• Nenhum resultado encontrado

Caracterização das escolas

No documento Download/Open (páginas 98-100)

CAPÍTULO III Ͳ O CONCEITO COR SEGUNDO O MODO DE PENSAR DOS

3.2 Caracterização das escolas

As três escolas pesquisadas passam a ser denominadas de escola Azul, escola Verde e escola Branca. A escola Azul tem 33 anos de existência. Observa-se que seu espaço físico não é grande, pois conta com nove salas de aula, uma sala de Educação Física, uma Sala de Leitura pequena que permite apenas acondicionar os livros, uma sala de vídeo que no momento funciona como depósito de materiais diversos da escola, uma sala para Ambiente Informatizado, uma quadra poliesportiva e uma área cimentada para convivência. Quanto aos recursos didáticos, esta possui TV, aparelho de vídeo, DVD, som e impressora. Já o tempo de duração das aulas na escola Azul foi de 60 minutos e nos três dias de observação somou um total de 180 minutos.

A sala onde foi realizada a observação na escola Azul pareceu pequena para abrigar a mesa da professora e as carteiras dos alunos, sobrando assim pouco espaço para circulação das pessoas. Havia um barrado verde nas paredes, quadro branco e cortina verde na janela. Sobre o quadro branco, preso na parede, havia um alfabeto completo com letras coloridas e mais acima o ventilador. Essa decoração parecia destinada a alunos das etapas iniciais. Também havia um calendário ao lado do quadro; na parede oposta à janela, um cartaz

de aniversário; e na parede ao fundo da sala estavam três mapas. Na sala, não havia armário para guardar materiais de arte nem trabalhos dos alunos. O armário do professor estava localizado no corredor. A professora Safira forneceu então aos alunos papel A-3 para execução de trabalhos.

Sobre a comunidade da escola Azul, alguns pais possuem curso superior, mas a grande maioria tem apenas o Ensino Fundamental e Médio incompleto. A comunidade tem pouca vivência no que se refere a atividades culturais.

Em média, estiveram presentes 20 alunos a cada aula observada. Embora a professora Safira já estivesse em sala, os alunos demoravam a entrar e esse descumprimento de regras pareceu ser um hábito. Os alunos se mostraram receptivos à filmagem e não se esquivaram da câmera. Durante as aulas, por diversas vezes, alguns alunos conversaram alto entre si, pedindo emprestado material de colorir, outros pediam borracha. Dois alunos saíram da sala para buscar lápis de cor em outro local da escola. Outro fato acontecido, em todas as aulas observadas, mais ou menos na metade da aula, era a saída dos alunos para lanchar fora da sala, fato que interrompia a aula por um bom tempo.

A escola Verde, fundada há 31 anos, conta com 13 salas de aula, uma Sala de Leitura, uma sala de Ambiente Informatizado com internet, uma sala de Educação Física, uma sala para Banda Marcial, uma sala de vídeo, uma quadra poliesportiva coberta com tenda, uma quadra poliesportiva sem cobertura, um parque infantil e um pátio de convivência com tenda. Possui recursos didáticos como TV, aparelho de vídeo, DVD, som e impressora. O tempo de duração das aulas na escola Verde foi de 80 minutos, somando um total de 160 minutos, nos dois dias de observação.

A sala de aula da escola Verde era ampla, com barrado verde nas paredes, havia um quadro branco e um ventilador ao fundo da sala. Não continha nenhuma decoração nas paredes, nem cortina nas janelas, nem armário para guardar materiais de arte e trabalhos dos alunos em fase de secagem. Na parede ao fundo, havia um painel de azulejos brancos para fixação de trabalhos. A professora Jade providenciou materiais de pintura para que todos os alunos pudessem participar das atividades programadas, incluindo papel sulfite A4, tinta guache, pincéis e jornal para forrar as carteiras.

Os educandos se originam de estrutura familiar cujos pais são pertencentes à classe trabalhadora. Alguns deles apresentam histórico de repetência, evasão e considerável defasagem de aprendizagem. Houve uma média de presença de nove alunos nas aulas observadas. Nas duas aulas observadas, as carteiras foram organizadas pelos alunos no centro da sala para facilitar a socialização de materiais. Dois deles não quiseram se sentar no centro da sala para não serem filmados. Os demais alunos foram participativos, se sentiram à

vontade com a filmagem e seguiram regras de comportamento. Na primeira aula, esses dois alunos que não queriam se expor na filmagem ficaram no fundo da sala, mas no segundo dia acabaram aderindo à pintura e se juntando ao grupo.

A escola Branca funciona há 22 anos e possui um projeto de arquitetura diferente das duas escolas anteriores, com dois andares. Possui oito salas de aula, laboratório de Ciências, sala de Ambiente Informatizado, Sala de Leitura, área de convivência que contém um minipalco para apresentações culturais e tem uma quadra poliesportiva. Possui recursos didáticos como TV, DVD, vídeo, som e impressora. O tempo de duração das aulas foi de 50 minutos e por isso foi organizado dois horários seguidos de aula para cada dia, perfazendo um total de 200 minutos de observação.

A sala de aula da escola Branca pareceu pequena para conter a mesa da professora e as carteiras dos alunos, sendo a sala com maior quantitativo, numa média de 25 alunos presentes nos dias da observação, e com pouco espaço para que se pudesse circular entre as carteiras. Havia um barrado cinza nas paredes, um quadro verde tradicional e um ventilador ao fundo da sala. Não existia nenhuma decoração nas paredes, nem cortina nas janelas, nem armário para guardar materiais de arte ou trabalhos. A professora Pérola não precisou fornecer materiais à turma, porque cada grupo providenciou o seu.

Constatou-se que há pouca rotatividade de educandos, visto que a maioria dos alunos inicia e termina o Ensino Fundamental na escola. Os educandos são provenientes de famílias de classe média e baixa, a maioria dos alunos são críticos e fazem perguntas A professora explicou que, embora muitos alunos se expressem verbalmente com desenvoltura, há alunos com dificuldades para se expressar pela linguagem visual. Muitos pais se interessam em comparecer às reuniões na escola e os que comparecem costumam ler as fichas avaliativas de seus filhos. A escola vem recebendo estudantes oriundos da rede privada, porque nas imediações da escola foram construídos alguns condomínios e vários alunos residem neles.

Nas duas aulas observadas, houve uma média de 25 alunos em sala. Durante a observação na escola Branca, a maioria dos alunos não se mostrou receptiva à filmagem. Eles demonstraram ter um comportamento diferenciado, não conversaram alto, nem demonstraram curiosidade pela filmadora. Acompanharam e demonstraram interesse nas apresentações de trabalhos dos colegas em sala e souberam expressar algumas críticas aos trabalhos.

No documento Download/Open (páginas 98-100)