• Nenhum resultado encontrado

CATEGORIA 1: PONTO DE VISTA QUALITATIVO-ICÔNICO

No documento Anais Completos (páginas 104-106)

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

4.1 CATEGORIA 1: PONTO DE VISTA QUALITATIVO-ICÔNICO

Ao analisar a primeira capa (Figura 7), o primeiro signo qualitativo a ser percebido é o predomínio da cor vermelha. A cor escolhida para a capa do primeiro livro faz representação direta a uma das casas que compõem a escola de Hogwarts. Na história contada no livro o trio principalé selecionado para a casa fundada por Godric Gryffindor que é representada pelas cores vermelho e dourado. Em segundo momento nota-se a cor dourada remetendo ao leão que é o animal símbolo da casa. Essa cor é utilizada na imagem central onde vemos uma

silhueta que carrega algo com o formato retangular e está pousada em um objeto formado por traços disformes em diferentes direções.

De acordo com Farina (2006, p. 99) a cor vermelha remete à energia e ao fluxo de sangue. Contudo é uma cor quente e excitante ao olhar o que atrai a atenção para determinado ponto. Essa cor também é signo de força, intensidade, poderio, glória, ação. Em associação material o vermelho está ligado à guerra, fogo, sangue, mulher, conquista, masculinidade entre outros. Na Figura 7 a cor vermelha remete a casa Grifinória que tem como característica de seus alunos a bravura, a coragem, a audácia e o cavalheirismo. Já o dourado vai muito além de uma simples, ele remete ao luxo, fama e glamour, contudo sua correlação com o dinheiro é inseparável (FARINA, 2006).

Nas Figuras 2 e 7 é possível notar que a cor verde está em destaque. O uso desta cor remete a casa fundada por Salazar Slytherin. Segundo Farina (2006) a cor verde possui a dualidade do impulso ativo e a tendência ao descanso e relaxamento. A cor sugere calma, frescor, esperança, amizade e equilíbrio e tem forte conexão com a ecologia e a natureza. Nos contos, a cor verde faz referência a casa Sonserina. Os alunos dessa casa são conhecidos pelo seu desejo de poder, ambição e são capazes de fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos. A casa Sonserina é representada pela cor verde e tem uma cobra como animal símbolo em seu brasão.

Na Figura 2 a cor verde ganha um tom mais claro formando um caminho sinuoso no centro da imagem e no centro desse caminho é possível ver uma silhueta. Já na figura 14 os tons mais claros de verde formam os traços de alguém que possa estar descansando e acima deste uma linha quebrada forma uma abertura.

Ao analisar a Figura 3 notamos que a cor roxa, em diferentes tons, compõe a capa. A cor escolhida remete a um ambiente tenso, já que o livro, que traz a história de Sirius Black, começa com clima relativamente mais pesado que as demais histórias. No livro conhecemos mais sobre o padrinho de Harry Potter que esteve preso em Azkaban por 12 anos, na história conhecemos também o professor Remus J. Lupin que quando criança foi atacado por um lobisomem e infectado com a maldição de licantropia que faz com que Lupin assuma a forma de lobisomem nas noites de lua cheia.

A composição da Figura 4 é predominantemente azul com algumas variações na tonalidade em pontos específicos que auxiliam a formação da arte principal remetendo às chamas do Cálice de Fogo, nota-se também um leve tom esverdeado. De acordo com Farina (2006 apud PASTOUREAU, 1997; HELLER, 2004) o azul é associado, pelos ocidentais, à simpatia, harmonia, amizade e confiança. Já o azul escuro refere-se a sobriedade, inspiração, profundidade e cria a ideia de liberdade e acolhimento é também a cor utilizada para transmitir a sensação de frio. Neste livro, o leitor descobre que Hogwarts foi escolhida para sediar o Campeonato Tribruxo onde três escolas (Hogwarts, Durmstrang e Beauxbatons) terão um de seus alunos selecionado para competir. No filme a chama que está acesa no cálice ganha coloração azul. Ao final do torneio se descobre que tudo não passou de uma armadilha de Lord Voldemort para capturar Harry Potter e usar seu sangue para retomar sua forma humana e assim anunciar seu retorno, para remeter ao personagem Moss usa leve tom esverdeado na cor de fundo da capa.

Para a criação da Figura 5, Moss (2015) utilizou as cores roxo e laranja para compor o fundo da imagem remetendo às chamas produzidas pela fênix ao final da sua vida. Centralizada na capa está a silhueta de uma fênix formada por tons de laranja. A cor laranja remete ao vermelho de forma moderada. Esta cor é a que mais

Artigos

Anais Eletrônicos de Comunicação Social 106

tem aroma e, tratando-se de culinária, os molhos agridoces tem, em sua maioria, o tom alaranjado. Já na China a cor laranja recebe o significado de ser a cor da transformação. Em associação material, o laranja remete a luz, chama, fogo, aurora, raios solares e afins. Farina (2006, p. 100). Já na Figura 5 os tons laranja utilizados na arte representam as cores de Folks, fênix que aparece no primeiro livro na sala de Dumbledore.

Por fim, ao analisarmos a Figura 6 observamos que o designer utiliza as cores roxo, laranja e amarelo. Farina (2006, p. 103) explica que roxo vem do latim russeus que significa vermelho-carregado. A cor tem associação material com a noite e associação afetiva com fantasia, mistério, grandeza, egoísmo, delicadeza, calma entre outros. Contudo o uso do roxo em tom mais escuro remete ao clima tenso que o livro traz. O amarelo utilizado no centro da capa representa algo que está sendo lançado por Dumbledore e em conjunto com o laranja utilizado na borda inferior e nas laterais formam a imagem central. Nas sete capas, analisamos também que Moss utiliza as cores em diferentes tonalidades criando efeitos de luz e sombra. Contudo Farina (2006, p. 101) explica que o amarelo é uma cor mais fria e que está conectada com a alegria, espontaneidade, ação, poder, dinamismo e impulsividade. Em contraste com cores mais quentes, ela ganha luminosidade e consequentemente chama mais atenção. Em sua associação material ela está ligada a flores grandes como o girassol, luz, verão e calor de luz solar.

A distribuição dos elementos é feita de forma que todos os signos que compõe o layout ficam centralizados na capa. Se dividirmos a largura da capa em 3 retângulos é possível notar que no retângulo central ficam as informações principais sendo elas o título do livro, logo a baixo os símbolos que remetem à história contada e na parte inferior ficam o nome da autora e por fim a editora. Nas laterais ficam as pontas dos desenhos e os elementos que complementam o design como o reflexo das magias, a fumaça do cálice, o rochedo onde está localizada Azkaban e afins. O fundo das capas possui textura que cria a ilusão da obra ter sido feita em tecido.

Além das cores, a forma que predomina é a curva, ou o círculo. Para Dondis (1991), a direção em curva é associada envolvimento, a repetição. Esse significado se justifica como impressão primeira pois a saga é uma trama contínua, onde uma história se amarra a outra.

No documento Anais Completos (páginas 104-106)