• Nenhum resultado encontrado

Em Portugal ocorreram recentemente diversas alterações no que diz respeito ao enquadramento legislativo da Farmácia Comunitária (FC). Porém, esta continua a ser vista pela população como um estabelecimento de saúde e de interesse público, que assegura a continuidade dos cuidados prestados aos doentes.

O principal objetivo da FC está definido como a cedência de medicamentos, sempre em condições que tentem minimizar os riscos associados ao uso do medicamento e ainda que permitam a avaliação dos resultados clínicos dos medicamentos, podendo assim ser reduzida a morbi-mortalidade associada a eles.

Atualmente, os Cuidados Farmacêuticos dizem respeito à cedência, indicação, revisão da terapêutica, educação para a saúde, farmacovigilância, seguimento farmacoterapêutico e uso racional do medicamento. [1]

1.1.LOCALIZAÇÃO

A Farmácia Lopes Rodrigues localiza-se em Válega – Ovar, distrito de Aveiro, mais concretamente na Rua Prof. Domingues Matos, n.º 191. A farmácia encontra-se situada numa zona predominantemente residencial, sendo bastante procurada pela população residente.

1.2.HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Decreto-Lei n.º 172 de 1 de agosto de 2012 regula o horário de funcionamento das farmácias comunitárias, sendo constituído pelos períodos de funcionamento e ainda os turnos. De acordo com este, o proprietário da farmácia é o responsável por garantir o cumprimento do horário, num mínimo de 55 horas semanais e máximo previsto para os outros estabelecimentos de venda ao público e prestação de serviços. O horário deverá ser afixado de forma visível para todos os utentes. [2]

No que diz respeito à Farmácia Lopes Rodrigues, o horário diário é das 9h às 20h, sem encerrar na hora de almoço. No que diz respeito aos fins-de-semana, esta encontra-se aberta quinzenalmente.

36

1.3.RECURSOS HUMANOS

De acordo com o Decreto-Lei n.º 307/2007 de 31 de agosto, as farmácias deverão conter, pelo menos, um diretor técnico e um farmacêutico, sendo que estes poderão ser auxiliados por técnicos de farmácia, bem como por pessoal devidamente habilitado. [3]

Relativamente à Farmácia Lopes Rodrigues, esta é constituída por duas farmacêuticas, sendo uma delas a diretora técnica, duas técnicas de farmácia e ainda uma funcionária da limpeza. Os profissionais encontram-se devidamente identificados com um cartão com informações como o nome e o título profissional.

1.4.INSTALAÇÕES

1.4.1. Espaço exterior

No que diz respeito ao espaço exterior, a Farmácia Lopes Rodrigues possui uma cruz luminosa bastante visível colocada perpendicularmente na fachada, que se encontra iluminada nos dias em que a farmácia se encontra de serviço e o horário de funcionamento encontra-se afixado na porta principal, consoante os dias de serviço. A farmácia possui ainda montras com cartazes e autocolantes publicitários, sendo que estas vão sendo alteradas.

1.4.2. Zona de atendimento ao público

No que diz respeito ao espaço interior, a farmácia dispõe de uma área de atendimento ao público, com três pontos de atendimento, cada um constituído por um computador com teclado e leitor ótico, impressora fiscal e caixa registadora, possuindo também um contentor da Valormed, para os utentes deixarem a medicação fora do prazo. A farmácia tem ainda um gabinete de atendimento ao utente, onde se avaliam os parâmetros bioquímicos. Para além dos pontos de atendimento, existem lineares e gôndolas no espaço reservado ao atendimento ao utente, onde estão expostos vários produtos de saúde, como produtos de dermocosmética, nutrição, higiene oral, puericultura, entre outros e ainda uma balança de peso corporal.

1.4.3. Zona de receção de encomendas

A zona de receção de encomendas é constituída por um computador, com um sistema de leitura ótica, um fax, uma impressora e telefone. É nesta zona que se procede à receção das

37

encomendas, gestão e armazenamento de stocks, organização do receituário, entre outras tarefas.

1.4.4. Zona de armazenamento

Todos os produtos encontram-se armazenados em condições de modo a que o prazo de validade dos medicamentos e dos produtos de saúde seja preservado, de forma a que seja mantida a sua integridade física, química e galénica. Na Farmácia Lopes Rodrigues, existem dois locais de armazenamento específicos.

Nas gavetas deslizantes encontram-se armazenados comprimidos/cápsulas, colírios, produtos abrangidos pelo protocolo da Diabetes Mellitus (lancetas e tiras), xaropes, produtos de uso vaginal, entre outros. Estes encontram-se organizados por ordem alfabética do nome comercial e o que não for armazenado nas gavetas, por falta de espaço, é armazenado no armazém localizado no interior da farmácia.

Este armazém encontra-se dividido em duas zonas: a primeira, onde estão armazenados todos os medicamentos que não cabem nas gavetas deslizantes, ordenados por ordem alfabética do nome comercial, e ainda todos os medicamentos genéricos, divididos por laboratório. Nesta zona encontra-se ainda um frigorífico para os medicamentos termolábeis.

A segunda zona possui todos os medicamentos que não cabem nos lineares e nas gôndolas.

1.4.5. Gabinete de atendimento ao utente

Em conformidade com o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas para a Farmácia Comunitária, a Farmácia Lopes Rodrigues possui um gabinete de atendimento ao utente, onde possa ocorrer um diálogo mais confidencial e privado entre o profissional de farmácia e o utente. [1]

É neste gabinete que são prestados os serviços de saúde complementares, como a avaliação do colesterol, glicémia e pressão arterial. Neste gabinete a atenção é totalmente direcionada para o utente, e há uma maior privacidade e cumplicidade entre profissional de farmácia – utente.

1.4.6. Instalações sanitárias

A deliberação n.º 2473/2007 de 28 de novembro, que regula o espaço da FC, obriga a presença de instalações sanitárias. [4]

38

No que diz respeito à Farmácia Lopes Rodrigues, esta possui duas casas de banho: uma instalada na zona dos cacifos, exclusivamente para uso dos funcionários da farmácia, e outra que pode ser utilizada tanto pelos funcionários como pelos utentes.

1.4.7. Sistema informático

O sistema informático constitui-se como uma das principais ferramentas na FC, devendo assim ser o mais eficaz e adequado às necessidades da farmácia, proporcionando vantagens a nível da gestão financeira e administrativa, a nível das vendas e a nível da gestão de stocks e encomendas.

A Farmácia Lopes Rodrigues utiliza o programa “SIFARMA 2000” da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Este programa possibilita a realização de diversas atividades, tais como a elaboração e receção de encomendas, gestão de stocks, controlo de prazos de validade, impressão de etiquetas, realização de devoluções, aceder a informação científica sobre medicamentos e outros produtos, como classificação ATC, dosagens, indicações e contraindicações, posologia, entre outras informações.

Para além destas atividades que o sistema possibilita, é ainda possível criar fichas pessoais para cada utente e associar a sua medicação, contribuindo para um melhor acompanhamento da terapêutica de cada utente.

Além de todas estas atividades, o software permite ainda a dispensa de medicamentos e produtos e a faturação a entidades comparticipadoras.

39

Documentos relacionados