• Nenhum resultado encontrado

Características arquitetônicas dos fóruns Modelos

2 SOBRE O FÓRUM: A INSTITUIÇÃO E O ESPAÇO

4 SOBRE A CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DOS FÓRUNS

4.1. Características arquitetônicas dos fóruns Modelos

O projeto dos fóruns Modelos surgiu na década de 90, a partir da necessidade de construir um grande número de fóruns para as comarcas do Estado66. Estas comarcas apresentavam, principalmente, duas características semelhantes: eram formadas por somente uma vara; e os recursos financeiros eram reduzidos. Assim, a Secretaria Judiciária (órgão responsável pelos projetos dos fóruns do Estado nessa época) propôs a adoção de alguns princípios de projeto adequados às variáveis programáticas e aos terrenos típicos, encontrados no interior do Estado. Os fóruns Modelo 1 (M1) e Modelo 2 (M2) resultam desses princípios de projeto.

Os projetos Modelos M1 e M2 apresentam, aproximadamente, a mesma área de construção

(Quadro 3.4) e o mesmo programa arquitetônico (Quadro 4.1). A distinção entre esses dois

projetos residia no número de pavimentos: o Modelo 1 (M1) apresenta 390,00 m2 de área organizadas em um só pavimento, enquanto que o Modelo 2 (M2) organiza 382,00 m2 em dois pavimentos. Essas duas soluções se adequam a grande variedade de terrenos disponíveis para a construção dos Fóruns. Caso o terreno apresente uma área suficiente para a instalação de todos os ambientes num só pavimento, constrói-se o M1. Se o terreno apresentar pouca área disponível para construção, constrói-se o M2.

A partir de meados da década de 90, os projetos de fóruns do Estado passaram a ser responsabilidade do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Este, projetou outros dois modelos de fóruns de vara única: o Modelo 3 (M3),

66 Conforme comentado em entrevistas com os técnicos do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça de

em 1996, e o Modelo 4 (M4), em 2000. Atualmente, para os fóruns de vara única, só é construído o M4, que já é concebido com uma estrutura que suporte mais um pavimento67. Os fóruns M3 e M4 apresentam programas arquitetônicos semelhantes. A diferença entre eles, além da diferença de 100,00 m2 de área (Quadro 3.4), está na organização da vara, como é visto, a seguir, na descrição de cada um deles isoladamente.

Antes da descrição de cada um desses quatro modelos de fóruns isoladamente é importante fazer alguns comentários. Primeiro, estes fóruns estão distribuídos em todo o Estado – sertão, agreste, zona da mata – como mostra a Figura 3.12 da página 114. Segundo, nas comarcas onde estes Modelos eram construídos, que, em sua grande maioria, são de vara única, a figura do juiz representa muito mais do que o ‘responsável pela justiça’. Ele representa a proteção, a segurança da população e, por essa razão, os projetos para os fóruns são submetidos a sua apreciação, podendo sofrer alterações para se acomodar às suas exigências68. Alguns juízes solicitam wc’s dentro dos seus gabinetes. Outros, preferem que, em vez do wc, o arquivo da vara fique dentro do seu gabinete, em vez de ficar na secretaria (já que a área é reduzida e não é possível ter os dois ambientes ao mesmo tempo). Por fim, embora a maioria dos fóruns Modelos adote volumetrias e tratamento de fachadas semelhantes, essa definição fica a critério do técnico responsável pela construção do fórum de uma determinada comarca. Somente a organização da planta segue os modelos definidos. Assim, é possível encontrar exemplares distintos, quer seja pela variação na solução da coberta, quer seja pela variação no tratamento das fachadas. (Figura 4.1)

4.1.1. Fórum Modelo 1 (M1)

No Estado de Pernambuco foram construídos 28 exemplares do Fórum Modelo 1 (M1), como mostra o Quadro 2.1 da página 78. O edifício apresenta seus 390,00m2 distribuídos numa planta retangular, com um corredor central marcando o eixo de simetria. Este eixo é paralelo a maior dimensão do retângulo e define o único acesso do edifício (Figura 4.2a). Todos os ambientes que formam os setores funcionais são diretamente conectados a esse corredor, que, aparentemente, não cria nenhuma distinção entre os espaços, além de impossibilitar circulação independente cada tipo de usuário (Figura 4.2c).

67 Recentemente foi obtida a informação que o fórum de Escada, cujo edifício é o Modelo M4, já está sendo construído com dois pavimentos.

68

Para o Fórum Modelo 2 (M2) existem 14 exemplares no Estado (Quadro 2.1). A área de construção (382,00m2) e o programa arquitetônico são semelhantes a do Fórum Modelo 1 (M1), com exceção da inclusão de um depósito e de uma lanchonete. Porém, diferente do M1, existem dois acessos para o edifício, localizados nos extremos do corredor do pavimento térreo (Figura 4.3a). Esse corredor, juntamente com o do primeiro pavimento, também marca o eixo de simetria da planta. Todos os ambientes, tanto do térreo, quanto os do primeiro pavimento, são conectados a esses corredores, onde se movimentam todos os usuários, independente da sua categoria (Figura 4.3c).

4.1.3. Fórum Modelo 3 (M3)

Em Pernambuco, existem 7 exemplares do Fórum Modelo 3 (M3). O edifício, que apresenta uma área de 270,75m2, só apresenta um acesso (Figura 4.4a). Esse acesso é marcado por uma espécie de ‘pórtico’, com quatro colunas de sustentação. A planta retangular também apresenta o único corredor marcando o eixo de simetria, que apresenta a mesma direção dos fóruns M1 e M3. Todos os ambientes que formam os setores funcionais também são diretamente conectados a esse corredor. Além disso, esse tipo de circulação também não permite separar a circulação das categorias de usuários (Figura 4.4c).

4.1.4. Fórum Modelo 4 (M4)

Para o Fórum Modelo 4 (M4) existem 11 exemplares no Estado. O edifício tem 360,00 m2 distribuídos numa planta retangular. Nesse exemplo, o eixo de simetria também define o único acesso. Porém, esse acesso é feito no maior lado do retângulo que forma a planta

(Figura 4.5a). Assim, o corredor de circulação desse Fórum não é o elemento que marca a

simetria, mas, igual a todos os outros fóruns Modelos, também distribui todos os ambientes que formam os setores funcionais. Esse é mais um exemplo onde o tipo de organização espacial aparentemente não cria nenhuma distinção entre os espaços, além de impossibilitar circulação independente para cada tipo de usuário (Figura 4.5c).

4.1.5. Considerações gerais

Analisando o programa arquitetônico dos fóruns Modelos, percebe-se algumas particularidades em comum entre eles (Quadro 4.1). São elas:

x Programa arquitetônico relativamente simples, com o mínimo de ambientes necessário para o funcionamento do fórum (uma vara, o tribunal do júri, a defensoria pública, a promotoria e algumas atividades para manutenção e serviço).

x A existência de cartório eleitoral. Na maioria das comarcas onde são instalados os fóruns de vara única, o juiz acumula as funções de juiz de direito e de juiz eleitoral. Esse fato também explica o maior reconhecimento da figura do juiz por parte da população local. x O setor Apoio à justiça é composto apenas pela promotoria e defensoria pública (ou

assistência judiciária).

x Todos os setores funcionais são distribuídos ao longo de um mesmo corredor de circulação. Apesar de não comprometer a organização da estrutura espacial interna dos setores funcionais, a adoção de um único corredor de circulação não estabelece uma hierarquia entre esses setores.