• Nenhum resultado encontrado

Caracterização do contexto do estágio profissional

No documento Relatório Final de Estágio Profissional (páginas 44-49)

3 Enquadramento da prática profissional

3.2 Caracterização do contexto do estágio profissional

Este EP assume principal destaque na minha formação académica, representando o culminar de uma meta à muito estabelecida pela minha ambição. A Escola Básica e Secundária do Cerco, onde realizo o estágio, representa a mesma escola na qual estudei durante largos anos até ao momento do acesso ao ensino superior, pelo que esta particularidade acrescenta ainda mais simbolismo a este período rico de aprendizagem pelo qual atravesso.

23

3.2.1 Referências do contexto legal, institucional e funcional

O EP, enquanto ferramenta nuclear para a nossa formação profissional, encontra-se organizado pela interação entre orientações legais, institucionais e funcionais.

O EP na FADEUP obedece a uma estrutura de funcionamento que considera os princípios decorrentes das orientações legais constantes do Decreto-lei nº 74/2006 de 24 de março e o Decreto-lei nº 43/2007 de 22 de fevereiro. Este último decreto- lei define as condições necessárias à obtenção de habilitação profissional para a docência num determinado domínio e determina, ao mesmo tempo, que a posse deste título constitui condição indispensável para o desempenho docente, nos ensinos público, particular e cooperativo e nas áreas curriculares ou disciplinas abrangidas por esse domínio.

No panorama institucional, o EP constitui-se como uma unidade curricular do 2º ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da FADEUP. Este documento, para além das normas legislativas, rege-se ainda pelas normas da instituição universitária, presentes no regulamento geral dos segundos ciclos da Universidade do Porto, bem como no regulamento do EP para o ano letivo de 2011/2012,

Com este EP, pretende-se que o estudante estagiário entenda que a “natureza complexa, unitária e integral do processo de ensino e aprendizagem, bem como as características gerais da atividade do professor que decorre num contexto balizado pelas condições gerais do sistema educativo, pelas condições locais das situações de educação e pelas condições mais próximas da relação educativa, obrigam a uma tentativa de integração e de interligação das várias áreas e domínios a percorrer no processo de formação e, em particular, no Estágio Profissional, de forma a retirar o formalismo das realizações e a promover as vivências que conduzem ao desenvolvimento da competência profissional.” (Matos, 2011/2012)

24

Ao nível funcional, o EP remete o estagiário para uma prática pedagógica supervisionada, permitindo que este vivencie um conjunto de funções que o atual professor desempenha. O professor estagiário está sujeito a um grande leque de funções que em muito ultrapassam o ato de lecionar, responsabilizando-o pela gestão de uma turma e todos os seus alunos.

O meu EP decorreu na Escola Básica e Secundária do Cerco, juntamente com mais dois professores estagiários, o Rui Pinto e a Sylvia Martins, orientados pela Professora Cooperante Dárida Castro e pelo Professor Orientador da FADEUP, José Virgílio Santos, constituindo assim, o nosso Núcleo de Estágio.

3.2.2 Agrupamento de escolas do cerco

O Agrupamento de Escolas do Cerco - o maior da cidade do Porto - é constituído por seis Jardins de Infância, cinco escolas EB 1 e uma Escola Básica e Secundária. Convive, paredes meias, com o bairro do Cerco. Com uma população de aproximadamente 2100 alunos, a Escola Básica e Secundária do Cerco apresenta a maior fatia, com cerca de 1100 alunos.

Para as aulas de Educação Física, a Escola Básica e Secundária do Cerco dispõe de infraestruturas soberbas, nas quais se consideram: dois pavilhões gimnodesportivos, dois campos exteriores, ambos com caixa de areia, uma sala excecional de ginástica, uma sala de dança e ainda uma ampla sala para aulas teóricas. Para que haja organização na dinâmica das aulas de EF, O Agrupamento implementou um roulement, atribuindo a cada turma e respetivo professor um espaço dos pavilhões. A existência desta ferramenta faz com que haja a necessidade de planear as modalidades em função da disponibilidade da instalação desportiva.

25

3.2.3 Características do meio envolvente

O Agrupamento de Escolas do Cerco está situado na zona oriental da Cidade do Porto, freguesia de Campanhã. Na generalidade, os níveis de escolaridade e a motivação para o estudo são baixos; Os códigos linguísticos da maior parte das famílias são restritos bem como a qualificação profissional, nomeadamente, no que se refere à inserção e manutenção no mercado de trabalho.

Nos últimos anos, num enquadramento de crise económica, os problemas sociais têm vindo a acentuar-se bem como as vulnerabilidades e riscos envolvidos, potenciando problemas acrescidos para o Agrupamento, nomeadamente, no que diz respeito ao insucesso, absentismo e abandono. Uma grande parte da população vive em condições económicas e socialmente desfavorecidas.

3.2.4 Projeto educativo TEIP

Este Agrupamento retoma, numa segunda candidatura ao Programa TEIP2, os princípios da filosofia subjacente à criação de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, não só pelo resgate da sua relativa autonomia, descentralização e territorialização mas, estrategicamente, porque é uma segunda oportunidade de definir e configurar o território educativo enquanto unidade geoeducativa, com direito à inclusão e à construção de identidades próprias. Este Projeto tem por missão: qualificar os indivíduos, promovendo o sucesso educativo e a equidade social e contribuir para o desenvolvimento comunitário. (Cerco, Projecto Educativo TEIP 2, 2011/2012)

26

3.2.5 Caraterização da turma (10ºA)

A turma A do 10º ano de escolaridade da EBSC, do ano letivo de 2011/2012, constitui-se por 20 estudantes, 10 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, sendo que apenas um possui uma reprovação. Todos os alunos residem perto da escola, estando distribuídos por quatro concelhos: Porto, Gaia, Gondomar e Valongo.

Em relação ao Índice de Massa Corporal, destaca-se a existência de três alunos fora dos valores de referência, um por excesso e dois por defeito.

Relativamente a problemas de saúde, 13 alunos não manifestaram a existência de qualquer patologia, mas os outros 7 revelam diferentes problemas, entre eles, de visão (3), coração, renite alérgica, bronquite e dores na coluna vertebral.

No que concerne à prática de Atividade Física, apenas 5 dos alunos praticam com regularidade, taxa manifestamente reduzida e preocupante, sendo que ninguém pratica Desporto Federado. De qualquer forma é importante referir e destacar que a disciplina de Educação Física é a preferida dos alunos desta turma, a par da Físico-química.

Na alimentação, doze dos alunos não cumprem com a dosagem de refeições diariamente recomendadas, variando entre 3 e 5 as refeições que realizam por dia.

Após esta análise da turma, tentei logicamente intervir perante alguns aspetos que considero fundamentais para uma vida com mais qualidade. Neste sentido, desde logo marquei uma posição de incentivo para a prática de atividade física num contexto extraescolar, bem como procurei a manutenção do IMC dos alunos que estão dentro dos valores de normalidade a alterar daqueles que estão fora.

27

No documento Relatório Final de Estágio Profissional (páginas 44-49)