• Nenhum resultado encontrado

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

No documento Anais Completos (páginas 93-97)

Com os surgimentos de inovações tecnológicas, o rádio precisou se reinventar ao longo dos últimos anos, dando espaço para as novas mídias que estavam surgindo, como é caso do podcast. Portanto, para alcançar

5 Para Traquina (2005) podemos definir como cabide, para pendurar a notícia e voltar a falar nela quando acontecer algum acontecimento ligado ao fato em questão.

Artigos

Anais Eletrônicos de Comunicação Social 94

os resultados propostos neste artigo, o trabalho foi organizado em fundamentação teórica, procedimentos metodológicos, exposição e análise dos resultados. Trazendo informações sobre as mudanças que o jornalismo sofreu nos últimos anos, e dedicando a explicação sobre as características do podcast, o presente trabalho buscou abordar aspectos do rádio e o papel e o espaço da mulher no ambiente do jornalismo esportivo. Diante do fato de que mundo se voltou para a transmissão da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, o artigo analisou os critérios de noticiabilidade defendidos por Nelson Traquina (2005), que enumera as características necessárias para a construção da informação jornalística, presentes na cobertura jornalística do podcast OÊA.

Partindo para a avaliação da análise construída a partir dos critérios de Traquina (2005), é possível observar que o podcast OÊA possui todos os itens definidos para a análise deste artigo. Para alcançar os resultados deste artigo, definiu-se na parte metodológica que as categorias de análise atenderiam aos critérios de noticiabilidade defendidos por Nelson Traquina (2005), portanto, delimitou-se três critérios para o presente trabalho: (A) Relevância (B) Novidade e (C) Tempo, com o objetivo de certificar que o episódio atende às premissas básicas do gênero jornalístico. Os resultados com a análise, mostram características e atributos marcantes destes tópicos escolhidos para nortear a pesquisa.

Portanto, ainda é possível perceber que o futebol feminino ainda não possui tanto espaço na mídia e nem no dia a dia das pessoas, e o podcast OÊA trouxe a oportunidade de a sociedade conhecer um pouco mais sobre a modalidade feminina. Com a temática do podcast, foi possível notar as disparidades presentes entre o futebol feminino e o masculino, desde as condições de treinamento, estrutura e valorização, até aos salários e patrocínios. O ano de 2019 trouxe outro avanço na popularização e divulgação do futebol feminino no Brasil e no mundo. E o podcast OÊA intensificou e impulsionou, trazendo mais uma possibilidade de acompanhar o torneio.

Com o presente trabalho e com os resultados aqui obtidos despontam possibilidades de realização de outras iniciativas ligadas aos podcasts esportivos, por exemplo, explorar os demais critérios de noticiabilidade que fazem com que os materiais tenham as características básicas do jornalismo. É esperado também, que novas discussões sejam iniciadas, buscando ampliar ainda mais os estudos acerca da temática do futebol feminino.

REFERÊNCIAS

ASSIS, P. de.; LUIZ, L. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para distribuição de mídias digitais. In: CON- GRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 32., 2010, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, 2010.

BARBOSA, I. C. Jornalismo narrativo em podcast: uma análise da linguagem, da mídia e do cenário. 2015. Mo- nografia (Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto con- texto enferm, [s. l.], v. 15, n. 4, p. 679-84, 2006.

CARVALHO, P. M. Processo de criação de podcast: análise dos recursos criativos do nerdcast. [S. l.], 2014. EMERIM, C.; CAVENAGHI, B. Contribuições da linguagem dos webdocumentários para o webjornalismo audiovi- sual. Intercom, [s. l.], v. 2, 2012.

FERNANDES, L. C. Jornalismo de Peito aberto: o podcast Mamilos e a empatia na era da convergência. Comuni- cação apresentada, n. [s. l.], 40, 2017.

FERRARETTO, L. A. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

FERREIRA, M. F.; MACHADO FILHO, F. Jornalismo Audiovisual: da tela da TV para outras telas. Brazilian Journa- lism Research, [s. l.], p. 135-153, 2012.

FIRMINO, C. Empoderamento e relações de poder: a cobertura feminista da Copa do Mundo da Rússia pelo proje- to” dibradoras”. FuLiA/UFMG, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 23-38, 2019.

HERSCHMANN, M.; KISCHINHEVSKY, M. A “geração podcasting” e os novos usos do rádio na sociedade do es- petáculo e do entretenimento. Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós), 13., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2007.

JUNIOR, A. B. Podcast: possibilidades de uso nas emissoras de rádio noticiosas. Comunicação apresentada, [s.

l.], n. 40, 2017.

LONGHI, R. R. O audiovisual como gênero expressivo e sua reconfiguração no jornalismo online1. Estudos em Comunicação, [s. l.], v. 16, p. 69-88, 2014.

LUZ, L. B. da. Em busca de espaço: mulheres no jornalismo esportivo em rádio e televisão. [S. l.], 2015. MOTA, I. M. Jornalismo esportivo de saia: a participação feminina no jornalismo esportivo. [S. l.], 2013.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administra- ção, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

NEUBERGER, R. S. A. O Rádio na Era da Convergência das Mídias. Cruz das Almas: UFRB, 2012. PAULA, J. P. F. de. Ambientalidades: jornalismo ambiental e educomunicação em podcast. [S. l.], 2016. PEDROZA, C. L. S. Mulheres no jornalismo esportivo: desafios e dificuldades da profissão. [S. l.], 2017. PRATA, N. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. [S. l.]: Editora Insular, 2009.

SANTAELLA, L.. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. [S. l.]: Editora Iluminuras Ltda, 2001.

Artigos

Anais Eletrônicos de Comunicação Social 96

SANTINI, R. M.; CALVI, J. C. O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede. Comunicação Mídia e Consu- mo, [s. l.], v. 10, n. 27, p. 159-182, 2013.

SANTOS, V. de A. As bolas da vez: a invasão das mulheres no jornalismo esportivo brasileiro. [S. l.], 2012.

SILVEIRA, I. R. da et al. Jornalismo esportivo na era do podcast: análise da informação esportiva em três canais de podcast. [S. l.], 2018.

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.

No documento Anais Completos (páginas 93-97)