• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III PERCURSO METODOLÓGICO

3.4 CARACTERIZAÇÃO DOS SUJEITOS DA PESQUISA

Os sujeitos participantes da pesquisa foram 02 professoras- tutoras29 e 30 estudantes30. A Professora-tutora 01 possui formação em

Psicologia e mestrado em Educação. No que tange à sua experiência com trabalhos na EaD, atua há sete anos nessa modalidade educacional. A Professora-tutora 02 possui formação superior em Letras-Português e mestrado em Linguística Aplicada. Sobre a sua experiência com trabalhos na EaD, atua há cinco nessa modalidade educacional.

29 Os dados que caracterizam o perfil das professoras-tutoras são oriundos dos perfis pessoais dessas docentes no AVEA.

30 Os dados que caracterizam o perfil dos estudantes foram obtidos por meio do Questionário de Perfil, elaborado pela equipe docente do NE e disponibilizado no AVEA. Esse questionário teve 41 questões (31 objetivas e 10 dissertativas) e, por meio desse instrumento, a equipe docente pôde conhecer as especificidades dos estudantes matriculados no NE.

Os estudantes participantes da pesquisa possuem idade entre 33 e 54 anos, curso superior, cargos de gestão em escolas públicas no Estado de Santa Catarina e carga horária de trabalho de 40 horas semanais. Dos 30 estudantes que participaram da pesquisa: a) 12 já realizaram cursos oferecidos na modalidade de EaD e 18 estavam realizando pela primeira vez um curso nessa modalidade educacional; e b) 06 são do sexo masculino e 24 do sexo feminino.

No capítulo seguinte, apresentamos os dados oriundos da interação dos sujeitos da pesquisa (professoras-tutoras e estudantes) e o objeto da aprendizagem no AVEA, bem como a análise e interpretação desses dados.

CAPÍTULO IV - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

O que me faz esperançoso não é a certeza do achado, mas mover-me na busca.

Paulo Freire Esta é uma das etapas mais preciosas e instigantes deste estudo, pois é aqui que pretendemos desvelar os avanços e recuos da mediação pedagógica na EaD no contexto pesquisado. Mesmo imersa na prática aqui problematizada, faço um esforço para analisar e evidenciar todos os aspectos que emergiram durante o processo de pesquisa.

Os dados da pesquisa foram coletados no AVEA – e-Proinfo em duas turmas do NE de Gestão para Integração das TDIC no Currículo do Curso de Especialização na Cultura Digital. A seleção dessas turmas para compor esta pesquisa se deu por meio de sorteio. Os sujeitos que integraram as turmas e que participaram desta pesquisa foram 02 professoras-tutoras e 30 estudantes, sendo 01 professora-tutora e 15 estudantes em cada turma. Para a coleta de dados, foram selecionadas as seguintes ferramentas do AVEA: fórum, atividade de produção textual e correio eletrônico. Isto é, os dados desta pesquisa foram oriundos da interação entre professoras-tutoras, estudantes e objeto da aprendizagem em quatro fóruns, três atividades de produção textual (uma atividade de intervenção dividida em três etapas) e mensagens de texto (enviadas e recebidas) do correio eletrônico.

Explorar os dados advindos da interação entre professoras-tutoras, estudantes e objeto da aprendizagem nos fóruns, nas atividades de produção textual e nas mensagens de texto do correio eletrônico durante o processo de ensino-aprendizagem do NE é uma forma de alcançar os objetivos específicos propostos neste estudo, que são: analisar como a mediação pedagógica de professores-tutores, ancorada na perspectiva da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, pode ocorrer no AVEA de um curso ofertado na modalidade educacional a distância; identificar estratégias na mediação pedagógica do professor- tutor que favorecem o processo de ensino-aprendizagem na modalidade educacional a distância; e identificar os desafios da mediação pedagógica on-line com o uso das TDIC.

A escolha por observar as diferentes fontes de interação no AVEA do NE (fórum, atividade de produção textual e correio eletrônico) se sustenta na nossa compreensão de que:

a) a mediação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem é uma ação contínua e pode ocorrer de forma gradual em diferentes momentos e atividades, sendo essas ações complementares ao ato de ensinar e aprender. Isto é, entendemos as ações mediadoras de um docente no processo de ensino-aprendizagem amparadas pelos parâmetros da EAM como partes que se integram e se relacionam, e não como atos fragmentados e isolados. Nesse sentido, a mudança de uma parte resulta na alteração do todo, pois a EAM depende da configuração total da interação, muito mais do que de seus componentes específicos (FEUERSTEIN; FEUERSTEIN, 1994);

b) para considerar que a EAM ocorreu na mediação pedagógica do docente, é preciso elucubrar se houve o estabelecimento da relação da tríade mediador, mediado e objeto da aprendizagem, pois é por meio dessa relação que se desencadeia o processo de ensino-aprendizagem, ativando as operações mentais e constituindo as funções cognitivas (FEUERSTEIN; FEUERSTEIN, 1994). No entanto, vale destacar que a relação dessa tríade não é estabelecida de uma hora para outra, é preciso o estabelecimento de rapport entre os sujeitos do processo de ensino- aprendizagem, que se dá à medida que esses sujeitos passam a se conhecer no cotidiano;

c) acompanhar o processo de ensino-aprendizagem de forma contínua ao longo do período de vigência de uma disciplina/curso nos permite perceber elementos cognitivos e afetivos que se formam entre docente e estudantes, e que são subsídios da EAM. Como considera Feuerstein (1997), a afetividade e a cognição são elementos indissociáveis no processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, entendemos que quando a mediação pedagógica se desenvolve continuamente durante o processo educacional, os parâmetros essenciais para ocorrência da EAM (Intencionalidade e Reciprocidade, Transcendência e Mediação do Significado) podem ocorrer gradualmente ao longo do processo de ensino-aprendizagem, pois o mediador atua no estímulo de forma que esse estímulo surja no tempo e na sequência adequada para poder ser processado e fazer sentido ao mediado. Do mesmo modo, acontece com os parâmetros situacionais da EAM, porém, o mediador identifica se há necessidade de utilizar um determinado parâmetro situacional em sua mediação pedagógica considerando as especificidades do mediado. Os parâmetros situacionais referem-se a: Mediação do Sentimento de Competência; Mediação da Regulação e Controle de Comportamento; Mediação do Comportamento de Compartilhar; Mediação da Individualização e Diferenciação Psicológica; Mediação da Busca de Objetivos, Colocação de Objetivos e

Alcance de Objetivos; Mediação da Busca por Desafio, Novidade e Complexidade; Mediação da Consciência de Ser uma Entidade Modificável; Mediação da Alternativa Otimista; e Mediação do Sentimento de Pertença.

Para tanto, neste estudo, partimos dos doze parâmetros da EAM como categorias criadas a priori, tendo em vista os estudos já realizados por Feuerstein (1997), a fim de realizar as análises dos conteúdos produzidos pelas professoras-tutoras e estudantes em suas respectivas turmas do NE no AVEA. Nesse âmbito, apresentamos, neste capítulo, inicialmente as fontes (fórum, atividade de produção textual e correio eletrônico), os dados oriundos dessas fontes e algumas considerações que emergiram acerca desses dados, que merecem registro neste estudo e que nos auxiliam a compreender como a mediação pedagógica das professoras-tutoras, ancorada nas contribuições teóricas de Feuerstein, se constituiu no processo educacional do Curso em questão. Em seguida, apresentamos a análise e interpretação dos dados das categorias criadas a priori, que correspondem aos parâmetros essenciais para ocorrência da EAM e dos dados das categorias que se referem aos parâmetros situacionais da EAM.

4.1 APRESENTAÇÃO DAS FONTES E DADOS COLETADOS NO