• Nenhum resultado encontrado

II. ASPECTOS METODOLÓGICOS DA PREPARAÇÃO DE AGENTES

2.9 Procedimento de coleta de dados

3.4.3 Caracterização da Criança C3 pelas professoras

3.4.3.1 Pc3A: entrevista antes do início do programa e na retomada do programa de ensino (no início do ano subseqüente, quando C3 já não era mais seu aluno)

Segundo descrição da professora, no pré-teste, C3 freqüentava regularmente as aulas da escola, mas apresentava muitas faltas, pois o aluno dizia para mãe que estava com dores diversas e ela o deixava ficar em casa. O aluno não era repetente e não havia sido encaminhado para outros tipos de serviços de apoio. Quanto ao desempenho nas atividades de sala de aula, de acordo com a professora, o aluno realizava de maneira completa. Já quanto à lição de casa ele nunca fazia, dizendo que havia esquecido e, segundo a professora, a mãe assinava os recados de que o filho não trazia a tarefa, mas não realizava mudanças.

O material escolar estava em bom estado, apresentando cuidado com o material, possuía uma letra “bonita” e o caderno de classe era completo. A família tinha condição financeira “boa” comparada com o resto da instituição e oferecia todo material necessário. A criança foi, ainda, descrita como interessada nas aulas, principalmente quando, em assuntos novos, acertava exercícios e era elogiada pela professora. Todos os testes da criança (tanto matemática como português) possuíam notas que variavam de 5,0 a 5,5. Em relação à média da classe, a professora informou que a criança estava apresentando desempenho na média geral da turma.

O aluno ainda foi citado como na média em relação à disciplina (não brigava na escola, não desrespeitava o professor), ao rendimento escolar (acompanhava turma, não atrasava as cópias das atividades da lousa), ao esforço no trabalho (não deixava de realizar a atividade) e quanto ao comportamento esperado para idade (não possuía problemas de socialização, tendo muitos amigos). Sobre a relação da família com a escola, a professora informou que participava apenas das reuniões de pais (com dificuldades para se expressar, falou das dificuldades de lidar com o aluno em casa apenas na última reunião, quando demonstrou interesse em participar do estudo). Segundo a professora, nem aluno e nem mãe participam das atividades da escola, por exemplo, festas juninas ou comemorações do dia da criança (quando são oferecidas brincadeiras na escola)

Na retomada do treinamento, de acordo com relato da professora, a criança C3 não participou regularmente das aulas no final do ano, pois estava encaminhado para as aulas de reforço e não compareceu. Não havia encaminhamento para serviços de atendimento especial e a criança foi aprovada por ter condições de prosseguir no estudo. Quanto ao desempenho nas atividades de sala de aula, o aluno continuou realizando as tarefas por

completo; quanto às tarefas de casa houve mudanças, pois o aluno começou a trazer as atividades completas, correspondendo melhor às expectativas da professora. Quanto ao material escolar, o aluno manteve a organização no final do ano.

De acordo com relato da professora, o aluno passou a faltar menos durante o período letivo e a trazer a lição de casa, porém a mãe não trouxe o filho para a recuperação e também, não explicou os motivos para tal fato. Em relação à média da classe, a professora informou que o aluno encerrou o ano no mesmo nível da turma. Segundo a professora, o rendimento do aluno ficou melhor quando mãe passou a cobrar a lição de casa. Os testes da criança estavam todos com média 5,0 ou 6,0 , mas segundo a professora, com melhoras na qualidade dos testes. Sobre a relação da família com a escola, a professora informou que mãe participou apenas das reuniões e não chegou a conversar com a professora.

3.4.3.2 Pc3B (nova professora de C3): entrevista após realização do programa de ensino, no início do ano letivo subseqüente e na entrevista de seguimento (follow-up)

Na entrevista de pós-teste, a professora Pc3B informou que C3 estava freqüentando regularmente a sala de aula, apresentando apenas faltas esporádicas. Não havia encaminhamento para atendimento especial e a criança estava apresentando desempenho geral na média da sala. Quanto às atividades de sala, C3 realizava de maneira completa, muitas vezes terminando antes da turma. Já quanto às tarefas de casa, apesar da professora não dar com freqüência, C3 estava trazendo as atividades completas. O material do aluno também estava em bom estado de conservação, além de estar completo. O aluno foi descrito ainda como participativo nas aulas, atento e obediente, apesar de apresentar conversas paralelas. Quanto à família, a professora informou que não havia contato espontâneo da mãe.

Na entrevista de seguimento, Pc3B informou que o aluno estava freqüentando regularmente as aulas e faltava apenas quando na necessidade real de ir ao dentista ou quando estava doente, não havendo mais fingimento para faltar ou ir embora da escola, como ocorria anteriormente. Não havia novamente encaminhamento especial ao aluno e ele estava com desempenho geral um pouco acima da média da sala. A tarefa de casa estava sendo feita de maneira completa e a professora percebia aluno mais solto em sala de aula, conversando mais com professora e procurando fazer todas as atividades solicitadas, tendo melhoras na disciplina e rendimento escolar geral. As notas do aluno variavam de 5,0 a 9,0 e segundo a professora, ele estava apto a progressão escolar.

O quadro 21 apresenta a caracterização geral da criança e o grau de desempenho em relação à sala de aula de acordo com as professoras Pc3A (entrevista antes e

na retomada do programa de ensino) e Pc3B (entrevista após realização do programa de ensino e no seguimento)

QUADRO 21 – Caracterização geral e grau de desempenho da criança C3 em relação à média da sala, indicadas pelas professoras, em diferentes momentos do estudo.

Pc3A Pc3B

Aspectos avaliados (Pré-teste) (Retomada) (Pós-teste) (Seguimento)

Freqüência Sim, com faltas

regulares compareceu Faltas (não reforço)

Sim Sim

Repetência Não Não --- Não

Encaminhamento Não Não Não Não

Desempenho

atividades classe Faz de maneira completa Completa Completa Completa

Desempenho tarefas de casa

Não faz Completa Completa Completa

Apresentação do

material escolar Bom estado Organizados Organizados Organizados

Car ac terizaç ão geral da criança Participação família Apenas em reuniões

Pouca Não há Em reuniões na

qual conversa com professora

Leitura Média Média Média Um pouco acima

Escrita Média Média Média Um pouco acima

Cópia Média Média Média Um pouco acima

Compreensão

texto Média Média Média Um pouco acima

Resolução de

problemas Média Média Média Um pouco acima

Disciplina Média Média Média Muito acima

Rendimento

escolar geral Média Média Média Um pouco acima

Comportamento para idade

Média Média Média Um pouco acima

Grau de dese mpenho em re lação à mé dia da s ala* Dedicação/esforço

no trabalho Média Média Média Um pouco acima

*De acordo com os critérios de seleção C3, apesar de possuir rendimento médio foi incluído no estudo por não realizar as tarefas de casa e por P3 solicitar sua participação voluntária no estudo.