• Nenhum resultado encontrado

Caraterização dos contextos onde decorreram os Estágios I e II

Capítulo II – Caraterização Atividades envolvendo matemática e movimento

1. Caraterização dos contextos onde decorreram os Estágios I e II

Educação Pré-Escolar

O Estágio I, orientado pelo Prof. Doutor Joaquim José Jacinto Escola, decorreu, individualmente, no Instituto Nuclisol Jean Piaget, que se situa na freguesia de D. Dinis, mais concretamente na Rua da Tenaria Quinta do Almodena, na cidade de Vila Real.

Esta escola é uma Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS, isto é, privilegia o meio sociocultural onde está inserida, a integração das crianças com necessidades socioeducativas especiais e a prática pedagógica personalizada. Encontra-se bem situada, e

46

possui bons acessos para peões e para veículos, uma vez que existem passeios para os primeiros e estradas para os segundos. Além disso, é considerada, também, uma Unidade de Desenvolvimento Integrado (UDI), assegurando as necessidades educativas infantis, desde a creche ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refira-se que possui um Regulamento Interno, regulando e orientando o seu funcionamento nos procedimentos pedagógicos e administrativos.

Esta Instituição comporta dois edifícios, unidos por um corredor. Estes edifícios possuem áreas de higienização (bebés e 1 ano), salas de creche, salas para a Educação Pré- Escolar, salas para o 1.º Ciclo, salas CAO (Centro de Atividades Ocupacionais), um auditório, instalações sanitárias (por géneros), uma cozinha, um polivalente, um refeitório, uma sala de psicomotricidade, uma sala de reabilitação psicomotora e uma sala TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), entre outros espaços dedicados à ação administrativa.

O horário praticado nesta instituição é das 7h45 às 19h, com intervalo às 12h para almoçar e às 16h para lanchar, de segunda a sexta-feira. A componente letiva decorreu, de segunda a quarta-feira, das 9h30 às 12h, ocorrendo a pausa para o período de almoço e retomando as atividades às 14h até às 16h. Às 16h as crianças lanchavam e no fim, umas tinham atividades extracurriculares (educação psico-motora, natação, ballet, karaté e música), outras iam embora e algumas ficavam na sala de atividades acompanhadas por uma auxiliar educativa. A sala de atividades dos três anos, do Nuclisol Jean Piaget, era constituída por vários espaços, entre os quais, as áreas: de pintura, de recorte e da colagem; dos jogos de mesa; do “faz de conta”; da biblioteca e do computador; da matemática; e das construções e da garagem.

No espaço vertical estavam expostos instrumentos de apoio e pilotagem para monitorização da ação educativa, como o mapa de presenças, o mapa do tempo e o cartaz de aniversários. Para além destes instrumentos, existiam, outros placares nos quais estavam expostos os trabalhos realizados no âmbito dos diversos domínios de aprendizagem trabalhados na Educação Pré-Escolar.

Além destes aspetos, é, também, fundamental caraterizar o grupo de crianças, uma vez que, fatores como a diversidade de idades e as características individuais de cada criança, influenciam o comportamento e funcionamento do grupo.

Neste contexto, o Estágio I realizou-se na sala dos três anos, tendo como Educadora Cooperante, a Educadora Isabel Dias. O grupo de crianças era homogéneo, constituído por 10 crianças do género feminino e 12 do género masculino, e um dos elementos deste grupo apresentava necessidades educativas especiais. Esta homogeneidade, desde que o educador crie

47 um conjunto de condições favoráveis à aprendizagem, considera-se positivo, constituindo uma característica que se pode traduzir em algo produtivo.

Este grupo de crianças tinha uma boa relação e alguma cumplicidade com a Educadora Cooperante e as Auxiliares Educativas, era bem-disposto, enérgico, alegre, participativo e empenhado nas atividades diárias, salientando-se que a maioria das crianças era autónoma. Contudo, existia um pequeno grupo de crianças um pouco agitadas e conversadoras, o que às vezes impedia o bom funcionamento das atividades. No entanto, eram bastantes criativos, gostavam de criar e recrear momentos de faz de conta e solicitavam, ainda, espaço para extravasar a sua energia, nomeadamente atividades de recreio ou motoras. De facto, algumas destas crianças demonstravam alguma dificuldade em se expressarem, existindo casos de crianças que não participavam voluntariamente nas conversas, a não ser que o adulto o solicitasse. No geral, demonstravam desenvolvimento ao nível do desenho, imaginação e criatividade e gostavam de aprender.

De acordo com algumas informações fornecidas pela Educadora Cooperante, a maior parte destas crianças vivia em Vila Real, ou nos arredores, e os pais possuíam profissões bastante diversificadas, tais como: empresários, bancários, professores, enfermeiros ou bombeiros, entre outras.

Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

O Estágio II, orientado pela Prof.ª Doutora Ana Maria de Matos Ferreira Bastos, decorreu no Centro Escolar da Araucária (CEA), situado no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro (Bairro da Araucária) e localizado na freguesia de Vila Real. Este estabelecimento de rede pública pertence ao Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus com o qual desenvolve um projeto educativo procurando, primordialmente, dinamizar e potencializar as atividades escolares.

O Centro Escolar da Araucária, apesar de ser constituído, apenas, por um edifício, admite duas valências distintas: a de Educação Pré-Escolar e a de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No Educação Pré-Escolar existiam três grupos e no 1.º Ciclo do Ensino Básico duas turmas de 1.º ano, duas de 2.º ano, três de 3.º ano e três de 4.º ano (Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, 2014-2018).

Esta Instituição funcionava de segunda a sexta-feira, desde as 7h45 até às 19h. O horário de aulas do 1.º Ciclo era das 9h às 16h20. As aulas começavam às 9h e durante o período da

48

manhã existia uma pausa para o lanche da manhã das 10h30 às 10h55. Para o almoço, as crianças dispunham de 1h55,começando às 12h15 e voltando a entrar para o horário da tarde às 14h10. Por fim, o período da tarde ocorria entre as 14h10 e as 16h20. As Áreas de Enriquecimento Curriculares ocupavam no horário das 16h30 às 17h30 (Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, 2014-2018).

O Centro Escolar da Araucária desenvolvia diversas atividades que procuravam operacionalizar os objetivos do plano anual de atividades, nomeadamente: a “Feira de Natal”, o “Dia dos Reis”, o “Dia Mundial da Alimentação”, o “Dia da Saúde”, o “Dia do 25 de Abril”, magusto para festejar o dia de S. Martinho, a “Festa de Natal”, palestras, exposições, torneios, concursos, jogos, espetáculos, teatros, entre outros (Plano Anual de Atividades, 2014/2015).

O CEA, relativamente ao espaço interior, contém dois pisos, onde se encontram salas de aula (para o Pré-Escolar, para o 1.º Ciclo e para a Educação Especial), uma sala dos professores, instalações sanitárias diferenciadas por género, uma biblioteca/ sala de computadores, um refeitório, entre outros espaços dedicados à ação administrativa. Estes espaços encontravam-se em boas condições, limpos, bem organizados e equipados de maneira a satisfazer as necessidades dos alunos, por forma a proporcionar um bom ambiente escolar e, acima de tudo, boas aprendizagens.

A sala 13 do CEA, onde se desenvolve a atividade letiva, tinha uma boa área, mas caso existissem atividades que envolvessem expressão motora (jogos, dança, entre outros) os alunos eram encaminhados para o polivalente ou para o exterior (campo de jogos). Possuía, além do essencial que tem de ter uma sala de aula, uma mesa com um computador com acesso à internet e impressora, uma banca com um lavatório, radiadores, um quadro branco, um quadro interativo, estantes, armários e materiais em boas condições.

A turma no qual decorreu o Estágio II pertencia ao 1.º ano de escolaridade, cujas professoras cooperantes eram a Professora Manuela Migueis e a Professora Dalila Fevereiro, era composta por 26 alunos, sendo 11 do género masculino e 15 do género feminino, com idades que variavam entre os seis e os oito anos. Tratava-se de uma turma heterogénea que, na sua generalidade, apresentava bons resultados, era interessada, participativa e empenhada. No entanto, em algumas situações, distinguia-se um pequeno grupo de crianças que revelava alguma dificuldade na aprendizagem, nomeadamente, em relação à concentração e atenção ou à retenção de informação, além da dificuldade em manter uma postura correta na sala de aula. Note-se que um destes alunos ficou retido novamente no 1.º ano.

49 No decorrer da prática de ensino, observava-se a preferência, dos alunos, pela Matemática e o seu entusiasmo pelas Expressões, provavelmente por serem as áreas que lhes proporcionavam mais desafios e mais motivação. De facto, a utilização de materiais manipuláveis como ábacos, material multibásico, barras cuisenaire, assim como, o recurso a jogos, mostravam-se estratégias motivantes. O português era uma das áreas em que os alunos denotavam maiores dificuldades, principalmente na leitura e escrita que tinham iniciado há pouco tempo. Note-se que os alunos em atividades de expressão plástica mostravam algumas dificuldades no recorte e no manuseamento correto da tesoura. Saliente-se que a turma, no seu geral, era muito unida observando-se, no decorrer das atividades, uma interajuda e apoio por parte dos alunos que eram mais rápidos a terminar a tarefa.

Algumas crianças evidenciavam-se pelo facto de quererem estar sempre em ação, a participar, dar opinião e serem mais rápidos a executar alguma tarefa, outras por não conseguirem esperar pela sua vez, perdendo-se em conversas paralelas, perturbando o trabalho das restantes crianças. Regra geral, eram crianças extremamente sociáveis, meigas e dinâmicas. Percebia-se a necessidade de estarem sempre em atividade, caso contrário, distraíam-se com facilidade, através de diálogos entre pares e, ainda, para alguns comportamentos pouco favoráveis para o profícuo clima de gestão de sala de aula.

De acordo com algumas informações fornecidas pela Professora Cooperante, a maior parte dos alunos residia em Arroios e os restantes na Nossa Senhora da Conceição, Mateus, São Pedro, Folhadela, São Dinis, Vale de Nogueiras e Abaças. As profissões dos pais inscrevia-se na categoria de quadros superiores (professores do Ensino Básico, professores Universitários, professores de Educação física, entre outros) e, no geral, o nível socioeconómico das crianças encontrava-se no médio/alto.

Documentos relacionados