• Nenhum resultado encontrado

Características das Escolas

3.4 Universo e amostra

3.4.1 Características das Escolas

Os dados acerca das características gerais das Escolas foram levantados com alguns objetivos dentre os quais:

- identificar o perfil profissional esperado dos egressos;

- verificar a descrição da profissão que as escolas fornecem, que, de certa forma, contém a visão que aquela escola possui acerca de mercado de atuação e de potencial de trabalho;

- examinar as listas de disciplinas oferecidas, que se constituem no arcabouço teórico e prático que contribuirá para formar o bibliotecário;

- identificar a qualidade das informações fornecidas por meio da Internet, já que essa é uma fonte de informação e de divulgação da profissão que poderia atrair candidatos.

Foram analisadas apenas as escolas que estão situadas nos estados nos quais atuam os professores entrevistados, ou seja, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina e São Paulo. Esses estados contêm 14 escolas, sendo que Bahia, Distrito Federal e Goiás possuem uma única escola federal, Santa Catarina, duas em atividade, sendo uma federal e outra estadual e, finalmente, São Paulo, que possui nove em atividade, sendo uma federal, três estaduais e as demais particulares. As escolas estão apresentadas em ordem alfabética de Estado, não implicando nenhuma indicação nem avaliação hierárquica entre elas.

- Bahia –

- Universidade Federal da Bahia-UFBA –

A Universidade Federal da Bahia – UFBA57, localizada em Salvador, dentre os diversos cursos de graduação e pós-graduação, abriga o Instituto de Ciência da Informação- ICI58, criado pela Resolução nº 07, de 12 de março de 1998, do Conselho Universitário, que contém os cursos de graduação em Biblioteconomia, reformulado em 1996 e de Arquivologia, criado em 1998 juntamente com o Instituto e com a implantação do Programa de Pós-graduação com mestrado em Ciência da Informação.

De acordo com as informações da página do Instituto de Ciência da Informação, sua criação teve por objetivo

[...] o desafio de oferecer respostas às questões emergentes sobre Informação, como ramo do conhecimento, contribuindo com estudos e pesquisas sobre o assunto e formando pessoal para atender à demanda da sociedade pela formação de profissionais alinhados com as visões, conceitos e papel proeminente que a

57

Disponível em: http://www.ufba.br. Acesso em: 5 mar. 2008.

58

informação alcançou como elemento agregador de valor econômico e fator de desenvolvimento organizacional e social, a partir do século passado.59

A estrutura do Instituto inclui a Direção e dois Departamentos, sendo um de Documentação e Informação e outro de Fundamento e Processos Informacionais. O Curso de Biblioteconomia e Documentação, conforme dados da página do Instituto, tem a duração mínima de oito e máxima de 14 semestres e define que seu propósito de formação:

Tendo em vista a função social da biblioteca, o bibliotecário é o profissional a quem compete: auxiliar, direta ou indiretamente, os usuários potenciais e reais da informação sócio-cultural econômica, científica e/ou técnica dos centros e serviços bibliográficos e referenciais; atender as tendências presentes e futuras do mercado de trabalho no que se refere ao planejamento, instalação, direção e execução dos serviços bibliográficos e documentários; reunir e organizar a informação de modo que seja proporcionado um serviço ótimo aos estudantes, pesquisadores, docentes e ao público em geral; atuar como um agente de transformação e desenvolvimento na comunidade, tendo-se em vista que a informação é uma fonte de inesgotável energia; conhecer os métodos e técnicas para recuperar e avaliar a informação, estabelecendo o nível de interesse do usuário; identificar e analisar problemas afetos á Biblioteconomia, a fim de atender as demandas e necessidades de leitura, ensino, aprendizagem, pesquisa, e informação de diferentes grupos sócio-econômico- culturais.60

As disciplinas estão relacionadas na matriz curricular apresentada na página, que inclui as que são obrigatórias e as optativas oferecidas. Todas as disciplinas oferecidas pelo Instituto de Ciência da Informação possuem ementas e percebe-se, pela grade, que o objetivo é que os egressos estejam embasados tanto nas técnicas biblioteconômicas tradicionais quanto nas novas tecnologias e em algum foco no aprendizado do português, de línguas estrangeiras e de artes e cultura geral. Os professores relacionados ao curso possuem, na maior parte, graduação em Biblioteconomia, em alguns casos outras graduações e pós-graduação stricto sensu.61

Pelos dados disponíveis na página da UFBA, são oferecidas, anualmente, 60 vagas e a demanda pelo curso de Biblioteconomia em 2008 foi de 2,4 candidatos por vaga. De 2004 a 2007 a média de procura foi de 5,07 candidatos para cada vaga oferecida.

59

Disponível em: http://ici.ufba.br/twiki/bin/view/ICI. Acesso em: 5 mar. 2008.

60

Disponível em: http://ici.ufba.br/twiki/bin/view/ICI. Acesso em: 5 mar. 2008.

61

- Distrito Federal –

- Universidade de Brasília-UnB –

O Departamento de Ciência da Informação e Documentação – CID62 é vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília – UnB63, localizada em Brasília, e possui os cursos de graduação em Biblioteconomia e em Arquivologia e o Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação com mestrado e doutorado.

De acordo com as informações do Portal da UnB, o bibliotecário que se formar pelo CID terá as seguintes competências e possibilidades de atuação:

[...] Hoje o bibliotecário é visto como o profissional da informação. Mais do que organizar e arquivar livros na estante, ele é o responsável por processar, administrar e disseminar as informações encontradas em livros, revistas, fitas cassetes, filmes, vídeos, CD-Rom e outros instrumentos.

[...]

O estudante de Biblioteconomia da UnB recebe uma formação multidisciplinar. Como bibliotecário, você está apto a planejar, implantar e organizar bibliotecas e centros de documentação; fazer pesquisas bibliográficas mais elaboradas; recuperar informações para usuários; informar e auxiliar usuários em suas pesquisas; cuidar da conservação de acervos de livros e outros materiais; ser professor em universidades; estruturar banco de dados, além de outras funções.

[...] Cartórios, fóruns, instituições bancárias, empresas de comunicação, bibliotecas, centros de análises de informação, centros de pesquisa e serviços de informação em aeroportos e rodoviárias são algumas das instituições que empregam esses profissionais.

[...]

O currículo inclui disciplinas da Filosofia, Sociologia, História, Comunicação, Letras e outras. Noções de Administração e Planejamento também fazem parte do aprendizado. [...] A parte tecnológica do curso abrange noções de informática que possibilitem a elaboração uma página na internet, planejamento e estruturação de uma base de dados, dentre outras atividades.64

Do mesmo modo que o Instituto de Ciência da Informação da UFBA, os tempos mínimo e máximo de permanência são, respectivamente, oito e 14 semestres e as disciplinas oferecidas também incluem as obrigatórias e as optativas, que se dividem em área conexa e módulo livre, cujas ementas estão disponíveis para consulta pela Internet, contendo uma bibliografia básica65. O elenco de disciplinas oferecido abrange as técnicas biblioteconômicas tradicionais, algumas disciplinas de tecnologia de informação e outras introdutórias dos demais cursos da UnB. Os professores possuem perfil predominantemente

62

Disponível em: http://www.cid.unb.br. Acesso em: 6 mar. 2008.

63

Disponível em: http://www.unb.br. Acesso em: 6 mar. 2008.

64

Disponível em: http://www.unb.br/graduacao/cursos/sobre/biblioteconomia.php. Acesso em: 6 mar. 2008.

65

Disponível em: http://www.serverweb.unb.br/matriculaweb/graduacao/curriculo.aspx?cod=8222. Acesso em: 6 mar. 2008.

com formação de graduação em Biblioteconomia, em alguns casos outras graduações e todos com pós-graduação stricto sensu66.

De acordo com os dados disponíveis na Internet, a UnB realiza dois vestibulares e oferece 80 vagas por ano, sendo 40 por semestre. No 1º vestibular de 2008, a média foi de 17,25 candidatos por vaga, considerando-se 20 vagas para o período, sendo 32 denominadas sistema universal e oito do sistema de cotas para negros, além de 20 destinadas aos egressos do ensino médio pelo Programa de Avaliação Seriada-PAS. Com relação às médias de candidatos por vaga de 2004 a 2007 foi de aproximadamente 12,47, já que os dados não estão fornecidos de maneira semelhante para esses anos.

- Goiás –

- Universidade Federal de Goiás-UFG –

A Universidade Federal de Goiás – UFG67, localizada em Goiânia, possui o curso de bacharelado em Biblioteconomia predominantemente matutino, vinculado à Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – FACOMB68. Conforme dados contidos na página, as características do curso e do egresso estão definidas conforme transcrição:

O curso de Biblioteconomia prepara o profissional para ser capaz de planejar, organizar, administrar, recuperar e disseminar serviços de informações técnicas, científicas, educacionais, culturais e utilitárias a partir de documentação em qualquer suporte (impressa, audiovisual, magnética, digitalizada, etc.) em amplitude local ou em redes. Sua formação humanística enfatiza a consciência das necessidades pessoais ou institucionais de informação. O profissional é um dos principais agentes de transferência de informação como instrumento de transformação social, capaz de aplicar e desenvolver atividades técnicas documentárias e biblioteconômicas, conforme a realidade do meio e a capacidade técnicoeconômica disponível.

O bibliotecário pode atuar nas áreas de:

* planejamento, organização e gerência de unidades de informação, de quaisquer tamanhos, bancos/bases de dados, em rede ou isoladas, para a iniciativa pública ou privada, a partir de acervos documentais de diversos tipos (livros, revistas, jornais, discos, fitas audiovisuais, etc.), utilizando as técnicas adequadas de classificação, catalogação, armazenagem e disseminação;

* planejamento, organização e gerência de atividades culturais, educacionais e de lazer vinculadas a unidades de informações públicas, escolares e universitárias, centros de cultura e associações profissionais.

A duração do curso é prevista para oito semestres, as disciplinas oferecidas dividem- se entre as de núcleo comum, as obrigatórias e as optativas do núcleo específico69.

66

Disponível em: http://www.cid.unb.br/31/M0011000.asp?txtID_PRINCIPAL=31. Acesso em 6 mar. 2008.

67

Disponível em: http://www.ufg.br. Acesso em: 5 mar. 2008.

68

Disponível em: http://facomb.ufg.br. Acesso em 5 mar. 2008.

69

Disponível em: http://www.facomb.ufg.br/biblioteconomia/Page.php?menu_id=3022&pos=esq. Acesso em: 6 mar. 2008.

Conforme a página sobre o curso, para tornar-se apto a desempenhar as funções de bibliotecário as disciplinas cobrem, entre outros:

[...] Métodos e Técnicas de Pesquisa, História da Cultura, da Imprensa, do Livro e das Bibliotecas, Teoria da Comunicação e da Informação, Catalogação e Classificação Bibliográfica, Produção de Registros do Conhecimento, Informática Aplicada, Planejamento e Administração de Unidades de Informação, Marketing, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Inglês Instrumental, etc. A Universidade oferece cursos extracurriculares de informática e de línguas (inglês, espanhol, francês, italiano, etc.). Durante o curso, o aluno tem acesso a Laboratórios de Informática e cumpre estágio no Sistema de Bibliotecas da UFG e em outras unidades de informação de escolas, universidades, empresas, etc.

O curso possui professores com formação basicamente em Biblioteconomia, alguns com graduação sem informação disponível de que possuam outros cursos lato ou stricto

sensu, já que não possuem currículo Lattes.70

São 30 vagas oferecidas anualmente e o prazo para conclusão do curso é de oito semestres, não constando informação acerca de limite máximo de permanência no curso. De acordo com informações obtidas na página da UFG, o vestibular de 2008 teve uma concorrência de 3,77 candidatos por vaga e a média para os anos de 2004 a 2007 foi de 4,4 candidatos/vaga.

- Santa Catarina –

- Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC –

A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC71, localizada em Florianópolis, possui o Departamento de Ciência da Informação72, que está inserido no Centro de Ciências da Educação, que contém o curso de graduação em Biblioteconomia e mestrado em Ciência da Informação.

Conforme expresso na página do Departamento, os objetivos do curso de graduação são:

[...] formar profissionais capazes de trabalhar a informação de modo a atender as necessidades de informação, entende-se os aspectos: Políticos, Econômicos, Educacionais, Sociais, Saúde, Culturais, Recreativos e Tecnológicos.

[...] Favorecer Condições para desenvolver no Aluno uma visão crítica da realidade. [...] Estimular o desenvolvimento de Pesquisas Biblioteconômicas.

[...] Capacitar o Aluno a selecionar, adquirir, organizar, disseminar e transferir a informação de forma eficaz.

70

NA: A Plataforma Lattes, disponível na página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq (www.cnpq.br), possui um banco de dados de currículos de profissionais/pesquisadores, em atividade no Brasil, de todas as áreas do conhecimento. Os dados dos docentes de Biblioteconomia da UFG estão disponíveis em: http://www.facomb.ufg.br/biblioteconomia/Page.php?menu_id=3440&pos=esq. Acesso em: 6 mar. 2008.

71

Disponível em: http://www.ufsc.br. Acesso em: 7 mar. 2008.

72

Disponível em: http://www.cin.ufsc.br. Acesso em: 7 mar. 2008.

O prazo para conclusão do curso não é explicitado, ficando condicionado aos termos da Resolução nº 017/CUn/97, de 30 de setembro de 197773, que trata do Regulamento dos Cursos de Graduação, com as alterações introduzidas pelas Resoluções nº 07/CUn/1998, 10/CUn/2000 e 08/CUn/2001, cujo artigo 103 define que:

Art. 103 – A integralização curricular dar-se-á pela conclusão do currículo pleno aprovado pelo Colegiado do Curso e pela Câmara de Ensino e Graduação.

O elenco de disciplinas inclui aquelas relacionadas às técnicas biblioteconômicas tradicionais, como catalogação e classificação, assim como prevê o ensino das tecnologias de informação, além daquelas de cunho mais geral, divididas em fases que a partir da 4ª recebe a denominação de ciclo profissional74. Quanto ao corpo docente é composto por professores com graduação tanto em Biblioteconomia quanto em outras formações e possuem pós-graduação75.

Em relação ao número de vagas oferecido pelo Departamento, são em número de 80, sendo 40 para o 1º semestre e 40 para o 2º semestre e a relação de candidatos por vaga, no vestibular de 2008 foi de 2,80, e nos períodos compreendidos entre 2004 e 2007, a média foi de 3,75.

- Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC –

A Universidade do Estado de Santa Catarina76, localizada em Florianópolis, possui o curso de Graduação em Biblioteconomia77, com habilitação em Gestão da Informação, vinculado à Faculdade de Educação e pertencente ao Centro de Ciências da Educação.

Na página do Departamento, o curso, o perfil do egresso e o mercado potencial de atuação são descritos conforme transcrição a seguir:

O curso de Biblioteconomia (Habilitação em Gestão da Informação) forma profissionais aptos a produzir e/ou utilizar conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos no processo informacional para atender às demandas da sociedade. Proporciona ao aluno capacidade crítica e competência para o processo de investigação científica, uso de tecnologias da informação e desenvolvimento de atividades interdisciplinares em suas múltiplas dimensões necessárias às práticas sociais inerentes à sociedade da informação.

O profissional formado em Biblioteconomia poderá atuar em: centros de análise de informação, arquivos públicos e privados, bibliotecas, museus, centros de restauração de documentos, cartórios, empresas de comunicação, editoras, gráficas, livrarias, videotecas, discotecas, serviços autônomos de consultoria e assessoria empresarial e

73

Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/men/resolucao_17.htm. Acesso em: 7 mar. 2008.

74

Disponível em: http://www.cin.ufsc.br/men/curriculo.htm. Acesso em: 7 mar. 2008.

75

Disponível em: http://www.cin.ufsc.br/docentes.htm. Acesso em: 7 mar. 2008.

76

Disponível em: http://www.udesc.br. Acesso em: 7 mar. 2008.

77

outros. Pode atuar também na implantação de serviços de informação e em institutos e centros de pesquisa.

A UDESC coloca à disposição na página dedicada ao curso de Biblioteconomia um caderno78 contendo o histórico, os objetivos, perfil e competências profissionais, além da matriz curricular. Com relação aos objetivos do curso, o documento diz que são:

- Formar profissional em Biblioteconomia, apto a produzir e/ou utilizar conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos no processo informacional para atender às demandas da sociedade.

- Desenvolver capacidade crítica e competências para o processo de investigação científica;

- Habilitar o aluno na utilização das tecnologias de informação e comunicação nos processos de organização, tratamento, armazenamento, recuperação e disseminação da informação;

- Habilitar o aluno para o exercício de atividades profissionais relativas ao planejamento e gestão de unidades, serviços e sistemas de informação;

- Formar profissionais habilitados para desenvolver produtos e serviços de informação que atendam as demandas do mercado de trabalho;

- Propiciar ao aluno conhecimentos interdisciplinares em suas múltiplas dimensões, necessárias ao desenvolvimento de práticas sociais inerentes à sociedade da informação.

Em relação ao perfil profissional assim está expresso:

O egresso do curso de Biblioteconomia como gestor da informação estará apto a atuar crítica e tecnicamente na utilização dos recursos informacionais existentes em instituições e sistemas de informação, em âmbito local, regional, nacional e do Mercosul, visando à democratização da informação como meio de garantir o exercício da cidadania. Este profissional será capaz de utilizar as tecnologias como recurso na organização, armazenamento, acesso e uso da informação e do conhecimento.

Suas competências são identificadas em conformidade com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação, divididas em caráter geral e comum e caráter específico:

- Caráter geral e comum:

- Articular elementos empíricos e conceituais com propriedade; - Gerar produtos resultantes dos conhecimentos adquiridos; - Desenvolver e aplicar instrumentos de trabalho adequados;

- Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos; - Utilizar racionalmente os recursos disponíveis;

- Desenvolver e utilizar novas tecnologias;

- Traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação;

- Responder a demandas determinadas pelas transformações que caracterizam o mundo contemporâneo.

- Caráter específico:

- Interagir e agregar valor nos processos de geração, transferência e uso da informação em todo e qualquer ambiente;

78

- Criticar, investigar, propor, planejar, executar e avaliar recursos e produtos de informação;

- Trabalhar com fontes de informação de qualquer natureza;

- Processar a informação registrada em diferentes tipos de suporte, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação;

- Realizar pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação.

Conforme dados constantes da página, o prazo para conclusão do curso é de oito semestres e as disciplinas estão divididas em formação geral e formação profissional específica, onde igualmente percebe-se a inclusão daquelas de cunho bibliotecário tradicional, algumas de formação cultural geral e outras relacionadas com tecnologias e gestão da informação, em função da habilitação específica do curso. A maior parte dos professores possui graduação em Biblioteconomia, poucos com outras formações básicas e todos têm mestrado ou doutorado.

São 40 vagas oferecidas anualmente, em 2008 a relação de candidatos por vaga foi de 3,25 e a média de 2006 e 2005 foi de 3,89, não havendo dados disponíveis para 2007 e para 2004.

- São Paulo –

- Faculdades Integradas Coração de Jesus-FAINC/SP –

As Faculdades Integradas Coração de Jesus- FAINC79 são constituídas por sete unidades particulares de ensino superior, dentre as quais a Faculdade de Biblioteconomia, situa-se na cidade de Santo André, em São Paulo, curso noturno que tem por objetivo formar bibliotecários com o perfil identificado em sua página:

- Formar profissionais que compreendam o papel da Unidade de Informação no processo de transformação da sociedade, estando aptos a identificar demandas de informação e propor soluções inovadoras.

- Capacitar profissionais para atuarem ao nível de planejamento, administração, assessoria e prestação de serviços em redes e sistemas de Bibliotecas, em Centros de Documentação e / ou serviços de informação.

- Preparar profissionais para atuarem como especialistas no tratamento da informação e do conhecimento, visando a sua máxima utilização.

- Habilitar profissionais para a realização de pesquisas pertinentes aos desempenhos profissional, cultural, social e educacional de seus clientes.

- Contribuir para o aprimoramento técnico e prático da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.

O número de vagas é de 80 anualmente, com duração mínima de 8 semestres, e máxima de sete anos (14 semestres). Possui pós-graduação lato sensu em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas Automatizados de Informação. A estrutura curricular é composta por matérias denominadas de fundamentação geral, instrumentais, formação

79

profissional, complementares e optativas. Conforme expresso na página, o perfil do egresso é:

O Bibliotecário graduado pela FAINC é um profissional com sólida formação geral, cultural e técnica, politizada, gestor, líder e com visão de conjunto da Unidade de Informação, capaz de acompanhar as mudanças que interferem em seu âmbito de atuação, bem como possui capacidade de análise crítica das necessidades sócio- cultural, científica e tecnológica de sua comunidade (bibliotecas escolar e infantil, universitária, especializada, centros de documentação e informação, Banco de dados,