• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.1. Análise descritiva aos dados do questionário

5.1.1. Caracterização dos docentes respondentes

Responderam ao questionário igual número de docentes do sexo masculino e do sexo feminino, conforme o Gráfico 1 abaixo.

A faixa etária dos docentes respondentes apresenta-se conforme o Gráfico 2 abaixo, sendo que 67% dos respondentes se situa na faixa etária entre os 36 e os 50 anos.

Gráfico 1 - Género dos respondentes

Relativamente à categoria profissional, os respondentes indicam estar integrados nas categorias visíveis no Gráfico 3, sendo que as categorias de Professor Adjunto e de Equiparado a Professor Adjunto, são aquelas que maior destaque revelam na amostra - 56% e 17%, respetivamente.

Gráfico 2 - Idade dos respondentes

Fonte: Elaborado pelo autor

Gráfico 3 - Categoria profissional

Relativamente às áreas científicas da formação académica dos docentes respondentes, foram obtidos os resultados que se podem observar na Tabela 6, sendo de destacar a predominância da formação na área científica da Economia e Gestão, com cerca de 80% do total das respostas obtidas nas quatro áreas científicas analisadas.

Tabela 6 - Áreas de formação académica dos respondentes

Áreas científicas

Saúde Tecnológicas Ciências Sociais

Economia e

Gestão Não aplicável N Bacharelato 0 1 1 3 13 18 Licenciatura 0 0 4 11 3 18 Pós-graduação 0 0 1 11 6 18 Mestrado 0 0 2 11 5 18 Doutoramento 0 0 2 8 8 18

Fonte: Elaborado pelo autor

Cinco elementos da amostra (28%) afirma possuir o grau de Bacharelato e quinze dos respondentes (83%) afirma igualmente possuir o grau de Licenciatura. Assume-se, naturalmente, que os restantes três respondentes da amostra, possuam também o grau de Licenciatura numa outra área científica. Dez elementos da amostra (56%) possuem o grau de Doutoramento, com uma maior incidência (80%) na área científica de Economia e Gestão. A predominância da área científica de economia e gestão está em linha com os diversos estudos analisados onde, em diversas situações se verifica ser esta a área com maior quantidade de cursos com UC’s de empreendedorismo e, consequentemente, com maior envolvimento de docentes destas áreas científicas.

Relativamente à instituição onde os docentes se encontravam a lecionar na altura em que responderam ao questionário, obtiveram-se os seguintes resultados, conforme se pode observar no Gráfico 4.

Verifica-se uma maior participação no estudo por parte dos docentes do IP de Castelo Branco e do IP de Setúbal, com seis (33%) e cinco (28%) participações, respetivamente. Nos dados analisados da resposta sobre a instituição onde os docentes se encontravam a lecionar, verificou-se a existência de uma resposta inválida tendo, por isso, sido apenas consideradas dezassete respostas válidas.

Foram obtidas respostas de 47% dos IP’s nacionais, mesmo apesar da sua reduzida significância.

Sobre o tempo em que os docentes se encontram a lecionar nas respetivas instituições, foram obtidos os resultados patentes no Gráfico 5.

Gráfico 4 - Instituição dos respondentes

Os menores tempos de lecionação registados, sete e seis meses, correspondem a docentes com a categoria profissional de Assistente Convidado.

Os tempos de lecionação mais elevados que foram registados, 25, 22 e 19 anos correspondem a docentes com a categoria profissional de Professor Adjunto.

Relativamente ao tempo de docência no ES, obtiveram-se os resultados que se podem observar no Gráfico 6.

Gráfico 5 - Tempo de lecionação dos respondentes

Os tempos menores de docência, sete e seis meses, correspondem, tal como no gráfico anterior, a docentes com a categoria profissional de Assistente Convidado.

O tempo médio em anos de docência entre os respondentes é de 13,8 anos41.

Para além da docência no ES, foi igualmente solicitado aos respondentes que indicassem se possuíam alguma experiência profissional prévia à docência, tendo sido obtidos os resultados que se podem observar no Gráfico 7.

41

- Para efeitos de cálculo do tempo médio de docência, foram apenas considerados os 16 docentes com tempos de docência superiores a 12 meses.

Gráfico 6 - Tempo de docência no ensino superior

Treze dos respondentes (72%) afirmaram ter alguma experiência profissional prévia, sendo a área de Consultoria a que mais se destaca com cinco escolhas (38%), entre as áreas escolhidas.

Experiência profissional como gestor de produto; analista de crédito; empresário; gestor de recursos humanos; docente de curso profissional; bolseiro de investigação entre outras, estão também entre as experiências profissionais mencionadas.

Relativamente à questão se já tinham lecionado a UC de Empreendedorismo (ou similar) ou elaborado algum artigo científico sobre temas ligados ao Empreendedorismo, obtiveram-se os resultados disponíveis no Gráfico 8.

Gráfico 7 - Experiência profissional prévia dos respondentes

Dezasseis do total de respondentes da amostra (89%) já lecionaram a UC de Empreendedorismo, sendo que nove desses dezasseis docentes (56%) afirmaram igualmente ter redigido um artigo científico sobre Empreendedorismo. Apenas um docente da amostra, indicou nunca ter lecionado a UC de Empreendedorismo nem redigido qualquer artigo científico sobre essa temática. Também um docente da amostra, indicou ter já redigido um artigo científico sobre Empreendedorismo, sem nunca ter lecionado qualquer UC sobre Empreendedorismo.

Gráfico 8 - Realização de trabalho científico e docente

Quando questionados sobre há quantos semestres lecionam (ou lecionaram) a UC de Empreendedorismo, os resultados obtidos podem ser observados no Gráfico 9.

Dezasseis docentes (89%) afirmam ter já lecionado a UC de Empreendedorismo e apenas dois docentes (11%) referem nunca ter lecionado esta UC. Em média, os docentes da amostra lecionaram a UC de Empreendedorismo, cerca de quatro semestres (4,39).

Quando os respondentes são questionados relativamente à sua participação (atual ou passada) em atividades relacionadas com o Empreendedorismo (congressos / conferências / seminários / colóquios / cursos / grupos de discussão / comunidades de prática / investigação), obtêm-se os resultados que podem ser observados no Gráfico 10.

Gráfico 9 - Tempo a lecionar a UC de empreendedorismo

A maioria dos docentes (83%) afirmou já ter participado e ainda participar, em atividades relacionadas com o Empreendedorismo.

Quando questionados relativamente à propriedade de um negócio próprio ou criação de empresa(s), os respondentes indicaram os resultados que se podem observar no Gráfico 11. Gráfico 10 - Participação em atividades relacionadas com o empreendedorismo

Fonte: Elaborado pelo autor

Gráfico 11 - Negócio próprio ou criou alguma empresa

A maioria dos respondentes (56%) afirmou ter já criado uma empresa e, apenas um elemento da amostra indicou nunca ter criado qualquer empresa nem ter interesse nisso.