• Nenhum resultado encontrado

6 CARACTERIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS/UNIDADES DE

6.1 CARACTERIZANDO O MUNICÍPIO A, A UNIDADE DE

O município A é de médio porte, localizado a 30 km da capital do Estado de Santa Catarina e possui uma população de aproximadamente 55.665 habitantes.

A unidade A possuía cadastrada 3.070 famílias, até o momento da coleta de dados, de acordo com o relatório do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), de dezembro de 2008. A equipe A1, que atende a área 005, possuía 833 famílias cadastradas, totalizando 2857 pessoas; a equipe A2, que faz a cobertura da área 010, possuía 1.163 famílias, totalizando 3.731 pessoas e a equipe A3, que atende a área 014, possuía cadastradas, 1.074 famílias ou 3617 pessoas.

As três equipes que desenvolvem atividades na unidade A estão organizadas da seguinte forma: duas equipes estão compostas por 10 membros em cada uma, sendo 1 médico, 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem e 6 ACS. A terceira equipe possui 11 membros, possuindo um agente comunitário a mais.

Tabela 1 - Caracterização das equipes da ESF da unidade A e dos usuários/famílias cadastradas, maio a setembro de 2009.

Unidade de Saúde Famílias Pessoas Composição das equipes ESF

Equipe A5 833 2857 1 médico, 1 enfermeira, 2

técnicos de enfermagem e 6 ACS

Equipe A10 1163 3731 1 médico, 1 enfermeira, 2

técnicos de enfermagem e 6 ACS

Equipe A14 1074 3617 1 médico, 1 enfermeira, 2

técnicos de enfermagem e 7 ACS

As áreas atendidas pela unidade, estão compostas de 9 bairros: JSN, F, JSM, LP, JC, BV e MBV. As diversas atividades de assistência à saúde, desenvolvidas na unidade A, são realizadas por profissionais de saúde municipais e por profissionais com vínculo trabalhista com uma Universidade privada, localizada nas proximidades da unidade. Consiste assim, em um trabalho de parceira, no qual, a unidade se beneficia com os profissionais de saúde contratados pela Universidade e esta com a disponibilidade de campo de estágio para acadêmicos dos Cursos de Graduação em Ciências da Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, Odontologia).

A Universidade disponibiliza, ainda, alguns recursos à unidade como, medicamentos da farmácia básica, imunobiológicos, materiais para realização de exame preventivo de câncer (Papanicolau), materiais de consumo de enfermagem, divisão das despesas com aluguel do imóvel e serviço de odontologia.

Na unidade A, são desenvolvidas atividades voltadas para educação em saúde, envolvendo diversos grupos vulneráveis, sendo possível compreender nesse processo, a dinâmica de assistência aos sujeitos e famílias.

De acordo com relatório elaborado pela coordenação da unidade, referente às atividades assistenciais, desenvolvidas durante o ano de 2008, são oferecidas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, serviços de curativo, vacinação, administração de medicamentos, nebulização, controle de pressão arterial e diabetes. São também fornecidos medicamentos da farmácia básica à população, recolhimento de encaminhamentos para consultas com especialistas e exames laboratoriais e de diagnóstico, visitas médicas, de enfermagem e curativos domiciliares.

As consultas médicas oferecidas são agendadas, semanalmente, no balcão da recepção com distribuição de senhas nas sextas-feiras a partir das 7h30min. Idosos a partir de 60 anos, crianças menores de 1 ano e gestantes têm consultas garantidas, agendadas a qualquer dia e horário. As consultas de enfermagem também são agendadas em qualquer dia e horário. Todos os usuários são atendidos no horário agendado, registrado no cartão SUS, devendo chegar com 10 minutos de antecedência, para verificação da pressão arterial, do peso e altura.

Não há atendimento de emergência na unidade A. Situações de emergência são encaminhadas diretamente para o serviço de Pronto Atendimento, localizado próximo à área de abrangência da unidade.

Ainda de acordo com relatório produzido pela coordenação da unidade, os atendimentos estão classificados segundo grupos específicos tais como:

_ saúde da criança e do adolescente: neste grupo são desenvolvidas atividades como teste do pezinho, imunização, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor acompanhamento na prevenção de alterações posturais, através da abordagem da fisioterapia, grupos temáticos para adolescentes, grupos de educação em saúde para criança, grupos de orientação profissional, avaliação psicoeducacional, psicoterapia breve individual e familiar.

_ saúde da mulher: atividades como imunização, pré-natal, preventivo do câncer do colo uterino e da mama, fisioterapia preventiva, grupo de gestantes e de orientação de mães, planejamento familiar, psicoterapia breve individual e familiar.

_ saúde do adulto / trabalhador: imunização, fisioterapia preventiva e clínica, prevenção e tratamento de doenças ocupacionais e crônico-degenerativas, psicoterapia individual e grupal.

_ saúde do idoso: prevenção e controle de doenças da 3ª idade, grupo da terceira idade, psicoterapia breve individual.

_ saúde da Família e Agentes Comunitários da Saúde: desenvolvimento das atividades previstas na ESF e do Programa de Agentes Comunitários.

Além desses atendimentos, são desenvolvidas outras atividades gerais como:

- consulta e atendimento individuais nas áreas de medicina, odontologia, enfermagem, psicologia e fisioterapia.

_ distribuição de medicamentos da Farmácia Básica.

_ reuniões mensais na unidade: com todos os profissionais da unidade, com vistas à resolução de situações adversas, assim como para melhor planejar e organizar as ações desenvolvidas no dia-a-dia da clínica.

_ projetos TCC: desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.

_ atividades de Ensino e Extensão.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram desenvolvidos, alguns projetos com apoio da Prefeitura do município A, durante o ano de 2009, sendo eles: o Projeto Ciranda, lançado no início do ano e desenvolvido mensalmente, em bairros e aberto a toda comunidade residente no município. De acordo com os organizadores do projeto, essa proposta visa estimular a população à uma vida mais saudável, à

prática de esportes e à prevenção de doenças, sendo uma das estratégias para o fortalecimento das ações de atenção básica e à mudanças nas práticas de Saúde da Família.

O projeto é desenvolvido uma vez por mês e conta com a participação de profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros. As atividades desenvolvidas são: a interação entre profissionais de saúde e a população, esclarecimentos de dúvidas sobre alimentos saudáveis, atendimentos como verificação de pressão arterial, massagem Do-in, controle de glicemia e avaliação de peso/altura/índice de massa corpórea. O programa foi iniciado com caminhadas no bairro, com a participação de um profissional de educação física e por meio de esclarecimentos sobre alimentos, com uma nutricionista.

Outro projeto desenvolvido com a comunidade, identificado no relatório da Secretaria de Saúde, acerca das ações de promoção da saúde, foi denominado de Linha Verde. O Linha Verde é desenvolvido pelo curso de Naturologia Aplicada de uma Universidade privada, próxima à unidade de saúde do município A, também com o objetivo de auxiliar a população do município na prática de hábitos para uma vida mais saudável. Desenvolve atividades como orientações sobre o uso das plantas medicinais, com exposição de mudas e fotos de plantas comumente usadas como fitoterápicos, além de entrega de material didático como folder educativo e atendimento à população com práticas naturais como a reflexologia.

Participam do projeto três professores enfermeiros e diversos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem, sendo uma parceria do curso de Naturologia Aplicada e Secretaria de Saúde do município A. A parceria envolve também a realização de atendimentos com as práticas naturais aos usuários do SUS encaminhados pelos profissionais das equipes de Saúde da Família.

Como se pode observar, os dados apresentados pela Secretaria de Saúde, relativos às atividades de promoção da saúde, sinalizam preocupação, com a saúde da comunidade. As equipes da ESF realizam palestras em escolas, associações e na própria unidade, bem como grupos de educação em saúde, tais como: encontro de hipertensos e diabéticos, grupo de gestantes, grupo de caminhada e grupo de convivência.

Os atendimentos de Fisioterapia e Psicologia são referências para a população de todo o município, bem como da comunidade universitária. Assim verificamos que a população do município A e

especialmente a área de abrangência da unidade de saúde investigada, conta com apoio de vários órgãos da administração pública, dos cursos de graduação de uma Universidade com atuação na comunidade e com interesse político para avançar em ações voltadas para a promoção da

Documentos relacionados