atleta terá apenas um único aviso, então o procedimento normal para penalização e desqualificação será seguido. Contudo, no caso de conduta antidesportiva grosseira, o atleta poderá ser penalizado com um ponto negativo ou desqualificado na primeira infração, dependendo da gravidade da infração.

2. Treinadores / Segundos:

a) Discutir ou comentar inadequadamente uma decisão dos Árbitros e Juízes. b) Argumentar ou comentar inadequadamente sobre um ponto não atribuído. c) Atacar ou ofender verbalmente um Oficial, dentro ou fora do ringue.

d) Empurrar, agarrar sem qualquer outra finalidade, cuspir ou mesmo tentar qualquer uma destas ações, resultará no afastamento imediato do treinador do local do ringue e por decisão do Júri da Prova, ao afastamento definitivo do recinto da prova.

e) Infrações cometidas pelos segundos serão penalizadas e contabilizadas tal como se fossem cometidas pelo Atleta.

Nota: Violações das regras e regulamentos podem, dependendo da gravidade, resultar em avisos, pontos negativos ao atleta e ou desclassificação do mesmo.

Artigo 128.º - Técnicas Legais 1. Técnicas de mão:

a) Todas as técnicas de punhos

b) Reverso de punho e rotativo de punho

c) Clinch com as duas mãos à volta do pescoço ou ombros, limitado a 5 segundos e usando apenas um joelho. Nota: durante o clinch só é permitido um joelho.

2. Técnicas de pernas e joelhos: a) Frontais b) Laterais c) Circulares d) Semi-ganchos e) Exterior f) Descendentes g) Pontapés rotativos h) Pontapés em salto i) Varrimentos

j) O uso da tíbia é permitido para atacar qualquer parte das pernas ou do corpo (apenas as áreas legais).

k) Joelho pode ser usado para atacar qualquer parte do corpo e da cabeça, tal como definido no Artigo 126.º, áreas legais de ataque.

l) Clinch com o adversário, usando as duas mãos à volta do pescoço ou ombros, limitado a 5 segundos e usando apenas um joelho. (uma técnica de joelho por atleta e por clinch).

m) Varrimentos desde que seja pé com pé ou seja abaixo do tornozelo. 3. Técnicas de projeção:

a) No K1 os atletas não podem projetar o seu adversário utilizando o tronco, ancas, pés ou pernas. b) Técnicas de braços e pernas devem ser utilizadas de forma equilibrada durante todo o combate. c) As técnicas de pernas só são consideradas quando se mostra claramente a intenção de atingir o

adversário com potência.

d) Todas as técnicas devem ser executadas com a máxima potência. Qualquer técnica que seja parcialmente desviada ou bloqueada, ou que simplesmente toque, raspe ou empurre o adversário não será pontuada.

4. Número de Pontapés por Assalto:

66

Artigo 129.º - Decisões

Ver Capítulo Oito – Ringue – Artigo 105.º Artigo 130.º - Alteração de uma Decisão

Ver Capítulo Oito – Ringue – Artigo 106.º Artigo 131.º - Critérios de Pontuação Ver Capítulo Oito – Ringue – Artigo 107.º

67

CAPÍTULO DOZE