• Nenhum resultado encontrado

5 METODOLOGIA DA PESQUISA

5.1 Caracterização do PRODEMA

O Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, objeto primeiro da Rede PRODEMA, foi aprovado pela Resolução 03/95/CONEP que qualificou o Núcleo de Estudos do Semi-Árido (NESA), como instância da pós-graduação para dar suporte institucional à instalação, viabilização e execução da proposta do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). O NESA era composto por professores de diversas áreas e instituições que atuavam desde 1986 junto à problemática do semi-árido.

Minha lotação no NESA em 2002 acentua o interesse no prosseguimento da formação acadêmica.

[...] A formação, do ponto de vista do sujeito, para se nomear como tal, exige de quem aprende criatividade e tempo para converter as vivências, as atividades em experiências e integrá-las significativamente à história de vida tal como ela começa a ser contada. (JOSSO, 2006, p. 30).

A Rede PRODEMA é uma proposta nordestina de pós-graduação interdisciplinar que enfoca a relação meio ambiente e desenvolvimento e envolve um intercâmbio científico e tecnológico entre oito universidades, 06 federais e 02 estaduais, a saber: Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Pernambuco. Foi criada por meio de assinatura de Termo de Intercâmbio Científico e Tecnológico, que se celebra para execução do Programa, publicado no Diário Oficial de 21/10/2006, com a

finalidade de articular as potencialidades locais e regionais, na perspectiva de desenvolver competência na formação de quadro profissional e trocar experiência diversificada entre seu corpo docente.

O PRODEMA/UFS é o resultado dos esforços de pesquisadores do Núcleo de Estudos do Semi-Árido e do Projeto Integrado de Estudos do Semi-Árido, teve sua proposta inovadora enquanto estrutura curricular e organizacional entre as instituições envolvidas e acima citadas, recomendada oficialmente pela CAPES em 20 de setembro de 1996. Para se chegar à configuração que possui atualmente, o Programa em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA passou por várias discussões tendo lugar, durante reunião de pró-reitores de pós- graduação e pesquisa em 1991, na cidade de Manaus, que apontou para construção de programas de pós-graduação em rede; com ênfase na abordagem interdisciplinar, objetivando a interação entre as diversas áreas do conhecimento, no sentido de estimular a produção científica e a titulação em universidades menores na região Nordeste.

Em 1992, o Prof. Dr. Rodrigo de Araújo Ramalho Filho apresentou aos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), uma ideia de programa de pós-graduação em rede institucional com sede no Nordeste. No mesmo ano durante a realização do 54° Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), em Aracaju, foi celebrado o Protocolo de Intenções para Criação e Implantação do Programa Regional de Pós- graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, onde constam as assinaturas de 17 reitores de Universidades Nordestinas. Após diversas reuniões, o documento com a proposta elaborada foi enviado a CAPES em 14 de abril de 1993. Foram realizadas diversas reuniões de ajuste de conteúdo e práticas até que em 20 de setembro de 1996 o Programa recebeu a recomendação oficial do Grupo Técnico Consultivo da CAPES. Ressalte-se que antes do reconhecimento, ingressou em 1995 a primeira turma no Sub-Programa da Universidade Federal de Sergipe, pioneira da Rede PRODEMA.

Os quinze anos (1995-2010) de produção científica do PRODEMA/UFS têm significativa relevância em nível de mestrado voltado para as questões do Nordeste brasileiro, coloca o Programa em sintonia com as demandas sociais na perspectiva de buscar estratégias para minimizar os problemas advindos da dimensão socioambiental, realizando pesquisas de cunho interdisciplinar, interinstitucional e intrarregional promovendo a qualificação e a formação em nível de mestrado.

O PRODEMA/UFS conta atualmente com trinta e três docentes doutores sendo cinco visitantes e destes, quatro no pós-doc, todos credenciados para atuar como professores

orientadores; ofertou, em edital de seleção anual, trinta vagas para ingresso no curso ano de 2010; oferece bolsas de demanda social em convênio com as seguintes instituições: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação da Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC), Universidade Federal de Sergipe - UFS, e também pela Agência de Cooperação Alemã Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) aos alunos considerados segundo os critérios determinados e estabelecidos pelo Programa e pelas respectivas agências de fomento às pesquisas e a produção de conhecimento.

No âmbito da pesquisa, o Programa em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFS possui duas linhas: Planejamento e Gestão Ambiental, a qual desenvolve pesquisa sobre os processos produtivos e prospecção dos recursos ambientais, marcos definidores e instrumentos de políticas públicas e de serviços voltados à conservação do meio ambiente, suas interfaces e adaptações ao contexto socioambiental sergipano e nordestino; e Dinâmica e Avaliação Ambiental voltada à pesquisa sobre estrutura, processos, função, evolução e inter-relação dos sistemas socioambientais, em termos de dispositivos fundamentados da sustentabilidade.

São objetivos fundamentais constantes na proposta de criação do PRODEMA, possibilitar a formação de base interdisciplinar visando, investigação baseada em novos paradigmas científicos e novas relações dinâmicas entre sociedade, desenvolvimento e meio ambiente; proporcionar formação pós-graduada advinda do estudo e pesquisa sobre o desenvolvimento de regiões semiáridas e costeiras e contribuir para o desenvolvimento de competências para a gestão ambiental e a formulação de políticas de cunho socioambiental.

Durante esse período o PRODEMA/UFS se destaca na formação de mestres que se encontram em atuação nos vários setores da sociedade civil e em 2010 aprovou em associação plena com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) o doutorado.