• Nenhum resultado encontrado

Oficiais 1 Árbitro Responsável pelo Ringue:

CAPÍTULO OITO PROVAS DE RINGUE

Artigo 97.º Oficiais 1 Árbitro Responsável pelo Ringue:

a) O CNA da FPKMT indica o Árbitro responsável pelos ringues.

b) O Árbitro responsável escala os Árbitros centrais e Juízes, de acordo com os clubes dos atletas que vão combater, observa os combates, de modo a estar preparado para resolver situações de protesto e ajudar os Árbitros e Juízes no desempenho das suas funções, pode também:

i) Interromper o combate para responder ou tratar de protestos.

ii) Interromper o combate se as regras não estiverem a ser bem aplicadas. iii) Ele atuará como Árbitro principal para as áreas de ringue.

iv) Pode substituir os Árbitros e Juízes que não estão a ter um desempenho aceitável. v) Pode nomear um substituto para ele próprio quando necessário.

2. Árbitros e Juízes:

a) Em todas as provas os combates no ringue têm de ser supervisionados por um Árbitro reconhecido pelo CNA da FPKMT, que será responsável pelo ringue, pode arbitrar, mas não preencherá folhas de pontuação.

b) Cada combate tem de ser avaliado por três Juízes da FPKMT, os quais estarão afastados dos espectadores e perto do ringue. Cada um dos três Juízes tem de estar sentado no meio dos três respetivos lados do ringue.

c) Os Árbitros e Juízes têm de estar presentes nas reuniões a realizar antes das provas.

d) Os Árbitros e Juízes durante uma prova, não podem exercer outra função que não seja arbitrar e ajuizar.

e) No decorrer de uma prova o CNA ou os seus representantes oficiais, podem temporariamente ou permanentemente suspender das suas funções qualquer Árbitro ou Juiz que na sua opinião, não respeite os regulamentos e regras da FPKMT; ou cuja prestação não seja considerada satisfatória. f) Caso o Árbitro se torne inadequado durante o decorrer de um combate, o responsável pelo ringue parará o combate. Um outro Árbitro receberá as instruções necessárias para dirigir e arbitrar o resto do combate.

g) No caso do responsável pelo ringue não ser capaz de aplicar as diretivas acima descritas, devido a circunstâncias especiais, ele deverá encontrar uma solução que assegure o trabalho, neutralidade e imparcialidade dos Árbitros e Juízes.

3. Árbitro – O Árbitro tem de:

a) Verificar o equipamento de proteção e a roupa dos atletas (se não houver nenhum Juiz designado para tal).

b) A sua primeira responsabilidade será a segurança dos atletas. c) Certificar que as regras de "fair-play" são estritamente cumpridas. d) Supervisionar todo o combate.

e) No final de um combate, recolher e verificar as folhas de pontuação dos três Juízes (se aplicável). f) Depois de verificar, ele tem de as entregar ao responsável pelo ringue, ou, na sua ausência ao locutor. O Árbitro não pode anunciar o vencedor levantando o braço do atleta ou de qualquer outra forma antes de o locutor o ter feito oficialmente.

4. Comandos dos Árbitros:

a) STOP - quando manda os atletas parar de combater.

b) BREAK - para separar uma posição de luta corpo-a-corpo, após a qual cada atleta tem de recuar um passo antes de continuar a combater.

c) FIGHT - quando manda o combate começar ou continuar

i) Se um Árbitro desqualificar um atleta ou terminar o combate, ele tem de primeiro indicar ao responsável pelo ringue, o atleta que foi desqualificado e dizer as razões para dar o combate por terminado, para que possa informar o locutor, que por sua vez, fará o anúncio público.

48

ii) Para não perturbar um combate equilibrado, o Árbitro não deverá estar no meio ou dar voz de “BREAK” muito cedo. Ele deverá indicar ao atleta, por sinais ou gestos apropriados, qualquer violação aos regulamentos.

5. Poderes dos Árbitros:

a) Parar um combate a qualquer momento se julgar que é demasiado desequilibrado, colocando em risco a segurança dos atletas.

b) Parar um combate a qualquer momento se um dos atletas; sofrer um golpe não autorizado, se estiver ferido ou incapaz de continuar.

c) Parar um combate a qualquer momento se julgar que os atletas estão a ter um comportamento antidesportivo. Neste caso, pode desqualificar qualquer um dos atletas.

d) Avisar um atleta ou parar o combate e atribuir um ponto negativo ou aviso a um atleta por uma infração.

e) Desqualificar um treinador ou segundo que violou os regulamentos, ou o próprio atleta se o treinador ou segundo não cumprirem as suas ordens.

f) Desqualificar, com ou sem aviso, um atleta que cometeu uma infração.

g) No caso de um K.O., suspender a contagem se um atleta recusar deliberadamente dirigir-se para um canto neutro, ou estiver relutante em o fazer.

h) Interpretar as regras desde que elas sejam aplicáveis ou compatíveis com o combate.

i) Se um atleta violar as regras, mas não merecer necessariamente a desqualificação o Árbitro tem de parar o combate e dar um aviso ao atleta que cometeu a falta. Antes do aviso, o Árbitro tem de dizer ao atleta para parar de combater. O aviso tem de ser dado claramente, para que o atleta perceba a razão e causa da penalização.

j) O Árbitro tem de sinalizar com a mão, para cada Juiz, que um aviso foi dado e indicar claramente qual o atleta que foi penalizado. Depois de ter dado o aviso o Árbitro manda seguir o combate. Se um atleta receber 3 avisos oficiais no mesmo combate, é desqualificado.

k) Um Árbitro pode repreender um atleta. Repreensão significa um aviso dado pelo Árbitro a um atleta por violar uma regra. Para fazer isto ele não necessita de parar o combate, pode repreender verbalmente o atleta durante o combate.

6. Juízes:

a) Cada Juiz tem de considerar os méritos dos dois atletas, e tem de escolher o vencedor, de acordo com as regras e regulamentos.

b) Durante o combate os Juízes não podem falar com os atletas, com os outros Juízes, ou qualquer outra pessoa, com a exceção do Árbitro. Pode, se necessário, no final de um assalto, notificar o Árbitro acerca de qualquer incidente que tenha passado despercebido, como por exemplo o comportamento incorreto de um segundo, cordas soltas, etc.

c) Cada Juiz usará o sistema de pontuação eletrónico ou no caso do sistema manual marcará o número de pontos (total de pontos no final dos três assaltos) atribuído a cada atleta, na sua folha de pontuação e apenas a sua decisão será anunciada ao público no final do combate.

d) Durante cada assalto o Juiz usará o verso da sua folha de pontuação para registar o número de pontos obtidos por cada atleta. A pontuação do atleta do canto Vermelho será sempre registada no lado esquerdo e a do atleta do canto Azul no lado direito.

e) Os Juízes não podem sair do seu lugar até a decisão ser anunciada.

f) Nos casos em que o sistema de pontuação é manual, é obrigatório que os Juízes usem “clickers”. Nota: Todos os Árbitros e Juízes convocados para uma prova, estejam ou não de serviço, não poderão, seja de que forma for apoiar uma equipa ou mostrar favoritismo (gritar, aplaudir).

7. Cronometrista

a) A tarefa do cronometrista é tomar nota do número e duração dos assaltos, bem como das paragens da contagem de tempo.

b) Estará sentado junto ao ringue.

c) Dez segundos antes do início de cada assalto, ele deverá dar a ordem de “segundos fora". d) Tocará o gongo no início e no fim de cada assalto.

49

e) Deverá anunciar o número do assalto, antes de este começar. f) Parará a contagem de tempo, quando tal for pedido pelo Árbitro. g) Tomará nota do tempo extra com um relógio ou cronómetro.

h) Se no final de um assalto, um atleta estiver no tapete e o Árbitro central estiver a fazer uma contagem, o gongo deverá tocar no final dos dois minutos, mesmo que o Árbitro central não tenha terminado a contagem. Os intervalos entre assaltos têm a duração de um minuto.

i) A contagem de tempo deverá estar visível. 8. Contador de Pontapés (em Full Contact)

a) Um contador de pontapés é um Juiz que se situa nos cantos neutros. Os treinadores devem poder conseguir ver o contador.

b) É obrigatório em todas as provas haver um contador de pontapés.

c) O contador de pontapés informa o Árbitro no final de cada assalto se faltarem pontapés.

d) A única responsabilidade do contador de pontapés é assegurar que os atletas tenham efetuado no mínimo seis (6) pontapés em cada assalto.

e) Em todas as provas é recomendado que o contador use um bloco com números vermelhos e outro com números azuis visíveis.

Artigo 98.º - Área de Competição (Equipamento Ringue)